Top 10

Yoshi's Crafted World (Switch): dez fases inesquecíveis

Confira o nosso ranking com os momentos mais marcantes da aventura.


De ilhas tropicais até paraísos de bolo e glacê. De casas mal-assombradas até estações espaciais em pane. Do conforto da ilha dos Yoshis até a batalha derradeira contra Kamek e Baby Bowser. Yoshi's Crafted World (Switch), a mais recente das aventuras solo do personagem, trocou o conforto e a uniformidade do mundo de lã por uma coleção variada de maquetes e de arte artesanal dos mais diversos tipos.


Enquanto revisitavamos (por várias e várias vezes — benditos Crafts!) todos esses mundos, resolvemos elencar nosso Top 10 de fases dessa aventura, para tentar identificar quais foram seus pontos mais altos. Nosso critério foi o do "conjunto da obra", ou seja, levamos em conta tanto os visuais, as mecânicas próprias e, é claro, o level design, como ingredientes essenciais para uma fase inesquecível. Confira a seguir nosso roteiro de viagem pelo Crafted World. Concorda? Discorda? Muito pelo contrário? Em todo caso, deixe seu comentário!

10 - The Shogun's Castle


O desafio final de Ninjarama traz um enfoque nos puzzles com elevadores móveis, combate com samurais mercenários e Shy Guys assassinos em uma fortaleza cheia de armadilhas mortais. A fase traz ótimas sequências de plataforma e colecionáveis bem escondidos, além de terminar em um sub-chefe de puzzle bastante divertido. Pra completar, os visuais ao estilo Japão feudal complementam os ares desse climax de um dos mundos mais legais do game.

9 - Monty-Mole-B-Gone


Algo que veio direto da série Mario, mas se tornou uma marca registrada da franquia própria de Yoshi é a presença de fases que focam em mecânicas específicas como forma de se quebrar o ritmo na progressão da aventura plataformesca, evitando assim o risco de monotonia. Monty-Mole-B-Gone é um nível do tipo, que transforma o jogo temporariamente em uma galeria móvel de tiro ao alvo estrelando as toupeirinhas de Super Mario World (SNES). O resultado é uma fase acelerada que lembra um shooter de arcade, com uma caça aos Monty-Moles (e aos coletáveis secretos) que se desdobra por vários níveis em um ritmo pré-definido.

8 - Go-Go Yoshi

Por falar em quebra de ritmo, Go-Go Yoshi é outro destaque nesse quesito. Compensando (ao menos em parte) a ausência das tradicionais transformações do Yoshi, o dinossaurinho recebe aqui seu próprio mecha, com o qual deve detonar uma maquete. Agilidade e precisão são necessários para conseguir os cobiçados 100% aqui, e a fase agrada pela jogabilidade diferente e extensão curta, contrastando com os momentos exploratórios mais longos que vêm logo antes e depois. Uma pena que o robozão tenha tão poucas aparições ao longo do game! 

7 - Yoshi Pulls Some Strings


Outro ótimo exemplo de plataforma bem executada, essa fase chama atenção pelo level design diferenciado. Ao invés do esquema horizontal de sempre, o nível traz uma progressão em sentido vertical que torna a coisa um festival de pulos em precisão e quedas desesperadoras. Jogar em dois jogadores tem o potencial de se tornar um festival de Yoshis flutuando por suas vidas — altamente recomendado!

6 - Skulking Around


Trazendo os Yoshis atuando em um raro modo stealth, Skulking Around é um excelente desafio de precisão e agilidade. A mecânica potencialmente simples dos alarmes é posta para funcionar de forma complexa, com visuais e efeitos sonoros que dão todo o clima de tensão à experiência. Todo cuidado é pouco nessa infiltração emocionante, que nos deixou com vontade de mais fases explorando a temática e o estilo (Secret Agent Yoshi — anota a ideia aí, Nintendo!).

5 - Poochy's Tape Trail


Na minha primeira jogada pela aventura, Poochy's Tape Trail foi o primeiro momento de real destaque onde as maiores qualidades do jogo realmente ficaram claras. As mecânicas simples de fitas de papel extensíveis ao longo dos vários planos da tela foram ocasião para os primeiros colecionáveis relativamente mais desafiadores da aventura. Completando o level design primoroso, os visuais também são cheios de cor e carisma. E claro que a presença do fofíssimo Poochy sempre é um adicional a se levar em conta!

4 - Weighing Acorns


Dentre os diversos cenários do game que me fizeram lembrar de LittleBigPlanet, Weighing Acorns foi provavelmente o que mais evocou as aventuras de Sackboy. Explorando muito bem uma mecânica pra lá de simples, mas muito funcional e divertida, essa aventura com temática florestal traz a pesagem de pequenas corujinhas feitas de avelãs para nivelar plataformas-balança. Muita exploração ao longo de um cenário bucólico e cheio de charme.

3 - Haunted Maker Mansion

Chegando no Top 3, temos fases que se destacam em todos os aspectos. A mansão assombrada de Haunted Maker Mansion é um dos cenários mais marcantes e carismáticos de toda a aventura. O cenário de horror quebra com a ambientação colorida que predominou até então, com Shy Guys zumbis saindo da terra e transições de sala que nos remetem a algo saído de uma mistura entre as Haunted Houses de Mario e algum Castlevania. A jogabilidade também traz algumas novidades marcantes: pequenos puzzles em salas mal assombradas forçam o jogador a pensar suas ações para evitar o temível Chompagobbler, recriando a atmosfera horrorífica na própria jogabilidade. Dentre vários estilos e mecânicas que eu gostaria de ter visto novamente em outras fases, esta se destaca como uma das melhores.

2 - Space Hub Hubbub


Seguindo uma épica (e precária) decolagem rumo ao espaço, a aventura nas estrelas de Yoshi chega aqui ao seu ápice. A base espacial traz diversos elementos visuais pra lá de carismáticos: Shy Guys com trajes espaciais (e sabres de luz!) e os simpáticos Cybos povoam muito bem o cenário. Quando meteoritos atingem o plano de trás da fase, uma pane total da base espacial causa o caos nas plataformas e torna os Cybos hostis à presença de nossos heróis: um exemplo de integração entre visual e jogabilidade, ao melhor estilo retrô.

1 - Poochy's Sweet Run

Poochy's Sweet Run disputou acirradamente a primeira vaga com seus vizinhos de pódio. A fase traz todos os elementos essenciais em sua melhor forma. O visual primoroso e detalhado é o mais marcante de toda a aventura — as cores vivas e a temática alimentícia nos trazendo inclusive boas memórias do Luncheon Kingdom de Super Mario Odyssey (Switch). Por sua vez, o level design complexo explora esses elementos de forma muito bem costurada: a plataformagem através dos diversos planos é provavelmente a que melhor explora a mecânica em todo o jogo, e os colecionáveis e segredos são todos muito divertidos de se localizar.

Coroando a experiência, a fase conta também com o poderoso fator de desempate chamado Poochy, em sua fofíssima aparição correndo pelos cantos do mapa e devorando bolinhos com voracidade para abrir caminho. Um cenário marcante, carismático e cheio de vida — ou seja, uma excelente representação das maiores qualidades do jogo.

é gamer pra todo jogo, mas tem predileção por títulos retrô e um bom e velho JRPG. Sonic, Donkey Kong Country, Ratchet & Clank, Final Fantasy e Disgaea são algumas das séries que formaram a paixão pelos games, desde que ganhou seu Mega Drive, muitos (nem tantos!) anos atrás. Além de escrever para o Nintendo Blast e Game Blast, pode ser encontrado tagarelando no Plano Crítico.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google