Dungeon Defenders: Awakened (Switch) - de volta às origens

O novo jogo da famosa franquia de tower defense promete resgatar a essência do primeiro título, além de adicionar novos elementos, como a sua presença no Switch.

Ao olhar a lista dos últimos lançamentos, é difícil encontrar um bom tower defense. Esse gênero que consiste em montar defesas, proteger uma “torre” e enfrentar hordas de inimigos é bem comum nos celulares, então certamente você já jogou algo do tipo, como Plants Vs. Zombies ou Kingdom Rush. Porém, existem poucos jogos que realmente se destacam. Mas, se embarcarmos no trem da nostalgia, encontramos jogaços como Orcs Must Die (tanto o primeiro quanto o segundo), Sanctum 2 e, é claro, Dungeon Defenders.

Histórico da série 

Lançado em 2011, o Dungeon Defenders original inovou em vários aspectos, mesclando RPG com ação e, obviamente, tower defense. Seja com o sistema de habilidades, os diferentes heróis, ou a vasta quantidade de equipamentos e atributos, o jogo conquistou inúmeros fãs que acumularam centenas (/milhares) de horas nas suas masmorras.
Alguns anos depois, seguindo algumas tendências do mercado, a empresa apostou num molde de jogo gratuito, com um longo período de acesso antecipado e as famosas microtransações. O resultado não foi muito bonito. Essa introdução pode não fazer juz à qualidade de Dungeon Defenders II, visto que algumas pessoas realmente gostaram das mudanças, mas a tendência é clara: a série enfraqueceu e muitos jogadores saíram.

Com outros tropeços no meio do caminho, como o lançamento mais que conturbado de Dungeon Defenders: Eternity, a Trendy Entertainment se viu em uma situação muito complicada. Após uma reformulação da empresa, a nova Chromatic Games pretende resgatar o coração dos fãs com um novo título: Dungeon Defenders: Awakened.

Novos velhos ares 

Considerando o cenário dessa franquia, a escolha por esse jogo é muito segura. De um lado os desenvolvedores estão mostrando comprometimento total em entregar o que os fãs querem (no caso, mais da genialidade do primeiro jogo) e, de outro, eles pretendem elevar o patamar já estabelecido. Segue abaixo o primeiro trailer:



Esse vídeo, que foi divulgado em conjunto com a página no Kickstarter, pretende sanar as principais dúvidas dos jogadores e dar início ao hype. Dentre as várias informações disponibilizadas pelos desenvolvedores, os destaques são: presença no Switch, splitscreen co-op para até quatro jogadores, funcionalidades para os Joy-Cons da Nintendo, suporte para jogatinas online e offline, rebalanceamento geral das mecânicas do primeiro jogo, Unreal Engine 4 e tradução em português!

Desconfiança + Kickstarter = ? 

Devo confessar que a minha primeira reação ao saber que eles iriam lançar um novo jogo, mas estavam pedindo dinheiro no Kickstarter, foi negativa. Foi só depois de entender sobre a reestruturação da empresa que a escolha começou a se justificar. É interessante, e dá uma certa confiança ver que eles vão lançar um “spin off” antes de adicionar o número 3 a um título: isso mostra segurança no primeiro passo da empresa.

Cabe a cada um julgar se o seu dinheiro deve ajudar o desenvolvimento desse jogo. Porém, com duas semanas de sobra, eles já atingiram a sua meta principal, o que é um sinal extremamente positivo para o futuro do jogo! A campanha vai até o dia 3 de abril e ainda existem metas e recompensas disponíveis, mas, de qualquer jeito, o jogo será desenvolvido.

Tic toc 

Enquanto o período de campanha passa, as expectativas irão flutuar muito até a chegada do primeiro beta, no PC, que está previsto para o fim de 2019. Isso sem falar no lançamento definitivo, que ainda não foi estipulado. Para os fãs isso pode ser problemático e, se for o caso, recomendam-se doses repetidas de um dos jogos antigos da série.

E, caso você nunca tenha ouvido falar desses jogos, ou simplesmente nunca jogou, agora é uma ótima chance de conhecê-los! Nenhum deles é jogável em alguma plataforma da Nintendo, mas ambos estão disponíveis no PC. Inclusive, o primeiro está com 75% de desconto na Steam (até 22 de março). Por esse preço é uma compra muito segura, ainda mais se você tiver algum amigo para jogar junto!

E quanto a você, caro leitor, ficou animado com o anúncio, ainda está amargurado, ou nem conhecia Dungeon Defenders? Fala pra gente aí nos comentários!

Revisão: André Carvalho

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google