New Super Mario Bros.: a série que reviveu o estilo clássico do encanador

Vamos relembrar, ou conhecer, a franquia alternativa do bigodudo no Reino dos Cogumelos.


New Super Mario Bros. começou no Nintendo DS com o jogo de mesmo nome. Depois de tantas aventuras tridimensionais com Super Mario 64 (N64) e Super Mario Sunshine (GC), o estilo clássico do encanador só era visto nos quatro remakes lançados para GBA na série Super Mario Advance. Já era hora de uma aventura side-scrolling inédita.


Na verdade foram os pedidos dos fãs por um Super Mario Advance 5 que levaram ao desenvolvimento de New Super Mario Bros., mas o produto final só chegou ao Nintendo DS em 2006, três anos depois do último título da série Advance. E é ele que encabeça a nossa lista:

1 - New Super Mario Bros. (DS)

Neste side-scrolling 2.5D temos o retorno de diversos elementos clássico da série, como os castelos de cor marrom e suas respectivas bandeiras ao final de cada fase. A ideia principal do game é trazer o espírito do Super Mario Bros. original, mas sem deixar de lado algumas novidades.
Novos Power-Ups:
  • Mega Mushroom: deixa Mario ou Luigi gigantes, com a capacidade de destruir o cenário por onde passam;
  • Mini Mushroom: transforma em Mini Mario/Mini Luigi, permitindo entrar em caminhos minúsculos, correr sobre a água e pular mais alto;
  • Blue Shell: Mario, ou Luigi, veste um casco protetor de Koopa na cor azul, melhorando o seu nado e protegendo contra a maior parte dos inimigos enquanto estiver agachado. Também é possível deslizar dentro do casco

2 - New Super Mario Bros. Wii

Na sequência da série New nós temos o retorno dos Koopalings e Yoshi, que fizeram muita falta no título anterior, e a possibilidade de quatro pessoas jogarem ao mesmo tempo através dos personagens: Mario, Luigi, Toad Amarelo e Toad Azul. Essa última adição acrescenta toda uma nova camada de diversão e estratégia cooperativa ao game, mas também pode levar à discórdia e ao caos. Basta alguém te jogar em um precipício para entender do que estou falando.

Novos Power-Ups:
  • Ice Flower: semelhante à clássica Fire Flower, mas com bolas de gelo. Usando esse power-up é possível congelar inimigos e projéteis;
  • Propeller Mushroom: ao sacudir o Wiimote o jogador dá um enorme salto vertical e começa a cair bem devagar, permitindo que alcance diferentes áreas do cenário. É possível pegar carona com outro personagem segurando-o antes que sacuda o controle;
  • Penguin Suit: também permite o uso de bolas de gelo, mas além disso inclui as habilidades de nadar livremente, andar sobre terrenos congelados sem escorregar e deslizar de barriga sobre o gelo da forma mais fofa imaginável.

3 - New Super Mario Bros. 2 (3DS)

Ouro define a temática deste game. O jogo possui um contador de moedas que marca o número total que o jogador coletou até então. O objetivo principal é coletar um milhão, mas também há uma recompensa para quem atingir o máximo de 9.999.999. Apesar de parecer um desafio exaustivo o game facilita ao conter um número surreal de moedas em cada fase, além de power-ups e outros recursos que adicionam ainda mais.

Novos Power-Ups:
  • Gold Block: Apesar de não ser considerado um power-up, o item é icônico neste game. Ele se prende à cabeça do personagem após coletar 10 moedas seguidas de um bloco “?” normal. A partir daí gera moedas constantes enquanto o jogador estiver em movimento.
  • Gold Flower: Transforma em Gold Mario ou Silver Luigi, lhes dando a habilidade de arremessar bolas de ouro ou prata que transformam inimigos em moedas.
  • Invincibility Leaf: Uma versão especial da já conhecida Super Leaf. Tal qual a original, adiciona orelhas e rabo de guaxinim ao Mario (raposa para Luigi), permitindo planar por algum tempo após saltos e golpear inimigos com a cauda. Por fim, acrescenta invencibilidade, mas só aparece após o jogador morrer cinco vezes em uma mesma fase. É um item voltado para ajudar novatos.

4 - New Super Mario Bros. U (Wii U)

Seguindo o modelo da versão de Wii, novamente quatro pessoas podem jogar ao mesmo tempo e desta vez os Baby Yoshis dão as caras depois de mais de vinte anos desaparecidos. Todos os power-ups da versão de Wii fazem um retorno: Ice Flower, Propeller Mushroom e Penguin Suit. Também é neste game que temos a primeira aparição de Ravio Nabbit, o simpático coelho ladrão.

Novos Power-Ups:
  • Baby Yoshis: Novamente, não são necessariamente power-ups, mas se destacam por seus poderes: Azul cospe bolhas que prendem inimigos, Roxo infla como um balão para carregar personagens e Amarelo ilumina áreas escuras, além de contar com um golpe paralisante.
  • Super Acorn: dá ao personagem uma roupa de esquilo voador que permite planar por longas distâncias e se agarrar à paredes.
  • P-Acorn: garante todos os poderes da Super Acorn, mas com o bônus de poder planar indefinidamente. Porém, se trata de um item bem raro.

5 - New Super Luigi U (Wii U)

Para comemorar os trinta anos do Luigi a Nintendo criou esse DLC especial (depois lançado individualmente) onde o nosso querido “Mario Verde” é o principal protagonista. Infelizmente nenhum item novo foi adicionado, mas Nabbit rouba a cena como personagem jogável no lugar de Mario. O coelho não pode utilizar power-ups, carregar objetos ou cavalgar em Yoshis, porém é imune a todos os inimigos do jogo. É perfeito para crianças pequenas ou jogadores novatos.

6 - New Super Mario Bros. U Deluxe (Switch)

Esse port para Nintendo Switch traz tanto New Super Mario Bros. U como New Super Luigi U e nos permite jogar com Nabbit no primeiro game e ainda apresenta uma nova personagem jogável: Toadette, que protagoniza um certo rebuliço na comunidade gamer graças ao power-up que somente ela pode usar.
Novos Power-Ups:
  • Super Crown: este item exclusivo transforma Toadette em... Peach? Bom, mais especificamente Peachette, uma personagem praticamente idêntica à princesa do Reino dos Cogumelos. Seus poderes incluem um pulo duplo e a habilidade de planar de forma semelhante à Peach em Super Mario Bros. 2 (NES) e nos games da série Super Smash Bros. (Multi).
Com isso encerramos o nosso tour pela série New Super Mario Bros. O que será que o futuro reserva? Que tipo de power-ups novos você gostaria de ver nos próximos títulos? Peach é uma Toadette que deu um golpe de estado? Mario deveria virar Mariette? Participe nos comentários!

Revisão: André Carvalho

Mestre Pokémon de longa data, salvador de Hyrule em todas as encarnações do herói e ocasionalmente um encanador de bigode grosso.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google