Perfil

Dixie Kong - Rodopiando pelo Kremisfério

Ajudante, protagonista, roqueira, simpática e amante dos chicletes de bola: Dixie Kong é um membro importante da família Kong que conquistou uma geração.


A franquia Donkey Kong possui diversos personagens consagrados no universo da Nintendo, como o próprio Donkey, que foi de vilão a herói, seu fiel ajudante Diddy e Funky com seus aviões feitos de barris. Até o Cranky Kong entrou na brincadeira para dar umas "bengaladas" em seu neto. Dentre essas personagens, teve uma que chegou devagarzinho e foi ganhando respeito e o coração dos jogadores. Com seus cabelos loiros e compridos, e mascando aquele chiclete bola que até hoje eu não sei fazer, fomos agraciados com a primeira protagonista feminina da série. Seu nome? Dixie Kong.

Quem é Dixie Kong?

A Dixie é conhecida por todos da família Kong por seu longo cabelo loiro, amarrado com uma faixa azul-clara e sua roupa rosa, juntamente com sua boina, e olhos verdes. Com uma coragem de dar inveja até em Link, a Dixie tem uma paixão por grandes aventuras e fica feliz em poder participar delas. Por conta dessa “super atividade”, a Dixie é fã de esportes e, sempre que pode, gosta de disputar uma partida de basquete ou de basebol com Donkey e Diddy. Falando em Diddy, Dixie é namorada do macaquinho arteiro e em muitas cutscenes, podemos notar um olhando para o outro, mas que romântico! 

Multitarefas, nossa macaquinha loira também possui um forte gosto musical, que é evidenciado pelo seu solo de guitarra ao final das fases de Donkey Kong Country II - Diddy Kong Quest (SNES/GBA) ou quando fica um tempo parado em Donkey Kong Country - Tropical Freeze (Wii U/Switch). Inclusive, ao final do jogo, podemos ver Dixie tocando sua mais nova guitarra, em formato de banana. Sua principal habilidade, “Rotação Helicóptero” (Helicopter Spin em inglês), permite que Dixie passe mais tempo no ar do que os outros, retardando seu pouso e podendo planar por alguns segundos, chegando em locais que outros personagens da franquia não conseguem (sim barris de bônus, estamos falando de você!). Isso se dá pelo fato de que ela não pode rolar como Donkey e Diddy, portanto, ter uma característica única como essa faz com que Dixie seja uma das personagens mais interessantes do universo de Donkey Kong.

Rock´n´Roll!

Donkey Kong Country II - Diddy Kong Quest

A primeira aparição de Dixie Kong nos jogos da franquia foi no Super Nintendo em Donkey Kong Country II - Diddy Kong Quest (SNES). Nele, Donkey Kong é raptado pelo Kapitain K.Roll (pronuncia-se “Krool” de cruel em inglês), que deixa um bilhete para Diddy dizendo que ele nunca mais o verá. A partir daí, Diddy e Dixie viajam para a ilha dos crocodilos, lar dos Kremlings, a fim de resgatar Donkey Kong. Ainda que apareça como coadjuvante, Dixie é um pouco mais lenta que Diddy porém compensa essa deficiência por retardar sua queda em virtude de sua habilidade e por ser capaz de alcançar locais escondidos em algumas fases, rendendo bons prêmios aos jogadores.

Donkey Kong Country III - Dixie´s Kong Double Trouble

De ajudante à protagonista, Dixie Kong foi o holofote em Donkey Kong Country III - Dixie´s Kong Double Trouble (SNES). De férias ao norte do Kremisfério, Donkey e Diddy Kong decidem ir em uma aventura juntos, deixando Dixie para trás. Nisso, ambos são raptados (de novo...) por um grupo de Kremlings liderados por KAOS, um robô gigante que não gosta muito dos Kongs. No final, KAOS era apenas um peão criado pelo Kaptain Krool, que apareceu disfarçado de Baron K. Roolenstein. Ao descobrir esse ato dos Kremlings, Dixie vai ao resgate de seu amigo e de seu namorado. Antes de partir em sua missão, Funky Kong pede para que Dixie cuide de seu primo mais novo, Kiddy Kong, que acaba sendo seu ajudante durante sua jornada.

Donkey Kong Country - Tropical Freeze

Depois de mais de cinco anos sem aparecer em um jogo da franquia (fez falta em Donkey Kong Country Returns para o Nintendo Wii e 3DS), Dixie retorna para uma participação mais do que especial em Tropical Freeze. Novamente como coadjuvante, Dixie ainda pode utilizar seu cabelo como uma hélice, elevando Donkey Kong por alguns segundos, permitindo que alcancemos locais mais altos do que normalmente poderíamos se estivéssemos sozinhos ou com Diddy. 

Nesse jogo há uma segunda “habilidade” para Dixie em Kong POW, transformando todos os inimigos em corações amarelos, que funcionam como uma segunda vida, ou seja, se recebermos dano em um coração dourado, ele volta a ser vermelho. Contudo, esse bônus não dura a fase toda, diferente do Heart Boost.

Yeeeah!

Dixie Kong no Futuro

Mesmo com participações em outras mídias, como série animada e histórias em quadrinhos, a Dixie ainda parece viver na sombra de Diddy e só ganha destaque quando associada a outro membro da família Kong. Mais jogos como Mario Kart, Super Smash Bros. e tantos outros da própria série Donkey Kong poderiam ter a Dixie como personagem principal jogável, não apenas como ajudante. Seu potencial é incrível, ainda mais porque de todos os Kongs, ela é a única representante feminina dos jogos, ainda que tenhamos visto Candy Kong (namorada do DK) algumas vezes, trazer um público diferente e abordar temas recorrentes com a presença de Dixie nos jogos, a franquia pode ganhar ainda mais fôlego, quem sabe até ganhar um jogo em terceira pessoa, no estilo Donkey Kong 64, só que com várias histórias diferentes?

Revisão: Vinícius Rutes
Referências: Donkey Kong Wiki

Fã de carteirinha da franquia Pokémon desde os oito anos de idade, teve seu primeiro contato com os monstrinhos de bolso no Game Boy Color e de lá para cá, são mais de 25 anos de alegria. Fanático por vídeo-games, gostaria de poder jogar mais tempo do que trabalha.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google