Blast from the Past

Mario & Sonic at the Beijing 2008 Olympic Games (DS/Wii) — A Olimpíada mais inusitada da história

Em 2008, era lançado o primeiro jogo da série olímpica, e o primeiro a reunir os rivais Mario e Sonic.



Em breve, será lançado o mais novo título da série entre as casas da Sega e da Nintendo: Mario & Sonic at the Olympic Games Tokyo 2020 (Switch). Entre as muitas novidades do jogo, estão a narração em português e os “1964 events”, espécie de eventos retrô dos últimos Jogos sediados em Tóquio. A franquia já vem para o seu quarto título nesse ano. Mas como foi a primeira edição do “jogo dos Jogos”? Vamos relembrar aqui.

Mario & Sonic at the 2008 Olympic Games foi lançado para Wii em 6 de novembro de 2007 na América. Já sua versão para DS chegou um pouquinho mais tarde, em 22 de janeiro de 2008 (também na América). O crossover mais ambicioso de todos os tempos na época foi o primeiro a juntar os “rivais” Mario e Sonic no mesmo jogo.

A ideia de unir os mascotes da Nintendo e da Sega se originou em 2005, quando os criadores dos personagens discutiram sobre a possibilidade de criar um jogo no qual Mario e Sonic fossem os protagonistas. A discussão tomou forma quando a Sega conseguiu a licença do Comitê Olímpico para produzir o próximo jogo dos Jogos (desde 2000 já havia um jogo oficial das Olimpíadas, porém essa seria a primeira versão sob a produção da Sega).

O próprio COI foi favorável à ideia de Mario e Sonic em um jogo oficial, uma vez que o mesmo tinha pretensões de ganhar a atenção de um público mais jovem (algo que ainda querem, de acordo com a justificativa deles para incluir Skate e Surfe como modalidades em 2020). A nova aventura dos mascotes foi oficialmente anunciada em março de 2007, e ambos fizeram sua estreia na E3 do mesmo ano.
O primeiro trailer do novo jogo
O primeiro jogo da série contava com diversas modalidades que ocorreram nos Jogos de Pequim, classificadas em “eventos” como Atletismo (no qual era possível, com certo treino, bater a marca de inacreditáveis 8 segundos), Natação, Ciclismo, Tiro, Tiro com Arco, Canoagem, Esgrima e Tênis de Mesa.

'Dream Canoe', modalidade
exclusiva da versão de DS
As infinitas possibilidades que o então novo Wii fornecia eram infinitas. Com seu controle de movimentos, você podia girar o Wiimote, conseguindo assim simular o movimento do Arremesso de Martelo. Outro exemplo interessante era a combinação com o Nunchuk, que trazia um maior realismo ao Tiro com Arco.

A versão de DS também não ficava para trás. Apesar de não possuir os mesmos controles de movimento do Wii (o que tirava muito da experiência de “esporte” do jogo), o microfone do portátil trazia uma sensação realista (em cansaço, principalmente) para as provas de natação, assim como a tela tátil, que era uma das mais exigidas já nas provas de Atletismo (por exemplo, no Arremesso de Dardo você utilizava a tela para projetar o ângulo de arremesso no jogo)

Além disso, na própria versão de 2008, também surgiram os “Dream Events”, versões-fantasia dos eventos reais, como a Canoagem, que incluía elementos de Mario Kart nas corridas, ou o Tênis de Mesa, onde era possível usar power-ups durante a partida.
Na versão de Wii, o Tiro com Arco (Archery) fazia uso do Wiimote e Nunchuk, trazendo uma experiência mais realista ao jogo

Não eram apenas Mario e Sonic que estavam no jogo! Com aparições como Vector, Donkey Kong, Blaze e Daisy, o elenco inicial contava com 16 personagens selecionáveis. Eles recebiam suas estatísticas, que faziam diferença na jogabilidade final. Por exemplo, usar um personagem com a característica forte, como Knuckles, teria desvantagem em uma prova de velocidade (o que não aconteceria com Yoshi, que tem essa habilidade mais exacerbada).
Personagens do primeiro jogo. O "tipo" deles tinha influência nas partidas










O jogo teve um desempenho "regular" de acordo com as críticas. O ponto em comum entre elas foi quanto à falta de simplicidade na forma de jogar. Na versão de Wii, foi pontuado que os comandos no Wiimote+Nunchuk não eram intuitivos. Apesar disso, o jogo teve uma recepção favorável do público, vendendo cerca de 10 milhões de unidades. A parceria também rendeu frutos a longo prazo, com lançamentos marcados para as Olimpíadas de Inverno de Vancouver em 2010, e os Jogos de Londres em 2012, tema da próxima parte da série.

Revisão: Davi Sousa

Estudante de História, "nascida" em Johto, é fã da Altaria e de Galar. Pokétuber e futura professora de História, nas horas vagas treina seus monstrinhos. Benfiquista e boleira, pode ser achada enquanto cria algo pelo Twitter: @gabsjohto
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google