Pokémon Blast

Pokémon Diamond/Pearl/Platinum (DS): O líder de ginásio mais forte de Sinnoh

Dividida por uma montanha que dizem ser a casa de Arceus, será que a região de Sinnoh é tão competitiva quanto às demais gerações?

 Ah, Sinnoh. Uma geração que marcou a vida de muitos fãs da franquia, especialmente deste que vos escreve. Com a divisão de categoria e criação de golpes para tipos, até então esquecidos, como BUG, DARK, POISON e STEEL, e 107 novos Pokémon, a quarta geração dos monstrinhos de bolso se mostrava promissora enquanto mantinha o padrão da franquia.

Com ela, oito novos líderes de ginásio chegaram para pôr à prova nossas habilidades como treinadores,prontos para usar todas as armas em seu arsenal para nos vencer. Na terceira geração tivemos a criação das habilidades e com elas, vieram três capazes de ativar condições climáticas que não acabavam após cinco turnos. Em Sinnoh, uma região relativamente mais fria do que as demais, tivemos a introdução da última habilidade dessa natureza, embora entre os líderes dessa região, apenas Sand Stream (Tyranitar) e Snow Warning (Abomasnow) estão presentes, tornando-se o ponto chave das composições dos líderes que possuem essas características.

 Mas não pensem que só porque uma equipe tem a capacidade de abusar de uma condição climática é que a fará vencedora: Pokémon fortes e com combinações de golpes que beiram o competitivo são tão letais quanto isso, não é mesmo, Fantina? Empolgados com a disputa? Vejamos então quem é o líder de ginásio mais forte de Sinnoh. Boa leitura a todos!

Critérios

Antes de começarmos o feroz embate entre os líderes, seguem os critérios para a montagem do ranking:

- Consideramos as equipes rematch da versão PLATINUM. Dessa forma, todos terão 5 Pokémon em seu time, tornando a disputa mais justa;

- As Abilities consideradas serão as que os Pokémon possuem enquanto estiverem no time do líder de ginásio;

- Em relação a equipe da líder Fantina, iremos considerar a habilidade Levitate no Gengar, pois nessa geração ainda não havia sido alterada para Cursed Body;

- Mega Evoluções estão descartadas, afinal, nem todos os líderes possuem Pokémon que podem passar por esse processo, sem contar que ainda não existiam;

- Os stats de cada Pokémon serão calculados com 31 pontos de IV e no nível 50, sem acréscimos de Effort Points e com Natures neutras;

- O moveset de cada Pokémon será o mesmo do jogo, ou seja, não trabalharemos com todo o movepool dos monstrinhos;

Apresentando os desafiantes líderes

Sinnoh é uma região equilibradíssima em termos de força, agilidade, defesas e, acreditem, até utilidade. Por conta disso, o embate entre os líderes é tão igual que cada um perde para pelo menos outros dois. Ou seja, não há um extremamente dominante, e mesmo aquele considerado como "mais fraco" tem chances de vencer alguns confrontos, inclusive em desvantagem.

 Com isso em mente, foi bem difícil avaliar as equipes e decidir qual delas se sobressai, ainda que pouco, em relação às demais. Se compararmos Sinnoh com as outras regiões, parece que está sempre um passo atrás, mesmo vindo depois de algumas delas. Sendo assim, o líder de ginásio mais forte de Sinnoh será decidido nos mínimos detalhes. Vamos conferir quem leva o caneco?

Roark

Equipe: Aerodactyl, Probopass, Golem, Rampardos e Tyranitar

Mais uma vez temos o primeiro líder utilizando o tipo ROCK, e novamente o Aerodactyl será o carregador de piano do time. Mesmo tendo um nome de peso - conhecido por Tyranitar - a equipe do Roark é extremamente potente ofensivamente, pois a combinação de seu principal STAB em conjunto do tipo GROUND permite que o dano causado seja muito bom e abrange todos os outros líderes para pelo menos, dano neutro.

 Para se ter uma ideia, com os tipos secundários de seus Pokémon, somente dois líderes não recebem dano super-efetivo com a combinação citada há pouco, logo, batalhar contra o Roark será uma tarefa duríssima, diga-se de passagem. Com o acréscimo da Sandstorm trazida pelo Tyranitar, todos os Pokémon de sua equipe recebem 50% de Special Defense, aumentando um pouco suas resistências e quem sabe, aguentar aquele golpe maroto e virar a partida.

Contudo, mesmo tendo uma força exorbitante do lado físico, a Speed de seus Pokémon deixa MUITO a desejar, sem contar que três Pokémon recebem dano x4 de outros líderes. Ou seja, a chance de sobrevivência é mínima (ainda mais se for STAB), pois certamente receberão o dano primeiro antes de poderem causar seu dano massivo.

Gardenia

Equipe: Jumpluff, Cherrim, Bellossom, Torterra e Roserade

O tipo GRASS é conhecido por ser um dos melhores no quesito "suporte", pois conta com muitos golpes que interferem no ritmo da batalha. Na segunda geração, surgiram as alterações climáticas e com elas veio o golpe chamado Sunny Day. Além de dobrar o dano causado por golpes do tipo FIRE e reduzir o dano de golpes do tipo WATER, os Pokémon do tipo GRASS também se beneficiam e muito com esta alteração climática. É pura biologia. Para as plantinhas, os raios de sol intensos permitem que alguns Pokémon tenham sua Speed dobrada, alterem o tipo de golpes, como Weather Ball, removam o turno de carga do golpe Solar Beam e muitos outros benefícios.

E é exatamente sobre essa premissa que funciona a equipe da Gardenia, pois três de seus Pokémon possuem seu moveset voltado para essa condição. Porém, é uma faca de dois gumes: ainda que beneficie sua equipe, aumentar o dano de um tipo que já causa dano dobrado não é muito atrativo, pois mesmo que o golpe não receba STAB, com o acréscimo de 50% de dano por conta do clima, o estrago pode ser letal. Outro ponto é que o tipo GRASS não é bom na ofensiva e na defensiva, tendo 5 fraquezas (todas estão presentes como tipos secundários de outros líderes) e apenas 3 vantagens, que podem ser facilmente remediadas com os tipos secundários.

Maylene

Equipe: Hitmontop, Medicham, Breloom, Machamp, Lucario

Não sei se vocês perceberam mas esta equipe possui vários membros iguais às equipes anteriores que também são especializadas no tipo FIGHT. E olha que não faltam opções como Heracross, Blaziken, Infernape, Gallade... a lista poderia continuar mas também estaria repetindo os Pokémon.

Com isso, caímos novamente naquele velho conceito de que é forte mas falta aquele "algo a mais", sabem? O Medicham possui um Attack monstruoso em virtude de sua habilidade, Pure Power, dobrá-lo assim que entra em batalha. Quanto ao Machamp, todos sabem o que ele pode fazer com a combinação No Guard + Dynamic Punch. Entretanto, teve que se contentar com Guts + Close Combat, que é boa mas não é a melhor opção.

 O que "salva" sua equipe é o Lucario, um dos melhores Pokémon dessa região. Quando dizemos "salva" é porque mesmo sendo um Pokémon versátil, a escolha de golpes limita e muito aquilo que o chacal de Sinnoh pode fazer, tendo que apostar muito alto, e muitas vezes a recompensa não é a esperada.

Crasher Wake

Equipe: Sharpedo, Quagsire, Floatzel, Gyarados e Ludicolo

O grandalhão de Pastoria é com certeza um dos líderes de ginásio mais carismáticos que existe. Mas não pensem que todo esse carisma o impede de ser um dos líderes com maior brutalidade em seu time. Inclusive, possui o Pokémon brutal Sharpedo para provar isso. O tipo WATER é um dos melhores dentre os 17 da época e com isso, a versatilidade de cada um de seus Pokémon é absurda.

 Um de seus comandados não chama tanta atenção ao lermos seu nome, porém na prática é, basicamente, o melhor Pokémon do time. E não pensem que estamos falando do Floatzel. Na verdade, estamos nos referindo ao Ludicolo. Com stats balanceados, dois tipos excelentes em um moveset com 4 opções de dano transformam o dançarino de Hoenn em uma máquina de derrubar Pokémon, pois a cobertura neutra e super-efetiva que ele alcança é uma das melhores dentre os líderes, talvez até a melhor se olharmos golpe a golpe.

Os outros quatro membros também não ruins, inclusive, o Quagsire é capaz de vencer praticamente sozinho o time do Volkner, que não possui nenhum golpe do tipo GRASS, algo que o Quagsire não gostaria de ver pela frente. Contudo, falta cobertura nos demais Pokémon, limitando-se a golpes do tipo DARK ou NORMAL e com isso, o potencial destrutivo cai consideravelmente.

Fantina

Equipe: Banette, Mismagius, Drifblim, Dusknoir e Gengar

Coordenadora nas horas vagas (gostaria de saber que hora um líder de ginásio não tem nada para fazer...) e destruidora de sonhos, Fantina e seus companheiros causam muita dor de cabeça na região de Sinnoh. Não repetindo o erro de Morty ao usar dois Pokémon iguais, seu time possui características únicas ao usar três Pokémon do tipo GHOST que foram criados nessa geração.

 Com movesets beirando as batalhas competitivas e stats que permitem a utilização desses golpes, Mismagius e Gengar, aqueles que ditam o ritmo da batalha, uma vez que ao entrarem em campo, com certeza irão nocautear um Pokémon. Porém, um Pokémon de seu time chama a atenção de um jeito diferente: Drifblim. Para quem não acompanhou a série das melhores equipes para cada geração, o balão roxo está entre os melhores escolhas para se fazer a campanha.

 Se repararmos em seu moveset, temos dois golpes praticamente iguais: Silver Wind e Ominous Wind. Ambos têm 60 de poder base, 8 PPs máximos, porém o que realmente importa são os 10% de chance de aumentar TODOS os stats do Drifblim em 1 nível. Ah, mas ele não é muito forte e não aproveitará ao máximo esses aumentos...só que ele tem Baton Pass, que força a troca com um Pokémon que ela escolher, recebendo os mesmos acúmulos. Se um Gengar já é difícil de parar naturalmente, imaginem com +1 em todos os seus stats?

Byron

Equipe: Skarmory, Magnezone, Steelix, Bastiodon e Aggron

Para muitos, o Byron é o líder de ginásio mais fraco dentre os oito da liga de Sinnoh. E não é para menos. Time lento, muitas fraquezas x4 para tipos comuns e que estão presentes em golpes de outros líderes, não justificando todo o potencial defensivo que tipo STEEL é reconhecido. Se olharmos para sua equipe, em um primeiro momento parece ser competitiva só que com o andar da batalha, vemos que seu time é frágil e não consegue causar o dano necessário para nocautear seus adversários.

Ainda que o Bastiodon e o Aggron tenham Metal Burst, devolvendo o dobro do dano causado, seja ele físico ou especial, primeiro é preciso sobreviver para depois refletir o estrago e mesmo que sobreviva um golpe, o segundo com certeza irá nocauteá-los, pois além de estarem com pouca vida, a Speed de ambos é pífia e até o Probopass, de seu filho Roark, será capaz de ultrapassá-los.

Candice

Equipe: Weavile, Mamoswine, Abomasnow, Froslass e Glaceon

Agindo de forma oposta ao seu tipo, Candice e sua equipe são quentes e acolhedores com os desafiantes, muito diferente de Pryce em Johto, que não gosta de ninguém perto dele. Ofensivamente, o tipo ICE é um dos melhores, especialmente em Sinnoh, que possui apenas um líder com resistência a esse tipo. Seu time é baseado na chuva de granizo causada por Abomasnow, fazendo com que Blizzard acerte sempre seu alvo, não importando os níveis de evasiva do adversário ou de precisão do usuário. Legal não é? Sempre acerta, olha que “interessante”. E ainda tem 10% de causar FREEZING no adversário, incapacitando-o por sabe-se lá quantos turnos. 

Ainda, o granizo causa 6,25% de dano todo turno em todos os Pokémon que não são do tipo ICE, ou seja, todos os outros 41 Pokémon recebem o dano passivo. Com exceção do Mamoswine, todos os membros de seu time se beneficiam de alguma forma dessa condição climática. Só que o ponto chave não é a neve caindo e sim, o mamute. Abençoado com uma base de Attack altíssima e um dos melhores golpes do jogo, Earthquake, o Mamoswine é capaz de vencer equipes inteiras. E o melhor, sozinho.

Candice e sua equipe também estão preparados para as desvantagens, afinal Froslass é do tipo GHOST, portanto, imune ao tipo FIGHT e o Abomasnow também é do tipo GRASS, que ajuda contra os Pokémon dos tipos GROUND e ROCK presentes nas equipes dos demais líderes.

Volkner

Equipe: Jolteon, Raichu, Luxray, Lanturn e Electivire

E a “síndrome” do monotipo ataca novamente. Tá certo que o Lanturn também é um Pokémon do tipo WATER mas parece que esse segundo tipo mais atrapalha do que ajuda. Outro ponto que pesa muito contra a equipe do Volkner é a falta de golpes que aproveitam ao máximo seus monstrinhos. Onde já se viu um Jolteon de Double Kick? Por que não Shadow Ball? E Pin Missile ao invés de Signal Beam? Inadmissível…

O ponto forte dessa equipe certamente é o Electivire, pois seu Attack e golpes físicos com grande cobertura permitem que ele possa causar toneladas de dano ou elimine alvos mais lentos, pois sua Speed ainda que não seja das melhores, ultrapassa grande parte dos adversários. Ainda, o tipo ELECTRIC em Sinnoh possui uma abrangência de dano boa, afinal, nenhum tipo primário é resistente aos poderosos raios.

Seu Pokémon característico, Luxray, possui um movepool excepcional com as três mordidas elementais, porém, sua habilidade Rivalry faz com ele cause menos dano, pois a maioria dos Pokémon presentes nos times dos líderes são fêmeas, logo, há uma queda de 25% em seu Attack.

O Veredito

Primeiro, gostaríamos de ressaltar novamente o equilíbrio entre as equipes. Até agora, não tivemos um cenário como esse e talvez nem tenhamos, dado o potencial que todas as equipes desta região apresentam. Crasher Wake e seus comandados se saem bem contra a maioria, porém a falta de cobertura lhe deixa refém de alguns líderes. Roark, por incrível que pareça, dá mais trabalho do que aparenta, sendo a pedra no sapato de muitos líderes. Contudo, seu potencial é limitado pelo seu próprio time, que se vê forçado a receber um golpe antes em 99% dos casos. 

Os fantasminhas de Fantina também dão trabalho, com suas combinações de golpes nada saudáveis para a competição, porém, não são nada resistentes. Por fim temos a Candice, que com a neve ao seu lado, torna as coisas muito difíceis para seus adversários e com Blizzard sempre acertando, podendo até congelar o seu adversário, certamente é uma das mais fortes até o momento. Sua equipe dentre as demais é a que aproveita melhor todos os golpes de seu moveset, sempre tendo uma opção para lidar com os adversários ou para beneficiar o resto do time.

Com isso, podemos dizer que o líder de ginásio mais forte de Sinnoh é....Candice!
Surpresos com o resultado? Será que, com as ferramentas certas, tanto Roark como Volkner teriam chance de serem os mais fortes? E vocês, qual líder é o mais forte? Seu líder favorito teve um bom desempenho? Fiquem ligados, porque a próxima região será Unova e seus poderosíssimos líderes de ginásio.
Revisão: André Carvalho

Fã de carteirinha da franquia Pokémon desde os oito anos de idade, teve seu primeiro contato com os monstrinhos de bolso no Game Boy Color e de lá para cá, são mais de 25 anos de alegria. Fanático por vídeo-games, gostaria de poder jogar mais tempo do que trabalha.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google