Jogamos

Análise: Warhammer Age of Sigmar: Champions (Switch) - Batalhas em constante movimento

O novo jogo gratuito de cards colecionáveis da empresa Games Workshop chegou para mostrar que ainda há espaço para inovação no gênero.

Warhammer Age of Sigmar: Champions é o novo card game produzido pela Games Workshop e, apesar de estar entrando em um mercado com fortes competidores já estabelecidos, como Hearthstone e Magic: The Gathering, o jogo traz novos conceitos e personalidade o suficiente para conquistar sua própria identidade. O jogo já pode ser baixado gratuitamente para Nintendo Switch, além de estar disponível no PC, iOS e Android, e não é necessário a assinatura do Switch Online para jogar online.

Uma verdadeira zona de guerra

Mesmo para quem já está familiarizado com o gênero, Warhammer pode assustar com a sua aparente complexidade inicial. Felizmente, a produtora fez um ótimo trabalho com os tutoriais do jogo, e é possível estar jogando para valer rapidamente. Esses tutoriais são divididos em 3 partes: a primeira mostrando os conceitos mais básicos, a segunda já apresentando a totalidade de uma partida e a terceira focada em introduzir o jogador aos efeitos mais elaborados existentes nas cartas.

O campo de batalha é dividido em 4 espaços para cada jogador, e cada espaço é comandado por um campeão que tem objetivos e habilidades próprias, sendo esses escolhidos junto das cartas do deck. Os campeões podem ser de 2 tipos: comandantes, que podem colocar cartas de tropas em campo, e os magos que fazem o mesmo para cartas de magia (vale lembrar que devido às particularidades de cada campeão é possível que algum mago possa utilizar tropas também e vice-versa).


Além desses tipos de cartas existem as cartas de habilidade, que podem ser usadas por qualquer campeão, e as bênçãos. Cada campeão possui uma série de objetivos durante a partida, que se cumpridos na ordem certa geram uma carta de benção aplicada ao mesmo. Essas bênçãos trazem efeitos poderosos para o jogador e podem mudar o curso da batalha, então tentar manejar as suas ações para cumprir os objetivos dá uma profundidade a mais nas partidas que com certeza é bem-vinda.

Por falar em ações, a cada turno o jogador pode realizar até duas ações, como colocar uma carta ou usar a habilidade de um de seus comandantes. Cada ação não gasta ao fim do turno é convertida em um saque de carta do deck no próximo turno, então é importante saber a hora de agir e a hora de aguardar por melhores possibilidades.

Ataque irregular

As cartas em si também atuam com um ritmo variado. Cada canto da carta possui um valor indicado (podendo ser um valor nulo), que indica o seu efeito presente. Esse valor rotaciona a cada turno, sendo o número indicado no canto superior esquerdo o que está valendo e, quando a rotação chega a um canto vazio, a carta vai para a pilha de descarte automaticamente e o campeão que a colocou em jogo estará livre para invocar uma nova carta.



Por exemplo: uma carta de tropa que conta com os valores “X, 3, 4” entrará em campo sem ativar nenhum efeito, mas ao início dos próximos turnos causará 3 e 4 de dano ao oponente, respectivamente. Parece desnecessariamente complicado no início mas isso faz com que as partidas tenham um ritmo inconstante que torna as coisas mais emocionantes e incertas, e não demora para pegar o jeito.

Existem variados tipos de deck, como Ordem e Caos, e cada um conta com seus próprios campeões e tipos de carta (embora algumas cartas sejam independentes e podem ser adicionadas a qualquer tipo de deck). O estilo de jogabilidade e estratégia muda consideravelmente de acordo com o tipo do deck, e todos são divertidos de usar. O design das cartas é muito bem feito e traz ilustrações interessantes e bem desenhadas. Cada tipo de baralho tem sua própria estética que combina bem com a ideia por trás dele.

Passe VIP

O jogo já conta com um modo solo com uma progressão planejada e, ao completar as missões, ganha-se decks de variados tipos além de pacotes com cartas aleatórias. Além disso, existem as missões diárias que trazem mais benefícios como dinheiro do jogo e novos pacotes. Existe a possibilidade de pagar uma assinatura Premium, que dá acesso a uma carta diferente todo dia, além de descontos e missões exclusivas e ganho de experiência consideravelmente acelerado.

Apesar de isso não ser necessário para aproveitar o jogo, esses constantes bônus para assinantes pode gerar uma desigualdade cumulativa entre assinantes e não assinantes. Isso tem que ser gerenciado cuidadosamente pela empresa responsável, pois pode acarretar em um desbalanceamento à longo prazo no jogo, especialmente nos níveis mais elevados. Caso a empresa siga o modelo dos outros grandes jogos desse gênero, podemos esperar uma rotação de novos tipos de deck ao longo do tempo, que é uma ótima forma de estar sempre corrigindo e melhorando o balanceamento geral do jogo. É possível digitalizar cartas físicas que o jogador possui para seu deck digital também, através do aplicativo para Android e iOS. Basta entrar no modo scan no aplicativo e enquadrar o card na câmera para que ele seja registrado na sua conta.

















Não custa tentar

Warhammer Age of Sigmar é um jogo que agrada tanto novos jogadores como
fãs antigos da franquia (o jogo é baseado em um jogo de mesa já existente de mesmo nome, exceto pelo subtítulo Champions), e prova que ainda há espaço no gênero para novos entrantes. Apesar da existência de assinaturas Premium e itens comprados com dinheiro real, é possível aproveitar o jogo sem gastar um tostão. Juntando isso à portabilidade do Switch e o ótimo sistema de encontrar partidas online, que raramente demora a encontrar um oponente, Warhammer torna-se um ótimo jogo para aproveitar em sessões mais curtas e casuais. Entretanto, também há profundidade de sobra para quem deseje entrar de cabeça na experiência.

Prós

  • Jogabilidade profunda sem ser desencorajadora;
  • Bom sistema de partidas;
  • Variedade grande de decks e cartas com personalidade própria.

Contras

  • Interface um pouco poluída;
  • Status Premium pode gerar crescentes desbalanceamentos;
  • Ferramenta de edição de decks confusa.
Warhammer Age of Sigmar: Champions - Switch/PC/iOS/Android - Nota: 7.5
Versão utilizada para análise: Switch
Revisor: Vinícius Rutes Henning
Análise produzida com cópia digital adquirida pelo próprio redator 

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google