Dicas e Truques

Astral Chain (Switch): dicas para iniciantes

Confira alguns truques para se dar bem no novo exclusivo do Switch.


Astral Chain é o novo jogo da PlatinumGames, desenvolvedora japonesa conhecida por títulos de ação, como a série Bayonetta. No título, invasores de outro mundo atacaram o planeta e os poucos sobreviventes se refugiam em uma cidade futurística. Na pele de um membro de uma polícia especial, precisamos controlar as criaturas Legion para enfrentar os aliens e proteger o restante da humanidade em uma aventura de ação frenética, investigação, puzzles e muita exploração. Como é de praxe da PlatinumGames, Astral Chain está repleto de mecânicas intrincadas e detalhes, sendo assim compilamos algumas dicas para se dar bem no jogo.

Explore cuidadosamente as áreas dos capítulos

Astral Chain é dividido em capítulos, que são chamados de Files. Cada um deles se passa em uma área diferente e há muito o que fazer: missões principais (de cor vermelha), missões paralelas (de cor azul) e vários itens para coletar. Sendo assim, é uma boa explorar com cuidado as áreas de cada capítulo em busca de atividades e recompensas — utilize o recurso IRIS para identificar melhor os possíveis pontos de interesse. É possível jogar novamente missões anteriores por meio do seu computador no quartel da Neutron, e é uma boa ideia revisitar as missões, pois algumas áreas e itens só podem ser acessadas após adquirir certos Legions.

Dentre as várias atividades, fique de olho em três colecionáveis. Um dos mais importantes é o Red Matter, um cristal vermelho que está espalhado pelos cenários. Coletá-los aumenta a avaliação no final do capítulo, que influencia o nível do herói. Também é possível encontrar gatos, que vão para o quartel da Neutron depois de serem resgatados. Alguns deles precisam ser atraídos com comida de gato, sendo assim sempre tenha um pouco com você. Por fim, procure por banheiros para coletar papel higiênico — o inusitado item é apreciado pela Toilet Fairy (literalmente “fada do banheiro”), que dará recompensas por eles.


Colete as recompensas das Orders frequentemente

Várias tarefas opcionais (Orders) estão disponíveis em Astral Chain e é possível obter recompensas ao completá-las. Boa parte delas consistem em ações fáceis de entender, como utilizar um ataque específico de um Legion, completar missões paralelas ou terminar um capítulo, já outras exigem tarefas mais complexas. Depois de fazê-las, é necessário coletar os bônus manualmente por meio do menu Orders.


Tire fotos dos personagens e inimigos

Logo no início da aventura, o protagonista recebe uma câmera, o que permite tirar fotos de cenários e personagens — até mesmo selfies estão disponíveis. É divertido registrar os momentos no mundo futurista do jogo, porém o recurso tem outra utilidade: informações de personagens e inimigos são registradas quando você tira fotos deles. Para saber se a foto vai liberar alguma nova informação, observe se aparece um quadrado amarelo em volta do elemento ao usar a câmera.


Sempre use os itens de campo

Uma infinidade de itens podem ser encontrados e utilizados em Astral Chain, e a maioria deles persiste no inventário entre os diferentes capítulos. No entanto, certos itens só podem ser utilizados durante os Files, desaparecendo ao avançar na história. Sendo assim, dê prioridade aos field items — é fácil encontrá-los no menu, pois eles contam com um ícone de uma flor na listagem. Muitos destes itens temporários podem ser encontrados no quartel da Neutron, logo é uma boa estratégia coletá-los antes de avançar nas missões.


Venda itens para obter dinheiro

O dinheiro é muito importante em Astral Chain, pois é com ele que compramos itens, melhoramos armas e Legatus, e mais. A principal maneira de obter G, a moeda do jogo, é completando missões nos capítulos, sejam elas principais ou opcionais. Também é possível conseguir dinheiro ao vender itens de sucata (salvage), que estão espalhados aos montes pelo mundo do jogo. Sendo assim, venda os itens inúteis sempre que possível.

Melhore constantemente os equipamentos e Legions

Astral Chain é um jogo de ação, porém ele tem algumas pitadas de RPG na forma de equipamentos que podem ser melhorados. Além das armas, é possível aprimorar o Legatus, o dispositivo que invoca os Legions — as criaturas ganham mais energia e força de acordo com o nível desse equipamento. Para melhorar ambos, converse com Tabitha no subsolo quartel-general da Neuron. A garota exigirá dinheiro e Material Codes (itens que podem ser obtidos em baús e como recompensas de missões paralelas) para realizar o serviço.


Os Legions também podem ser melhorados por meio do menu do Legatus. A evolução das criaturas é dividida em uma árvore com diferentes nós, que podem ser melhorias de características ou técnicas especiais. Para ativar um nó, é necessário consumir quantidades específicas de Gene Codes (ou experiência). Lembre-se também de equipar as habilidades ativas e passivas.

Monitore a energia dos Legions

Ao invocar um Legion, seu medidor de energia é lentamente drenado. Quando a energia chega a zero, a criatura não pode ser utilizada por alguns momentos e a recarga é mais lenta — isso pode ser um problema durante batalhas mais complicadas. Para evitar isso, desative o Legion apertando o botão R para recarregar sua energia. Também é possível utilizar itens para recuperar a energia dos Legions.


Veja a vida dos inimigos

O recurso IRIS (botão +) mostra os pontos de interesse nos cenários e informações sobre personagens. Além disso, o scanner consegue identificar a vida dos inimigos durante o combate — basta apontar o cursor rapidamente para que a informação fique permanentemente visível durante o combate. Essa opção é especialmente útil durante batalhas contra chefes.

Domine o Sync Attack

O Sync Attack é um movimento especial que permitem que o herói e o Legion ataquem em conjunto em técnicas e combos poderosos. Para ativá-lo, aperte ZL quando uma luz azul brilhar no personagem, que normalmente aparece no fim de uma sequência de ataques. O Sync Attack também pode ser ativado em outros momentos para se recuperar de um ataque do inimigo, após esquivar para executar um contra-ataque ou durante sequências especiais. Algumas habilidades dos Legions abrem mais oportunidades de utilizá-lo.


Abuse das habilidades dos Legions

Durante o combate, os heróis atacam em conjunto com os Legions, criaturas especiais com diferentes habilidades. Elas normalmente agem sozinhas, no entanto é possível controlá-las diretamente ao segurar o botão ZL para melhor reposicionamento, e toques no botão aproximam ou lançam a criatura. Os Legions contam com habilidades que podem ser ativadas por meio dos botões X e Y, e novas técnicas podem ser liberadas por meio do Legion Learning, não esqueça de equipá-las no menu. As habilidades não têm limite de uso, e podem ser ações de suporte (como aumentar ataque e defesa) ou ataques especiais. Sendo assim, use sempre que possível as habilidades dos Legions.

Use a corrente astral de forma inteligente

Os heróis e os Legions são ligados permanentemente por uma corrente especial. Ela não é somente um recurso visual, pelo contrário: com um pouco de coordenação é possível enrolar inimigos com a corrente, o que os deixam vulneráveis por algum tempo. Pode não parecer, mas é uma técnica muito útil, só é necessário um pouco de treino. Lembre-se que a técnica funciona em grupos de vários inimigos e que ela perde força ao ser utilizada continuamente.


Fique atento ao comando “Finish Off”

Durante o combate, quando um inimigo do tipo Chimera está quase morrendo, às vezes aparece a oportunidade de utilizar o comando Finish Off. Para executá-lo, basta apertar A quando o aviso aparecer sobre o inimigo — o Legion ativo finalizará o inimigo. Além de ser estiloso, o movimento tem duas vantagens: a vida do herói é completamente restaurada e o Legion receberá experiência (Gene Core) adicional. O comando pode ser um pouco difícil de ver no caos do combate, fique atento para não perder a oportunidade.

Com essa dicas, a aventura do policial da Neuron será um pouco mais tranquila. Sabe de algo que não mencionamos? Tem alguma dúvida? Não deixe de dizer nos comentários.
 Texto produzido com cópia digital cedida pela Nintendo
Astral Chain está disponível na Loja Nintendo

é brasiliense e gosta de explorar games indie e títulos obscuros. Fã de Yoko Shimomura, Yuzo Koshiro e Masashi Hamauzu, é apreciador de roguelikes, game music, fotografia e livros. Pode ser encontrado no seu blog pessoal e nas redes sociais por meio do nick FaruSantos.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google