Final Fantasy XII: The Zodiac Age (Switch) - Melhores classes para cada personagem

Com tantas opções pode ser complicado compor a party mais eficiente e, por isso, trazemos aqui algumas recomendações para cada personagem.


Em toda party de RPG, além de vários personagens jogáveis, temos combinações de classes, equipamentos, atributos, etc. É normal que muitos jogadores se sintam intimidados por isso e, ao invés de saírem testando suas próprias composições, preferem ter alguns norteamentos. Seguindo a análise do jogo, neste texto serão apresentadas algumas recomendações a respeito disso para Final Fantasy XII: The Zodiac Age (FFXII).


Mas, antes de qualquer coisa, é muito importante ressaltar que nessa última versão do jogo é possível alterar as classes dos seus personagens, logo, há um grande incentivo para experimentar combinações diferentes. Isso é salientado ainda mais por dois fatores:

1) Durante o modo história, ao invés de juntar duas classes que façam “a mesma coisa” em um personagem, há um incentivo maior para nulificar os lados negativos dele;

2) Se a sua party tiver um formato minimamente recomendado, com um healer, um atacante físico e outro mágico, dificilmente você terá problemas com o conteúdo da história principal.

Sabendo disso, irei apresentar cada personagem, falando sobre seus prós e contras, e, depois, mostrarei algumas parties.

Vaan

O nosso protagonista bobinho, justamente por ser o primeiro personagem que o jogador pode controlar, acaba por ser o mais versátil de todos, podendo assumir com tranquilidade quaisquer classes. Mas, mesmo assim, ele tem uma afinidade natural com classes físicas, tanto pela sua HP alta quanto pela sua versatilidade com armas de combo.

Sugestões: Bushi e Shikari para dano físico; Knight para tank; qualquer Mage para torná-lo um híbrido.

Penelo

A narrativa imediatamente marca a Penelo como uma healer, e os seus atributos não negam isso. Ela e Ashe são as magas mais naturais e, portanto, acabam por receber muitas das mesmas recomendações, porém, quando comparada com Ashe, ela se sai melhor como suporte. Caso você a queira como White Mage, mas se preocupa com o fato de que ela não dará dano nenhum nas folgas entre curas, torne-a Machinist, sua segunda classe. Assim, você  nunca precisará se preocupar em  melhorar esses atributos, apenas a sua arma, e pronto!

Sugestões: White Mage, Black Mage, Red Battlemage e Time Battlemage, mas também Monk e Machinist.

Ashe

Como mencionado anteriormente, Ashe é a maga mais parruda da trupe. Sabendo disso, quase que sempre a sua primeira classe deve ser Black Mage. Já a segunda, novamente dependeria da função que ela iria cumprir, mas eu definitivamente não recomendo que ela seja Black e White Mage ao mesmo tempo, pelo simples fato de que ela passará a maior parte do tempo curando do que aniquilando os seus inimigos.

Sugestões: Black Mage sempre; Red Battlemage para foco total em dano; Time Battlemage para híbrido com suporte; Bushi para híbrido com ataque físico.

Basch

O soldado veterano, naturalmente, não pode fugir muito de classes físicas, então, assim como a sua Ashe provavelmente será uma máquina de dar dano mágico, Bash fará o mesmo com porradas. Nesse caso, a monstruosa combinação de Shikari e Foebreaker se destaca, principalmente para o endgame. Porém, ele também pode ser um tank como Knight e, ainda mais, um “paladino” tank-healer se a sua classe secundária for White Mage.

Sugestões: Shikari, Bushi e Foebreaker para dano; Knight para tank e White Mage para esse híbrido divino.

Balthier

Os atributos naturais do Balthier são bem parecidos com o do Basch, mas, infelizmente, ele não se sai bem como Machinist, mesmo que a narrativa o pinte como um ótimo atirador. A sua principal vantagem, além da força física, é certamente a sua velocidade, portanto, há várias possibilidades para o pirata.

Sugestões: Shikari, Knight, Foebreaker e até mesmo Red Battlemage para um híbrido.

Fran

Se Vaan é um coringa que funciona com tudo, Fran é quase o mesmo… só que na verdade não é ótima em nada. Para alguém que queira otimizar tudo, isso pode ser problemático, mas caso você pretenda usar todas as classes, coloque as que foram deixadas de lado aqui! A história a direciona para usar um arco e flecha ou uma arma, logo, há um destaque para Machinist e Archer, e ambas vão muito bem com Time Battlemage.

Sugestões: Machinist, Archer para dano primário; Time Battlemage e Uhlan para suporte; White Mage caso você queira dar destaque aos outros personagens.

Bem, sabendo disso, fica evidente que há uma grande flexibilidade para cada personagem, mas, mesmo assim, aqui vão algumas recomendações mais diretas:

Party sem repetições

Caso você seja como eu e não goste da ideia de deixar alguma classe de lado, talvez essa seja a sua party!

  • Vaan: Bushi e Monk
  • Penelo: White Mage e Machinist
  • Ashe: Black Mage e Time Battlemage
  • Basch: Knight e Red Battlemage
  • Balthier: Shikari e Foebreaker 
  • Fran: Archer e Uhlan

Party para matar os chefões mais difíceis

O ideal, na verdade, é considerar a fraqueza de cada chefão e montar uma equipe de dois membros para dano físico ou mágico, com um healer. Porém, se você estiver bem equipado, provavelmente lidará com qualquer problema com essa aqui:

  • Balthier: Shikari e Foebreaker
  • Ashe: Black Mage e Red Battlemage
  • Basch: Knight e White Mage

A party mais versátil possível

Do mesmo modo, se você quiser uma party “simples”, versátil e que não exige uma configuração de Gambits muito complexa, essa daqui deve te ajudar muito para inimigos normais também:

  • Vaan: Shikari e Foebreaker
  • Penelo: White Mage e Machinist
  • Ashe: Black Mage e Monk

Bem, essas são as sugestões! Mas, lembrando, o jogo te incentiva muito a experimentar com diversas classes e composições diferentes, logo, adapte esses moldes da maneira que achar necessário ou interessante.

Você tem alguma outra dica sobre FFXII? Deixe aí nos comentários!

Revisão: Vinícius Fernandes

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google