Jogamos

Análise: If My Heart Had Wings (Switch): uma visual novel sobre sonhos que estão além das nuvens

Jogo conta a história de um clube de aviação com personagens carismáticos que se esforçam para voar em seu próprio planador.

Desde a Antiguidade, o desejo de voar esteve presente na humanidade. Andar entre as nuvens seria como desfrutar de uma liberdade plena. If My Heart Had Wings é uma visual novel inspirada nesse velho sonho, contando as aventuras de um clube de voo de planador.

Além dos nossos limites


Depois de um incidente, o jovem Aoi Minase abandona sua escola e volta para sua cidade natal, Kazegaura. Lá, ele se depara com seus velhos amigos, mas também cria novas amizades. Como se trata de um galge (visual novel com foco no romance com as heroínas), as opções românticas tem maior destaque no roteiro, mas até mesmo os personagens secundários são bem apresentados.

Ao longo do jogo, é formado um belo círculo de amizade entre todos eles. E o interessante é que eles têm uma boa dose de nuance. Por exemplo, uma personagem demonstra bastante conhecimento técnico na história, mas sua personalidade inicialmente pode fazer parecer que ela só quer se aproximar do protagonista.

Os relacionamentos entre os próprios personagens também são interessantes. É divertido ver os momentos descontraídos em que eles realmente agem como amigos. Em certas horas, estão zuando uns aos outros. Em outras, há preocupações que soam legítimas de um personagem com o outro.


Por se tratar da história de um clube de aviação, existe também um pouco de explicação do funcionamento dos planadores. Ver as dificuldades que o clube passa e a paixão dos personagens é bastante motivador e envolvente.

Em especial, é importante destacar que a heroína principal é cadeirante. Boa parte do jogo gira em torno do crescimento dela e de como é acolhida pelas pessoas ao seu redor. Apesar de ser uma escolha bacana, há algumas decisões de roteiro que não respeitam muito bem o tema.


De forma geral, o roteiro oscila entre momentos mundanos e outros mais evocativos. Os primeiros fazem com que o jogador se sinta cada vez mais próximo dos personagens, enquanto os outros trazem uma sensação bastante gratificante de contemplar algo sublime graças aos esforços do clube.

Isso é ressaltado pela trilha sonora que usa nesses momentos músicas com elementos vocais. A mais usada soa como se anjos estivessem soprando vida naquele mundo, enquanto em momentos de clímax há também o uso das canções-tema da obra.

Asas um pouco quebradas


Mas nem tudo são flores. Apesar de ter uma boa história, a tradução deixa a desejar. Há vários pequenos errinhos ao longo do jogo, o que chega a ser curioso considerando que ele já foi lançado há bastante tempo em outras plataformas.

Outro problema grave é que o log demora uma eternidade para abrir. É através dele que o jogador pode reler mensagens passadas caso tenha perdido algum detalhe e é um item básico do gênero. Da forma como funciona atualmente, torna-se impraticável usá-lo.

Outra coisa que pode incomodar é o fato de que o jogo oferece poucas escolhas. Focado apenas em definir o par romântico do protagonista, ele perde a oportunidade de criar situações em que o jogador possa ter impacto na história. Por outro lado, isso também significa que não há risco de perder um evento com as personagens, algo que pode ocorrer facilmente em narrativas mais ramificadas.


As imagens dos personagens também não tem nenhum tipo de movimento. Normalmente nesse tipo de obra haveria pelo menos piscadas e movimentação labial para lhes dar um pouco de vida. Como a arte é muito bonita, não chega a ser um grande problema, mas ainda é algo aquém do esperado.


De forma geral, apesar desses problemas, If My Heart Had Wings é uma linda história de um grupo de jovens estudantes que constroem belos vínculos de amizade. O sonho de voar é muito bem apresentado e realmente é cativante ver os esforços para atingir esse ideal. Certamente vale a recomendação, especialmente para quem quer uma obra com alta carga emocional.

Prós

  • Personagens carismáticos e com boas nuances;
  • A história é bem motivadora e desperta o interesse pela aviação;
  • Trilha sonora (boa para momentos mais emocionais).

Contras

  • Vários pequenos errinhos de tradução;
  • Abrir o log é tão lento que se torna impraticável usá-lo;
  • Nem sempre lida bem com as questões relacionadas à deficiência motora de Kotori;
  • Poucas escolhas;
  • Falta de animação básica nos personagens.
If My Heart Had Wings — Switch/PC/iOS/Android — Nota: 8.0
Versão utilizada para análise: Switch
Revisão: André Carvalho
Análise produzida com cópia digital cedida pela MoeNovel

é formado em Comunicação Social pela UFMG e costumava trabalhar numa equipe de desenvolvimento de jogos. Obcecado por jogos japoneses, é raro que ele não tenha em mãos um videogame portátil, sua principal paixão desde a infância.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google