Perfil

Lt. Surge e seu exército chocante

Conheça agora o Lt. Surge, o primeiro líder de ginásio que fez com que Ash tivesse sua primeira batalha eletrizante por uma insígnia de ginásio.




Lt.Surge (ou Lieutenant Surge para os mais chegados) foi um piloto de caça do exército norte-americano que teve sua vida salva por Pokémon do tipo . Inclusive, este é o tipo dominante de seu ginásio, que fica na cidade de Vermilion, na região de Kanto. É visto por muitos como um dos líderes mais "linha-dura" de toda a região, pois em apenas um mês, mais de 17 visitas ao Centro Pokémon da cidade foram por conta de desafios ao seu ginásio. O exército que fez isso? Não, foi um "simples" Raichu. Entretanto, toda esta força não foi suficiente para impedir que o Pikachu do Ash pudesse vencê-lo. Por ter evoluído seu Pikachu muito cedo, Surge não teve tempo de ensinar ao seu companheiro golpes que utilizam velocidade, arma utilizada por Ash para derrotá-lo. Seu ginásio é composto por várias armadilhas envolvendo circuitos elétricos, podendo ser considerado, digamos, um pouco "paranóico" por segurança. Um fato curioso sobre o Lt. Surge é que ele compartilha muitas semelhanças com outro personagem: piloto da força aérea americana, loiro, alto, forte e bom de luta. Isso sem contar o golpe Sonic Boom de seus Pokémon…
Entenderam a referência?

Participação nos jogos

Por ser um líder de ginásio da primeira geração, teve sua primeira aparição nas versões Red/Blue (GB). Em sequência, aparece na versão Yellow (GBC), tendo apenas o Raichu em seu time, assim como no desenho. Também aparece nas versões Gold/Silver/Crystal (GBC) após vencermos a Elite Four, sendo o primeiro líder de ginásio que enfrentamos quando chegamos à região de Kanto. Nos remakes, podemos enfrentá-lo novamente em Fire Red/Leaf Green (GBA) e em Heart Gold/Soul Silver (Nintendo DS), porém, com equipes contendo outros Pokémon do tipo  além do Raichu. Nas versões Black/White 2 (Nintendo DS), o Lt. Surge é um dos líderes que aparecem no Pokémon World Tournament, chegando até a ser questionado por um dos visitantes se ele é da região de Unova, afinal, por ser um norte-americano e essa região ter sido inspirada em New York, faz todo sentido. Ao ser derrotado, ganhamos a Thunder Badge, além do TM.24 - Thunderbolt (RBY) ou o TM.36 - Shock Wave (FRLG/HGSS).
Lt.Surge no Pokémon World Tournament

Exército de um homem Pokémon só

Todos sabemos que o Lt.Surge possui apenas o Raichu no anime. Porém, esta matéria ficaria sem graça e muito curta se colocássemos apenas seu Raichu em seu time. Por isso, iremos apresentar as equipes que ele utilizou ao longo dos anos nos jogos principais da franquia Pokémon. Lembrando que, por ser um líder de ginásio especialista no tipo , Pokémon do tipo são os mais eficazes para se utilizar, pois são imunes a esse tipo e aplicam dano dobrado. São elas:

Red/Blue**:
Voltorb, Pikachu, Raichu 

Yellow:
Raichu 

Gold/Silver**:
Electrode (x2), Magneton, Raichu, Electabuzz 

Black/White 2 (Type Expert):
Jolteon, Lanturn, Magnezone, Electrode, Electivire, Raichu

**Mesmo time nos remakes 

Let's Go Eevee e Let's Go Pikachu

Novamente, teremos que enfrentá-lo se quisermos desafiar a liga Índigo. Chega até a ser nostálgico e não importa quantas vezes o desafiarmos, sempre fica aquela sensação de que teremos trabalho para vencê-lo, ainda mais com as novas mecânicas de treinamento do jogo, que nos "força" a capturar diversos Pokémon para acumularmos experiência suficiente a fim de termos a melhor condição possível para uma batalha sem grandes complicações. Desta vez, sua equipe está um pouco diferente, não tendo mais o Pikachu e sim um Magnemite no lugar. Ao batalharmos novamente contra o Lt. Surge, sua equipe é composta por todos os Pokémon do tipo da região de Kanto, sem contar o lendário pássaro elétrico, Zapdos. Isso mostra o cuidado que a Game Freak teve para não repetir os Pokémon, assim como foi feito diversas vezes nas versões anteriores.
Alegria ao ler esta mensagem

Lt. Surge e o futuro

Embora tenha um certo destaque no anime, nos jogos oficiais e spin-offs da franquia Pokémon, Lt.Surge parece não ter tanta força como outros personagens da série. É até natural, pois se cada personagem da série tivesse uma história por trás, provavelmente ainda estaríamos em Hoenn, que por sinal também tem um ginásio deste tipo e também o terceiro na ordem dos desafios. Quem sabe, na região de Alola, que é muito próxima a  Kanto em termos de história e personagens, o Lt. Surge não faz uma pequena aparição, ajudando o Ash a treinar para desafiar a liga ou em uma prova de Surf, utilizando seu Raichu na forma de Alola? Não custa sonhar não é mesmo?

Revisão: João Paulo Benevides


Fã de carteirinha da franquia Pokémon desde os oito anos de idade, teve seu primeiro contato com os monstrinhos de bolso no Game Boy Color e de lá para cá, são mais de 25 anos de alegria. Fanático por vídeo-games, gostaria de poder jogar mais tempo do que trabalha.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google