Shigeru Miyamoto receberá prêmio de Mérito Cultural do governo do Japão

O criador de Super Mario e The Legend of Zelda é o primeiro desenvolvedor de jogos a ganhar esse reconhecimento.


O produtor de jogos Shigeru Miyamoto, responsável pela criação de franquias clássicas da Nintendo, como Super Mario, The Legend of Zelda, Donkey Kong e Star Fox, receberá o prêmio de Pessoa de Mérito Cultural do governo do Japão. Esse reconhecimento é oferecido anualmente para pessoas que realizaram contribuições significativas na cultura japonesa.


É a primeira vez que um desenvolvedor de games irá receber a honra. Ao jornal Sankei, Miyamoto expressou sua alegria e agradeceu os colegas:

"Eu fico agradecido que luz está sendo emitida sobre o gênero de jogos. Esse é um trabalho em que você não consegue fazer nada sozinho".

O designer afirmou à publicação que considera que seus jogos tiveram reconhecimento mundial por não se focarem na moda do momento e disse que, mesmo com 66 anos, não pretende se aposentar. "Queremos fazer as pessoas ao redor do mundo sorrirem", ele conclui.

Atualmente, Miyamoto faz parte da mesa de diretores da Nintendo.


Jornalista, analista de mídias, PcD e entusiasta de games desde que jogou Pokémon Azul no Game Boy Color nos anos 90. De lá para cá, tenta aproveitar ao máximo todos os consoles no pouco tempo que a vida adulta permite. Se não está escrevendo para o Blast ou demorando anos para zerar um jogo, está no Twitter (@DanielMorbi) e no Instagram (@danielmorbi_)


Disqus
Facebook
Google