Dicas e Truques

Mortal Kombat 11 (Switch): explorando a ilha de Shang Tsung no modo Kripta

Através desse detonado, você conseguirá desbloquear sem maiores dificuldades todos os caminhos da masmorra recheada de recompensas do game.

Na série de luta criada por Ed Boon e John Tobias, segredos e extras escondidos sempre fizeram parte da fórmula, mas, desde o quinto game, Mortal Kombat: Deadly Alliance (Multi), existe um lugar específico para liberar conteúdo, a partir de moedas adquiridas ao lutar: a Kripta. Os DLCs chegaram e também foram adicionados à experiência dos jogos mais recentes, mas ela continuou presente e evoluiu com o passar dos anos, trazendo conteúdos cada vez mais interessantes.


Em Mortal Kombat 11, há um grande foco nas possibilidades de customização dos personagens, e as recompensas necessárias para fazê-la podem ser adquiridas em diversos modos: História, Torres do Tempo, Batalha de IA, mas principalmente na Kripta. No novo game, fica para trás a visão em primeira pessoa dos títulos anteriores. Agora controlamos um personagem, chamado apenas de viajante, e é possível percorrer toda a Ilha de Shang Tsung, coletando as recompensas através de baús que podem ser abertos com moedas, almas e corações — tudo isso é adquirido jogando. É simplesmente incrível o salto dado, de cenários genéricos baseados em masmorras e cemitérios para o palco do jogo original da franquia, também revivido em Mortal Kombat “9” (Multi), só que agora totalmente explorável.
Um Mercy também é recompensado com corações, que podem ser somados aos recebidos por Fatality ou Brutality.

Se você leu a nossa análise, saiba que a Kripta no Switch ainda possui os problemas gráficos mencionados — foram melhorados levemente apenas efeitos de sangue e iluminação —, mas, após a atualização 1.0.4, a dificuldade das Torres do Tempo foi acertada e os problemas de economia interna do game resolvidos. Consequentemente, ficou mais divertido jogar esses modos e desbloquear as recompensas. Dito isso, você está convidado para nos acompanhar nessa aventura, mas saiba que tudo que você ler daqui para baixo estará repleto de spoilers. Confira os mapas para ajudar a se localizar. Vamos lá!

Respirando nostalgia

Após a calorosa recepção de Shang Tsung, abra os dois primeiros baús para receber 200 corações e 100.000 moedas. Uma primeira dica é não gastar ainda os valores iniciais que adquirir, pois, para conseguir algumas chaves, será necessário utilizar moedas e almas.

Seguindo pela porta que se abriu, você encontrará na Entrada do Palácio o primeiro item chave, o Martelo do Shao Khan. Com esse item será possível abrir entradas, quebrar vasos, caveiras e estátuas, matar corvos e se defender de alguns dos perigosos habitantes da Kripta.


Após pegar o martelo, você verá em frente um portão levemente quebrado, mas antes de ir até lá, mova o analógico direito para a direita e você verá um muro também quebradiço. Então utilize o martelo nos dois lugares para ter acesso a Floresta Morta e também ao Pátio.



Aproveitando ainda que está nessa parte do mapa, abra um baú de 10.000 moedas que pode ser encontrado do lado direito da entrada, entre a primeira e a segunda estátua.


Assim, você conseguirá um item chamado Chave da Caveira. Esse item pode ser adquirido aleatoriamente em qualquer baú da Kripta, mas guarde a localização específica desse, pois ele sempre dará ao menos uma chave, e várias serão necessárias, primeiramente para abrir uma porta importante, e depois outras secundárias.


Agora passe pelo portão quebrado rumo ao Pátio, vá para a esquerda, ao lado de onde fica o trono e você identificará tanto uma luz azul na parede, a Abóbada do Tempo da Kronika, quanto mais um pedaço de muro quebradiço. Utilize o martelo para ter acesso a mais uma área do Pátio. Sobre a abóbada, sua função é “reiniciar” os baús já abertos, pagando 2.000 moedas pelo retorno de cada um. Porém, saiba que a maioria dos baús possuem recompensas aleatórias e, após utilizar essa função de voltar no tempo, as recompensas ficam muito piores que as originais. Então evite fazer isso até que você tenha aberto todos — ou quase isso — pelo menos uma vez.


O mesmo pode-se dizer sobre o item Kronosfera, que será encontrado em alguns dos baús.


Passando pela entrada recém-aberta, você verá um gongo à esquerda. Utilize o martelo para tocá-lo e uma animação de um portão se abrindo ocorrerá.



Com isso, você terá acesso a área da Forja. De frente para o buraco onde entrou nessa área terá mais um muro para quebrar com o martelo, então faça isso e siga até a Forja — identificada no mapa pela cor laranja — para ser apresentado as suas funções básicas. No momento, a dica sobre ela é: não a utilize ainda. Os materiais serão adquiridos nos próprios baús da Kripta, mas é necessário pagar por cada tentativa. Se não souber a receita correta, você apenas gasta moedas, almas e corações inutilmente. Ainda nessa matéria, utilizaremos ela para forjar uma chave, e num segundo momento publicaremos outra para ensinar a utilizá-la adequadamente.


Você pode conferir a ponte de pedra se quiser, afinal, trata-se de um cenário nostálgico do primeiro game, mas ainda não é possível chegar ao outro lado dela. Nosso caminho é pela ponte de madeira, a Passagem da Montanha no mapa. Siga por todo o caminho até chegar a uma área do Pátio com uma árvore retorcida e uma estátua que será identificada pela voz de Shang Tsung como uma imagem de algum deus — a mim, parece mais o Kollector em posição de lótus e com uma coroa diferenciada. Enfim, doe mil moedas a estátua para receber o item Amuleto da Kronika. Ele será utilizado para abrir uma nova área em algum momento.



À direita da estátua fica uma nova área nostálgica para os jogadores do primeiro game da franquia, o Santuário do Guerreiro — identificado pelas enormes representações em pedra dos lutadores. Logo que você entrar nessa área, a estátua de Raiden será destruída por um meteorito. Utilize o martelo para quebrar o corpo celeste caído e você receberá a Jóia dos Seres Vivos.


Existe um item capaz de restaurar a estátua quebrada, que é o Amuleto do Protetor do Plano Terreno. Porém ele não é adquirido na própria ilha, e sim após terminar o tutorial do modo Torres do Tempo. Então vá até as torres e faça o tutorial — caso ainda não tenha feito — para adquirir a chave. Ao retornar a Kripta, interaja com a estátua para reconstruí-la, e com isso, receber o Cajado do Deus do Trovão, que será utilizado em outra porta mais adiante.


Uma coisa que você deve ter reparado nessa área são imagens das cabeças de todos os personagens do jogo junto a estacas e pequenos baús dourados. Para abrí-los, é necessário jogar os modos de torres — do tempo e clássicas —, aplicando 50 Fatality ou Brutality, ou seja, é preciso matar cinquenta vezes cada um dos personagens. Como recompensa, você recebe a cabeça decepada do lutador, e colocando-as nessas estacas, recebe um conjunto completo com skin, equipamentos e uma animação de vitória para o kombatente.


No entanto, há o caso específico da Cetrion, que além das recompensas comuns, você receberá também seu Amuleto. Esse item será útil para abrir uma nova área, quando unido ao da Kronika e ao de Shinnok.


Além disso, à medida que for completando as cabeças, novas áreas irão se abrir no Palácio do Shang Tsung, dando acesso a sua Sala do Trono e ao Refúgio do Tesouro. Lá dentro existem diversos baús de 25.000 moedas, que darão recompensas semelhantes aos baús do Shao Khan — os que precisa pagar 250 corações. Porém as recompensas somente serão boas assim na primeira vez que abertos.

Ao lado da estátua de Sonya Blade, há uma escada que dá acesso a outro gongo. Toque-o para abrir um outro portão que liga o Santuário do Guerreiro a área central do Pátio.

Então retorne até lá pelo novo caminho aberto e siga até onde encontrou o primeiro gongo. Há uma porta ao lado dele. Utilize a Jóia dos Seres Vivos na porta para ter acesso aos Jardins.


Atravesse a pequena ponte, encaminhando-se à área amarela do mapa, O Cofre. Quebre as madeiras da porta com o martelo e puxe a alavanca vista logo à frente.


Entre pela nova abertura e você encontrará em um pedestal o item chave Chifre Rachado do Motaro.


Olhando para a esquerda, você verá uma outra alavanca, então saia por onde entrou e vá até ela. Ao puxá-la, uma nova grade se abrirá, abrindo um atalho para retornar a Entrada do Palácio.



Retorne para o Santuário do Guerreiro. À direita das estátuas há uma porta com uma caveira. Nela falta um chifre, então coloque o item que acabou de coletar — Chifre Rachado do Motaro — para ter acesso ao subsolo da Kripta, onde fica o Covil do Goro. A área pode ser identificada no nosso mapa como Gruta do Pátio (2). Desça pelas escadas e depois pelo elevador.

A morada do Shokan

Observando o mapa 2, siga em frente, passando direto pelo Grande Salão do Goro — aqui também há uma Abóbada do Tempo para recarregar os baús — até chegar na Sala do Trono do Goro. A partir desse ponto de referência, vire à direita, puxe a corrente ao lado da porta de grade e siga até a sala identificada como O Último Bastião de Kenshi, passando pela Câmara do Tesouro do Goro e pelas Prisões (1). Recolha o item do guerreiro derrotado: Venda de Kenshi Takahashi.



O item coletado serve para ver o mundo espiritual. Com ele encontramos passagens secretas, baús ocultos, entre outras coisas. Porém essa habilidade também representa um perigo e deve causar grandes sustos, pois, quando utilizada, fantasmas podem aparecer para atacar o nosso personagem. Sendo assim, uma dica é: sempre que ativar a venda, utilizar o martelo logo em seguida para não ser morto. É preciso ressaltar também que almas — a moeda verde do jogo — são utilizadas a cada segundo que você mantém a venda ativada.

Para sair da sala, use a venda e procure por uma parede falsa, que agora poderá ser quebrada com o martelo. Entre pela nova abertura, siga pelo corredor e puxe as correntes para abrir a porta de grades, voltando a área das Prisões (1).



Retorne a Sala do Trono do Goro e utilize o mapa para seguir pelo caminho que leva até O Arsenal. Para entrar, basta puxar as correntes ao lado do portão. Na coluna central logo em frente, você encontrará correntes em chamas, pegue-a e descobrirá que se trata da Lança do Scorpion.


Com ela, você será capaz de interagir com objetos suspensos, como lâmpadas de fogo e corpos pendurados. Os objetos incandescentes servem para liberar passagens e desbloquear baús. Já os corpos darão alguns corações extras. Você deve ter observado que o portão atrás de você se fechou, mas existe uma dessas lâmpadas pegando fogo no topo da sala. Acerte-a com a lança para abrir caminho novamente e retorne à Sala do Trono do Goro.



Agora pegue o caminho da esquerda, até o Refeitório do Goro — identificado no mapa pela cor laranja. Para abrir o portão, é necessário novamente interagir com correntes. Essa sala possui várias possibilidades e, por isso, será o nosso novo ponto de referência no Covil do Goro — subsolo da ilha.



Vamos começar pela direita da entrada, na área menor que no mapa é apenas um corredor representado em vermelho e leva até a um elevador. Então suba as escadas, vire à direita da estátua do Goro — que fica de frente pra mesa central — e volte pelo corredor superior até o final. Puxe as correntes e siga até o elevador. Puxe a alavanca e você será levado a uma nova área: O Fundo do Poço — a parte de baixo da ponte.


Saindo da caverna, ocorerrá uma cutscene com Ermac caindo lá de cima para encontrar seu fim em uma das estacas. Vá até o cadáver dele e interaja para pegar seu amuleto. Esse item serve para levantar pedras e interagir com estruturas e esqueletos cuja moeda são as almas.



Retorne ao Refeitório do Goro. Para isso, levante as pedras que agora bloqueiam a passagem da caverna e pegue o elevador. Chegando lá, encaminhe-se para a porta à esquerda da grande estátua em frente a mesa central, que será facilmente identificada por algumas armadilhas: as Salas de Tortura. Para abrir a porta, basta utilizar a Chave da Caveira que você adquiriu em um baú logo na Entrada do Palácio.



Para passar pelas armadilhas é bem fácil. Fique do lado direito, espere a primeira lâmina passar e corra — segurando o botão ZR. Isso serve tanto para a primeira quanto para a segunda sessão de armadilhas. Ao voltar, na primeira sessão, basta ficar à esquerda, mas, antes da segunda, repare que há correntes para interagir. Essas correntes desativam a armadilha temporariamente para você passar com mais segurança.



Por hora, utilize o mapa para encaminhar-se em direção à Fortaleza do Goro — caminho da esquerda quando há uma bifurcação do corredor. Para abrir o primeiro portão, basta puxar as correntes. Já o segundo, de madeira, você abre com o Cajado do Deus do Trovão, adquirido após reconstruir a estátua do Raiden no Santuário do Guerreiro.



Essa área estará repleta de armadilhas, então, com cuidado, encaminhe-se ao baú da primeira plataforma virando à esquerda — é o único dessa área com um valor de 20.000 moedas. Abra-o para conseguir a Chave Angular do Dragão. Com esse item, será possível abrir uma porta na Passagem da Montanha do primeiro andar.



Retornando até a bifurcação das salas de tortura, você pode seguir na outra direção do corredor até a área identificada como Colméia de Kytinn. No fim do corredor, o que você verá é uma parede, mas um olhar mais apurado com a venda de Kenshi revela que essa parede é falsa e pode ser quebrada com o martelo.



No entanto, essa área está infestada de insetos que podem atear fogo em você, matando-o. Por isso, sugiro que essa porta seja aberta apenas quando você já tiver aberto vários baús e adquirido uma boa quantidade do item Frasco de Proteção — cada frasco funciona por um minuto e impede as aranhas de atacá-lo.



Retorne mais uma vez ao Refeitório do Goro e encaminhe-se à porta da última área, identificada no mapa como “As Prisões (2)”. Para abrir a porta, basta puxar as correntes ao lado. Por aqui é possível chegar em dois lugares. O primeiro é a Câmara do Sofrimento, uma sala de tortura que possui alguns baús extras, e precisa de uma chave da caveira para ser aberta.



Porém, de frente para a porta que entramos, há uma parede que pode ser quebrada através do uso combinado da venda de Kenshi e do martelo de Shao Khan. Faça isso e você revelará acesso a um novo elevador, que o levará a uma área secreta do Pátio em que há vários baús extras  — e também pode abrigar um convidado misterioso que citaremos em outra matéria.



Agora retorne ao Grande Salão do Goro — identificado pela cor verde em nosso mapa. À direita de onde você entrou pela primeira vez, há uma porta com três encaixes.


As três chaves dessa porta precisam ser recebidas nas torres — do tempo ou clássicas. Para isso, execute em um desses modos 10 Fatality, 10 Brutality e 10 Mercy — para mostrar misericórdia a seus adversários segure ZL + baixo, baixo, baixo, baixo em uma distância média — e você receberá os Fragmentos do Coração do Ser, da Mente do Ser e da Alma do Ser.



Tome cuidado com as rajadas de fogo neste corredor. Vá até o final dele, abra o baú, com um custo de 80.000 moedas. Dessa maneira, você receberá mais um item chave: o Coração de Blaze.


O colecionador ganancioso

Ao sair pela porta com esses três elementos, interaja com as correntes do portão à frente para abrir o último caminho desse nível da Kripta. No fim desse corredor, há mais um portão que pode ser aberto através de correntes, liberando a sala onde encontraremos o Kollector.



Interagindo com ele, você pode trocar diversos itens encontrados aleatoriamente nos baús por skins e equipamentos de customização ou então por consumíveis para utilizar nas torres do tempo. Não se preocupe, a única função dos itens que o Kollector deseja é essa. Não podem ser utilizados em nenhum outro lugar do jogo, portanto troque sempre que possuir algo que ele queira. As demandas e recompensas estão em constante mudança, por isso vale a pena visitá-lo diariamente.



Porém nem sempre ele estará neste local. Se não encontrá-lo, você pode utilizar o item Moeda do Kollector para invocá-lo. A ativação da moeda funciona por um minuto e, após esse período, ele desaparece novamente. Porém, utilizando uma segunda moeda depois de passados os sessenta segundos, ele retorna com novidades. A sugestão é de que você gaste moedas apenas quando tiver uma boa quantidade de itens destinados a troca, pois não é possível prever o que ele pode solicitar.



Saindo da sala do Kollector, ainda neste corredor, há um portão que, desbloqueado com mais uma chave da caveira, dará acesso a outro elevador. Esse leva o viajante de volta a Entrada do Palácio, onde pegamos anteriormente o martelo do Shao Khan.

Voltando à superfície

Aproveite o novo caminho caso você possua uma chave ou retorne por onde veio caso não tenha. De qualquer forma, aproveitando o ponto de referência da localização do martelo, entre na Floresta Morta pelo muro aberto anteriormente — mapa 1. Vire à direita e depois à esquerda para encontrar uma estrutura que necessita de 1.000 almas para ser aberta — por curiosidade, eram 10.000 antes da atualização 1.0.5, então não se sinta tão mal com o valor. Pague as almas para adquirir o material de forja Jóia das Almas Raptadas.



Ainda na floresta, vá para a área identificada no nosso mapa com um ícone de peças de quebra-cabeça azul. Para resolver o puzzle dos corpos, puxe as alavancas na seguinte ordem: esquerda, direita, centro, centro. Isso montará o corpo de Sektor e removerá as grades que lhe impedem de chegar a um dos baús da área. Depois, volte ao menu principal do game e, por fim, retorne à Kripta para realinhar as peças.



Monte o corpo do oni com a seguinte combinação: esquerda, centro, direita, direita, centro, esquerda, direita, esquerda, direita. Através desse longo passo a passo você não monta a caveira, e assim, consegue abrir mais um baú com segurança.



Agora retorne ao Santuário do Guerreiro. Ao lado da imagem da face de Johnny Cage, há um pequeno corredor com um baú e um esqueleto. Utilize a venda do Kenshi para revelar mais um muro quebrável, e assim ter acesso ao Dojo. Por dentro, você pode ativar a alavanca e abrir o portão, facilitando novos acessos a essa área.



Agora desça a escada onde você tocou o gongo — ao lado da estátua de Sonya — e depois mais um nível de escadas. Você encontrará no centro dessa área um baú do Shao Khan trancado por um portão de grade. Para abrí-lo basta puxar as correntes dos quatro pilares ao redor. Porém em apenas um deles a corrente está visível. Para conseguir ver as outras, utilize a venda de Kenshi. As piras no topo de cada coluna se acenderão.



Continue descendo até a área identificada como O Sacrifício. Você verá três estátuas de pedra, tendo a central também uma fogueira. Para começar, puxe a alavanca. Agora vá até a fogueira e coloque o Coração do Blaze na lanterna. Puxe novamente a alavanca e, por fim, utilize a lança do Scorpion na lanterna. Com isso, você completa o sacrifício e tem acesso aos baús da área.



Retorne ao Santuário do Guerreiro, depois siga pelo lado contrário da porta que leva ao Covil do Goro. Passe reto pela estátua do deus, onde você pagou mil moedas, e logo vai identificar um portão de grade — dá para ver a ponte dali.



Virando à direita e descendo as escadas, haverá um pequeno e fácil quebra-cabeça para resolver — identificado no mapa por um ícone de peças de puzzle amarelo no Pátio Inferior. Para resolvê-lo, basta formar o famoso logotipo do dragão, ícone da franquia desde o primeiro game. Para isso, puxe a alavanca da esquerda uma vez e depois a da direita duas vezes. Com isso, o portão mencionado anteriormente se abrirá. Essa nova área é chamada de Caverna do Pátio.



Para abaixar a ponte levadiça, basta utilizar a lança do Scorpion, acertando as lâmpadas de fogo que estão penduradas ali perto.



Agora vá até a Passagem da Montanha e utilize a Chave Angular do Dragão na porta — está identificada por um ícone do dragão vermelho. Ignore as escadas — falaremos sobre essa parte por último — e abra o portão à esquerda, puxando as correntes.



Entrando na caverna, há uma nova corrente que abre o portão à direita, criando um atalho para a área central do Pátio.



As últimas etapas possuem alguns pré-requisitos que podem necessitar de algum tempo para conseguir, então vá jogando com calma e realize-as quando tiver certeza de os possuir. Um bom lugar para conseguir rapidamente moedas de ouro e almas são as torres do tempo, e aplicando finalizações, você consegue corações facilmente.

Para começar, vá até a área identificada como O Poço — a ponte logo após a Forja. Na parte quebrada, utilize o amuleto do Ermac e pague 2.000 almas para reconstruí-la. Do outro lado não há nada demais, apenas um baú de 250 corações e uma possibilidade que falaremos em outro momento.



Voltando à Forja, interaja com ela quando se certificar de possuir os materiais Coração Demoníaco Enfeitiçado e Olho Enfeitiçado do Dragão, adquiridos aleatoriamente enquanto abre os diversos baús da Kripta. Para finalizar a receita, adicione também a Jóia das Almas Raptadas que você pegou na floresta por mil almas. Além disso, você precisará pagar mais 60.000 em moedas de ouro e 1.500 almas. O resultado é o item-chave Amuleto de Shinnok.



De posse dos amuletos da Kronika, da Cetrion e do Shinnok, retorne à porta anteriormente aberta com a Chave Angular do Dragão, e, dessa vez, desça a escada em espiral. Aqui é outra área dos Kytinn, mas até o momento você estará seguro. Porém é recomendado o uso do item Frasco de Proteção após a resolução do puzzle para entrar na área que irá se expandir.



Interaja com as três alavancas até as rodas de pedra exibirem encaixes para os amuletos. Insira-os e o portão se abrirá.

Além de mais uma pedaço da Colméia de Kytinn — sem ligação com a encontrada anteriormente —, você terá acesso também a mais um pedaço do Pátio Inferior — também sem ligação com o anterior, como pode ser visto no mapa conjunto dessas áreas com o da Caverna do Pátio.



E assim termina nossa tarefa de explorar e abrir todas as áreas da Kripta. Algumas portas menos importantes ainda necessitarão de Chaves da Caveira. Elas darão acesso a apenas alguns baús isolados. Outro segredos ainda estão ocultos no local, mas falaremos sobre eles e sobre a utilização da forja em outro momento. Até lá!

Revisão: Luigi Santana

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google