Resumo do Super Smash Bros. Ultimate Direct: novos lutadores, Spirits, Adventure Mode e mais

Foram aproximadamente quarenta minutos de boas notícias e também algumas decepções, mas que mostraram que ainda havia muito conteúdo e surpresas escondidas.


Na edição de hoje do Nintendo Direct, dedicada exclusivamente ao game Super Smash Bros. Ultimate, fomos apresentados a diversas novidades escondidas nos anúncios anteriores: o recurso Spirits, que substitui os troféus, e também a aguardada confirmação do modo aventura, chamado de World of Light. A apresentação será a última realizada antes do lançamento do game, e entre surpresas e decepções, no fim, acabou tranquilizando nossas altas expectativas sobre o jogo.

Combatendo fogo com fogo

O Direct começou com Masahiro Sakurai, o grande nome por trás do game, relembrando os jogadores dos 72 lutadores já confirmados, e informando que, exceto os disponíveis no primeiro jogo, do Nintendo 64, todos os outros precisarão ser desbloqueados progressivamente. Ao passar para um vídeo, pudemos observar Little Mac pressionando um adversário no ringue, até que é mostrado o desafiante de quimono vermelho, que começa a provocá-lo: Ken Masters, da série Street Fighter, chega para aumentar o calor da batalha.


Após a apresentação do personagem, uma incrível luta é travada entre os dois. Enquanto isso, uma sombra suspeita os observa da escuridão do túnel de acesso. Com um poderoso tatsumaki senpuu kyaku, Ken consegue nocautear Little Mac. Eis que o observador se torna o desafiante, com Incineroar adentrando o ringue. Em uma batalha de fogo contra fogo, parece que o parceiro de Ryu não esquentou tanto as coisas contra o Pokémon da sétima geração.


Ken, que em sua série principal já foi criado como um clone de Ryu, foi confirmado como Echo Fighter, com algumas leves diferenças entre eles. Seu design e habilidades são baseadas no segundo jogo: Street Fighter II: Turbo. Já Incineroar é um personagem totalmente novo, e usará, além de algumas de suas técnicas Pokémon, suas habilidades como lutador de wrestling. Além disso, ele é oficialmente o último lutador do roster principal do game, totalizando 74 nomes.

amiibo

Os amiibo anteriormente revelados, Inkling, Ridley e Wolf, foram mostrados em detalhes, e sua data de lançamento foi confirmada para a mesma do jogo: 07 de dezembro de 2018. Cada novo lutador terá o seu amiibo, e com isso, foi confirmada uma segunda leva com King. K. Rool e Ice Climbers para o dia 15 de fevereiro de 2019. Ainda no ano que vem, porém sem data confirmada, chegarão as figuras de Isabelle, Pichu, Ken, Young Link e Daisy.


Spirits

Admitindo a dificuldade de criar tantos troféus em 3D, e tentando dar um significado maior aos personagens de tantos universos presentes no gigantesco crossover que é Super Smash Bros., Sakurai apresentou o novo recurso chamado de Spirits. Esta função não só substitui os antigos troféus, como também o sistema de customização de personagens criado em Super Smash Bros. 4, permitindo que os espíritos interajam diretamente com os lutadores do game, aumentando seus poderes.

Estes novos colecionáveis estarão disponíveis em diferentes classes, baseados em sua força: Novice, Advanced, Ace e Legend. A cada lutador, será possível atribuir um spirit principal e até três espíritos de suporte. O poder de um spirit principal será adicionado ao lutador que o equipar, enquanto os apoiadores fornecem habilidades adicionais, como melhorar características, golpes, ou fornecer itens ao lutador.


Para desbloquear novos espíritos, a melhor forma é em um combate de spirits. Haverá um quadro com spirits aleatórios e o jogador poderá escolher contra qual ele deseja batalhar. Definido o adversário, começará uma batalha com um lutador que possui características baseadas no spirit selecionado, bem como condições únicas no campo de batalha. Ao vencer, ainda precisaremos participar de um minigame, onde é preciso acertar o lutador rodeado por um escudo, para retirar e capturar o spirit em seu interior. Caso acerte o escudo, ele já estará com aquele pedaço quebrado em uma tentativa posterior.

Os spirits terão um sistema de vantagens, semelhantes ao da série Fire Emblem, onde o ataque é forte contra a garra, que é forte contra o escudo, que é forte contra o ataque. Os spirits podem ficar mais poderosos, seja lutando com eles equipados como principais, ou através de itens que aumentam a quantidade de experiência deles. Alguns poderão até mesmo mudar para uma forma avançada ao subir de nível. Ao descartar alguns deles, é possível receber núcleos, que se combinados, podem dar invocar um novo spirit.

De forma semelhante a encontrada em diversos jogos de celular, será possível deixar os spirits treinando num dojo ou ginásio, ou enviá-los em aventuras, em busca de tesouros, para poder fazer outras coisas ou sair do jogo, e depois voltar para resgatar os resultados após algum tempo. Derrotando spirits conhecidos como Masters, será possível desbloquear atividades. Também é possível descartá-los para aumentar os poderes dos lutadores baseados em figuras amiibo. Em batalhas de spirits, o poder da equipe conta bastante, e por isso será possível receber indicações de spirits para cada batalha, usando o botão "Y".

O recurso permite uma boa variedade de batalhas e recursos únicos para o single player, e com certeza, aumenta bastante o fator replay, mas também será possível realizar batalhas utilizando spirits em modos multiplayer.

Falando em multiplayer...

Além de confirmar a ligação de consoles local pelo recurso wireless do Switch, Sakurai detalhou mais alguns recursos do modo online. Deixando para trás os modos "For Fun" e "For Glory", agora o matchmaking será baseado em três fatores: regras preferidas, onde o sistema procurará jogadores com preferências semelhantes, Global Smash Power (GSP), onde, a partir da pontuação de cada jogador online, será realizado um ranqueamento entre eles, e assim, o sistema irá tentar emparelhar adversários com um GSP semelhante. O valor de GSP poderá ser diferente para cada lutador selecionado. O terceiro fator utilizado será a posição geográfica. A fim de permitir uma conexão mais estável, os adversários que estejam mais próximos serão priorizados. Alguns recursos foram preparados para o online:
  • Elite Smash: Ao chegar em um nível alto de GSP, será possível participar de batalhas de elite. Não foram especificadas as diferenças das batalhas de elite para batalhas padrão, apenas dito que os desenvolvedores estarão de olho nesse modo para realizar o balanceamento do jogo.
  • Smash Tag: ao derrotar jogadores, será possível colecionar etiquetas recebidas dos adversários, que depois poderão ser trocadas por moedas dentro do jogo.
  • Mensagens de provocação: para quem gosta de se comunicar com os adversários durante a luta, será possível definir previamente até quatro mensagens, que poderão ser enviadas usando os botões direcionais do controle.
  • Compatibilidade em segundo plano: ao escolher um lutador em um modo online, é possível jogar offline até que o sistema encontre um adversário adequado. Nem todos os modos estarão disponíveis.
  • Espectador: o modo espectador está de volta, e pode ser usado facilmente.
  • Equipes de dois jogadores: será possível que duas pessoas joguem juntas online, usando apenas um Nintendo Switch.
  • Arena de combate: funciona como uma sala, onde é possível criar as regras do combate, convidar os amigos, e gerenciar facilmente quem assiste, quem batalha e quem espera pela próxima luta, apenas movendo algumas medalhas de posição.
  • Aplicação para Smartphone: Além de usar o chat de voz pelo aplicativo Nintendo Switch Online, será desenvolvido um serviço exclusivo para Super Smash Bros. Ultimate, semelhante ao Splatnet2 já existente. Seu nome será Smash World, e deve focar na possibilidade de compartilhamento de vídeos. Mais informações devem ser anunciadas no futuro, e sua previsão de início é para 2019.


Assist Trophies

Mais alguns assist trophies foram divulgados, totalizando 59 deles. Entre os que podem ser nocauteados, poderão também ser derrotados pelo próprio invocador, a fim de garantir sua pontuação. Esta foi a lista de anunciados:
  • Shadow (série Sonic the Hedgehog)
  • Takamaru (The Mysterious Murasame Castle)
  • Starman (EarthBound)
  • Nightmare (série Kirby)
  • Color TV-Game 15 (Color TV-Game)
  • Yuri Kozukata (Project Zero: Maiden of Black Water)
  • Isaac (Golden Sun)
  • Black Knight (Fire Emblem: Patch of Radiance)
  • Twomp (série Super Mario)
  • Spring Man (ARMS)
  • Wily Capsule (Mega Man 7)
  • Flies & Hand (Mario Paint)
  • Tiki (Fire Emblem: Awakening)
  • Vince (série Art Academy)
  • Guile (série Street Fighter)
  • Akira (série Virtua Fighter)


Opções e conteúdo adicional

Infelizmente, a Nintendo usou boa parte da apresentação para detalhar informações pouco relevantes sobre o menu e opções do jogo, além de mostrar alguns novos recursos de HUD e citar modos e funções retornantes, como minigames, loja e desafios. Uma boa notícia é o retorno da customização dos Mii Fighters. Algumas novas roupas foram apresentadas:
  • Fantasia de Yiga Clan (The Legend of Zelda - Breath of the Wild)
  • Fantasia de Splatoon 2
  • Fantasia de Ribbon Girl (ARMS)
  • Fantasia de Chibi-Robo
  • Fantasia de Ray Mk III (série Ray)
  • Fantasia Toy-Con (série Nintendo LABO)


Sakurai informou ainda, que conteúdo extra será criado e disponibilizado via DLC pago. Serão, ao menos inicialmente, cinco pacotes, compostos de um lutador, um cenário, e várias faixas de música, com o preço esperado de US$ 5.99 por conjunto. Uma segunda opção é adquirir o Fighters Pass, reunindo os cinco conjuntos menores em um pacotão que custará US$ 24,99. Os lutadores a serem disponibilizados ainda não foram divulgados.

Como bônus para quem adquirir o Fighters Pass, será disponibilizada uma fantasia de Rex (Xenoblade Cronicles 2). Músicas e spirits baseados em XC2 também se encontrarão disponíveis em SSBU, abrindo uma porta para que Rex ocupe uma das cinco vagas disponíveis no futuro.


Piranha Plant

Se você pensou que o fato de Waluigi não fazer parte do roster de lutadores significava que Daisy seria a última representante da série Super Mario em SSBU, saiba que não é bem assim. A Piranha Plant foi confirmada como um novo lutador, que será disponibilizado gratuitamente aos primeiros compradores do game. Seu Final Smash invoca Petey Piranha, com suas jaulas, para ajudar na luta, e seus ataques variam entre se esticar, ou atacar com veneno e bolas pontiagudas.

O personagem estará disponível gratuitamente até o dia 31 de janeiro de 2019, se tornando conteúdo pago após essa data. Em caso de compra da versão física, seu resgate será realizado juntamente com o dos pontos de ouro ligados ao sistema MyNintendo. No entanto, o personagem ainda está em desenvolvimento, e deve estar pronto cerca de dois meses após o lançamento do jogo. Um amiibo também será lançado em 15 de fevereiro de 2019. A pré-venda já está disponível, oferecendo o dobro de moedas de ouro, e sua oferta é válida até 09 de dezembro.


Que haja luz!

Quando tudo parecia terminar mal, com muita informação desnecessária, e já empurrando DLC's pagas, e ainda em desenvolvimento, antes mesmo do lançamento do game, um brilho de esperança reacendeu nossos corações. Finalmente foi mostrado o adventure mode, que é baseado nos spirits, com alguns elementos de RPG: World of Light. Quando nossos heróis são atacados e dominados por uma entidade que envolveu o mundo em sua luz, os outros personagens que não são lutadores se tornaram espíritos. Pelo visto, cabe agora a Kirby, o único sobrevivente, libertá-los e reuni-los novamente.

Confira na íntegra o conteúdo do Smash Direct de hoje:
Lucian Helan é formado em Redes de Computadores, mas gosta mesmo é de pilotar uns Karts por aí, atirar plasma com seu mega buster, correr em loops a toda velocidade e derrotar crocodilos ladrões de bananas. Seus sonhos incluem, pilotar uma X-Wing, andar no recreio com o Peter Parker e conseguir um tempo para se dedicar ao seu Instagram.

Comentários

Google+
Disqus
Facebook