Dicas e Truques

Guia Básico para a série Mario & Luigi

Preparamos um guia com o mínimo que você precisa saber antes de se aventurar pela primeira vez em alguns dos RPGs da dupla de encanadores.

Se você ama a série Paper Mario desde o Nintendo 64, vive sonhando com um remake e/ou continuação de Super Mario RPG: Legend of Seven Stars (SNES) e não conhece a franquia Mario & Luigi… saiba que está perdendo muita coisa! Pois se trata de uma série de RPG bastante divertida e com nada mais, nada menos do que sete games (incluindo os remakes) para o seu deleite.


Mas você pode chegar e falar “Beleza, uma série de RPG do Mario… mas é boa como Paper Mario? Como que joga essa bagaça aí?” Questionamentos válidos, sem dúvida. Por isso iremos, aqui, fazer um apanhado geral da franquia. Para você não somente chegar chegando nos games, como se inteirar sobre essa saga que pode acabar passando despercebida sob os olhos de alguns jogadores.

Primeiros passos

É bom deixar claro que, assim como está no título, estamos tratando de um Guia Básico para toda a série, então não espere nenhum detonado. Iremos passar pelas mecânicas que estão presentes em todos os jogos, comentando modificações e atualizações pontuais de cada título, se necessário.


Primeiro, Mario & Luigi é uma franquia de RPG que se iniciou no GameBoy Advanced com Mario e Luigi Superstar Saga (GBA), introduzindo um título que bebeu muito na fonte dos games do gênero da época, inclusive a série Paper Mario. A série tem um estilo artístico próprio que se distancia um pouco dos outros títulos do Mario: os personagens são retratados com uma aparência bastante cartunesca, com conceitos que mais parecem saídos da Disney, por exemplo.

O centro das tramas, claramente, é a dupla de irmãos mais amada dos games: Mario e Luigi. Eles têm que salvar o dia e, junto dele, a princesa Peach. A série teve uma boa sacada em trazer toda uma trupe nova de antagonistas para cena, tirando um pouco o Bowser como alvo principal dos martelos dos encanadores (mas não completamente).

Foi nesta franquia que fomos introduzidos ao BeanBean Kingdom, reino que faz fronteira com o nosso amado Mushroom Kingdom. É esse o local onde os novos antagonistas aparecem - Crackletta e Fawful. Neste reino os habitantes têm aparência de um feijão verde. Os habitantes dessa terra aparecem em Mario & Luigi Superstar Saga (GBA) e Mario & Luigi Bowser’s Inside Story (NDS) e, consequentemente, nos respectivos remakes para Nintendo 3DS.

Além deles, temos também o Shroob Planet, planeta onde vive a raça Shroob, seres roxos com formato de cogumelo. O planeta apareceu em Mario & Luigi Partners in Time (NDS), os alienígenas sequestram a nossa amada Peach quando ela voltou no tempo graças a uma máquina desenvolvida pelo Professor E. Gadd.

Já nos últimos dois games da série (se descontarmos os remakes), Bowser toma a cena e se torna um dos principais antagonistas de Mario & Luigi Dream Team (3DS), no qual o lagartão se une à poderosa Antasma, morcega rainha que transformou os habitantes da Pi'illo Island - local onde se passa o game - em pedra. Enquanto no crossover Mario & Luigi Paper Jam (3DS), o choque de mundos faz com que os nossos personagens se unam com suas versões de papel, então imagine Bowser junto do Paper Bowser raptando uma princesa de carne e osso e outra de papel.

Gameplay

A série, em sua grande maioria, se passa em um mundo tridimensional com vista superior à la RPGs dos games portáteis, como Pokémon e The Legend of Zelda: A Link Between Worlds (3DS). Mario e Luigi são controlados simultaneamente, os dois andam juntos aos comandos dos direcionais, porém é possível que eles realizem ações separadamente através dos botões A, para Mario, e B, para Luigi.

A dupla de encanadores pode realizar diversas funções ao longo das aventuras. Muitas destas são desbloqueadas ao longo da jogatina, como por exemplo a capacidade do Mario ser achatado por Luigi para atravessar espaços mais apertados ou Luigi usar o martelo para percorrer lugares debaixo da terra como um Mounty Mole.

Os botões X e o Y geralmente são usados nos games nos quais outros personagens se juntam ao time, como as versões bebês dos irmãos, Bowser e Paper Mario. Com exceção de Bowser, os outros personagens percorrem a aventura junto dos irmãos praticamente o tempo todo, auxiliando em partes nas quais os encanadores não seriam capazes de prosseguir. Já o lagartão percorre a sua jornada “sozinho”, pois Mario e Luigi estão dentro de seu corpo - os três dividem as duas telas do DS e do 3DS durante o game, e o inusitado trio se auxilia de dentro para fora e vice-versa, literalmente.



Nos títulos Bowser Inside’s Story e Dream Team há toda uma parte da jogatina dedicada ao mundo em 2D nas entranhas do rei dos Koopas e no mundo dos sonhos de Luigi, nos quais as mecânicas são praticamente as mesmas do mundo tridimensional; as batalhas e puzzles estão presentes, só que no estilo classicão do Mario, para ninguém pôr defeito.

Além das batalhas, minigames e itens espalhados em cada canto, todos os games possuem uma longa e bem desenvolvida história para embalar as aventuras. Um ponto forte dos jogos dessa franquia é o storytelling, feito em um ritmo sempre bem-humorado e preparado para divertir o jogador.

Batalhas



Como todo RPG que se preze, Mario & Luigi é recheado de batalhas. É praticamente impossível entrar em um cenário sem pelo menos um único inimigo para trocar umas pancadas. A mecânica das batalhas é dividida por turnos, e assim como na série Paper Mario o foco maior das batalhas é o timing e precisão na hora de realizar uma ação, seja ela ofensiva ou defensiva.

A dupla de encanadores tem uma variedade de ações que podem ser utilizadas em batalha:

M&LPiT Jump Command Block.png Jump [Pular]: o movimento mais antigo e amado de todo o universo Nintendo, essa ação pode ser usada tanto para ataque e defesa e quanto como contra-ataque, caso o jogador acerte o tempo certo de pular e acertar o inimigo. Se o jogador pular na hora certa é possível infligir maior dano no oponente. Essa ação é sempre realizada com os botões A e B (X e Y para os Bebês e apenas Y para Paper Mario). É preciso ter cuidado, pois é possível perder pontos de vida ao pisar em inimigos com espinhos no corpo.

M&LPiT Hammer Command Block.png Hammer [Martelo]: outro velho conhecido da série e dos encanadores, é um ataque mais forte do que o pulo e também o que possui maior eficácia e segurança, pois não há perigo em sofrer um contra-ataque do inimigo. Assim como todos os movimentos, o uso do martelo deve acontecer no momento em que o personagem estiver no ápice do acúmulo de energia, assim o dano no oponente será maior. Os martelos no jogo podem ser usados para contra-atacar também, porém é preciso atenção pois, dependendo do jogo, os personagens podem derrubá-lo de cansaço, acabando expostos a um ataque inimigo.

M&LPiT Bros. Item Command Block.png Special Attacks [Ataques Especiais]: essa é parte mais variável da série. Com um nome diferente para cada jogo, são os movimentos que tiram dos pontos especiais do personagem. Há também ações mais elaboradas que podem causar grande dano no inimigo: cada uma tem um minigame para ser realizada e o desempenho do jogador se reflete na quantidade de dano causada ao inimigo.
Por exemplo: no ataque da Green Shell, no qual os irmãos ficam chutando um casco verde nos inimigos, o jogador deve acertar o botão correspondente de cada personagem para que o chute saia corretamente, caso erre o botão ou aperte cedo e/ou tarde demais o movimento é cancelado e uma animação engraçadinha toma conta.

M&LPiT Item Command Block.png Itens: é aquele momento no qual todos os jogadores precisam daquela mãozinha para seguir inteiros na batalha com alguma dignidade. O uso de um item, seja no personagem controlado no momento ou em um companheiro, computa como uma rodada. Mais abaixo há uma explicação sobre os itens de batalha que aparecem na saga.

M&LPiT Flee Command Block.png Flee [Fugir]: ação universal dos RPGs: sempre que estamos de saco cheio de uma ou outra batalha, ou até mesmo para garantir sua sobrevivência em algum momento mais crítico da jogatina, lá está o botão de fugir.

Status

Todo jogador que queira um bom desempenho sabe muito bem como o status de batalha em campo é determinante para uma vitória, e nessa série também há alterações de status ao longo da aventura:

MLPIT Trip.gifTrip [Caído]: é um estado bastante comum no game. Os personagens ficam no chão, incapacitados de se mexerem e, consequentemente, de se defenderem por uma rodada. Esse estado costuma acontecer quando o personagem é atacado pelas costas.

DizzyBabL.gif Dizzy [Tonto]: estado bastante parecido com o Trip, porém este pode durar por mais tempo do que uma única rodada. Assim como o anterior o personagem não pode atacar nem se defender. Os lutadores são capazes de deixar os inimigos estonteados com os ataques de martelo, enquanto são suscetíveis à tontura por ataques fortes.

MLPIT Burn.gifBurn [Queimado]: famoso estado, visto desde Pokémon até aqui, é causado por inimigos com poder de fogo - e nossos encanadores estão inclusos. O seu efeito não impede os personagens de atacar ou defender, mas vai tirando pontos de vida gradualmente.

MLPIT Poison.gifPoison [Envenenado]: outro velho conhecido dos jogadores de RPG, esse estado aparece com inimigos que possuem armas ou ferrões venenosos. É um estado determinante em batalha, pois, assim como o anterior, tira muitos pontos de vida do jogador. Os nossos heróis não são capazes de infligir esse estado nos inimigos. Em Inside’s Story, Bowser não pode ser envenenado, mas pode ficar doente por ataques de inimigos com poderes de gelo; os efeitos são os mesmos do envenenamento.

Bowsers Inside Story Pow Up.png-Up [-Aumento]: esse efeito se aplica a três habilidades dos personagens; POW [Força], DEF [Defesa] e SPEED [Velocidade]. Tanto os heróis como os inimigos têm um aumento das suas habilidades, dando-lhes vantagens durante a luta. Esse efeito pode ser causado através de itens ou ataques.

Bowsers Inside Story Defense Down.png-Down [-Queda]: efeito oposto ao anterior, este causa uma queda em algumas das habilidades, tornando o personagem vulnerável de alguma forma ,como ataques menos eficientes, maior dano tomado e/ou atacar tardiamente.

Stats

Os stats são os pontos de habilidades do personagem em batalha. Eles vão se aprimorando ao longo da jornada, ao passo que o personagem evolui. São eles:

HP (Pontos de Vida): os famosos pontos de vida, preciosos para batalha. A cada ataque recebido o personagem os perde, quando estes chegam ao final, o personagem desmaia. A partida só acaba se todo o time desmaiar;

SP (Pontos Especiais): pontos que dão aos personagens acesso aos seus ataques especiais ou aos itens de uso ofensivo. Os pontos são descontados apenas do personagem que usar as habilidades; mesmo que o ataque seja em conjunto, os pontos são descartados apenas do solicitante;

POW [Poder]: quanto maior os pontos, mais forte o personagem é, consequentemente, maior dano será causado ao inimigo em batalha;

DEF [Defesa]: pontos que podem passar despercebidos aos olhos dos jogadores focados em personagens fortes, mas manter bons níveis de defesa garantem que o personagem aguente o tranco em batalhas mais exigentes;

SPEED [Velocidade]: os pontos de velocidade aumentam as chances do jogador atacar primeiro em um turno;

Stache (abreviação de mustache) [Bigode]: os pontos de bigode podem parecer bobos à primeira vista, porém, quanto maiores forem, podem garantir maior número de Lucky Hits, ataques aleatórios que causam maior dano ao inimigo, pois duplicam o POW.

Bowser possui um equivalente exclusivo do Stache, chamado Horn [Chifre], já que ele só foi aparecer de bigode em Super Mario Odyssey (Switch). Suas aplicações são as mesmas do stat dos irmãos.

A dupla de encanadores inicia com diferenças entre si; Mario costuma começar mais forte, enquanto Luigi possui mais pontos de vida. Sempre que um dos personagens evoluir, seus stats vão aumentar e o jogador poderá escolher um deles para dar aquela alavancada, a escolha do dito cujo depende da estratégia de jogo aplicada às batalhas.

É recomendável manter o personagem equilibrado, com os stats mais próximos uns dos outros, porém, fica a critério do jogador como desenvolver as habilidades de batalha dos personagens.

Roupas

A vestimenta dos irmãos se assemelha às armaduras e gears dos personagens em outros games. Enquanto equipadas, elas trazem novas condições de batalha aos jogadores, como aumento de defesa ou ataque, maior incidência de Lucky Hits nas batalhas, aumento do número de moedas que os inimigos derrubam ao serem derrotados, proteção contra envenenamentos, e por aí vai. É preciso atenção ao equipar os heróis, pois muitas roupas também podem diminuir stats ou atenuar melhorias que outros itens estão dando ao personagem.


O jogador poderá coletar macacões, meias, luvas, tênis e acessórios para melhor equipar seus lutadores. As vestimentas podem ser adquiridas no decorrer da aventura ao evoluir os personagens, completar missões ou simplesmente comprando-as em lojas. Os cascos, pulseiras, presas e anéis de Bowser também podem ser trocados para melhor equipá-lo em batalha.

Itens

Os itens são muito queridos e necessários dentro e fora das batalhas, podendo ajudar muito enquanto o jogador não encontra um novo ponto de restauração. Os mais importantes são:

M&LDT Mushroom.png Mushroom [Cogumelo]: responsáveis por restaurar HP de um único personagem.

M&LDT Nut.png Nuts [Castanhas]: restauram o HP de dois personagens por rodada.

DreamTeam1up.png 1-Up Mushroom [Cogumelo da Vida]: cogumelo verde que revive um personagem que perdeu todos os pontos de vida.

M&LDT Syrup.png Syrup [Xarope]: o líquido recupera pontos de SP, possibilitando que o personagem acesse os ataques especiais.

M&LDT Refreshing Herb.png Refreshing Herb [Erva Refrescante]: item salvador de vidas, a erva cura o personagem de qualquer alteração de status, seja queimadura, confusão ou envenenamento.

M&LDT Candy.png Star Candy [Doce de Estrela]: ou apenas Candy, dependendo do jogo, é um alimento que recupera tanto os pontos de HP como os de SP do personagem que o come. Em Inside’s Story é capaz de curar status também.

M&LDT Boo Biscuit.png Boo Biscuit [Biscoito do Boo]: o quitute em formato do fantasminha garante ao jogador algumas rodadas de imunidade.

File:MLSSBMGreenPepper.png Peppers [Pimentas]: presentes apenas nos primeiros games da série, servem como boosters de habilidades. Suas cores diferenciam seus efeitos: vermelho para POW, verde para DEF e azul para SPEED.

Bros Bean.png Beans [Feijões]: os feijões nessa série são verdadeiramente mágicos. Esses itens aumentam em um ponto de stats dos personagens permanentemente, sem a necessidade de que o personagem evolua de nível para isso. Esses itens estão espalhados por todos os jogos e não podem ser comprados, são encontrados apenas escondidos no chão em locais demarcados com um X.

Aqui foram apresentados os itens mais comuns da série, presentes na maioria, senão em todos os jogos da série. Muitos desses itens possuem versões de nome: Super, Ultra, Mega e Max que trazem maiores efeitos ao usuário. Por exemplo: um Mushroom aumenta 20 pontos de HP do jogador, enquanto o Max Mushroom restaura todos os pontos de vida.

Badges

A mecânica de medalhas varia bastante de um jogo para outro. Em Superstarsaga as suas funções eram as mesmas dos feijões, aumentavam os stats dos personagens enquanto equipadas. Porém, em Partners in Time as funcionalidade se assemelhavam mais às encontradas em Paper Mario, dando vantagens específicas como regeneração gradual de vida por turno ou uso infinito dos Ataques Especiais. A única coisa que elas não fazem mais é interferir nos pontos de stats.


A partir de Inside’s Story, a mecânica se tornou outra; agora as badges são duas barras que se enchem ao passo em que os heróis performam os Special Attacks. Quando ambas estão cheias, trazem vantagens aos jogadores como aumento dos pontos de HP ou SP, maior força no próximo ataque ou um número de EXP (pontos de experiência) e moedas coletadas ao fim da batalha. Essa mecânica tornou as recompensas das badges mais ocasionais e exigentes, pois o jogador não as recebe automaticamente e também pode escolher quando usar a vantagem clicando no ícone na tela.

Ainda aqui?



Caso você já não tenha corrido para algum de seus portáteis jogar, esperamos que esse guia possa o ajudar em seus primeiros passos nas aventuras que essa divertida série possui. Boa jogatina!

Revisão: Diego Franco Gonçales

Estudante de Sistemas da Informação que gostaria de aprender todas as línguas existentes, mal sabendo lidar com as duas que já fala. Descobriu seu amor pela Nintendo ao conhecer Super Mario 64 e desde então nunca mais largou os cogumelos, karts e rúpias que encontrou em seu caminho.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google