EarthBound 64: revelados novos clipes do jogo cancelado

Material da SpaceWorld 1996 mostra-nos um pouco do que poderia ter sido.


A franquia EarthBound (Mother, no Japão) tem uma quantidade significativa de "tesouros ocultos" — especialmente quando se trata dos jogadores fora de sua terra natal, que tiveram que aguardar até 2015 para poder ter acesso a cópias oficiais do jogo de estreia da série, lançado por aqui como EarthBound Beginnings (Wii U) nada menos que 25 anos depois de Mother (NES) chegar às lojas nipônicas.


Há, no entanto, um tesouro oculto que une a imaginação de fãs japoneses e não-japoneses da franquia: o projeto cancelado EarthBound 64. O terceiro game de Mother iniciou seu ciclo de produção no Super Nintendo em meados dos anos 1990, e passou pelo console 64-bits da empresa antes de amargar o cancelamento em agosto de 2000.
EarthBound 64 (N64) (esq.) e Mother 3 (GBA): mesmo projeto, duas visões.
Mother 3 chegaria ao Game Boy Advance seis anos depois, porém tratava-se de uma reconstrução do projeto "da estaca zero", em meio a qual muito da execução obtida nessa etapa inicial conturbada de desenvolvimento acabou se perdendo.

Lançando luz sobre esse game que provavelmente jamais verá a luz do dia, um vídeo postado recentemente pelo canal de YouTube kukun kun trouxe à tona um brevíssimo clipe em que podemos vislumbrar alguns elementos do jogo em sua versão tridimensional no Nintendo 64. Trata-se de um breve trailer exibido no evento SpaceWorld 1996, onde trechos anteriormente inéditos do game podem ser vistos pela primeira vez pelo grande público.



Na época do cancelamento, os produtores comentaram o avanço do projeto: Satoru Iwata disse crer que 30% do game total se encontrava terminado, enquanto Shigeru Miyamoto esclareceu que 60% da etapa de design e planejamento já estava feita.

Enquanto o vazamento de um protótipo jogável ou o anúncio de um resgate retrô por parte da Big N não acontecem, você pode conferir o teaser no video abaixo (o trecho com EarthBound 64 se inicia em 10:29), via kukun kun:




é gamer pra todo jogo, mas tem predileção por títulos retrô e um bom e velho JRPG. Sonic, Donkey Kong Country, Ratchet & Clank, Final Fantasy e Disgaea são algumas das séries que formaram a paixão pelos games, desde que ganhou seu Mega Drive, muitos (nem tantos!) anos atrás. Além de escrever para o Nintendo Blast e Game Blast, pode ser encontrado tagarelando no Plano Crítico.


Disqus
Facebook
Google