Nintendo vai encerrar o Creators Program em dezembro

Big N pretende facilitar a criação e monetização de vídeos dos criadores de conteúdo.



Lançado em 2015, o Nintendo Creators Program gerou bastante controvérsias. O programa fazia com que os criadores de conteúdo recebessem 60% da receita gerada com os vídeos que possuíam propriedades intelectuais da Nintendo ou 70% se eles designassem todo o canal do YouTube.


O Nintendo Creators Program teve consequências. Houve demora para aprovar os canais inteiros no YouTube para fazer parte do programa, sendo que os criadores de conteúdo precisavam remover os vídeos que não tratavam da Nintendo em seu canal. Enquanto alguns tiveram que dividir o canal para abordar assuntos nintendistas, outros optaram por não tratar de conteúdos da Big N, principalmente pelo fato de que 40% da receita gerada com a publicidade de vídeos iam diretamente para o Google e os 60% restantes eram divididos entre o canal e a Nintendo.

E após pouco mais de três anos, a Nintendo anunciou que encerrará o Creator Program no final de dezembro. Por meio de um comunicado, a Big N informou que pretende facilitar a criação e monetização de vídeos dos criadores de conteúdo, mas que será necessário seguir novas diretrizes da companhia. Vídeos como reviews e transmissões do jogo estão permitidos, mas são proibidos apenas uploads ou streaming de um vídeo existente da Nintendo, gravações de gameplay sem conteúdos criativos próprios ou plágio de conteúdo criado por outra pessoa.

Confira o comunicado da Nintendo sobre o encerramento do Creators Program;
"Estamos descontinuando o programa Nintendo Creators Program (NCP) para facilitar a criação e monetização de vídeos que incluem conteúdo de jogos da Nintendo. Não será mais necessário submeter vídeos ao programa NCP e criadores poderão continuar a demonstrar sua paixão pela Nintendo desde que sigam as diretrizes da Nintendo.

O programa Nintendo Creators Program será descontinuado no final de dezembro de 2018. Não estamos mais aceitando a submissão de vídeos e canais e não revisaremos os que já foram submetidos, mas ainda não foram registrados. A página do programa Nintendo Creators Program sairá do ar no dia 10 de março de 2019.

Agradecemos o apoio e a dedicação dos criadores de conteúdo e os incentivamos a continuar nos ajudando a compartilhar sorrisos."
Você pode conferir a lista completa de normas relativas à publicação de conteúdos de jogos Nintendo em plataformas de compartilhamentos de vídeos e imagens online no site oficial da Big N.

Fonte: Nintendo


Desde que aprendeu a jogar videogames com Yoshi's Island e Donkey Kong Country 2, sempre é visto com um controle ou portátil da Nintendo na mão. Descobriu o amor por The Legend of Zelda com Ocarina of Time e sempre está querendo mais Zeldas. Gosta de escrever notícias, análises e bobagens aqui enquanto não está sonhando com um novo Silent Hill.


Disqus
Facebook
Google