Dragon Quest XI: Echoes of an Elusive Age (Switch) - tudo sobre a Draconian Quest, o "modo difícil”

Alguns jogadores podem achar o JRPG um pouco fácil demais: descubra como as Draconian Quests mudam isso.


Em 27 de setembro chegará ao Switch Dragon Quest XI: Echoes of an Elusive Age (DQXI), mais um RPG de peso de uma das melhores franquias do gênero, e tenho certeza de que muitos dos nossos leitores irão passar dezenas de horas nesse universo. No entanto, comparando com outros Dragon Quests, a dificuldade geral desse jogo é relativamente menor, o que pode fazer com que alguns playthroughs se tornem fáceis demais da metade pra frente do jogo.


Caso você não tenha nenhuma (ou pouquíssima) experiência com JRPGs, ou simplesmente quer ter uma jogatina super light, provavelmente ficará contente com o modo normal, porém, para todos os outros jogadores, as Draconian Quests (que compõem o “modo difícil” de DQXI) são realmente úteis e fazem com que o jogo seja muito melhor.

O que é e como funciona

Em suma, este modo é composto de 8 efeitos diferentes que servem para dificultar a vida do jogador. É apenas possível adicionar/ativar a Draconian Quest na criação de um save e, após isso, é impossível adicionar efeitos, apenas removê-los livremente em qualquer igreja.

Em outras palavras, caso um jogador adicione todos os 8 efeitos, mas depois de 3 horas de jogo tenha se arrependido de algum(ns), basta ir numa das inúmeras igrejas espalhadas pelo mundo e aplicar as mudanças. Agora, caso outro jogador depois de 20 horas de jogo perceba que tudo está fácil demais (o que pode acontecer por vários motivos), para ativar a Draconian Quest, infelizmente terá que começar um save do zero.

Sabendo disso, entre as 8 opções, existe muito espaço para flexibilidade e ajuste de acordo com a vontade do jogador, mas, mesmo assim, existem algumas que são fortemente recomendadas. Em seguida, apresentarei todos os efeitos e comentarei sobre a aplicabilidade deles no seu playthrough.
Caso não queira ler sobre todos os efeitos, minha recomendação para um primeiro playtrough é ativar “Reduced experience from easy fights”, “All enemies are super strong” e “Party is wiped out if protagonist perishes”. Para um segundo, todos os anteriores com a adição de “No shopping” e “Townsfolk talk tripe”.

  • All enemies are super strong
A maioria dos “modos difíceis” se resumem a esse primeiro efeito: ativando-o, todos os inimigos ganham mais atributos ofensivos e defensivos, e alguns dos seus movesets também são modificados. Essa é a minha primeira e maior recomendação, e fará com que todas as lutas sejam um desafio (sim, até mesmo aqueles monstrinhos toscos e “fracos” espalhados pelo mapa).

Quanto aos chefões, esses sim apresentarão um enorme desafio, principalmente no mid e late game, quando alguns te forçarão a ajustar a sua party para lidar com os seus efeitos, como resistência à magia, etc.
  • Reduced experience from easy fights
Esse efeito pode ser muito polêmico, porque existem pessoas que amam fazer alguns farms periódicos e sentir a sua party realmente poderosa, porém, para aqueles que preferem seguir uma linha reta de progressão e desafio, essa Draconian Quest faz com que inimigos mais fracos não concedam XP, o que ajuda um pouco.

Digo um pouco porque, na verdade, DQXI não requer muito grind de experiência. Em geral, caso você sempre faça algumas batalhas contra os monstros de uma área específica, dificilmente sentirá a necessidade de farmar XP. Mesmo assim, acho que secundariamente esse efeito torne visível as barreiras entre áreas, alertando quando você deveria passar para a próxima (pois não está ganhando XP com os monstros dali).
  • Party wiped out if protagonist perishes
Mesmo que principalmente temática, essa escolha me parece muito interessante pois de fato impacta as escolhas feitas em batalha, dando prioridade para preservar a vida do honrado herói. O efeito é simples: caso a vida dele chegue a zero, é como se todos os seus personagens tivessem morrido. Recomendo fortemente esse efeito para todo mundo.
  • No shopping
Agora entramos num território mais questionável: capitalismo ou não? Bem, sabendo que a opção de craftar equipamentos e armas é liberada logo depois de encontrar o primeiro companheiro do protagonista, ao longo do jogo, caso você explore bem os locais e esteja disposto a farmar alguns materiais, essa é uma opção bem válida.

Porém, até desbloquear a forja e para alguns itens gerais, como ervas de cura, essa opção pode parecer um pouco hostil. Na dúvida, recomendo que ative esse efeito e, caso seja demais, basta desativar. Querendo ou não, corta um pouco do conteúdo do jogo, e talvez seja mais recomendado para um segundo playthrough.
  • Townslok talk tripe
Esse é sem sombra de dúvidas o efeito mais estranho de todos, e a sua existência é justificada pelo gênero de RPGs orientais e o amor que os seus jogadores têm pelos diálogos dos NPCs, principalmente os de ambientação. Em suma, há pouquíssimo efeito no gameplay, mas alguns NPCs mentirão para você, caracterizando personagens principais de forma errada, ou até mesmo dizendo que existem tesouros em lugares onde não há!

Realmente não sei porque alguém ativaria isso num primeiro playtrough, porque perderia uma parte de diálogo “legítimo”, o que acaba prejudicando a ambientação desse mundo tão interessante. Além disso, pesquisando um pouco descobri que alguns (ou todos) os NPCs afetados por esse efeito dizem algo tipo “You don’t believe me, do you? / Você não acredita em mim, não é?”, o que torna esse efeito ainda mais inútil.
  • No armour
Esse e os próximos dois efeitos são realmente masoquistas e proporcionam um nível de desafio gigantesco que, naturalmente, não será para todos. Aqui você dependerá inteiramente das suas armas, habilidades e magias, o que requer muito planejamento para qualquer luta, tanto para batalhas contínuas contra inimigos menores, mas ainda mais em chefões.
  • Shypox
O Shypox faz com que ocasionalmente a ação do protagonista não aconteça. Há muita RNG envolvida e, com a minha sorte, sei que eu teria vários wipes só por causa desse efeito. Caso você realmente queira sofrer e está disposto a refazer combates por conta de algo assim, vá em frente.
  • Super shypox
A chance de cancelar a ação do protagonista parece muito moleza pra você? Bem, com esse efeito todos os membros da sua party poderão se distrair com alguma coisa e deixar você na mão!

Toques finais

Esses são os 8 efeitos disponíveis e, como eu disse, alguns são realmente recomendados para fazer a sua experiência no jogo melhor. Na dúvida: experimente! E, caso queira testar diferentes efeitos, a demo já está disponível na eShop, que conta com cerca de 5 horas da campanha principal.

Aproveite esse tempo até o lançamento para ver com quais efeitos irá jogar e, acima disso, completar todo o conteúdo da demo, pois o seu save será transferido para o jogo completo!

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google