Perfil

Professor Layton, um perfeito cavalheiro mestre em puzzles

Vamos conhecer melhor o protagonista que dá nome à franquia de puzzles.


Professor Hershel Layton ensina arqueologia na Universidade de Gressenheller e é mundialmente conhecido pelas suas habilidades inigualáveis de resolução de puzzles. Sua marca registrada é a charmosa cartola que completa o seu visual icônico.



Reservado e amigável, Professor Layton é um perfeito cavalheiro britânico, sempre atento aos seus modos e respeitoso com aqueles que conhece em suas aventuras, mesmo quando estes são rudes com ele. Além de inteligente ele também é bastante atlético, possuindo excelente condição física e habilidade de esgrima invejáveis.

Da infância à faculdade (spoilers)

Layton é filho de Leon e Rachel Bronev e foi batizado com o nome de Theodore Bronev, enquanto seu irmão mais velho se chamava Hershel. Infelizmente o casal viria a ser raptado devido aos seus conhecimentos sobre a antiga civilização Azran.

Agora orfãos, os dois garotos foram parar em um orfanato. Roland e Lucille Layton, um casal, surge desejando adotar apenas uma criança - já haviam escolhido pelo nome Hershel, mesmo sem saber quem seria. Preocupado com seu irmão menor, Hershel entregou seu nome a Theodore para que ele fosse adotado pela família Layton.
O jovem professor com seus pais adotivos.



O agora Hershel Layton passou a viver na cidade de Stansbury, onde fez novas amizades e despertou interesse pela arqueologia graças à Randall Ascot. Durante a exploração de algumas ruínas, uma armadilha foi ativada acidentalmente e Randall caiu em um abismo sem fundo diante dos olhos de Layton, que ficou chocado com o fato e decidiu sair da cidade.

Durante seus anos como estudante na Universidade de Gressenheller, conheceu Claire que viria a ser sua namorada. Ela deu ao Layton a sua clássica cartola como um presente de aniversário de namoro e também para comemorar a formação dele como professor.

Infelizmente, no mesmo dia Claire foi vítima de uma explosão e não sobreviveu. Desde então o Professor utiliza a cartola como uma constante lembrança dela e inspiração para ser o perfeito cavalheiro. Nascia aí o Professor Layton da forma como o conhecemos.
Professor e Claire, antes da cartola.

Nos games (sem spoilers)

Layton não procura aventuras, ele vive confortavelmente em Londres, dando aulas e degustando um chá da tarde como todo bom inglês. Porém, os mistérios chegam até ele de forma involuntária (geralmente através de cartas de velhos conhecidos e amigos do professor).

Como um bom cavalheiro, sempre prestativo, Layton dificilmente recusa um pedido de ajuda e assim se encontra envolvido em diversos mistérios, sempre com seu autoproclamado ajudante, Luke Triton, ao seu lado.

A série Professor Layton é baseada em mistérios com diversos puzzles divertidos e criativos durante as investigações. Por ser tão centrada em narrativa, seria um desserviço encher o artigo com spoilers das tramas dos games da franquia.
A série é repleta de mistérios e personagens caricatos.


Ao invés disso, vamos listar todos os jogos (e outras mídias) de Professor Layton em ordem cronológica com uma rápida prévia de cada um.
  • Professor Layton and the Last Specter (DS) - Um misterioso espectro aterroriza um vilarejo. Neste game descobrimos como Layton conheceu Luke.
  • Professor Layton and the Eternal Diva (filme) - Uma ex-aluna de Layton irá se apresentar em uma Ópera cuja história está ligada a uma lenda sobre a vida eterna.
  • Professor Layton and the Miracle Mask (3DS) - Uma figura suspeita auto-intitulada Masked Gentleman ameaça a cidade com seus feitos miraculosos e impossíveis.
  • Professor Layton and the Azran Legacy (3DS) - O professor irá desvendar os mistérios de uma antiga civilização.
  • Professor Layton and the Curious Village (DS) - Primeiro título da franquia, o professor e Luke investigam uma vila onde puzzles fazem parte do dia a dia dos moradores.
  • Professor Layton and the Diabolical Box (DS) - O mentor do professor morre sob circunstâncias misteriosas envolvendo um artefato - uma caixa, que dizem matar qualquer um que tente abri-la.
  • Professor Layton vs. Phoenix Wright: Ace Attorney (3DS) - O professor e Luke são transportados para a cidade medieval de Labyrinthia, onde magia é real e a caça às bruxas faz parte da rotina.
  • Professor Layton and the Unwound Future (DS) - Uma carta enviada do futuro tenta alertar o professor de uma ameaça iminente a Londres. O título marca a última aparição cronológica de Layton como protagonista
O leitor que prestou atenção deve ter percebido um outro nome familiar na lista. Professor Layton teve a honra de conhecer o advogado Phoenix Wright, da série Ace Attorney, em um crossover sensacional que mistura os elementos investigativos das duas franquias com as mecânicas exclusivas de cada uma.
Um dos maiores encontros da história dos games.
Infelizmente, como o professor não é mais o protagonista da franquia o estrelato dos títulos mais recentes ficou para seus filhos Alfendi (spin-off mobile) e Katrielle Layton (série principal 3DS, Switch e mobile).  Porém seu legado sempre viverá com os fãs da série e jamais esqueceremos sua icônica frase “Every puzzle has an answer!” (Todo enigma tem uma solução!).

E você? Já se aventurou por algum título do professor mais carismático dos games?
Nos conte nos comentários!

Revisão: Icaro Sousa

Mestre Pokémon de longa data, salvador de Hyrule em todas as encarnações do herói e ocasionalmente um encanador de bigode grosso.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google