Dicas e Truques

Pokémon Heart Gold/Soul Silver (DS): O melhor time para a região de Johto - Remake

O mesmo jogo, só que em uma geração diferente. Será que a melhor equipe conseguiu se manter forte nesses últimos dezenove anos?



De todas as versões pertencentes a quarta geração da franquia Pokémon, Heart Gold e Soul Silver conseguiram nos entregar um misto de nostalgia e modernidade. Afinal, não tem nada mais gratificante do que revisitar as cidades da região de Johto, só que com todas as cores e recursos que o Nintendo DS permite. Ainda, como são apenas duas versões, tivemos o acréscimo do arco entre Eusine e Suicune, que se estende por toda a história e incrementa o dinamismo do jogo ao trazer cenas clássicas do Suicune correndo pelas regiões, o que é novo, pois em Pokémon Crystal (GBC), ele corria somente na região de Johto. 

Agora, o diferencial desse jogo ficou pelo fato do primeiro Pokémon do time nos seguir pelos mais diversos ambientes. Porém, o que nos interessa neste guia é como vamos lidar com os desafios dessa região. Como essas duas versões se passam na quarta geração, as mecânicas e golpes não são os mesmos das versões originais e com isso, certos Pokémon que antes eram extremamente fortes, agora são irrelevantes. O mesmo vale para aqueles que eram bons no papel, porém na prática deixavam a desejar. Por conta disso, nossa equipe terá a mesma base da primeira, só que agora, estará à altura dessa nova estrutura. 

Novamente, não iremos considerar os Pokémon lendários para este guia, Pokémon exclusivo de uma das versões, bem como TMs e Move Tutors disponíveis somente após a Elite Four. Por conta do pós-jogo ser tão dinâmico quanto a história principal, também não estamos considerando os Pokémon que só podem ser encontrados em Kanto. Fiquem agora com a melhor equipe para Johto, nas versões Heart Gold e Soul Silver. Boa leitura a todos!

Inicial

Nature - Adamant (+Atk, -SpA)

Desta vez, mudamos um pouco. Nas versões originais, o Typhlosion se destacava por ser capaz de aprender Thunder Punch, cobrindo uma de suas principais fraquezas. Porém, esse golpe não é mais um TM, logo, o furão de fogo já não é mais tudo isso, até porque, só poderá aprender esse golpe novamente através de Move Tutor depois de vencermos a liga. Por esse motivo, temos o Feraligatr como escolha de inicial, do tipo WATER

Beneficiado pela mudança de categoria dos golpes, o Feraligatr agora pode utilizar Ice Fang e Waterfall com base em seu Attack, somado aos seus golpes de cobertura que são majoritariamente físicos e com isso, o que era bom ficou ainda melhor. Inclusive, pode ser usado em Kanto relativamente bem, pois como possui o mesmo tipo do Blastoise, que é o inicial caracterizado pelo equilíbrio em relação ao seu tipo em relação aos tipos dos ginásios. 

Contra  o Team Rocket, seu desempenho se mostra satisfatório ao acertar para pelo menos dano neutro os principais Pokémon. Contra a Elite Four e o Lance, seu destaque fica por conta de Ice Fang, capaz de aplicar OHKO caso esteja no Lv.50 ou mais.

Sugestão de Moveset para Feraligatr

Ampharos

Nature - Modest (+SpA, -Atk)

Se antes a Ampharos era exclusiva das versões Gold/Silver, deixando os jogadores da Crystal com a opção do Victreebel, agora podemos tê-la em ambas as versões dos remakes, tornando-se um Pokémon indispensável na equipe. Com a divisão de categoria dos golpes, a Ampharos pode utilizar golpes de cobertura como Signal Beam e Focus Blast, aproveitando todo o potencial de sua alta base de Special Attack

Ainda, possui bases de defesa relativamente boas para um Pokémon que é utilizado mais ofensivamente, logo, é bem equilibrada em relação aos demais Pokémon do tipo ELECTRIC. Sua Speed ainda continua baixa, porém, com a chegada do golpe Discharge e seus 30% de chance de causar o efeito de PARALYZE no alvo, teremos uma forma de remediar essa questão sem perder um turno inteiro utilizando Thunder Wave.

Sugestão de Moveset para Ampharos

Heracross

Nature - Adamant (+Atk, -SpA)

Dá um aperto no coração só de saber que o Heracross não tinha a mesma efetividade quando foi lançado. Isso porque seu movepool era “medonho”, com pouquíssimas opções. O tempo passou e novos golpes foram adicionados (para noooosa alegriiiaa!). Com isso, a escolha do Heracross se paga já no começo do jogo. Sua combinação de tipos, BUG e FIGHT lhe rende uma ótima presença ofensiva em Johto.

Todo jogador de Pokémon que se preze tem medo da Miltank da Whitney. Todo jogador. Até mesmo esse que vos escreve. Com o besouro azul no time, a história é COMPLETAMENTE diferente. A vaca entrou m campo? Brick Break nela! Pronto, problema resolvido. Isso sem contar o fato de que temos um ginásio e um membro da Elite Four dedicados aos tipos introduzidos na versão original e com isso, basta clicar algumas vezes em Brick Break para vencermos. 

Mas nem tudo são flores para o Heracross: enquanto ele é extremamente viável na região de Johto, em Kanto suas batalhas são bem mais seletivas, levando em consideração os outros oito tipos de ginásios que enfrentaremos. Sem dúvidas, é uma força a ser reconhecida e certamente será muito útil em nossa jornada.

Sugestão de Moveset para Heracross

Fearow

Nature - Adamant (+Atk, -SpA)

Com as mudanças entre as gerações, o Fearow se mostrou uma escolha mais consistente nos remakes. Isso porque agora não precisamos esperar pelo HM.02 - Fly para termos nosso primeiro pico de poder. No Lv. 17, pouco antes de evoluir, o Spearow aprende Aerial Ace, um golpe que além de ser consistente durante todo o jogo, sempre irá acertar o alvo, garantindo o dano nos adversários que utilizam Double Team. 

Ainda, por chegar em sua forma final bem antes do Pidgeot, não teremos que deixar tanta experiência para ele, afinal, a região de Johto é conhecida pela falta desse quesito, dado o baixo nível dos adversários durante a campanha.

Sugestão de Moveset para Fearow

Magmar

Nature - Mild (+SpA, -Def)

Mesmo sem poder aprender Thunder Punch, o Magmar é uma excelente adição para a equipe, principalmente por ter stats ofensivos acima da média e golpes de STAB fortes, que podem ser aumentados na presença de Sunny Day

Por ter um excelente movepool, a função do Magmar, além de cobrir as fraquezas de seus companheiros, será de carregar dois HMs, isso porque o tipo FIRE lhe garante muitas vantagens nessa região, e embora os HMs não sejam dos melhores, podem ajudar contra os capangas do Team Rocket. economizando alguns PPs para as batalhas mais importantes.

Sugestão de Moveset para Magmar

Opcionais

Gyarados

Lembra que no começo nós comentamos sobre Pokémon que no papel eram bons, porém na prática falharam miseravelmente? Bom, o Gyarados é um desses Pokémon, indo de HM Slave para uma excelente escolha. Seus dois tipos, WATER e FLYING são excelentes nessa região, formando um poderoso combo com o inicial. Isso porque os treinadores mais fortes da região (Lance e Red) utilizam Pokémon que podem ser vencidos por todos os golpes que o Gyarados pode aprender e o melhor, dois deles são por nível, no caso, Ice Fang e Dragon Dance, enquanto que o outro é necessário para se avançar na história, ou Waterfall para os íntimos. 

Temos ainda Aqua Tail, que é um pouco mais forte, porém com menor precisão. Com esses três golpes, podemos varrer as equipes desses treinadores sem grandes problemas. Vocês podem estar se perguntando: o que fez o Gyarados mudar tanto? Simples, a mudança de categoria. Nas versões originais, os tipos de seus melhores golpes utilizavam seu Special Attack e agora utilizam seu altíssimo Attack

A cereja do bolo fica para Dragon Dance, aumentando seu Attack e melhora sua Speed mediana. O que complica para o Gyarados é sua fraqueza quádrupla a Pokémon do tipo ELECTRIC.

Miltank

Um dos Pokémon mais fortes no começo do jogo, a Miltank é uma boa adição para qualquer equipe. Ao optarmos por ela, vemos o porquê do seu tipo ser bem conhecido por poder aprender golpes de diversos outros, além de sermos capazes de reproduzir o mesmo moveset destruidor que é utilizado pela Whitney. 

Com a chegada da quarta geração, a Miltank ganhou novas ferramentas, como Zen Headbutt para enfrentar os lutadores e agora pode aprender Body Slam no Lv.24, recebendo STAB do seu tipo NORMAL, servindo de grande ajuda para ela e para seu time, afinal, alvos que estão paralisados ainda perdem 75% de sua Speed total.

Outros Iniciais

Typhlosion

É uma pena que o Typhlosion não tenha conseguido manter seu posto como escolha para Pokémon inicial. Por conta da mudança de categoria dos golpes, aqueles que antes poderiam ser utilizados para aproveitar de seu Special Attack, como Flame Wheel e o já mencionado Thunder Punch, agora são golpes físicos. Com isso, o potencial ofensivo do Typhlosion só começa a ser notado nos estágios finais do jogo.

Entretando, não se deixe enganar: o tipo FIRE em Johto continua bom e o Typhlosion é uma escolha segura para novos jogadores enquanto que para os mais antigos, serve como uma ícone de nostalgia, afinal, quem não se lembra do sprite dele na versão Crystal?

Meganium

Para a Meganium, não teria como ser pior: dos oito ginásios, seis possuem vantagem contra o tipo GRASS, sem contar os membros da Elite Four e nosso rival. Podemos dizer que, de todos os iniciais que foram criados até hoje, a Chikorita ganhou, infelizmente, o prêmio de pior inicial. 

Mesmo com o passar das gerações, depois de todas as mudanças até o lançamento de HGSS, sua situação continua igual, talvez até pior, pois alguns de seus companheiros, que antes desfrutavam de uma cobertura de dano excelente com os três punhos elementais, já não podem mais ser utilizados como deveriam.

E aí, o que acharam desta equipe? Os Pokémon opcionais teriam uma vaga garantida no time? Ou ainda, que os opcionais são melhores que os membros “oficiais”? Deixe seu comentário com sua sugestão/posição sobre esse time. Nossa última parada será Hoenn e seus remakes, que contarão com uma equipe um pouco diferente do que vimos nas versões originais. Até mais!
Revisão: Pedro Franco

Fã de carteirinha da franquia Pokémon desde os oito anos de idade, teve seu primeiro contato com os monstrinhos de bolso no Game Boy Color e de lá para cá, são mais de 25 anos de alegria. Fanático por vídeo-games, gostaria de poder jogar mais tempo do que trabalha.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. Eu acho que o typlosion um bom inicial, pois ele pode usar uma TM chamada "Solarbeam"(se tiver um sunny day vai ser melhor) e é bem melhor que o thunder punch (que é efetivo contra agua e voador) ele pode literalmente cobrir TODAS as fraquezas dele ( e se nn for um pokemon do tipo neutro, é só usar um earthquake ou um focus blast)

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google