Stage Select

Os melhores cenários da série Super Smash Bros.

Vamos conferir as mais interessantes arenas de batalha da série de luta da Nintendo.

O que torna a série Super Smash Bros. tão popular? Elementos como personagens fascinantes, jogabilidade sólida e belos efeitos certamente são alguns dos elementos principais. Entretanto, existe outro aspecto importante que afeta diretamente as partidas: os cenários. Afinal, lutar em belos estágios é sempre uma diversão ainda maior. E a série de luta da Nintendo é uma fonte de ótimos exemplos, conforme vamos conferir neste Stage Select.

Antes de começarmos

A seleção dos cenários levou em conta todos os títulos da franquia lançados até o momento. Na hora de decidir quem deveria entrar na lista, elementos como originalidade, características especiais e representatividade foram considerados. E para evitar injustiças, a lista não é um Top 10, sendo que a ordem escolhida para estágios é apenas casual. Dito isso, vamos começar.
Super Smash Bros. Ultimate é uma verdadeira festa para quem curte muitas opções de cenários

Battlefield

Esse cenário está presente desde o começo da série e consiste em uma plataforma mais longa com três curtas organizadas em forma triangular. Com layout simples e sem elementos aleatórios ou interativos, Battlefield é um daqueles cenários perfeitos para que a pancadaria ocorra sem maiores interferências. Todos os títulos apresentam um plano de fundo legal nesse cenário que, ao lado do Final Destination, é palco das maiores e mais importantes batalhas.
Battlefield (Ultimate)

Final Destination

Quem sentiu a emoção de derrotar o poderoso chefe Master Hand no final do Super Smash Bros. (N64) original certamente não se esquece desse stage. Aliás, seja qual for a versão, o cenário Final Destination está presente com alguma luta chave para o modo história. Apesar de apresentar algumas variações no seu tema e fundo, a estrutura é sempre a mesma: uma longa plataforma simples sem outros elementos. Ou seja, perfeita para combates épicos contra os vilões da série!
Final Destination (Ultimate)

WarioWare, Inc.

Se os dois cenários anteriores são bastante lineares, WarioWare, Inc. é certamente um dos mais aleatórios da série de luta da Nintendo. Presente em Super Smash Bros. Brawl (Wii), Super Smash Bros. 3DS e Super Smash Bros. Ultimate (Switch), ele oferece uma mecânica muito original: diversos minigames, inspirados na série WarioWare, aparecem para os jogadores durante as partidas. Quem completar os desafios recebe algum bônus, como um item ou recuperação da energia, tornando a fase bastante dinâmica e divertida.
WarioWare, Inc. (Brawl)

Bridge of Eldin

Esse belo cenário estreou em Super Smash Bros. Brawl e é baseado em uma locação do game The Legend of Zelda: Twilight Princess (Multi). Ele consiste em uma longa ponte que liga duas áreas da região de Eldin Province, sendo que o rio Zora passa por baixo da construção. Também presente em Super Smash Bros. Wii U e Ultimate, o stage pode ter a ponte destruída por bombas ou outros ataques, sendo que ela se reconstrói após um tempo. Vale lembrar que o vilão King Bulbin aparece periodicamente cavalgando para atrapalhar os lutadores.
Bridge of Eldin (Ultimate)

Saffron City

Dentre as muitas opções, certamente Saffron City tem um lugar especial no coração dos fãs da franquia de luta da Nintendo. Introduzido em Super Smash Bros. e revisitado em Ultimate, o stage se passa no prédio da empresa Silph Co., famosa por produzir vários Poké-itens. Seja pela localidade nostálgica ou pelos diversos Pokémon que ele traz, como Chansey e Porygon, esse cenário é muito divertido e agradável de se jogar.
Saffron City (Ultimate)

Wily Castle

Chegando juntamente com a estreia do Bombardeiro Azul na franquia Super Smash Bros., Wily Castle apresenta uma localidade clássica no universo gamer. O castelo do vilão Dr. Wily, com primeira aparição em Mega Man 2 (Multi), aparece em destaque logo atrás da plataforma principal. Com estreia em Super Smash Bros. Wii U/3DS e trazido novamente em Ultimate, esse cenário também tem como atração o vilão Yellow Devil, que aparece para atacar os jogadores.
Wily Castle (Ultimate)

Super Mario Maker

Obtido via DLC em Super Smash Bros. 3DS/Wii U e integrado em Ultimate, o cenário Super Mario Maker é sempre uma surpresa. Com muitos elementos aleatórios, a arena muda constantemente entre elementos dos jogos Super Mario Bros., Super Mario Bros. 3, Super Mario World e New Super Mario Bros. U. Ou seja, os jogadores podem esperar por canos, poços de lava, plataformas móveis e os famosos blocos com pontos de interrogação.
Super Mario Maker (Ultimate)

Green Hill Zone

A estreia de Sonic em Super Smash Bros. Brawl também contou com o surgimento de um novo stage: Green Hill Zone, primeira e mais famosa fase da série de jogos do ouriço azul mais rápido do mundo. Esse é um cenário relativamente simples, mas merece menção pelo seu caráter absolutamente nostálgico. O estágio retornou em Super Smash Bros. 3DS e Ultimate, trazendo também a sua trilha sonora clássica.
Green Hill Zone (Ultimate)

Sector Z

Homenageando os jogos da franquia Star Fox, Sector Z estreou no primeiro Super Smash Bros. Nela, temos a nave Great Fox, originaria de Star Fox 64 (N64), como plataforma para os lutadores. O nome da arena é baseado na nébula vermelha no fundo do cenário, que tem uma forma que lembra a letra “Z”. Embora não tenha retornado em outros títulos, um cenário muito parecido chamado Corneria apareceu nos jogos subsequentes (exceto na versão Wii U). Com vários níveis diferentes e ataques aleatórios de naves Arwings, Sector Z é bastante caótico e divertido.
Sector Z (N64)

Rainbow Cruise

Vagamente baseado na fase Rainbow Ride de Super Mario 64 (N64), Raibow Cruise (que é o nome original em japonês da fase em Super Mario 64) surgiu em Super Smash Bros. Melee, retornando em Brawl e Ultimate. Nele, os lutadores começam em um grande navio voador que percorre o cenário até bater em um obstáculo. A partir daí, a tela se move e obriga os jogadores a percorrer diversas plataformas, incluindo tapetes voadores. No fim, os jogadores retornam para o navio, reiniciando o ciclo da fase.
Raibow Cruise (Ultimate)

Mario Circuit

Originalmente lançado em Super Smash Bros. Brawl, o cenário é baseado na pista homônima presente em todos os jogos da série Mario Kart. Embora Mario Circuit não seja diretamente baseado em uma pista dos títulos de corrida, a versão de Ultimate foi renomeada para Figure-8 Circuit, o que sugere uma relação com uma pista de Mario Kart DS. Assim, o nome original foi passado para um stage baseado no game Mario Kart 8 (Switch/Wii U), presente nas versões Wii U e Ultimate. Destaque para as plataformas móveis e para os Shy-Guys corredores.
Mario Circuit (Ultimate)

Coliseum

Em um jogo em que temos combates mortais, que nome mais adequado para um cenário do que Coliseum? Lançado em Super Smash Bros. Wii U e trazido novamente em Ultimate, esse estágio é inspirado em um modo de jogo da série Fire Emblem. A comprida plataforma da fase se altera através de mecanismos subterrâneos, exigindo atenção dos jogadores ao longo da partida que ocorre em uma verdadeira arena de batalha.
Coliseum (Wii U)

New Pork City

New Pork City surgiu em Super Smash Bros. Brawl e tem como destaque o seu tamanho, sendo composto por várias plataformas de tamanhos e formatos diferentes. O stage é inspirado em um dos cenários finais do game Mother 3 (GBA), cultuado jogo de RPG lançado somente no mercado japônes. A fase retornou em Ultimate, também trazendo a aparição da criatura Ultimate Chimera do jogo original.
New Pork City (Brawl)

New Donk City Hall

Inaugurado em Ultimate, esse cenário permite aos jogadores lutar em uma plataforma que percorre o prédio New Donk City Hall. Para quem não sabe, ele é parte do Metro Kingdom do game Super Mario Odyssey (Switch). Dependendo da música escolhida para tocar durante a partida, Pauline e sua banda apareceram ao fundo cantando e tocando assim como visto no jogo original. O personagem Capitão Toad também aparece como um figurante de luxo nesse divertido stage.
New Donk City Hall

Gaur Plain

Surgido no Super Smash Bros. 3DS/Wii U e trazido novamente por Ultimate, Gaur Plain é uma arena baseada no game Xenoblade Chronicles (Multi). Ela consiste em duas plataformas de pedra localizadas em cantos opostos do cenário, que apresenta um belo plano de fundo que muda através de um ciclo de dia e noite. O vilão Metal Face pode aparecer durante a noite (exceto na versão 3DS) para atacar os lutadores.
Gaur Plain (Wii U)

E você, leitor? Gostou desta seleção de cenários se Super Smash Bros.? Ou faltou (sobrou) algum stage? Deixe a sua opinião.

Revisão: Vinícius Rutes Henning

é produtor de conteúdo sobre games desde 2016 e um grande fã da décima arte, embora não tenha muito tempo disponível para ela. Seus games favoritos (que formam uma longa lista) incluem: KH, Borderlands, Guitar Hero, Zelda, Crash, FIFA, CoD, Pokémon, MvC, Yu-Gi-Oh, Resident Evil, Bayonetta, Persona, Burnout e Ratchet & Clank.
Também encontra-se no Twitter @MatheusSO02 e no OpenCritic.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google