Blast from the Past

Super Mario Land: 30 anos desde a estreia do encanador no mundo dos portáteis

Novos inimigos, um novo reino e até mesmo uma inédita princesa aguardavam o bigodudo neste título de lançamento do Game Boy


O Game Boy fez aniversário há pouco tempo, em 21 de abril. São 30 anos desde o lançamento japonês do pequeno notável e também de um título muito especial que foi disponibilizado ao mesmo tempo que o console, Super Mario Land, o jogo que marca a estreia do encanador no mundo dos portáteis. Hoje vamos relembrar um pouco desta clássica, porém diferente aventura do nosso bigodudo favorito.



O game traz uma jogabilidade semelhante ao clássico Super Mario Bros. de Nintendinho, só que adaptada à pequena tela do Game Boy. No inédito reino de Sarasaland, Mario deve encarar inimigos e cenários que fogem bastante do padrão da série até então. O objetivo ainda é o mesmo, resgatar uma princesa de um terrível vilão, porém a realeza da vez é a Princesa Daisy, esta é sua primeira aparição na franquia, e o chefe final é Tatanga, um invasor alien que chega a ser bem simpático.

Sarasaland é dividida entre quatro mundos, cada um composto por três fases, o que resulta em um jogo bem curto, porém não menos desafiador. Cada uma dessas áreas possui uma identidade bem particular, inspirada em algum local envolto em lendas no mundo real:
  • Birabuto Kingdom: inspirado no antigo egito, este mundo é um vasto deserto marcado por pirâmides ao fundo em áreas abertas e hieróglifos nas paredes e áreas fechadas. Os inimigos mais notáveis são os Gaos, monstros semelhantes a esfinges que cospem fogo. King Totometsu é o rei deles e o chefe ao final das três fases.
King Totometsu
  • Muda Kingdom: baseado no continente perdido de Mu e na região das Bermudas, este é o mundo aquático do jogo e sua terceira fase é o único local do jogo no qual podemos pilotar o submarino de Mario. Os inimigos mais chamativos aqui são uma espécie de cavalos marinhos chamados Yurarin e Yurarin Boo. O chefe é o líder deles, Dragonzamasu.
Dragonzamasu
  • Easton Kingdom: inspirado na Ilha de Páscoa, as fases deste mundo são decoradas com cabeças de pedra semelhantes aos Moai, grandes estátuas presentes na ilha de verdade. Os Tokotoko são os inimigos de maior destaque com sua aparência que também remonta a essas estátuas. E mesmo o chefe, Hiyoihoi, lembra um grande Moai capaz de arremessar pedras.
Hiyoihoi
  • Chai Kingdom: por fim, o último mundo do jogo encontra suas inspirações na China antiga. Os inimigos mais notáveis aqui são os Pionpi, criaturas meio zumbis baseadas no Jiangshi, uma espécie de vampiro dos mitos chineses. A última fase nos coloca no controle de um pequeno avião equipado com tiros de energia, ideal para enfrentar o chefe da área: Biokinton, uma nuvem que dispara galinhas voadoras (?!). Após derrotá-lo, Tatanga aparece imediatamente para ser encarado por Mario e decidir o final do jogo de uma vez por todas.
Biokinton
Tatanga

Super Mario Land foi muito bem recebido pela crítica, com elogios não só à sua jogabilidade adaptada ao portátil, mas também à sua trilha sonora muito bem ambientada de acordo com cada região usada de inspiração para as fases. Tamanho sucesso rendeu duas continuações:
  • Super Mario Land 2: 6 Golden Coins - Em sua primeira aparição na franquia, Wario toma posse do castelo de Mario enquanto o mesmo estava ocupado com os eventos de Super Mario Land;
  • Wario Land: Super Mario Land 3 - Neste game controlamos Wario pela primeira vez em busca de uma estátua dourada da princesa Peach, a qual ele espera poder vender por uma boa quantia para finalmente comprar seu próprio castelo. Este é o último jogo da série Super Mario Land e o primeiro da série Wario Land, que posteriormente continuaria no Virtual Boy, Game Boy Color, Game Boy Advance e Wii.


E você leitor? Já teve a oportunidade de jogar este game?
Atualmente Super Mario Land e suas continuações estão disponíveis na eShop do 3DS.
Nos conte sobre sua experiência participando nos comentários!

Revisão: Luigi Santana

Mestre Pokémon de longa data, salvador de Hyrule em todas as encarnações do herói e ocasionalmente um encanador de bigode grosso.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google