O mundo mobile da Nintendo

Desde sua entrada para o mundo mobile, em 2015, a Nintendo vem aumentando seu catálogo de games nos dispositivos móveis, e o seu futuro promete.

em 30/05/2019

Durante muitos anos, a Nintendo se manteve fechada para o mercado Mobile, demonstrando que não precisava dele para atingir seu público. Com a evolução do mundo gamer, em meados de 2015 a Big N decidiu avaliar melhor a possibilidade de criar jogos para celular.


Em uma parceria com a empresa DeNA CO, uma das maiores desenvolvedoras do mercado mobile no Japão, a Nintendo decidiu entrar para o mundo dos apps, dando enfim abertura para que a DeNA criasse os seus jogos, com o compromisso de manter a qualidade e a dedicação que a empresa sempre teve.

A aliança entre as duas empresas, complementa o negócio de sistemas dedicados de videogames da Nintendo, assim como amplia seu alcance para o vasto mercado de usuários de dispositivos inteligentes ao redor do mundo. Sob a aliança, a DeNA também conseguirá fortalecer o ramo de jogos em uma escala global, ao usar propriedades intelectuais da Nintendo.











Em um comunicado a parceira informou que "a fim de garantir a qualidade da experiência esperada pelos consumidores […] serão criados apenas jogos originais otimizados para funcionalidades de dispositivos inteligentes, em vez de portar jogos criados especificamente para o Wii ou o Nintendo 3DS".

Após o sucesso dos jogos novas empresas fecharam parceria com a Nintendo para lançar seus games, como é o exemplo da Cygames e da The Pokémon Company.

Mergulhando de cabeça no Mundo Mobile

Dando início aos trabalhos, vamos começar com os lançamentos:
  • Pokémon Shuffle Mobile:
Lançado no início de setembro, Pokémon Shuffle foi a estreia da Nintendo no mundo mobile. Inspirado em Candy Crush, o game trouxe a captura dos Pokémon no modo puzzle, onde para atacar é necessário juntar três ou mais monstrinhos.











  • Miitomo:
O Miitomo usa os personagens Mii que foram apresentados no console Wii da Nintendo. Escolha a partir de uma ampla biblioteca de características faciais para criar um Mii parecido com você. Também é possível criá-los rapidamente ao usar uma foto tirada com a câmera do seu dispositivo inteligente. Depois de criar o seu Mii e dar um apelido a ele, você pode personalizar sua fala e escolher a sua personalidade.



  • Super Mario Run:
Um dos jogos mais aguardados pelos fãs foi sem dúvidas Super Mario Run: Tendo seu lançamento em Novembro de 2016 o game proporciona ao jogador uma nova experiência, algo totalmente diferente de Pokémon Shuffle. O jogador comanda apenas os pulos do encanador, já que o movimento é automático. É possível baixá-lo gratuitamente, onde o jogador tem direito a jogar três fases, no entanto, após isso deve-se comprar o jogo (o que não agradou muito os players).




  • Fire Emblem Heroes: 
Baseado na franquia de RPG Fire Emblem, o game mistura personagens de diversos títulos em apenas um jogo, permitindo que o jogador colecione e monte diversas equipes conforme sua necessidade.  As batalhas seguem o mesmo ritmo encontrado nos títulos da série para consoles e portáteis, mas sem a morte permanente e com algumas simplificações, como a impossibilidade de errar ataques, por exemplo.




  • Pokémon Magicarp Jump:
O jogo traz um nível agradável de diversão, contando com uma enorme variedade de atividades para seus jogadores, todas envolvendo seu “fantástico” Magicarp. Entre elas, você poderá treinar seu Pokémon para pegar experiência, subir de nível e competir na liga dentro do jogo.




  • Pokémon Quest:
O game consiste em montar um pequeno time de Pokemon em que criaturinhas andam e atacam sozinhas. O jogador pode ativar seus golpes especiais ou tornar tudo 100% automático, enquanto apenas olha o desenrolar do jogo.




  • Pokémon Duel:
É um jogo de tabuleiro virtual de Pokémon que usa as famosas criaturas para batalhas diferenciadas, onde o jogador deve construir um baralho para que possa desafiar outros jogadores, no modo online ou contra computadores.




  • Animal Crossing Pocket Camp:
Um dos games preferidos dos fãs da Nintendo, Animal Crossing também chegou ao Mobile nele o jogador deve gerenciar um pequeno acampamento e deixar os seus vizinhos felizes. O jogo também possui várias características tradicionais da série original, como decoração, pesca e caça a insetos, além de novos elementos.




  • Dragalia Lost:
O game é um multiplayer online que exige que o usuário deslize o dedo na tela para conquistar os seus inimigos. Para usufruir das habilidades disponíveis no game, os vários personagens controlados pelo jogador poderão se transformar em dragões durante a jogatina, um prato cheio para quem curte RPG e criaturas fantásticas.




  • Pokémon GO:
Um dos mobile games mais esperados, Pokémon Go coloca realidade virtual nas mãos dos gamers e consegue ser um sucesso até hoje. Capturar os monstrinhos enquanto anda na rua, duelar em ginásios, batalhar com seus amigos e trocar Pokémon são algumas das funcionalidades do game. Esse app trouxe inovação e mudou os jogos mobile.


Pensando no futuro

Um mundo sem volta, é esse o mundo dos jogos Mobile. O número de pessoas aderentes aos apps cresce constantemente, algo que incentiva a Nintendo e suas parceiras a não parar tão cedo. Previsto para chegar em 2019, Mario Kart Tour, já está sendo testado por alguns sortudos, e em breve teremos o game disponível para nos divertimos com mais essa franquia na palma de nossas mãos.



O jogo terá todas aquelas mecânicas conhecidas e usadas por qualquer título grátis (F2P), como uma barra de energia que é consumida a cada corrida (evitando que o jogador faça muitas corridas de uma só vez), além de diversos personagens e carrinhos que precisam ser desbloqueados.

E por falar em novidades, na última terça-feira (28), novos aplicativos foram anunciados na Pokémon 2019 Press Conference, dando as boas-vindas ao novo título da franquia Pokémon Sleep. O novo jogo chega para transformar suas noites de sono em entretenimento, modificando o gameplay do seu game. Dependendo de seu descanso na noite anterior, você poderá utilizar um dispositivo chamado Pokémon GO Plus+, que se conectará via bluetooth com o aplicativo e analisar a sua noite.



Shut up and take all my money

No seu último relatório financeiro, a Nintendo publicou alguns resultados impressionantes para o seu negócio móvel. Citando o RPG de ação Dragalia Lost como um condutor especialmente forte nessa área, a empresa de Kyoto reporta uma receita de 46 bilhões de ienes (pouco mais de 320 milhões de libras ou mais de 411 milhões de dólares). Isso representa um aumento considerável de 17% com relação ao ano passado. É um número significativo, que mesmo após uma tentativa falha do Miitomo, a empresa conseguiu alavancar e crescer no ramo.

Ao infinito e além

Sem dúvidas esse investimento da Big N em aplicativos mobile, nos deixa ansiosos para o futuro, e para os próximos jogos, pois a sensação de ter as maiores franquias, como Mario Kart e Super Mario em todos os lugares, é no mínimo viciante. Obviamente que os usuários do Nintendo Switch podem levar os games para todos os cantos, mas muitas pessoas gostam da experiência mobile, o que atrai mais consumidores dos jogos Nintendo e de seus parceiros.

A empresa está disposta a nos proporcionar cada vez mais novos produtos, e as novidades são constantes, tendo em vista, por exemplo, que em Pokémon GO, as atualizações chegam no mínimo todo mês. Esperamos que mais títulos cheguem aos smarthphones.

Revisão: Vinícius Fernandes



Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.