Item Box

Pokémon - Faça sua escolha com Choice Band, Choice Scarf e Choice Specs

Temos que...escolher? Criados para potencializar um atributo específico dos Pokémon durante a batalha, os itens Choice são tão úteis, quanto traiçoeiros.



Escolher o melhor golpe para derrotarmos nosso oponente sempre foi um dos principais pontos em uma batalha Pokémon. A partir do golpe escolhido, poderemos causar tanto dano que, possivelmente, iremos nocautear o adversário antes que ele contra-atacar. Outro ponto que pode decidir uma batalha é a troca de golpe,  o ajuste destes à cada situação pode causar uma maior quantidade de dano. Entretanto, se nosso adversário for muito rápido, pode ser que nem tenhamos a chance de atacar, ou ainda, mesmo atacando primeiro e com várias opções de golpes, corremos o risco de não nocautear o adversário com apenas um golpe, pois o mesmo é muito defensivo e nosso monstrinho não tem força suficiente. Pensando nisso, a Nintendo e a Game Freak decidiram criar os itens Choice, que aumentam as capacidades específicas de cada Pokémon, tornando o jogo mais dinâmico. Porém, nenhum aumento de força é dado sem que haja um ponto negativo. Não sabe o que esses itens fazem? Segue aí então e conheça um pouco mais os itens dessa categoria: Choice Band, Choice Scarf e Choice Specs. Boa leitura!

Choice Band

Criado na terceira geração dos monstrinhos de bolso, em Pokémon Ruby/Sapphire (GBA), o item Choice Band foi o primogênito e deu início aos itens desta especialidade. Seu efeito especial é aumentar o Attack do Pokémon que o tem equipado em 50% do total desse atributo, porém o usuário poderá utilizar somente o golpe que escolher até que seus PPs (Power Points) acabem, perca seu item ou seja substituído do campo de batalha. Para demonstrarmos melhor os efeitos deste item, utilizaremos dois Pokémon em um confronto direto, sendo que o primeiro cenário é sem o item e o segundo com o Choice Band equipado.

Metagross Vs. Gliscor

Assim que olhamos esse embate, muitos pensam que o Gliscor leva a melhor em todos os cenários possíveis, certo? No! E nós explicaremos o porquê, vejam só:

O Gliscor, muitas vezes, utiliza combinações mais defensivas de Nature e EVs ou Effort Points, pois sua habilidade, Poison Heal, recupera 12,5% de seu HP todo turno enquanto o Gliscor estiver envenenado logo, ele se torna imune à condições negativas e ainda pode se recuperar ao longo da luta. Isso é praticamente um “inferno” para Pokémon que não conseguem derrubá-lo com dois golpes, pois esses 25% de HP curados em 2 turnos permitem que o Gliscor sobreviva, venha a enfraquecer seu adversário aos poucos e, em muitos casos, até nocauteá-lo com uma quantidade considerável de HP sobrando para poder enfrentar o próximo. Do outro lado temos o Metagross, conhecido por sua força bruta em termos de Attack, afinal 405 pontos máximos não é para qualquer um, não é verdade? Porém, o Metagross falha em derrotar um Gliscor mais defensivo, mesmo utilizando Ice Punch, que aplica 4x mais dano por conta de ambos os tipos  e  terem fraqueza para o tipo . Separamos um cálculo de dano de um Ice Punch vindo de um Metagross sobre um Gliscor:

252+ Atk Metagross Ice Punch vs. 244 HP / 116+ Def Gliscor: 252-300 (71.5 - 85.2%) - Garantido o 2HKO depois do Poison Heal

Vejam que, mesmo o Metagross com uma Nature positiva (representado pelo sinal de +) e com o máximo de Attack possível ainda não é capaz de derrotar o Gliscor. Ainda estamos esquecendo de um fator muito importante: o Gliscor é mais rápido que o Metagross e com isso, ataca antes. E tem outro fator nessa equação, no caso, o tipo  possui vantagem contra o tipo . Como o Gliscor é capaz de sobreviver a, pelo menos, um Ice Punch, veja o que o Metagross sofreria de dano antes de disparar seu golpe:

0 Atk Gliscor Earthquake vs. 0 HP / 0 Def Metagross: 168-198 (55.8 - 65.7%) - Garantido o 2HKO

Ou seja, o Metagross seria derrotado no confronto direto por não conseguir derrotar o Gliscor com apenas um golpe, mesmo tendo seu dano multiplicado por 4, que é o máximo possível. Agora, se equiparmos o item Choice Band neste mesmo Metagross conta o mesmo Gliscor, a coisa muda de figura:

252+ Atk Choice Band Metagross Ice Punch vs. 244 HP / 116+ Def Gliscor: 380-448 (107.9 - 127.2%) - Garantido o OHKO

Com o aumento de força concedido pelo item (405/2 = 202,5 + 405 = 607), o Ice Punch do Metagross é mais do que capaz de nocautear o Gliscor, mesmo recebendo primeiro um Earthquake em desvantagem.

Outros Pokémon que também utilizam muito bem este item são: Tyranitar, Garchomp, Scizor, Haxorus, Azumarill, Terrakion e/ou qualquer outro Pokémon que possua uma base de Attack acima da média, digamos, em torno dos 110 pontos de base, que totalizam 350 pontos, levando em consideração todos os aumentos possíveis, sem contar os golpes potentes da categoria Physical. Isso não significa que Pokémon como Dragonite ou Kyurem-Black não possam utilizá-lo, até podem, mas por terem acesso à golpes forte da categoria Special e bases de Special Attack, que permitem utilizar golpes desse calibre, acaba não compensando aumentar apenas seu maior stat, sendo esses Pokémon conhecidos por utilizarem golpes de ambas as categorias, aumentando sua amplitude de dano.
Tyrantrum, um verdadeiro "Predador" quando equipado com Choice Band

Choice Scarf

Se o seu negócio não for bater forte e sim bater primeiro, o item Choice Scarf é perfeito para essa ocasião. Este item foi introduzido na quarta geração, em Diamond/Pearl (DS), e é sem dúvidas, o mais popular entre os itens Choice. O por quê? Simples. Atacar primeiro para MUITOS Pokémon vale mais a pena do que causar toneladas de dano, pois podem ser nocauteados antes de causar o estrago desejado. Seu efeito consiste em aumentar a Speed do monstro em 50% a custo de travar no golpe escolhido. A princípio, esse efeito não é tão atrativo afinal, não recebemos nenhum aumento no dano real, passando a impressão de o Pokémon não irá causar um grande impacto na batalha. É aqui que muitos treinadores são pegos de surpresa. Imaginem o seguinte cenário:

Infernape Vs. Alakazam

Para quem não sabe, o Alakazam é um dos Pokémon mais rápidos que temos no universo Pokémon, totalizando 372 pontos de Speed com tudo no máximo permitido (Nature, IVs e EVs) e isso sem contar sua Mega-Evolução, pulando para, singelos 438 pontos de Speed. Enquanto que o Infernape pode ter, no máximo, 346 pontos neste mesmo atributo. Sendo assim, em um confronto direto, o Alakazam está em total vantagem, não só pela Speed mas também pela vantagem do tipo  sobre o tipo . Ao equiparmos o item Choice Scarf no Infernape, o mesmo pode ultrapassar facilmente essa marca, sendo capaz de nocautear a raposa bigoduda antes que possa sequer causar dano no macaco de fogo. Em termos de números, o Infernape precisa atingir a marca de, pelo menos, 293 pontos em Speed para que, quando equipado com o Choice Scarf, seja capaz de ultrapassar o Alakazam-Mega por apenas 1 ponto (293/2 = 146,5 + 293 = 439). Por conta disso, o Infernape pode “se dar ao luxo” de alocar o restante de seus EVs em seu Special Attack, aumentando seu potencial ofensivo, permitindo a utilização de uma combinação mista de golpes, ou seja, podemos ter no mesmo moveset golpes como Close Combat (categoria Physical) e Fire Blast (categoria Special) ou então Flare Blitz (categoria Physical) e Focus Blast (categoria Special). Para facilitar o entendimento, vejam abaixo cálculo de dano considerando um Infernape com o máximo de Attack possível e capaz de ultrapassar o Mega-Alakazam por um ponto:

252+ Atk Infernape Flare Blitz vs. 0 HP / 4 Def Alakazam-Mega: 261-307 (103.9 - 122.3%) - Garantido o OHKO

Se vocês acharam que a versatilidade do item Choice Scarf se resume apenas em aumentar a Speed do Pokémon, estão muito enganados. Há Pokémon que são extremamente poderosos e que, quando equipados com esse item, podem virar partidas praticamente sozinhos. Talvez esse seja um dos pontos que fazem o Choice Scarf o mais flexível e o mais atrativo, pois não importa a categoria do golpe utilizado. Querem um exemplo? Moleza, aqui vai um dos mais irritantes e que muitos já sofreram contra: o pequeno Jirachi. É meus amigos, quem nunca levou 14 flinches de Iron Head, e o melhor, seguidos? Esse que vos escreve já foi vítima deste “inocente” Pokémon. Segundo a Pokédex, o Jirachi é capaz de conceder qualquer desejo para quem o encontra. Ok, entendi. Agora, 14 @#$% flinches? Aí já é demais. Sua habilidade, Serene Grace, dobra as chances do efeito secundário de seus golpes ativarem durante a luta. Um de seus golpes mais famosos, Iron Head, possui 30% de causar o efeito de “flinch” nos adversários, ou seja, deixá-los “atordoados” e sem ação naquele turno. Naturalmente, o Jirachi não é dos mais rápidos, ainda que possa chegar à 328 pontos de Speed, é ultrapassado por Pokémon como Gengar, que causa um belo estrago com seu Shadow Ball. Agora, quando equipamos o item Choice Scarf no Jirachi, ele não só ultrapassa o Gengar e ainda conta com 60% de chance de não receber dano. Isso é mais do que a metade. Em média, de 3 Iron Heads disparados, ao menos 2 causarão flinch (o certo na verdade são 4 flinches em 3 golpes, entenderam a relação?). Brincadeiras à parte, é um absurdo o que esse e outros Pokémon como Krookodile, Landorus-Therian e Staraptor conseguem fazer quando equipados com o Choice Scarf.
Muito rápido para você?

Choice Specs

Se em uma mão temos um item para aumentar o Attack dos monstrinhos, nada mais justo do que na outra tenha um que aumenta o Special Attack em 50%. Irmão do Scarf, o Choice Specs também foi criado na quarta geração, em Diamond/Pearl (DS), para completar a roda dos itens Choice. Dos três, podemos dizer que o Choice Specs é o menos comum e é visto em Pokémon com grande potencial de golpes da categoria Special, seja por terem acesso a golpes fortes ou por seu Special Attack ser muito acima da média. Na quinta geração, foram introduzidos três golpes que, apesar de serem da categoria Special, utilizam a Defense do alvo para calcular o dano, são eles: Psyshock, Psystrike (exclusivo do Mewtwo) e Secret Sword (exclusivo do Keldeo-Resolute). É isso mesmo. Special Attack contra Defense. Em muitos casos, há uma clara vantagem do atacante, até porque, são poucos os Pokémon que possuem ambas as defesas em bons níveis. Normalmente, Pokémon que possuem muita Defense, pecam na Special Defense e vice-versa. Para exemplificar essa relação, separamos mais um cenário de um Pokémon que possui essa característica contra um Pokémon que é capaz de defender nos dois lados.

Hoopa-Unbound Vs. Chansey

“Nossa, o Hoopa-U é lendário, não tem como a Chansey competir com ele...”. Tem sim. E iremos mostrar o quão defensiva a Chansey é, a ponto de resistir ao menos dois golpes e o quão ofensivo o Hoopa-U pode ser quando equipado (ou não) com o Choice Specs. Levando em consideração o altíssimo HP da bola rosa mais o item Eviolite, que aumenta as defesas dela em 50%, temos um Pokémon extremamente resistente do lado vermelho. No lado azul, temos um dos melhores Pokémon no quesito dano e que, sem o Choice Specs equipado, causaria este dano:

252+ SpA Hoopa-Unbound Psyshock vs. 248 HP / 252+ Def Eviolite Chansey: 232-274 (33 - 38.9%) -- 99.8% de chance de aplicar 3HKO

Um Hoopa-U, com o máximo de Special Attack possível e utilizando um golpe STAB (Same Type Attack Bonus), que aumenta em 50% o dano causado de golpes do mesmo tipo do usuário, pode precisar de até 4 golpes para derrotar a Chansey, sendo que após o segundo Psyshock, ela utilizaria Softboiled para recuperar metade de seu HP total, algo em torno de 351 pontos. Há Pokémon que nem possuindo 252 EVs nesse atributo conseguem chegar até este valor. Conclusão, a Chansey consegue sim “peitar” o Hoopa-Unbound. Por outro lado, se equiparmos o Choice Specs no Hoopa-U, seu potencial aumenta consideravelmente e o resultado vocês podem conferir abaixo:

252+ SpA Choice Specs Hoopa-Unbound Psyshock vs. 248 HP / 252+ Def Eviolite Chansey: 348-411 (49.5 - 58.4%) -- 98.8% de chance de aplicar 2HKO

Chega a ser inacreditável que um Pokémon como o Hoopa-U, com o máximo possível de Special Attack (só 482 pontos), com golpe de STAB e Choice Specs equipado (esquece 482 agora, são 723 pontos) não consiga garantir 2HKO em uma Chansey utilizando Psyshock. Mesmo a chance sendo de 98.8%, qualquer variação no dano (no caso, esse 1,2% para completar o 100%), geralmente para menos, implica na Chansey sobreviver dois golpes do monstro das argolas douradas. Ainda assim, devemos dar os créditos para o Hoopa-U, pois é um dos poucos Pokémon (lendários ou não) capaz de aplicar essa quantidade de dano em um Pokémon tão defensivo quanto a Chansey.

O que muitos podem se perguntar agora é: Por que no exemplo do Choice Band o Metagross nocauteou o Gliscor e nesse o Hoopa-U tem apenas uma grande chance? A resposta é mais simples do que vocês imaginam. No primeiro exemplo de cálculo, não foi considerado o STAB, até porque, o Metagross não recebe esse bônus ao usar Ice Punch. O fato é que, com a ajuda do Choice Specs, houve uma redução na quantidade de golpes necessários para o Hoopa-U nocautear a Chansey. Em suma, aprimorar um cenário de dois golpes para apenas um é extremamente viável, ainda mais se o Pokémon nocauteado seja bem defensivo e esteja lhe causando problemas.
Vikavolt (à esquerda) é um dos símbolos do Choice Specs da nova geração

Vale a pena usar os itens Choice?

Depois de tudo isso, será que vale mesmo a pena utilizar os itens Choice? Será que ficar “travado” em apenas um golpe é um bom negócio? Às vezes sim, às vezes não. Vejam por exemplo o Empoleon (adoro esse Pokémon), um dos iniciais da quarta geração. Estatisticamente falando, o pinguim imperador possui muito mais Special Attack do que Attack, portanto, os golpes utilizados por ele serão da categoria Special, a fim de extrair seu potencial máximo logo, seria equipado com o Choice Specs. Mas, porém, todavia, contudo, temos mais duas variáveis para considerar: dos golpes que o Empoleon pode usar, quantos realmente são efetivos? Ainda, poder trocar livremente de golpe durante a luta fará tanta diferença ou é melhor aplicar aquela tonelada de dano logo de cara? Onde queremos chegar: em sua grande maioria, os Pokémon equipados com itens Choice não possuem muitos golpes em seus arsenais e com isso, os poucos que podem usar precisam ser utilizados com eficácia. Eventualmente, Pokémon que possuem vários golpes à disposição também podem utilizar esse tipo de item como Greninja, que possui um dos melhores movepools do jogo, e pode usar os três itens muito bem, porém, em certos casos, trocar de golpe para poder se adaptar ao que a partida te pede pode ser mais vantajoso do que ficar preso, abrindo assim janelas de oportunidade para os oponentes se aproveitem dessa situação. Vejam por exemplo a Volcarona, que pode utilizar tanto o Choice Specs quanto o Choice Scarf, porém ela pode aprender um golpe chamado Quiver Dance, que aumenta seu Special Attack, Special Defense e Speed em um nível, ou seja, esse golpe substitui sozinho os dois itens, e ainda pode, ao longo da batalha, aumentar em até seis níveis esses três stats, transformando a Volcarona em um inferno para os adversários.
Tão inofensiva...
Então pessoal, qual desses três itens vocês mais gostam? Qual usam mais? Qual não suportam? O fato de travar em golpe para poder aumentar um determinado atributo foi uma boa sacada da Nintendo e da Game Freak? Deixem nos comentários a opinião de vocês. Até mais!
Revisão: Diogo Mendes


Fã de carteirinha da franquia Pokémon desde os oito anos de idade, teve seu primeiro contato com os monstrinhos de bolso no Game Boy Color e de lá para cá, são mais de 25 anos de alegria. Fanático por vídeo-games, gostaria de poder jogar mais tempo do que trabalha.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google