Top 10

Johto — Os 10 Pokémon mais fortes da segunda geração

Será que a região de Johto consegue se provar e nos apresentar uma lista à altura de sua irmã mais velha?




Seguindo em frente com nossas listas de Top 10 da franquia Pokémon, chegamos na região vizinha de Kanto. Com todo seu charme e irreverência dos tempos áureos do Game Boy Color, a “DLC de Kanto” possui 100 novos Pokémon e para falar a verdade, foi mais difícil montar essa lista do que era previsto. 

O número baixo pode ser traiçoeiro, ainda mais se desconsiderarmos as mega evoluções e os Pokémon “babies” como Elekid, Magby e Smoochum , que ocupam uma boa parcela desta Pokédex. Dessa forma, os mesmos impeditivos para a montagem desta lista voltaram: não estaremos considerando os Pokémon classificados como “Super”, que possuem um total de 600 pontos somando todas as suas bases como Tyranitar ou Pokémon Lendários como Lugia, míticos como o Celebi e mega evoluções.

Antes de começarmos, gostaríamos de dizer que esta lista foi feita com base na nossa opinião, e que pode variar de pessoa para pessoa. Sem mais delongas, eis os 10 Pokémon mais fortes de Johto. Desejamos uma boa leitura a todos!

Critérios

Para montarmos uma lista coesa, os critérios de qualificação foram:
  • Bases dos stats dos jogos atuais, logo, todos os ajustes realizados até Sun e Moon foram considerados;
  • Adição e/ou alteração do(s) tipo(s) em virtude da criação do tipo FAIRY na sexta geração;
  • O movepool, que é a quantidade de golpes que o Pokémon pode aprender, seja por “Level Up”, TMs, Egg Moves e Move Tutors;
  • Opções de habilidades disponíveis, sejam elas naturais do Pokémon ou as chamadas “Hidden Abilities
  • O desempenho do Pokémon contra outros que fazem a mesma função, por terem capacidades similares ou equiparadas.

#10 Steelix

Conhecido por sua Defense altíssima, o Steelix faz parte do seleto grupo de Pokémon foram criados em Johto. Logo de cara, podemos ver que a serpente de aço não está para brincadeiras. Isso se dá pelo fato de que o Steelix possui uma combinação de tipos bem singular com STEEL e GROUND, pois ao mesmo tempo que resiste muitos golpes, especialmente aqueles da categoria Physical, ele também consegue causar um bom dano para um Pokémon orientado para a defesa. 

Para exemplificar, o Steelix recebe dano reduzido de oito tipos (BUG, DRAGON, FAIRY, FLYING, NORMAL, PSYCHIC, ROCK e STEEL) e ainda é imune a mais dois (ELECTRIC e POISON). Tá bom já né? Entretanto, de tão bom que ele é no papel, na prática não é bem assim: mesmo com todo esse potencial defensivo, ter fraquezas para tipos ofensivos como FIRE, FIGHTING, GROUND e WATER, limita o potencial que fora apresentado.

Sem falar em sua Speed, que praticamente deixa o Steelix vulnerável aos adversários e em 99% dos casos. Ainda, sua Special Defense não é nem a sombra de sua Defense, o que o deixa ainda mais suscetível a receber golpes da categoria Special.

#9 Espeon

Como é bom poder colocar uma eeveelution novamente em um top 10. Dá um certo charme, não é? De qualquer forma, o nono lugar é ocupado pelo Espeon por seus próprios méritos. Com excelentes bases de Special Attack e Speed, o gatinho psíquico é uma força a ser reconhecida em Johto, ainda mais contra a Equipe Rocket, que em sua grande maioria, utilizam Pokémon do tipo POISON

Entretanto, seus outros 4 stats deixam um pouco a desejar, e seu movepool não acompanha na prática o potencial que o Espeon apresenta no papel. Ainda, por ser um Pokémon do tipo PSYCHIC puro, sua cobertura de dano se resume ao sexto ginásio e os já mencionados Pokémon venenosos, que normalmente carregam asas.

#8 Houndoom

Uma das poucas opções do tipo FIRE em Johto, o Houndoom se destaca por conta de seu segundo tipo, DARK, que fora criado para balancear a cadeia de tipos, tornando os psíquicos menos dominantes. Mas não é só isso que faz com que o cachorro do inferno seja dominante no que faz, pois sua combinação de tipos lhe rende uma cobertura de dano neutro invejável em Johto, tendo poucos Pokémon nessa região com resistência aos seus tipos. 

Ainda, com Nasty Plot, seu bom Special Attack atinge níveis consideráveis, dificultando a vida de seus oponentes, até porque, sua Speed também é boa, permitindo que ele pressione seus adversários com facilidade. Porém, suas defesas são baixas, fazendo com que ataques neutros poderosos sejam capaz de prejudicá-lo consideravelmente, nem pensar se for super-efetivo. Por mais forte que seja a combinação, Pokémon como Blissey e Azumarill  são capazes de aguentar praticamente tudo o que o Houndoom tem a oferecer.

#7 Heracross

Ah se pudesse ter Mega-Evolução nessa lista, a posição deste “bad-boy” seria outra. Aliás, vários outros estariam aqui...Mas não vem ao caso. Mesmo sem poder utilizar a Heracronite, o escaravelho capaz de aguentar um Fire Blast faz jus ao seu posto. Com ele na equipe, quem é Miltank ? É de comer? Se em Gold/Silver ele não era tão forte, em Heart Gold e Soul Silver é possível tê-lo antes do ginásio da Whitney e melhor, com Brick Break ao seu dispor para literalmente quebrar tudo. Isso porque, sua combinação de tipos em FIGHTING e BUG é muito bom em Johto, afinal, seus dois tipos vencem os que foram criados nessa geração. 

O problema do Heracross é sua capacidade de ser previsível, isso porque sua base de Special Attack é tão baixa que precisamos multiplicar por 3 para que chegue no mesmo valor de sua base de Attack, seu principal trunfo em conjunto de Moxie para aumentar este atributo em níveis gigantescos.

#6 Kingdra

O único representante do tipo DRAGON dessa geração não está para brincadeiras. Com stats balanceados e boas habilidades, cada versão do Kingdra  apresenta uma ameaça diferente. Se aumentar a Speed na chuva não for muito a sua praia, quem sabe causar altos danos críticos ou ainda, aumentar suas capacidades através de Dragon Dance? São muitas opções. Contudo, na prática não é bem assim: a combinação WATER e DRAGON é compartilhada com nada mais nada menos que Palkia, Pokémon lendário da região de Sinnoh e, embora tenham o mesmo tipo, a diferença gritante não está em seus stats e sim no movepool

De todos os golpes que o Kingdra pode utilizar, em 90% dos casos seu moveset terá um golpe do tipo WATER e do tipo DRAGON, tornando-o extremamente previsível e de certo modo, é até fácil pará-lo, pois ainda que tenha stats balanceados, tende a ser rápido mas não é, pode ser muito forte mas não chega a ser um Palkia, logo, ter bases equilibradas também limitam seu potencial em relação aos outros Pokémon dessa região.

#5 Blissey

Um dos ícones dessa geração, a Blissey não poderia não estar nessa lista. Por muito tempo foi considerada a melhor barreira de golpes da categoria Special do jogo, pois sua base de HP até hoje não foi alcançada por ninguém. Para facilitar o entendimento, 714 pontos de vida máximos, são, no mínimo um exagero. Isso porque, ao utilizar Soft-boiled, ela recupera 357 pontos, a metade de seu HP total. Muitos sonhariam em atingir essa marca, enquanto que para a Blissey isso é “só” a metade. Entretanto, ela só é capaz de defender, não de atacar. 

Por mais que possa aprender golpes como Ice Beam e Thunderbolt, sua base de Special Attack não acompanha tanta potência. E falando nela, caso receba um golpe físico, a chance de perder pelo menos uns 400 pontos de vida (é muito estranho falar isso, mas é a verdade) limita seu uso contra Pokémon como Kyurem-Black , capaz de atacar onde ela não consegue defender. Ainda, sua presença em campo é de certa forma passiva, logo, sua única função é absorver golpes da categoria Special para seus companheiros ou curá-los com Aromatherapy.

#4 Skarmory

Outro ícone de Johto, que ficou famoso por ser parte do combo "SkarmBliss" (Skarmory  e Blissey), uma das combinações mais defensivas do jogo até a criação do Blaziken. Pensem no oposto da Blissey: o pássaro de aço é especialista em absorver golpes da categoria Physical, embora não tenha tanto HP como a bola rosa com asas, até os dias de hoje, o Skarmory é referência no que faz. Isso porque a combinação FLYING e STEEL lhe rende muitas resistências, além de duas imunidades, o que é perfeito para um Pokémon defensivo. 

Ofensivamente, o Skarmory não deixa tanto a desejar, sendo capaz de aplicar um dano até que razoável se levarmos em consideração sua função principal. Entretanto, a maior dificuldade do Skarmory é, e sempre será, sua Special Defense, que é explorada sempre que possível, ainda mais porque a maioria dos golpes capazes de aplicar dano dobrado nele, miram neste atributo. 

Por não ter um HP tão alto, manter-se na “vida verde” com Roost abre possibilidades para seus oponentes, que podem se aproveitar desse turno sem o tipo FLYING para causar muito dano com golpes do tipo FIGHTING ou GROUND.

#3 Feraligatr

Sim meus amigos, um Pokémon inicial está na lista. E não é para menos. Com uma habilidade formidável em Sheer Force e acesso a golpes tanto da categoria Physical como da Special , transformam o Feraligatr em um oponente formidável e difícil de ser parado em alguns casos. Ainda, por ser capaz de utilizar tanto Dragon Dance como Swords Dance, ele pode desempenhar os papéis de Sweeper, responsável por derrubar a maioria dos Pokémon do adversário, ou até mesmo de Wallbreaker, destruindo qualquer barreira que seja colocada à sua frente. É praticamente um mini Gyarados-Mega. 

Embora seja esse “monstro” todo, não é tão simples assim usar efetivamente o Feraligatr: ainda que tenha acesso a golpes poderosos, sua cobertura neutra se resume a um golpe do tipo WATER, seu único STAB, e o que pode ajudar a vencer seus principais adversários, porém, ao fazer isso sempre terá um Pokémon capaz de barrá-lo por conta da opção de cobertura, que acaba deixando uma pequena brecha a ser explorada.

#2 Azumarill

Se voltarmos uns 19 anos no passado, direto para a época em que Pokémon Gold e Silver foram lançados, quase ninguém poderia esperar que um dia, o Azumarill estaria em uma lista de Top 10. Isso porque, se olharmos para seus stats, não são muito atrativos. Agora, após a inclusão das habilidades em Ruby e Sapphire (GBA) e a divisão de categoria dos golpes em Diamond e Pearl (DS), passamos a olhar o Azumarill com outros olhos. A conta é simples: sua habilidade, Huge Power, dobra seu Attack base e agora Waterfall passou a ser um golpe da categoria Physical

De todas as modificações sofridas ao longo das gerações, a que mais chamou a atenção foi em X e Y (3DS), pois foi aqui que o coelho aquático pôde brilhar ao receber o tipo FAIRY, tornando-se um dos Pokémon mais fortes dessa geração. Entretanto, mesmo com todos esses pontos positivos, o Azumarill tem pontos negativos fortes: sua Speed é bem baixa, tendo que confiar muitas vezes em Aqua Jet para poder causar um bom dano sem sofrer muito na volta. Outro fator negativo é seu Special Attack, que não recebe aumento por conta da habilidade, tornando-o extremamente previsível.

#1 Scizor

Há quem diga que o Scizor foi um dos melhores Pokémon criados para batalhas Pokémon. Graças ao seu alto Attack e tendo Technician como sua habilidade, dificilmente podemos escapar do que nos espera. Sua combinação de tipos, BUG e STEEL, lhe dá oito resistências e uma imunidade, deixando-o apenas com uma fraqueza, para o tipo FIRE.

O Scizor é tão versátil que pode ser encaixado em qualquer tipo de time, pois seu movepool não é só voltado para a ofensiva: golpes como Defog, Roost, Swords Dance e Knock Off lhe rende muita utilidade, isso sem falar em Bullet Punch, Bug Bite e U-Turn, três de seus golpes “clássicos” e que serão vistos na maioria dos casos. 

Contudo, sua Speed é de certa forma baixa, fazendo com que ele tenha que confiar muito em golpes de prioridade para poder causar dano em seus oponentes, assim como já foi citado acima para o Azumarill. Ainda, mesmo com todo esse movepool, o Scizor sofre com a “síndrome do 4th slot”, pois dependendo da escolha dos seus golpes, sempre terá um grupo de Pokémon capaz de pará-lo completamente.

E se considerássemos tudo o que temos em Johto?

Vejam como seria a lista se pudéssemos utilizara "força máxima" da região de Johto:

#10 Celebi
#9 Mega-Steelix
#8 Suicune
#7 Mega-Houndoom
#6 Tyranitar
#5 Mega-Scizor
#4 Lugia
#3 Mega-Tyranitar
#2 Mega-Heracross
#1 Ho-Oh


Como pode a forma base e mega serem integrantes do Top 10? Isso mostra o quão limitada é a Pokédex de Johto. E olha que peças como Raikou , Entei  (#nãoestatudobemagora) e Mega Ampharos poderiam estar nesta lista, porém, não atingem os "requisitos" para tal.

Menções Honrosas

Pokémon como Porygon2, Miltank, Ursaring, Donphan , Crobat e Politoed também poderia ter sido apresentados, porém, como todos sabem, ainda que sejam “fortes”, a dura competição em Johto somada com a baixa variedade, são fatores determinantes para a não inclusão desses Pokémon.
Concordam com essa lista? Acham que um determinado Pokémon deveria estar em outra posição? Sentiu falta de algum monstrinho? Ou então essa lista não vale nada porque não consideramos as Mega-Evoluções e os Lendários? Mande sua opinião nos comentários com os porquês de sua escolha. A próxima região visitada será Hoenn, que provavelmente terá uma das melhores listas das sete que serão montadas. Ansiosos? Não percam a próxima!
Revisão: Diogo Mendes

Fã de carteirinha da franquia Pokémon desde os oito anos de idade, teve seu primeiro contato com os monstrinhos de bolso no Game Boy Color e de lá para cá, são mais de 25 anos de alegria. Fanático por vídeo-games, gostaria de poder jogar mais tempo do que trabalha.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google