Perfil

Terry Bogard: o lobo lendário de Fatal Fury

Saiba quem é a personalidade principal de Fatal Fury e The King of Fighters.
























POWER WAVE!, BURN KNUCKLE!, Are you OK? BUSTER WOLF!

Se você não reconhece essas falas, então você não está familiarizado com o Lendário Lobo Faminto e garoto-propaganda da SNK.


Conhecido por ser um dos poucos estereótipos americanos criados pelos japoneses de carisma enorme, Terry Bogard marca sua primeira aparição na série Fatal Fury, iniciada em 1991 no Neo Geo, como um órfão que cresceu nas ruas junto de seu irmão Andy. Após ser adotado por Jeff Bogard, Terry vê seu pai adotivo ser morto pelo senhor do crime norte-americano, Geese Howard.

Para vingar seu pai e terem uma chance de derrotar Geese, Terry e seu irmão treinaram por uma década em locais diferentes um do outro. Andy foi para o Japão enquanto o irmão mais velho permaneceu nos EUA, fortalecendo suas habilidades aprendidas graças aos ensinamentos de Jeff e aperfeiçoando os golpes aprendidos nas lutas de rua. Dez anos depois, Geese seria derrotado por Terry no torneio exclusivo para a região onde morava, Southtown, chamado The King of Fighters (olha aí..)

Resultado de imagem para terry bogard smash

A trajetória do lobo lendário não termina por aí. Após a derrota de Geese, o meio irmão desconhecido do senhor do crime chamado Wolfgang Krauser expande o torneio para uma escala mundial. É possível perceber nessa parte da sua história que, além de ser um lutador habilidoso, Terry possui um carisma conquistador por formar amizades com diversos participantes do torneio, tais como Joe Higashi e Blue Mary. As finais do mundial novamente veriam Terry contra o patrocinador, Krauser, e a vitória mais uma vez seria do senhor Bogard.

Notícias sobre Geese ainda estar vivo e planejar uma captura dos lendários pergaminhos Jin fez com que os Bogards mais uma vez embarcassem em uma jornada com o objetivo de pôr um fim nos planos do vilão. É nessa parte de sua trajetória que Terry luta com outros vilões icônicos da série, como Ryuji Yamazaki e os irmãos Jin. O próximo jogo, Real Bout Fatal Fury, terminaria com a última luta entre Terry e Geese no topo da Geese Tower.


O clímax do conflito mostra o vilão prestes a cair do alto do prédio, sendo ajudado apenas pela mão de Terry ao tentar impedir. Geese eventualmente solta a mão e tem sua morte permanente confirmada.

Amadurecer também fez parte da trajetória desse personagem, e vemos um lado mais adulto e paternal do lobo lendário ao adotar o suposto filho de Geese, Rock Howard, e deixar para trás todo o rancor e motivação de vingança pela morte de Jeff. Esse seria um trunfo no desenvolvimento do personagem de Terry, que a essa altura já é bem carismático e amigável àqueles que acompanharam sua trajetória. Rock acaba por treinar nas ruas e viajar pelo mundo tal qual seu cuidador.

Resultado de imagem para terry bogard and rock howard


A próxima saga, denominada Garou: Mark of the Wolves, mostraria um maior protagonismo vindo de Rock, porém Terry ainda o acompanharia, dessa vez mais velho e com uma jaqueta marrom bem estilosa, para deter uma nova ameaça: O irmão da esposa de Geese, Kain R. Heinlein.

Resultado de imagem para terry bogard garou mark wolves


Um novo torneio foi iniciado com a premissa de jogar Southtown nas trevas permanentemente. O futuro de Terry é especulado em dois endings. No de Rock, que decide acompanhar Kain como seu parceiro de luta, Terry aceita a decisão do rapaz e segue em frente como um lobo solitário (mesmo assim, um dos colaboradores do desenvolvimento de história em KoF, Akihiko Ureshino, escreveu em seu blog que esse final não era canônico).

O encerramento da campanha de Terry em Garou mostrava um lado mais filosófico do personagem, onde ele questionava se os motivos de Kain eram realmente ruins levando em conta a maldade no mundo. Outras aparições como personagem convidado também ocorreram, como é o caso de sua versão feminina em SNK Heroines. Nesse caso, Terry simplesmente vive a personagem dentro de um pesadelo que ele tem enquanto dorme. Tudo acaba assim que Rock o acorda para almoçar, quem diria!


Resultado de imagem para terry bogard female

Percebe-se que alguém é um representante da antiga vanguarda dos jogos de luta quando tem fãs de Super Smash Bros. colocando uma roupa Mii de Undertale como prioridade e reclamando do representante da SNK ao ponto de planejarem um boicote dos seus jogos. A entrada de Ryu e Ken em Smash serviu como um catalisador para que mais lutadores de outras franquias antigas de luta 2D tivessem sua chance.

Mesmo com a fanbase do jogo dividida em relação à sua presença no jogo, Terry traz um estilo interessante que mistura luta de rua, boxing, karate, kung fu e kickboxing denominado Hyakkokuseiken, um estilo de luta criado pelo mestre de seu pai, Tung Fu Rue. Além dessa habilidade híbrida, a sua acrobacia e resiliência em combate vão tornar os free-for-alls bem mais agitados.

O criador de Super Smash Bros. Ultimate, Masahiro Sakurai, revelou poucos detalhes sobre a versão in-game do lutador. Quem acompanhou o Direct de 4 de setembro de 2019 apenas percebeu que ele teria o mesmo estilo de Fatal Fury/KoF e que ataques clássicos como Power Wave e Burn Knuckle estariam em seu moveset. Praticamente uma carta de amor a todos os fãs da franquia, todo detalhe e capricho em animações que pode ser encontrado em outros personagens convidados também estarão presentes na criação do senhor Bogard.

Resultado de imagem para terry bogard smash

Evoluções durante a série, superação de traumas de vingança, crescimento como figura paternal, excelente lutador e uma história repleta de determinação são o que definem Terry Bogard. Se você nunca jogou a franquia Fatal Fury ou King of Fighters, é a sua chance de conhecer um novo universo de lutadores com bastante carisma, sendo Terry um dos principais deles.

Revisão: Vladimir Machado

Superfã de jogos eletrônicos, voraz comedor de carne, leitor de mangás e espectador de filmes de terror. Um salve aos fãs da Nintendo :)
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google