Blast from the Past

WarioWare: Touched! (DS) trouxe muita diversão no melhor estilo Wario

Vamos relembrar um pouco deste criativo e divertido game para Nintendo DS.

Sempre buscando novas formas de revolucionar a indústria dos games, os títulos da Nintendo são normalmente conhecidos por dois pontos chave: inovação e diversão. Dentre os inúmeros jogos que se encaixam nestas duas características, WarioWare: Touched! (DS) se destacou por ser um dos que melhor utilizou as funcionalidades do Nintendo DS. Ou seja, nada mais justo que nos lembrarmos desse grande sucesso da Big N neste Blast from the Past.

Herança de família

Apesar de não ter uma série de jogos tão famosa quanto Mario, Legend of Zelda e Pokémon, por exemplo, a família WarioWare já se tornou tradição nos consoles da Nintendo. E todos os seus títulos compartilham um laço em comum: são repletos de minigames divertidos e inovadores, utilizando ao limite as funcionalidades dos sistemas para os quais são lançados.

Mas se engana quem pensa que o bigodudo Wario estreou nos games através dessa franquia. Super Mario Land 2: 6 Golden Coins (GB/3DS) trouxe sua primeira aparição, apresentando-o como vilão principal. Embora esta imagem de malvado seja a mais popular, a boa recepção do personagem proporcionou o lançamento do primeiro título da série Wario Land.
A estreia de Wario em 6 Golden Coins
Wario Land: Super Mario Land 3 (GB) estreou a família de jogos do Wario como protagonista, onde o herói/vilão deve coletar moedas e tesouros em uma ilha pirata. Vários outros títulos foram lançados até então, sendo o último Wario Land: Shake It! (Wii). Entretanto, certamente a franquia WarioWare foi a mais importante e a que trouxe mais notoriedade ao comedor de alho.
Sacudindo tudo em Shake It!
A série começou com WarioWare, Inc.: Mega Microgame! (GBA), lançado para o saudoso Game Boy Advance em 2003. Nele, tivemos a estreia do formato clássico da franquia: uma coletânea de pequenos e malucos jogos independentes. Sucesso de público e crítica, diversos novos títulos surgiram ao longo dos anos utilizando esse padrão. O mais novo integrante da família é WarioWare Gold (3DS), lançado em 2018, que contou com minigames inéditos e outros velhos conhecidos dos fãs.

Alguns dos melhores minigames desse jogo saíram diretamente de WarioWare: Touched!. Seguindo a tradição da família, ele aproveitou com maestria todo o hardware do Nintendo DS através do uso do touchscreen e do microfone do aparelho. Trazendo criatividade, nostalgia e diversão, este título é um dos melhores da série, conforme veremos a seguir.
Wario é o protagonista de Touched!

Um grande game feito de pequenos jogos

Lançado em dezembro de 2004 no Japão, fevereiro de 2005 na América do Norte e março de 2005 na Europa, WarioWare: Touched! foi desenvolvido pela produtora Intelligent Systems em conjunto com a Nintendo. A produção foi começada em paralelo com WarioWare: Twisted! (GBA), sendo que o título para DS fez parte da linha inicial de games para o console de duas telas.

E que melhor maneira de mostrar o que o Nintendo DS podia fazer do que a proposta de Touched!? Afinal, os minigames fizeram um excelente uso das funcionalidades do dispositivo: o jogador precisa riscar, bater e arrastar elementos na tela com a Stylus, além de cuidadosamente assoprar o microfone. Com mais de 180 joguinhos diferentes, sendo alguns deles bem malucos e originais, o título teve opções para todos os gostos.
Faça um carinho em cada bichano
Mas se engana quem pensa que este jogo é apenas um amontoado de pequenos games. Tudo foi perfeitamente encaixado com a qualidade que só a Nintendo sabe oferecer. Cada um deles é original e bem construído com um charme especial, sendo divididos em categorias de acordo com a sua mecânica de funcionamento.

Elas correspondem a um personagem da série WarioWare, que apresenta uma pequena história entre os seus minigames. As campanhas de cada um deles convergem para um único final e, embora nada muito elaborado, foi muito legal ver como se desenrolaram e se encaixaram em um mesmo fim. Até porque a turma do Wario é muito divertida e encantadora.
Toda a turma de WarioWare na pista de dança
O jogo é composto de 14 categorias, sendo 7 delas misturas das demais. Podemos destacar as seguintes: Wario, com minigames de bater na tela; Ashley, com quebra-cabeças; Kat & Ana com desafios de desenho; e Mike, com joguinhos utilizando o microfone. E o jogador não precisa se preocupar pensando em como aprender todos estas mecânicas, pois Touched! sempre oferece pequenos tutoriais para você se adaptar a cada uma.

Para se desafiar e se divertir

Cada novo joguinho vencido é liberado e pode ser revisitado quando quiser, adicionando uma grande vida extra ao game, já que o seu modo história pode ser concluído em cerca de 6 horas. Existem minigames para quem gosta de desafios ou para quem apenas curte se divertir sem sofrimento. A maioria deles consiste em tarefas que devem ser completadas dentro de um certo intervalo de tempo.
Coce as costas antes que o tempo acabe!
Mas os mais viciantes são os com pontuação, que levam você a jogar sem parar até quebrar os próprios recordes (ou dos seus amigos). Conhece algum aplicativo ou jogo de Android que seja simples, divertido e viciante, que te desafia a cada vez mais querer quebrar o recorde, como Doodle Jump ou Flappy Bird? WarioWare: Touched! é tão bom que me fez achar todos eles dispensáveis e querer carregar o DS para todo lugar.

A minha categoria favorita era a dos personagens 9-Volt & 18-Volt, onde todos os minigames foram baseados em jogos antigos da Nintendo, como Super Mario Bros., Metroid, Duck Hunt e Game & Watch. Além do fator nostalgia, todos foram bem construídos e são muito divertidos. Os chamados Toys, liberados conforme completamos o game, são outros pequenos jogos com brincadeiras simples, porém viciantes. Eles não são propriamente desafios, mas são tão divertidos quanto os demais, permitindo partidas sem limite de tempo.
Minigame inspirado no clássico Super Mario Bros.
Um exemplo de Toy, e, em minha opinião, o melhor deles, é o Play by Ear, que permite ao jogador utilizar o microfone do Nintendo DS para tocar uma gaita de boca eletrônica. Outra opção muito interessante é o Ping Pong, que, como o próprio nome diz, é um jogo de pingue-pongue para dois jogadores no mesmo aparelho! Aliás, creio que o único ponto negativo de WarioWare: Touched! tenha sido a falta de um multiplayer para se divertir com os amigos. O jeito era dividir o videogame e desafiar a galera para ver de quem eram os melhores recordes.
Muitos brinquedos para brincar

Mais um clássico do Nintendo DS

WarioWare: Touched! foi um dos primeiros títulos lançados para o console de duas telas da Nintendo e também é um dos melhores da sua franquia. O game trouxe vários minigames divertidos, que utilizaram todos os recursos do DS sempre com muito estilo e originalidade. Wario e sua turma são uma atração à parte no jogo, trazendo histórias engraçadas e ótimos momentos. Em um videogame cheio de clássicos, certamente este merece um espaço de destaque na sua biblioteca.
A turma do Wario é sempre garantia de diversão
E você, leitor? Já jogou algum game da série WarioWare? Curtiu o game Touched!? Deixe a sua opinião.
Revisão: André Carvalho

é produtor de conteúdo sobre games desde 2016 e um grande fã da décima arte, embora não tenha muito tempo disponível para ela. Seus games favoritos (que formam uma longa lista) incluem: KH, Borderlands, Guitar Hero, Zelda, Crash, FIFA, CoD, Pokémon, MvC, Yu-Gi-Oh, Resident Evil, Bayonetta, Persona, Burnout e Ratchet & Clank.
Também encontra-se no Twitter @MatheusSO02 e no OpenCritic.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google