Perfil

Galeem — o senhor da luz em Super Smash Bros. Ultimate (Switch)

Qual o objetivo final dessa criatura misteriosa?


Quem não se surpreendeu com o teaser inicial de World of Light em Super Smash Bros. Ultimate (Switch), com todos os personagens desaparecendo, com exceção de Kirby, que atire a primeira pedra. Toda essa inquietação frente ao enigmático Galeem, um dos principais antagonistas do Adventure Mode, gerou inúmeras reações dos fãs, além da grande curiosidade sobre o que, de fato, é essa criatura mística tão poderosa.

Uma inspiração religiosa

Muitos não sabem, mas a origem de Galeem se assemelha bastante com Serafim, ou Seraph, um corpo celestial de seis asas presente em algumas religiões. Ele desempenha um papel no cristianismo, judaísmo e islamismo, colocando os “Serafins” no mais alto nível na angelologia cristã e no quinto posto dos dez na hierarquia angélica judaica. No Livro de Isaías (Isaías 6: 1-8), uma passagem descreveu Serafins como seres de seis asas que voam ao redor do Trono de Deus gritando "santo, santo, santo".
Com isso, Serafim influenciou profundamente a teologia, a literatura e várias vertentes das artes — incluindo nos games. Assim, nas religiões abraâmicas, o aparecimento de um Serafim no reino mortal significa o fim do mundo, refletindo claramente na criação de Galeem em World of Light como aquele que tentou destruir tudo e todos, transformando todos em espíritos.

O Inimigo Final


Galeem, ou Kiira na versão japonesa, junto com seu homólogo sombrio Dharkon, são os grandes inimigos em Super Smash Bros. Ultimate, visto que quase todos os lutadores foram presos por eles, sendo utilizados como moldes para criar fantoches, os Puppet Fighters, para conter espíritos de personagens não jogáveis que também não sobreviveram ao ataque. Galeem é descrito como "Senhor da Luz" e o "Inimigo Final", sendo que seu objetivo principal é recriar o universo em sua própria imagem. Emblemático, não?

Além de ser responsável por comandar um exército de Master Hands, seu ataque engloba todo o universo em uma explosão de luz, deixando o que resta do mundo para uma terra totalmente diferente, habitada por Spirits hostis e Puppet Fighters dos personagens aprisionados. Curiosamente, o nome Galeem é uma rompimento da palavra "brilho", além de seu nome em japonês, Kiira, ser semelhante à transliteração japonesa da palavra "assassino" (Kiraa), usando as mesmas letras e uma colocação de vogal mais estendida.


As batalhas contra Galeem e Dharkon usam uma forma única da arena Final Destination, que possui quatro plataformas formadas em uma espécie de diamante acima do palco. A plataforma principal também é mais simples, removendo todos os elementos decorativos acima do palco, montando um cenário épico e único para as grandes batalhas enfrentadas em World of Light.

O núcleo esférico de Galeem é o único lugar que pode receber, de fato, dano do jogador. Com isso, o jogador precisa tomar cuidado com vários ataques explosivos e ofensivos de Galeem, incluindo a Cross Bomb, com pequenos objetos que explodem em feixes de luz, a Laser Net, que marca poderosos feixes de laser, e a Lens Flare, que libera de duas até quatro órbitas que causam choque no jogador, por exemplo.

Depois da primeira derrota de Galeem, Dharkon aparece junto com seu exército de Crazy Hands, levando Galeem embora. Aparecerão linhas roxas na tela que, momentos depois, as linhas se iluminarão e causarão danos. Além disso, quando ele se divide em três órbitas, Galeem lançará bolas de fogo diretamente no jogador e também pode, eventualmente, arremessar lanças no topo da tela, que tentarão destruir o jogador de qualquer forma.

A música tema da batalha contra Galeem é composta principalmente pelo segundo e pelo terceiro versos de Lifelight, a música principal de Super Smash Bros. Ultimate, em um ritmo épico e único. Confira:

Com asas que brilham nas mesmas cores das logos de Super Smash Bros. 4, para Wii U e 3DS, Galeem é um dos antagonistas mais poderosos que já apareceram na franquia, com duas tensas batalhas em World of Light para que o jogador desfrute de muita emoção e desafios em um mundo repleto de esperança e que aguarda pela restauração da paz e da normalidade nesse incrível universo dos games.
Referências: SmashWiki

É estudante e apaixonado por games desde seu primeiro contato com Duck Hunt e Ice Climbers do nintendinho em 2002. Fanático por Pokémon e admirador de diversas franquias, reúne seu tempo livre para escrever e tentar colocar as matérias da faculdade em dia.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google