Pokémon Blast

Pokémon pseudo-lendários: tão poderosos quanto as verdadeiras lendas

Vamos falar um pouco sobre as criaturas que rivalizam com nomes como Mewtwo e Arceus.

Embora existam muitas opções de Pokémon para formar uma equipe, existem aqueles que se destacam por serem mais poderosos que a maioria. E se você pensou primeiro em criaturas lendárias como Ho-Oh e Rayquaza, saiba que existe um outro grupo que rivaliza com eles: os pseudo-lendários. Neste Pokémon Blast, vamos falar um pouco sobre esta categoria que reúne alguns dos mais fortes monstros de bolso dos games.

Mas o que são pseudo-lendários?

Antes de começar a lista, nada melhor do que definir o termo. Pseudo-lendários formam um grupo de Pokémon com as seguintes características: três estágios de evolução, base stats (soma de todos os stats, que são ataques especial e físico, defesas especial e física, HP e velocidade) de 600 e 1.250.000 pontos de experiência no nível 100. Além destes requisitos, os Pokémon pseudo-lendários são muito fortes por terem tipos interessantes, bons movepools, entre outros pontos. Logo, criaturas como Alakazam e Scizor reúnem apenas parte das exigências e, mesmo sendo bastante poderosas, ficam de fora do time.

Dragonite

Desde os primeiros títulos da série, Pokémon Green e Pokémon Red deixaram bem claro que Dragonite era uma das criaturas mais poderosas do game. E essa alta capacidade de luta se mantém até as gerações mais novas. Graças a várias características diferentes, ele é um ótimo Pokémon para se ter na equipe.
Seu tipo dragão/voador lhe confere várias resistências (e poucas fraquezas), além de proporcionar um movepool muito amplo. Todos os seus stats são acima da média, com destaque para o seu alto ataque físico. E além de muito forte, Dragonite também é carismático e bonito, sendo um dos dragões mais populares da série.

Tyranitar

Um dos dois pseudo-lendários que não pertence ao tipo dragão, Tyranitar é bastante poderoso. Embora seu tipo pedra/escuridão não lhe proporcione muitas resistências em relação às fraquezas, seu alto poder físico (maior defesa dos pseudo-lendários) e boas opções de golpes exigem respeito. Sua habilidade Sand Stream pode reduzir o HP do oponente, já que introduz uma tempestade de areia na arena, além de também lhe dar um reforço na defesa especial.
Além desses ótimos atributos, ele também pode mega evoluir para Mega Tyranitar. Através dessa transformação, ambos ataque e defesa físicas aumentam ainda mais e, somados com a já citada Sand Stream, ele se torna ainda mais resistente e perigoso que o normal.

Salamence

Aqui temos um clássico Pokémon ofensivo, que reúne altos valores de velocidade e ataques físico e especial. O tipo dragão/voador de Salamance contribui para isso, proporcionando acesso a vários movimentos poderosos. Suas habilidades Moxie e Intimidate também são bastante interessantes durante as lutas.
Ao mega evoluir para Mega Salamence, ele recebe, além de reforços significativos na defesa e velocidade, a habilidade Aerilate. Com ela, todo golpe normal se torna do tipo voador e tem um aumento de força de 20%. Ou seja, uma ameaça ainda maior para os oponentes.

Metagross

Segundo pseudo-lendário que não possui o tipo dragão, Metagross tem enfoque nos atributos físicos, possuindo altos ataque e defesa. Sua combinação aço/psíquico lhe proporciona um leque de opções interessantes para compor o seu moveset. Além disso, ele não possui fraquezas 4x, o que diminui a chance de receber OHKO.
Metagross também pode mega evoluir, se tornando o perigoso Mega Metagross. Apesar de receber apenas um pequeno impulso no atributos físicos, os demais recebem um aumento interessante, sobretudo a sua velocidade. Além disso, ele recebe a habilidade Tough Claws, que aumenta o poder de golpes com contato, que são a sua especialidade.

Garchomp

Para muitos, Garchomp pode ser considerado o mais poderoso dos pseudo-lendários. Isso se deve a sua alta velocidade e ataque físico, que, aliados ao vasto leque de movimentos diferentes que ele pode aprender, o tornam um Pokémon mortal. Do tipo dragão/terrestre, seu HP também é alto, permitindo que ele também possa resistir a alguns golpes.
Esta criatura também conta com uma mega evolução. Apesar de Mega Garchomp perder um pouco da sua velocidade, seu ataque físico se torna ainda maior, sendo que suas defesas e ataque especial recebem um reforço interessante. Seja como for, Garchomp certamente faz jus ao seu posto de pseudo-lendário.

Hydreigon

Outro Pokémon que merece ser reconhecido neste grupo é Hydreigon. Seu tipo é escuridão/dragão, que proporciona vários movimentos diferentes para serem escolhidos. Como destaque, temos o seu alto ataque especial, o maior entre os pseudo-lendários.
Seus demais base stats são equilibrados, tornando-o uma criatura segura e flexível. Além disso, sua habilidade, Levitate, lhe garante imunidade a golpes do tipo terrestre, aumentando sua lista de resistências.

Goodra

Tendo como principal destaque sua alta defesa especial, a maior dos pseudo-lendários, Goodra é um Pokémon do tipo dragão, sendo o único do grupo com somente um tipo. Apesar da sua baixa defesa física, seus ataques são bastante equilibrados, proporcionando várias opções para montar o seu moveset.
Goodra também tem acesso a algumas habilidades interessantes, como Sap Sipper e Gooey. A primeira torna o usuário imune a golpes do tipo planta e aumenta o ataque físico ao ser atingido por eles, e a segunda diminui a velocidade do oponente quando o usuário é atingido por golpes com contato.

Kommo-o

Com seu tipo exclusivo de dragão/lutador, Kommo-o é um Pokémon interessante. Essa combinação torna sua movepool bastante versátil e poderosa, sendo que seus dois ataques possuem altos stats. Assim, o jogador pode escolher mais livremente entre utilizar golpes físicos ou especiais.
Kommo-o e sua pré-evolução Hakamo-o são os únicos Pokémon do tipo dragão/lutador
Os valores de defesa, sobretudo a física, também são relevantes, tornando-o um Pokémon resistente. Kommo-o é o único pseudo-lendário com um Z-Move exclusivo: Clangorous Soulblaze, que além de causar um generoso dano no oponente, aumenta todos os stats (com exceção do HP) do usuário.

Além dos pseudo-lendários

Existem vários outros Pokémon que, apesar de não caírem nesta categoria, também são tão poderosos quanto as criaturas das lendas. Comunidades como Smogon, por exemplo, frequentemente divulgam listas que relacionam quais os monstros de bolso mais usados, banindo do metagame os injustamente poderosos. Dentre eles, normalmente os lendários são os mais lembrados (com algumas exceções pontuais).
Ash-Greninja é outro poderoso Pokémon semi-pseudo
Um exemplo é outro grupo com premissas semelhantes, chamado de semi-pseudo. Embora o nome seja meio forçado, não há como negar que ele reúne criaturas poderosas. Os Pokémon semi-pseudo, ainda que muito fortes, não cumprem algum dos critérios dos pseudo-lendários (como ter base stats menor que 600), sendo relegados para a sua categoria. Como a sua lista é mais generosa, podemos citar os seguintes membros:
  • Noivern, Pokémon do tipo voador/dragão com ambas velocidade e ataque especial elevados;
  • Kingdra, Pokémon do poderoso tipo dragão/água e com stats bastante equilibrados;
  • Aggron, Pokémon do tipo aço/pedra e com alta defesa física;
  • Slaking, Pokémon do tipo normal com alto ataque físico e HP;
  • Flygon, Pokémon do tipo terrestre/dragão com stats equilibrados, com destaque para a velocidade;
  • Haxorus, Pokémon do tipo dragão com alto ataque físico;
  • Lucario, Pokémon do tipo lutador/aço com alta velocidade e ataques físico e especial;
  • Zoroark, Pokémon do tipo escuridão também com alta velocidade e ataques físico e especial;
  • Volcarona, Pokémon do tipo inseto/fogo com alta velocidade e especiais.
As mega formas também é um grupo que pode oferecer alguns Pokémon poderosos (lembra das exceções nos banidos?), com exemplos interessantes como Mega Kangaskhan, Mega Gengar e Mega Blaziken. Deixando de lado os grupos, nomes como Incineroar, com seus altos ataques físico e especial, e Snorlax, um tanque com ótimo movepool, são bons exemplos de Pokémon não lendários bastante poderosos, sendo constante utilizados em campeonatos e torneios.
Mega Blaziken é um dos favoritos dos fãs

Poder para nenhum lendário botar defeito

Os Pokémon legendários (em sua maioria) podem ser considerados os mais fortes dos jogos. Por outro lado, existem alguns que conseguem se destacar por serem tão poderosos quanto as lendas. Os chamados pseudo-lendários formam um grupo respeitável, com criaturas do gabarito de Dragonite, Salamance e Garchomp. Seus atributos altos combinados com bons tipos e golpes resultam em ótimas opções para a equipe de qualquer jogador. Com tantas outras opções poderosas dentre os não lendários, certamente esta categoria merece o seu lugar.
Muitas opções poderosas para montar a sua equipe
E você, leitor? Já teve algum pseudo-lendário no seu grupo? Deixe o seu comentário.

Revisão: André Carvalho

é produtor de conteúdo sobre games desde julho de 2016 e um grande fã da décima arte, embora não tenha muito tempo disponível para ela. Seus games favoritos (que formam uma longa lista) incluem: KH, Borderlands, Guitar Hero, Zelda, Crash, FIFA, CoD, Pokémon, MvC, Yu-Gi-Oh, Resident Evil, Bayonetta, Persona, Burnout e Ratchet & Clank. @MatheusSO02
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google