Jogamos

Análise: Pokémon Rumble Rush (Mobile) é divertido, porém repetitivo

Apesar de ter seus momentos, o jogo não consegue se destacar no meio de tantas opções para os fãs da franquia.

Os fãs de Pokémon que procuram diversão em seus smartphones possuem várias opções atualmente, como o grandioso Pokémon GO (Mobile), o menos conhecido Pokémon Quest (Switch, Mobile) e até mesmo o Pokémon Duel (Mobile), que acabou sendo esquecido no meio de tantos lançamentos. Recentemente, lançaram mais um jogo dos monstrinhos para o celular, intitulado de Pokémon Rumble Rush (Android). No meio de tantas opções para fãs, será que esse jogo é capaz de oferecer alguma  coisa de diferente e se destacar no mercado?


Já ouviu falar naquela antiga frase que dizia que a primeira impressão é a que fica? Pois bem, a primeira impressão que se tem sobre o jogo é a de instabilidade. Para começo de conversa, o jogo não foi inicializado corretamente após a instalação e foi preciso reiniciar o aparelho para que o jogo saísse da tela preta de carregamento inicial. É importante ressaltar que essa análise foi feita com um Motorola G6 e que erros desse tipo são raros, rodando jogos como Hearthstone (Multi) sem nenhum problema.

A conexão também pode ser um problema ao executar o jogo. O teste foi feito com uma internet de 8 Mbps e, embora não fosse frequente, houve certa instabilidade em alguns momentos. Apesar disso, não foi nada grave o suficiente para prejudicar a jogatina. Esses são detalhes que podem ser corrigidos, mas não deixa de ser um tanto frustrante quando se enfrenta esse tipo de obstáculo antes mesmo de testar o jogo pela primeira vez.

Aventurando-se nas ilhas Pokémon

Charizard Sea, uma das ilhas
disponíveis no jogo
A ideia do jogo é bem simples: você está em uma das ilhas disponíveis e seu objetivo é capturar Pokémon fortes o suficiente para derrotar os chefes ou “Super Bosses”. Atingir esse objetivo liberará uma outra região da ilha, com outro Super Boss e outros Pokémon para capturar.

Para isso, você precisa usar uma de suas Guide Feathers e buscar um local no mapa onde seu Pokémon possa explorar, derrotando todos os inimigos e chefes menores que aparecerem no caminho. As Guide Feathers são itens que podem ser obtidos dos chefes e são fundamentais para explorar novas áreas nas ilhas. Sem elas, você só poderá visitar os locais já conhecidos.

A ilha que os jogadores podem explorar, entretanto, só fica disponível por cerca de duas semanas. Após esse período todos os jogadores migram para uma outra ilha com novos Super Bosses e novos Pokémon para capturar, fazendo com que o jogo sempre tenha novidades para todos. Os Pokémon também só podem ser utilizados nas ilhas em que foram capturados, o que significa que em toda nova ilha você deve começar do zero a sua busca por criaturas mais poderosas.

O combate e o sistema de captura

A falta de variedade nos cenários é um dos pontos negativos do jogo.
O combate do jogo também é extremamente simples e aqueles que já jogaram algum Pokémon Rumble vão se sentir em casa. O seu Pokémon se move automaticamente para frente ou na direção de algum inimigo e você pode apertar na tela para atacar ou então deslizar para um dos lados, realizando uma esquiva. Também é possível permitir que o seu Pokémon ande e ataque automaticamente, embora não seja recomendável, principalmente durante os Super Bosses.

Apesar da sua aparente simplicidade, o jogo oferece uma complexidade satisfatória para um jogo de Android. Aqui, os elementos dos golpes e dos Pokémon fazem toda a diferença, assim como na franquia principal. Isso significa que você vai se ver gastando alguns minutos do seu tempo planejando quais áreas atacar para obter o Pokémon adequado contra o próximo Super Boss.

Essa é apenas uma parte
da sua lista Pokémon
após 5 minutos de jogo
Se por um lado a mecânica de combate é simples e satisfatória, a de captura não agrada tanto assim. A captura dos monstrinhos é feita de maneira automática e aleatória quando você derrota um inimigo, com exceção do Super Boss que não pode ser capturado ao ser derrotado. Existem duas grandes questões que desagradam sobre a captura de Pokémon:
  • A aleatoriedade faz com que você tenha que jogar no mesmo local várias e várias vezes seguidas só para ter a sorte de conseguir um Pokémon com um CP superior ao anterior. Quanto mais vezes você capturar uma espécie de Pokémon, maiores as chances do CP dele ser maior na próxima vez que capturá-lo. Apesar disso, os números ainda funcionam de maneira basicamente aleatória, com você adquirindo um Pokémon de 400 CP agora e um de 200 CP logo adiante. Isso, em essência, significa que o jogo te obriga a revisitar o mesmo local várias vezes por dois motivos: primeiro pela pura aleatoriedade dos números e segundo porque não há incentivo de capturar outros Pokémon se o CP deles estão diretamente atrelados a quantidade de vezes que você os capturou anteriormente;
  • A bagunça da sua lista de Pokémon. Por se tratar de números aleatórios, o jogo procura contornar isso fazendo com que você capture muitos monstrinhos. Isso, para quem gosta de manter a sua lista organizada, é uma tortura. Por que você vai manter aqueles 10 Caterpie com 100 de CP se você já tem um com 300? A maioria dos Pokémon capturados se tornam inúteis e você precisará fazer uma limpeza com frequência. 

Como fortalecer o seu Pokémon

A refinaria
Além do combate propriamente dito, existe ainda a refinaria. Nela, você pode guardar um máximo de três minérios, que são adquiridos aleatoriamente ao derrotar os chefes. Esses minérios podem ser refinados e levam um tempo específico a depender da sua raridade, o mais comum leva cerca de meia hora enquanto um minério raro pode levar dez horas para ser refinado. Após refiná-los, é possível obter diferentes Gears ou equipamentos para fortalecer os seus Pokémon e a quantidade de equipamentos vai depender, mais uma vez, da raridade do minério encontrado. É importante não se esquecer do limite de três minérios por vez: caso você consiga algum e não tenha mais espaço na refinaria, precisará se livrar de um dos quatro minérios disponíveis.

Se a quantidade absurda de Pokémon capturados é um problema, a de equipamentos nem tanto. Você também fará uma limpeza com frequência na lista de Gears, porém os equipamentos enviados para o clube se converterão em materiais responsáveis por aumentar o level dos seus equipamentos, então existe um incentivo positivo para isso.

Visualmente repetitivo

Não existe muito o que falar dos visuais além de que são bem simples, onde os Pokémon assumem um aspecto parecido com bonecos em miniatura. Mais uma vez, aqueles que já jogaram algum Pokémon Rumble irão se familiarizar. Os visuais agradam e cumprem com o seu objetivo, mas depois de algum tempo se tornam extremamente repetitivos. Existem cerca de três ou quatro variações de cenário em todo o jogo, o que significa que não demora muito até você ver tudo o que tinha para ser visto neste quesito. As animações dos golpes, entretanto, são mais variadas e cumprem bem o seu papel, sem repetições tão frequentes quanto acontece com os cenários.

Por fim, Pokémon Rumble Rush é capaz de agradar os fãs da franquia, especialmente aqueles que estão habituados e gostam das mecânicas presentes em Pokémon Rumble. Apesar de divertido e ter alguns momentos desafiadores para um jogo de Android, ele não é o melhor jogo da franquia disponível para smartphones e peca por ser extremamente repetitivo e a rotação das ilhas não faz muita coisa para mudar isso. Pior ainda, o sistema de captura incentiva a repetição e o farm dos mesmos monstros, várias vezes seguidas.

Prós

  • As mecânicas simples tornam o jogo em um divertido passatempo;
  • Dificuldade na medida certa para um jogo do estilo. Você se verá planejando qual Pokémon enviar contra o próximo Super Boss;
  • A mecânica de rotação das ilhas procura trazer sempre algo de novo para os jogadores, sejam novatos ou veteranos.

Contras

  • Certas instabilidades podem desanimar os jogadores;
  • O jogo como um todo é extremamente repetitivo e as mecânicas favorecem isso;
  • A falta de localização em português pode desagradar alguns jogadores.
Pokémon Rumble Rush - Android - Nota: 7.0
Revisão: Vinícius Fernandes
Análise produzida com cópia digital adquirida pelo próprio redator

Apaixonado por JRPGs e pela arte de traduzir. SMT e Disgaea são algumas das suas franquias favoritas.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google