Resumo do Super Mario Maker 2 Direct: modo história, multiplayer, novos elementos e mais

Foram 17 minutos de muitas novidades sobre o próximo grande exclusivo do Switch.



A Nintendo transmitiu mais uma edição do Direct, dessa vez, totalmente dedicada ao próximo grande lançamento que chega ao Switch: Super Mario Maker 2. Em 17 minutos de programa, foram apresentadas as principais novidades que estarão disponíveis nessa sequência do criador de fases. Entre as grandes surpresas, teremos um modo história em que será preciso reconstruir o castelo da princesa Peach e a possibilidade de jogar de maneira cooperativa ou competitiva no multiplayer online.

Tutorial rápido

O Direct começou explicando o conceito básico do game, que é o de criar, compartilhar e jogar fases de Super Mario. Com a criatividade sendo o limite, podemos inventar infinitos tipos de estágios tendo à disposição elementos icônicos da franquia, como blocos, moedas, inimigos e power-ups. Até mesmo os cenários são personalizáveis, indo desde o mundo inicial clássico até os castelos, passando por áreas subterrâneas ou subaquáticas.

Outra característica marcante é a mudança de visual. O jogador pode criar a sua fase com os gráficos de Super Mario Bros., Super Mario Bros. 3, Super Mario World e New Super Mario Bros.. Os assinantes do serviço Nintendo Switch Online conseguem ainda compartilhar suas criações com todo o mundo, além de terem acesso à lista de estágios desenvolvidos por outras pessoas. Essa funcionalidade faz com que esse seja praticamente um jogo infinito.
Apresentação para quem não conhecia o jogo

Novidades

Na sequência, o Direct apresentou novas ferramentas que chegam em Super Mario Maker 2. A primeira é a possibilidade de criar ladeiras onde o encanador desliza, ganhando velocidade e eliminando qualquer um pelo caminho. Por falar nos inimigos, foi confirmado que o Angry Sun, de Super Mario Bros. 3, será um dos adversários disponíveis. Já em relação as plataformas, destaque para o Snake Block, que se movimenta em direção pré-determinada e Mario tem que se equilibrar sobre ele. Essa armadilha contará com versão alternativa com velocidade elevada.

Teremos ainda dispositivos de On/Off, que transformam blocos azuis em vermelhos — criando ou bloqueando passagens. Eles também podem ser usados para alterar o caminho nas fases em que elementos voadores se movem sobre trilhos ou mudar o sentido de esteiras rolantes. Outra novidade interessante é a plataforma em formato de gangorra, que sempre pende para o lado onde está o Mario. Mecânica não vista anteriormente na franquia e que faz sua estreia é a garra, que prende o bigodudo e permite que ele balance para alcançar outras áreas.
O imparável Angry Sun estará no game


Será possível desenvolver desafios mesclando elementos de estágios secos e água, de maneira semelhante ao que acontece na terceira fase de Super Mario World. Nesse tipo de mapa, o criador consegue subir ou descer o nível d'água conforme os jogadores forem avançando. Essa mecânica de também pode ser usada com a lava.

O rolamento automático da câmera estará disponível, inclusive, permitindo a criação de áreas verticais. Um inimigo que estreia em Super Mario Maker 2 é o Banzai Bill, que realiza o movimento padrão ou persegue o jogador quando aparece na tela. Item que também aparece pela primeira vez é o Dry Bones Shell, usado para navegar na lava ou tornar o encanador invencível por alguns segundos.

Além das moedas clássicas, existirão outras maiores, como as de 10, 30 e 50. Elas podem ser posicionadas em áreas secretas ou de difícil acesso para recompensar aqueles mais habilidosos. Efeitos sonoros exclusivos estarão disponíveis para dar uma característica ainda mais pessoal e personalizada para as fases criadas por você.
Adicionando desafios molhados em fases secas


A primeira funcionalidade multiplayer mostrada foi que com o uso do par de Joy-Con será possível que duas pessoas criem a fase ao mesmo tempo. Novidade também bastante interessante é que os estágios poderão ter condições específicas para serem finalizados, por exemplo, chegar até o final coletando todas as moedas, eliminando determinado tipo de inimigo ou com o Mario grande.

No fim dessa seção, o Direct apresentou diversas outras novidades: redemoinhos de vento que jogam o Mario e os inimigos para cima; espinhos de gelo que caem quando alguém passa por baixo deles; esteiras rolantes em formato de ladeiras; Yoshi vermelho que cospe fogo; paraquedas que deixam mais suave a caída de inimigos ou itens; e a presença de Boom Boom.
Boom Boom está entre os inimigos disponíveis

Modo história

A grande surpresa desse Direct foi a confirmação de que Super Mario Maker 2 terá modo história. Com o objetivo de reconstruir o castelo da princesa Peach, nosso herói precisará superar diversas fases que foram criadas pela equipe da Nintendo e coletar a maior quantidade possível de moedas, afinal, a montagem de um palácio não é nada barata. Serão mais de 100 estágios diferentes, que demonstrarão maneiras criativas de usar todas as ferramentas disponíveis no game.
Os Toads e a Toadette serão os ajudantes na obra

Cenários

Além dos cenários que já existiam no primeiro game, será possível criar fases com novas temáticas: deserto, neve, floresta e céu. Cada um deles terá sua própria música, composta pela lenda Koji Kondo — responsável pela trilha sonora da franquia desde Super Mario Bros. e que já trabalhou nas séries The Legend of Zelda e Star Fox.














A Lua

Clicando no ícone da Lua, as fases durante o dia são transformadas em noturnas, alteração visual que não é a única mudanças. Por exemplo, quando o Angry Sun atrapalha a vida do Mario nos períodos mais claros, a noite ele é trocado pela Lua e ao tocar nela todos os inimigos que estão na tela desaparecerão.

As modificações também variam de acordo com o tema da fase. No inicial clássico, os Goombas irão flutuar; no subterrâneo, a tela fica de cabeça para baixo; nas casas de fantasmas, as luzes se apagam e a única iluminação permanece sobre o Mario; no céu, a gravidade será reduzida; no deserto, haverá tempestade de areia que deixa mais difícil caminhar para frente; na neve, os terrenos são bastante escorregadios; e na floresta a água estará envenenada. Alguns itens também se transformam durante a noite, por exemplo, o cogumelo verde fica com aspecto assustador e persegue Mario.
A Lua tratá variantes interessantes para as fases

3D World

Será possível criar fases com o tema de Super Mario 3D World, que terão características bem particulares se comparadas com as demais. Algumas ferramentas disponíveis nesse tema não poderão ser aproveitadas nos estágios com o visual dos outros jogos, por exemplo, o power-up do Cat Mario e os Clear Pipes. Novidade que pode estar presente nas fases que se passam no 3D World são as caixas, que devem ser quebradas ou usadas para formar pontes sobre a água ou lava.

As Warp Box estarão disponíveis para levar o jogador para outras áreas, além disso, desafios bastante intensos poderão ser criados com os Spike Block, principalmente, quando combinados aos dispositivos de On/Off. Outra ferramenta são os blocos de exclamação, que criam plataformas conforme Mario bate nele. O pesadelo de muitos jogadores de 3D World, os Blinking Blocks, que aparecem e desaparecem conforme certo padrão e tempo, estarão de volta para nos assombrar.

Também estarão disponíveis os Track Blocks, que podem se movimentar sozinhos ou somente quando Mario está sobre eles, e os Mushroom Trampoline, espécie de cama elástica que permite saltos mais altos. O tema contará com inimigos exclusivos: a Piranha Creeper, que se move de maneira linear para fora de canos; os Skipsqueak, que também pulam sempre que Mario salta; o Koopa Troopa Car, carrinho que pode ser usado para fases em alta velocidade; o monstro de fogo Charvaargh; a Banzai Bill que pode ser disparada na direção da tela; a subchefe Pom Pom; e até mesmo o Cat Bowser.
Cat Bowser está de volta

Funcionalidades online

Será possível deixar comentários nos estágios que estamos jogando, por exemplo, um alerta de cuidado onde existe alguma armadilha. O game permitirá também o download de fases para serem desbravadas quando o Switch não estiver conectado na internet — possibilidade extremamente importante considerando o modo portátil do console híbrido. Os jogadores terão um perfil de criador, que vai ganhando pontos conforme novas fases forem sendo desenvolvidas por ele. Esses pontos servem para liberar itens de customização para o perfil.

Contudo, o mais interessante é o Network Play, que permitirá jogar fases online com até outras três pessoas de maneira cooperativa ou competitiva. Dependendo do desempenho, seu marcador de habilidade sobe ou desce. Por meio desse sistema, será possível sempre jogar com quem está no mesmo nível que você.

Quando estiver na companhia de amigos que têm o Switch, podem ser criadas seções para compartilhar a jogatina de maneira local. Nesse caso, somente uma das pessoas precisa ter acesso a internet para baixar os dados e disponibilizar para os demais, porém, todos precisam ter sua própria cópia do game.
Suba ou desça seu ranking conforme joga


Finalizando

Para encerrar o programa, foi informado que a Big N organizará um campeonato de Super Mario Maker 2 no dia 08 de junho, o final de semana antes da E3. Alguns jogadores convidados terão que demonstrar seus dons superando fases criadas pela equipe da Nintendo Treehouse. Também foi revelado que o game poderá ser adquirido em um conjunto promocional, que trará 12 meses de assinatura do Nintendo Switch Online.

Novidade bastante interessante revelada no final do Direct foi o Nintendo Switch Game Vouchers, disponível somente para quem já é assinante do Nintendo Switch Online. Os membros do serviço poderão adquirir um voucher por US$ 99 e trocá-lo por dois jogos selecionados, economizando US$ 19 no processo. Porém, essa promoção ficará disponível somente até 31 de julho.
Super Mario Maker 2 chega para o Nintendo Switch no próximo dia 28 de junho. 
Confira a íntegra do Super Mario Maker 2 Direct:


É jornalista e obcecado por games (não necessariamente nessa ordem). Seu vício começou com uma primeira dose de Super Mario World e, desde então, não consegue mais ficar muito tempo sem se aventurar em um bom jogo. Diretor de Redação do Nintendo Blast.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google