Dicas e Truques

Pokémon Black 2/White 2 (DS): O melhor time para a região de Unova - Parte II

Embarquem na continuação da região de Unova e seus novos desafios com uma segunda equipe reformulada para superar as dificuldades.

Estamos de volta com a região de Unova, que, em sua continuação, conseguiu superar as expectativas e entregou uma história envolvente sobre o Pokémon Lendário Kyurem, que agora poderá ser fundido com Reshiram para criar o Kyurem-White ou com Zekrom para formar o Kyurem-Blacke.

Diversos personagens do primeiro jogo possuem uma participação especial, como Bianca, que agora é assistente da Professora Juniper e Cheren, que agora é um líder de ginásio. Falando em ginásios, houve uma reformulação na liga e alguns deles deixaram de existir ou passaram para outras cidades, e com isso teremos novos desafios para superar. Se nos primeiros jogos os Pokémon lendários podem ser capturados somente após vencermos a Elite, desta vez poderemos enfrentar (e possivelmente capturar) Cobalion, Virizion e Terrakion antes da Elite, porém não utilizaremos esses Pokémon para o nosso guia.

Não contaremos também com os TMs encontrados após a Elite, bem como Egg Moves e Move Tutors. Aliás, nessas versões, há Move Tutors antes da Elite e que poderão ser acionados mediante a troca de uma certa quantidade dos Shards coloridos por um golpe, fazendo com que certos Pokémon fossem escolhidos por conta dessa liberdade maior de opções, tornando-os mais viáveis do que outros. É isso, fiquem agora com a segunda parte da melhor equipe para Unova. Boa leitura a todos!

Samurott

Após duas versões tendo o inicial do tipo FIRE como melhor inicial, nas versões de continuação da região de Unova, temos o Samurott como melhor escolha. Por ser um Pokémon do tipo WATER puro, o Oshawott possui as melhores vantagens nessa Unova remodelada, afinal, a história de Black e White 2 se passa dois anos após os eventos de Black e White. 
 
De começo, o Dewott não possui nenhuma vantagem direta e ainda teremos que lidar com a Leavanny do Burgh e com o time inteiro da Elesa, que possui muita vantagem contra sua linha evolutiva. Então, como um Pokémon que não possui vantagem direta contra os quatro primeiros líderes e ainda é fraco para dois deles consegue ser a melhor escolha? Basicamente, em todo o restante do jogo, o Samurott desempenha um excelente papel ofensivo e é mais flexível que os outros iniciais, sendo que nossos parceiros de equipe cobrem até com certa facilidade suas fraquezas, ainda mais se levarmos em consideração os golpes que teremos à disposição: Surf, Ice Beam e Megahorn cobrem, tecnicamente, todos os treinadores importantes dessa região.

Nature - Rash (+SpA, -SpD)
Ofensivamente, o potencial do Samurott não se limita em apenas um tipo de golpe: por ter bases de Attack e Special Attack relativamente altas, podemos tanto utilizar um moveset totalmente Physical, totalmente Special ou até mesmo misto, cobrindo eventuais necessidades durante a jornada. Porém o Samurott não é dos mais rápidos e com isso pode ser que, mais para o final do jogo, um ou outro adversário tenha um Pokémon capaz de ultrapassá-lo, causando um bom dano. 
 
Inclusive, o dano será  ainda maior se for Special, por conta desse ser seu pior stat, embora possa utilizar Aqua Jet para atacar antes, remediando esta situação. Para aproveitarmos o máximo do potencial do Samurott, utilizaremos a Nature Rash, que reduz sua Special Defense para aumentar o Special Attack, que será sua principal fonte de dano, sem sacrificar seu Attack.

Sugestão de Moveset para Samurott

Magnezone

Sem causar um grande impacto visual, o “in-game” do Magnezone se resume a duas palavras: extremamente a-b-s-u-r-d-o. Chega a ser chocante (sem referências ao seu tipo ELECTRIC) a quantidade de vantagens que o Magnezone traz para a equipe, principalmente por ser capaz de enfrentar os dois ginásios que mais causam problemas para o Oshawott, no caso, BUG e o ELECTRIC. Isso sem contar o segundo ginásio, do tipo POISON, pois nenhum dos Pokémon deste nos causará dano neutro ou super efetivo. É isso mesmo, nenhum Pokémon poderá vencer o Magnemite, muito por conta do tipo STEEL possuir muitas resistências e ainda porque o Magnezone é imune ao principal tipo deste ginásio e, inclusive, pode ser encontrado no Virbank Complex, que está acessível antes de enfrentarmos a Roxie, líder de ginásio local. 
 
Durante a jornada, os benefícios do Magnezone são ainda melhores, pois a líder do sexto ginásio, Skyla, é especialista no tipo FLYING e o último ginásio tem Marlon como líder que é especialista no tipo WATER. Ainda, especialmente em Black e White 2, o tipo DRAGON ganhou uma atenção especial e com isso diversos treinadores importantes como Drayden, líder do sétimo ginásio e a campeã da região, utilizam muitos Pokémon desse tipo, e como o tipo STEEL possui resistência, o Magnezone é um dos melhores Pokémon para se ter na equipe dessas versões. 

Nature - Quiet (+SpA, -Spe)
O ponto positivo do Magnezone é seu poderio ofensivo, sua base 130 de Special Attack lhe garante um dano excelente contra os adversários e suas resistências são amplificadas por suas bases altas de Defense e Special Defense, podendo até utilizar Explosion em uma situação de emergência. Sua habilidade, Sturdy, impede que o Magnezone seja nocauteado caso esteja de vida cheia e o golpe recebido seja capaz de zerar seu HP, além de se tornar imune a golpes OHKO (One-Hit-KO) como Horn Drill e Fissure. 
 
Infelizmente, sua base de Speed é muito baixa para um Pokémon ofensivo e quase sempre receberemos um golpe antes de podermos desferir poderosos Flash Cannons Unova à fora. Por ser um Pokémon puramente dependente de seu Special Attack, utilizaremos a Nature Quiet no Magnezone, amplificando seu potencial de dano a níveis estrondosos.

Sugestão de Moveset para Magnezone

Arcanine

É tetra! É tetra! Finalmente o Arcanine ganhou seu lugar ao sol e será nossa próxima escolha para compor a melhor equipe de Black e White 2. Desde a primeira geração, tirando o Charizard, o Arcanine está entre os Pokémon mais populares entre os jogadores e ficou devendo nas gerações passadas, algo que não acontece em Black e White 2. 
 
O Pokémon “lendário” também está disponível no Virbank Complex em sua forma base, Growlithe e será utilizado logo que o capturarmos, pois o terceiro ginásio é do tipo BUG e como o Growlithe é um Pokémon do tipo FIRE puro, possui total vantagem contra os treinadores presentes, sem contar que nosso rival, Hugh, nesse ponto do jogo já possui uma Servine e que poderá causar sérios problemas para o nosso Dewott. Para evoluí-lo em Arcanine, podemos procurar por uma Fire Stone no Desert Resort ou em Lentimas Town (após o sexto ginásio), sendo as duas boas opções, tendo em vista que o único golpe que o Arcanine pode aprender é Extremespeed no Lv.39, ficando para o jogador definir em qual momento será melhor utilizar esse item. 

Nature - Hasty (+Spe, -Def)
Muitos devem estar se perguntando: como o Arcanine pode se destacar dentre os outros Pokémon do tipo FIRE presentes nessa Pokédex, sendo que o Simisear, Magmortar, Chandelure e, acreditem, até a Volcarona podem ser capturados nessas versões? Simples: o Simisear sofre com a cobertura neutra e ainda é muito frágil, o Magmortar pode ser obtido somente via troca e o Magby é exclusivo da versão Black 2, portanto quem escolher jogar a versão White 2 não terá acesso. O Chandelure, ainda que uma boa opção, se resume apenas aos seus golpes de STAB e diferente de Black e White 1, está disponível quase no final do jogo, sendo pouco efetivo contra os dois últimos líderes (DRAGON e WATER) e por fim. Mesmo a Volcarona podendo ser capturada por volta do quinto/sexto ginásio, seu movepool não é nada utilizável, pois seus golpes fortes e que causarão um grande impacto estão disponíveis somente após o Lv.60, ou seja, estaremos no final do jogo, quando qualquer membro de nosso time terá acesso a golpes tão fortes quanto. 
 
Já o Arcanine pode aprender golpes interessantes como Thunder Fang através do Move Remember, Flamethrower ou Flame Wheel com STAB e o já citado Extremespeed. Ainda, conta com stats bem balanceados e duas habilidades que podem contribuir para seu bom desempenho, sendo Intimidate a preferível para este moveset por diminuir o Attack de seus oponentes, e, como a região de Unova possui muitos adversários que utilizam golpes físicos, a segunda habilidade, Flash Fire, não será muito utilizada, uma vez que não veremos golpes do tipo FIRE com frequência. Parecido com o Samurott, utilizaremos a Nature Hasty para o Arcanine, a fim de manter seus stats ofensivos próximos e causar dano na maior quantidade de Pokémon possíveis.

Sugestão de Moveset para Arcanine

Scrafty

O que dizer deste Pokémon que eu mal conheço e já considero pacas? Se em Black e White 1 o Scrafty era apenas um Pokémon opcional, nessa continuação ele literalmente esmaga a região de Unova, em especial a nova Team Plasma, seus comandantes Zinzolin, Colress e ainda de seu líder, Ghetsis. Sua combinação de tipos DARK e FIGHT lhe garante uma cobertura neutra muito boa, ainda mais com a reformulação dos ginásios e com a batalha contra o Kyurem. 
 
Um dos pontos que mais destaca o Scrafty dentre os outros Pokémon do tipo FIGHT, além do seu segundo tipo lhe render imunidade ao tipo PSYCHIC, é que ele pode aprender o golpe Ice Punch através de um Move Tutor em Driftveil City em troca de 10 Blue Shards e, como dissemos mais acima, essa região está tomada por treinadores que possuem Pokémon do tipo DRAGON, inclusive, o time inteiro da campeã, Íris, é vencido facilmente apenas utilizando o Scrafty com seus golpes de STAB + Ice Punch.

Nature - Adamant (+Atk, -SpA)
Entretanto sua Speed é muito baixa e constantemente sofreremos dano de nossos adversários, embora tenha stats defensivos que de certa forma compensam essa deficiência. Como se não bastasse todos esses destaques, o Scrafty ainda pode ter Moxie como habilidade, aumentando seu Attack a cada adversário que é nocauteado por ele e, com isso, nosso rapper lutador é a chave para o sucesso em Black e White 2.
 
Como opção de Nature, temos Adamant como a escolha mais viável, pois assim, teremos mais Attack para causar ainda mais dano e ativar sua habilidade rapidamente.
Sugestão de Moveset para Scrafty

Flygon

De todos os possíveis membros dessa equipe, o Flygon teve seu lugar garantido na equipe por conta de suas evoluções anteriores serem muito úteis para o Dewott, pois tanto o Trapinch como o Vibrava são do tipo GROUND, sendo capazes de lidar com a Elesa e seus Pokémon do tipo ELECTRIC, demonstrando o quão impactante ela é nos jogos, pois “apenas” dois Pokémon de nossa equipe foram selecionados especialmente para cuidar dela. 
 
Mais para o final do jogo, quando precisarmos de um Pokémon do tipo DRAGON com condições de enfrentar Drayden de igual para igual no sétimo ginásio, poderemos contar com Flygon e seus stats equilibrados, além de sua excelente Speed, podendo ultrapassar tranquilamente a maioria de seus adversários. Ainda, sua habilidade Levitate lhe garante imunidade a golpes do tipo GROUND, sendo também um ótimo parceiro para o Magnezone, que sofre de fraqueza quádrupla para esse tipo.

Nature - Hasty (+Spe, -Def)
Durante seu treinamento, o golpe Rock Slide poderá ser aprendido e todos sabemos que a combinação ROCK e GROUND proporciona uma cobertura neutra quase perfeita. Sem contar que o tipo DRAGON possui apenas uma resistência, no caso o tipo STEEL e com isso praticamente todos os Pokémon receberão dano neutro ou super efetivo do Flygon, algo muito importante durante a campanha. Porém, mesmo tendo essas armas em seu arsenal, o Flygon não possui altas bases em seus stats ofensivos e, mesmo sendo equilibradas, em certos momentos ele não terá o “poder” suficiente para derrubar seus oponentes. 
 
O mesmo vale para sua parte defensiva por não conseguir sobreviver a muitos golpes em virtude de suas defesas medianas e suas poucas resistências significativas, inclusive ele é fraco contra seu próprio tipo, DRAGON, que tende a ter representantes com bases ofensivas maiores e golpes fortes, como Hydreigon e Haxorus, dois “monstros” dessa geração. Portanto, a Nature utilizada pelo Flygon será Hasty, aumentando sua Speed e mantendo seus dois stats ofensivos capazes de aplicar um dano razoável em seus oponentes.
Sugestão de Moveset para Flygon

Sigilyph

Único remanescente da equipe proposta em Black e White 1, o Sigilyph retorna como usuário do Hm.02 - Fly e, se nos primeiros jogos seus golpes eram bons, na continuação ficou ainda melhor. Com uma boa Speed e um Special Attack bem aproveitáveis, o Sigilyph servirá como ferramenta para barrar os Pokémon do tipo FIGHT, pois seguindo esse modelo de equipe, não tínhamos até o momento um Pokémon com essa resistência, sem contar que dois Pokémon no time possuem fraqueza a esse tipo.

Nature - Timid (+Spe, -Atk)
Caso queira saber mais sobre o Sigilyph e seu potencial em Unova, veja aqui o artigo anterior referente à melhor equipe para Unova. Um dos pesadelos do Sigilyph é a “síndrome do quarto slot”, que basicamente é qual golpe será escolhido para ocupar a quarta posição em seu moveset, pois ao escolhermos um determinado tipo, certamente seremos barrados por algum Pokémon que possui resistência a mais de um golpe carregado pelo Sigilyph.
 
Portanto sua segunda função será de coringa, completando as necessidades do time e sem a obrigação de carregar dois golpes de STAB, sem contar que um dos golpes será Fly, extremamente importante para a rápida locomoção entre as cidades da região.Para este guia, sua Nature será Timid, pois o Sigilyph é um Pokémon puramente Special e só utilizará Fly em casos extremos.
Sugestão de Moveset para Sigilyph

Opcionais

Krookodile

Seus dois tipos, DARK e GROUND, cobrem todos os tipos para pelo menos causar dano neutro, pois Earthquake é um golpe que pode ser utilizado em quase qualquer tipo de situação e Crunch é utilizado quando não podemos usar Earthquake (ainda reduz a Defense do alvo, causando ainda mais dano no próximo ataque), no caso, contra Pokémon do tipo FLYING ou com a habilidade Levitate, sem contar seus golpes de cobertura para aumentar ainda mais sua amplitude. Sua habilidade principal, Moxie, aumenta seu Attack cada vez que ele nocautear um adversário e, como os treinadores importantes do jogo possuem de 4 a 6 Pokémon, assim que o primeiro adversário é derrotado certamente venceremos a batalha com pouco esforço. 
 
Contudo, mesmo sendo capaz de aplicar muito dano nos adversários, Pokémon que possuem a Defense alta podem causar problemas para o Krookodile por serem capazes de sobreviver a um golpe dele e causar tanto dano quanto ele, deixando-o em uma faixa de HP em que golpes de prioridade como Mach Punch ou Aqua Jet possam nocauteá-lo. Como opções de Nature, temos Jolly ou Adamant e depende apenas da escolha do jogador para causar mais dano ou atacar antes, porém com chance do adversário sobreviver uma ataque antes do boost do Moxie;

Lucario

Opção para o lugar do Scrafty, o Lucario é um excelente Pokémon para se ter no time, muito por conta de seu vasto movepool, sua combinação FIGHT e STEEL ser muito boa ofensivamente e capacidade de utilizar golpes de ambas as categorias, ainda mais em Black e White 2 que aumentou sua cobertura de dano. Disponível logo no começo do jogo em Floccesy Ranch, o Riolu serve de grande ajuda contra o Cheren, pois nessas versões podemos encontrar um Pokémon que possui vantagem contra o tipo do ginásio mesmo antes de enfrentarmos. Todos os golpes viáveis do Lucario são aprendidos durante o treinamento e com isso não será necessário o uso de TMs. 
 
Porém, até que o Lucario comece a causar impacto, estaremos quase no final do jogo e com isso dedicaremos muito tempo para treinar um Pokémon que brilhará, em tese, da Elite Four para frente, ou seja, em cinco batalhas, sendo superado nesse quesito pelo Scrafty, que pode ser utilizado a partir do meio do jogo e com maior efetividade. Visando a melhor performance do Lucario, nossa opção de Nature será Modest, que aumentará seu Special Attack e que ainda poderá receber um boost de Calm Mind, tornando-se um verdadeiro deus egípcio;

Haxorus

O Haxorus é aquele Pokémon que vale a pena treinar se você tiver paciência. Por ser um Pokémon do tipo DRAGON puro, ofensivamente é um dos melhores Pokémon que a região de Unova pode oferecer, sem falar na cobertura neutra de dano que o dragão machado possui: golpes como Earthquake e Brick Break podem ser usados para causar muito dano nos Pokémon do tipo STEEL, que possui resistência ao seu tipo primário. Tem um ponto que estamos esquecendo também, que é sua capacidade de aprender Dragon Dance, que aumenta seu Attack e Speed em um nível, tornando-o virtualmente imparável. 
 
O ponto fraco do Haxorus fica para suas defesas medianas e falta de golpes fortes para treinar o Axew e Fraxure, com isso, o caminho a percorrer é lento e podem conter frustrações. A fim de tornar o Haxorus um verdadeiro executor de adversários (Haxorus, Axe, a vocês entenderam...) sua opção de Nature é similar a do Krookodile e fica entre  Adamant e Jolly, embora Adamant seja a preferida por conta de Dragon Dance já aumentar sua Speed.

Outros iniciais

Emboar

Não é só porque o Oshawott foi escolhido como melhor opção que o Tepig não poderá ser usado, afinal, seu desempenho pode ser tão bom quanto, similar ao que ocorre em Johto. Porém, com as mudanças nos ginásios e na campeã, o Emboar se vê mais limitado e com menos chances de ser dominante como foi nas versões anteriores. 
 
Mas não se deixe enganar, com uma boa equipe, o Emboar ainda é um força a ser reconhecida em virtude da grande cobertura proporcionada pelos seus tipos FIRE e FIGHT, sendo que seus colegas cobrirão suas fraquezas, que agora estão mais presentes, a fim que ele possa brilhar novamente. Sua equipe será composta por:

Emboar: Flamethrower, Hammer Arm, Bulldoze e Wild Charge;
Stoutland: Strength, Crunch, Fire Fang e Ice Fang;
Magnezone: Discharge, Flash Cannon, Thunder Wave e Thunder;
Flygon: Earth Power, Dragon Claw, Crunch e Rock Slide;
Swanna: Surf, Hurricane, Fly e Ice Beam.

Serperior

Novamente, a Snivy ficou devendo e com isso permanece como pior escolha de Pokémon inicial em Unova. Mesmo com os novos ginásios, o tipo GRASS da Serperior só se destaca contra Clay, herança do primeiro jogo e agora contra o Marlon, último líder de ginásio. Ainda, com a adição do ginásio POISON e fortalecimento dos demais fez com que a Serperior obtenha poucas chances de sucesso durante a jornada. 
 
Para piorar (como se tudo isso ainda não fosse o suficiente), a campeã utiliza um time especializado no tipo DRAGON, além de contar com um Aggron e uma Lapras. Já dissemos que o Pokémon lendário da vez é o Kyurem, também do tipo ICE? Portanto seus companheiros, mais uma vez, farão grande parte do serviço por ela, sendo que a equipe será composta por:

Serperior:Leaf Blade, Aerial Ace, Swords Dance e Return;
Magnezone: Discharge, Flash Cannon, Thunder Wave e Thunder;
Arcanine: Flamethrower, Thunder Fang, Extremespeed e Aerial Ace;
Scrafty: High Jump Kick, Crunch, Strength e Ice Punch;
Flygon: Earth Power, Dragon Claw, Crunch e Rock Slide;
Swanna: Surf, Hurricane, Fly e Ice Beam.
É pessoal, esta é a equipe para vencermos os desafios de Unova pela segunda vez. Gostaram? Acham que algum membro não deveria estar na equipe? Gostaria que algum lendário estivesse nessa lista? Postem seus comentários abaixo e comecem (no bom sentido) a discussão sobre o time. Nossa próxima parada será Kalos, um,a região relativamente nova e conseguiu conquistar muitos jogadores pelo seu visual e muito pelos seus Pokémon "apelões", que com certeza estarão no guia. Isso é tudo por agora. Até mais !
Revisão: Luigi Santana

Fã de carteirinha da franquia Pokémon desde os oito anos de idade, teve seu primeiro contato com os monstrinhos de bolso no Game Boy Color e de lá para cá, são mais de 25 anos de alegria. Fanático por vídeo-games, gostaria de poder jogar mais tempo do que trabalha.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google