Pokémon Blast

Pokémon Black 2/White 2 (DS): O líder de ginásio mais forte de Unova - Parte II

Dando sequência ao confronto em Unova, chegamos em Black e White 2. Será que algum líder, além do Brycen, é capaz de parar Drayden e seus dragões?




A Nintendo surpreendeu todos ao fazer uma continuação para a saga de aventuras na região de Unova. Com a criação de uma história envolvente e aproveitando partes do mapa que ainda não haviam sido utilizadas, ou até mesmo remodelando algumas já visitadas, temos Pokémon Black e White 2 como duas das melhores versões já feitas. Para acompanhar essa mudança, nada como aquela repaginada nos ginásios, e em seus líderes e times. Aqui, temos um bom exemplo do potencial que pode ser extraído de uma região.

Não é de hoje que Big N faz isso: lá atrás, nos anos 2000, tivemos Kanto e Johto presentes em Pokémon Gold e Silver (GBC), que foram um marco para aquela geração e que pode ter servido de inspiração para a quinta regiãoe para os dias de hoje, com Sun e Moon (3DS) e Ultra Sun e Ultra Moon (3DS). Voltando para Unova, vejamos então quem é de fato o líder mais forte. Preparados? Torçam pelo seu  favorito e vamos nessa. Boa leitura a todos!

Critérios

Novamente, teremos algumas considerações para nos adequarmos ao cenário de Black e White 2, que é um pouco diferente do anterior. São eles:

- Ainda estamos comparando as equipes do torneio dos líderes de Unova no Pokémon World Tournament, com a adição de Cheren, Roxie e Marlon à disputa;

- Como o conjunto de líderes de Black e White 2 é diferente, estamos removendo Cilan, Chili, Cress, Lenora e Brycen;

- As Abilities consideradas serão as que os Pokémon possuem enquanto estiverem no time do líder de ginásio;

- Mega Evoluções estão descartadas, afinal, não existiam na quinta geração e nem todo líder possui um Pokémon capaz de mega evoluir;

- Os stats de cada Pokémon serão calculados com 31 pontos de IV e no nível 50, sem acréscimos de Effort Points e com a Nature neutra;

- O moveset de cada Pokémon será o mesmo do utilizado pelos líderes no torneio, logo, não teremos todas as opções do movepool.

Apresentando os desafiantes líderes

Voltando ao formato "original" do padrão dos líderes de ginásio, em Pokémon Black e White 2 temos oito líderes, cada um com sua especialidade. Na primeira rodada tivemos o Drayden como líder dominante, enquanto  Burgh e Clay correm por fora. A partir da mudança de conjunto, tivemos a adição de três novos líderes, que prometem incrementar um pouco a disputa. Sendo  sincero com vocês, é muito difícil que algum líder de ginásio em Unova (considerando as duas versões) seja capaz de vencer o Drayden.

Após duas longas semanas testando os confrontos, seja no papel ou na prática, pude confrontar a equipe do prefeito de Opelucid com todas as demais equipes dos líderes e o resultado foi o esperado, embora no fundo do coração, eu acreditasse que alguns líderes teriam  chance. E há uma chance. Na verdade, duas chances. A seguir, confira conosco a segunda e última parte desta série para descobrir: quem é o líder mais forte de Unova?

Cheren

Equipe: Stoutland, Zangoose, Cinccino, Lopunny, Castform e Bouffalant
De rival a líder, o Cheren acabou se especializando no tipo NORMAL. Ou seja, podemos dizer que ele "pegou leve" nesse começo, pois em Black e White, o primeiro ginásio sempre levava vantagem sobre nosso inicial. Porém, sua equipe passa pelos mesmos problemas do time da Lenora. 
 
Ainda que o tipo NORMAL tenha uma cobertura de dano invejável, com acesso à maioria dos golpes elementais, a falta de um STAB que cause dano super-efetivo, ,somado à baixa diversidade de sua equipe, o torna aquém do que poderia ser se tivesse opções de peso, como Snorlax. Contudo, o time não é de todo ruim: o Bouffalant possui um dano cabuloso com a combinação Reckless + Head Charge + Normal Gem, destruindo tudo o que vê pela frente que não tem resistência.

Outro ponto legal da equipe é o Zangoose, que com acesso a Swords Dance se transforma em uma ameaça difícil de ser parada por qualquer oponente. Porém, sua habilidade, Immunity, não é tão útil quanto Toxic Boost, e como temos no rol de BW2 uma líder de ginásio especialista no tipo POISON, seria interessante poder se beneficiar dessa condição ao invés de ser apenas imune ao veneno.

Roxie

Equipe: Scolipede, Seviper, Garbodor, Crobat, Drapion e Amoonguss
A segunda adição ao conjunto de líderes de ginásio em Black e White 2 é justamente o segundo ginásio que enfrentamos nos jogos. Estatisticamente, o tipo POISON é conhecido por ser ofensivo e agressivo. Afinal, causar dano e ainda ter a chance de deixar o inimigo envenenado não é para qualquer tipo. A baixista da cidade de Virbank não deixa barato quando o assunto é uma batalha Pokémon. 
 
Sua equipe é bem diversificada e conta com um fator adicional à força bruta, que é a agilidade. Scolipede e Crobat são dois dos Pokémon mais rápidos dentre os demais líderes e dão trabalho para equipes lentas ou que sofram com seus tipos secundários. Mas não pensem que sua equipe se resume só em atacar: Drapion, Garbodor e Amoonguss possuem defesas elevadas, e conseguem sobreviver a alguns ataques e ainda devolver um dano legal. 

Infelizmente, mesmo com todas essas características positivas, a falta de cobertura em alguns de seus Pokémon deixa Roxie presa ao seu STAB, sendo que com uma cobertura melhor, o estrago causado com certeza seria maior, podendo até figurar entre os mais fortes.

Burgh

Equipe: Leavanny, Vespiquen, Crustle, Escavalier, Accelgor e Durant
A mudança de conjunto dos líderes foi benéfica para o Burgh, pois com a saída de Chili, Cress e Brycen, sua equipe agora pode brilhar ainda mais com as vantagens adquiridas em virtude do confronto de tipos. Não entenderam? A gente explica: O tipo BUG é resistente contra o tipo POISON, sem contar as duas imunidades dos Pokémon cavaleiro e formiga. 
 
Ainda assim, mesmo com a equipe do Burgh tendo golpes de cobertura, a falta de STAB prejudica a longo prazo. Por fim, o Marlon pode  até dar um certo trabalho com Jellicent. Afinal, o tipo GHOST é resistente ao tipo BUG, principal STAB do pintor da cidade Castelia. Em relação aos demais, como não houveram alterações, o desempenho se mantém igual, com alta pressão ofensiva e com um alto poder destrutivo quando seus golpes de boost, como Shell Smash, são utilizados.

Elesa

Equipe: Zebstrika, Ampharos, Galvantula, Emolga, Eelektross e Stunfisk
Não pensem que com a mudança de líderes a Elesa que estamos vendo é a mesma da campanha dos jogos, pois mesmo com o acréscimo no percentual de dano causado, em suma, as vantagens e deficiências defensivas continuam as mesmas. Por mais potente que o tipo ELECTRIC seja, basta realizarmos um comparativo com as demais regiões. 
 
Com exceção de Johto, que não tem um líder especialista nesse tipo, todas as demais regiões (incluindo Kalos, que nem figurou por aqui, mas demos uma olhada por cima e não é tudo isso) possuem essa característica e olhem só: em todas elas os líderes desse tipo estão entre os piores, talvez até o pior em alguma delas. Aqui, não é diferente, com muitas opções melhores, como Rotom, que agora possui um segundo tipo que acompanha sua aplicação, e poderia ter sido utilizado. 
 
Infelizmente, para os fãs do tipo ELECTRIC, podemos dizer que a Elesa é uma das líderes de ginásio mais fracas nesse formato.

Clay

Equipe: Excadrill, Claydol, Krookodile, Seismitoad, Mamoswine e Golurk
Outro líder que foi beneficiado com a mudança dos líderes, pois agora seu STAB GROUND passa a ser ainda mais relevante, com apenas uma fraqueza direta. Com isso, o dano causado aumenta e transforma o Clay em um oponente formidável. Se considerarmos a presença da Sandstorm, suas chances de vencer os confrontos aumenta em virtude do bônus recebido no Excadrill, que passa a ser o Pokémon mais rápido dessas bandas. 
 
Contudo, o mesmo calcanhar de Aquiles está presente: Krookodile e Mamoswine continuam sem suas melhores opções para causar ainda mais destruição e, embora sejam potências, não estão elevados ao seu expoente máximo.

Skyla

Equipe: Swanna, Unfezant, Swoobat, Archeops, Braviary e Mandibuzz
Parece que a quinta geração não foi gentil com o tipo FLYING. Conforme pontuamos na primeira parte, a equipe da Skyla é composta somente por Pokémon encontrados inicialmente na região de Unova, e com isso seu potencial foi totalmente engaiolado. Opções fortes como Staraptor, Skarmory ou até mesmo Dragonite (não custa sonhar) seriam melhores do que alguns membros de sua equipe,que até que não está ruim, mas poderia ser melhor. 
 
A falta de resistências e poucas vantagens diretas sobre os demais líderes deixam Skyla e sua equipe sem saída, e ainda que possam causar um bom dano em certos confrontos, nos demais há uma clara desvantagem.

Drayden

Equipe: Haxorus, Druddigon, Hydreigon, Flygon, Altaria e Salamence
Entra líder e sai líder, e o Drayden continua o DRAYDEN. Em caixa alta mesmo. É impressionante o poder de destruição que essa equipe tem, inclusive com as mudanças. Isso acontece porque nem todas as equipes possuem golpes que causam dano super-efetivo em seus comandados e o principal STAB do Drayden causa dano neutro na maioria dos Pokémon adversários, tendo somente o Escavalier e o Durant do Burgh com resistência ao tipo DRAGON
 
Portanto, as batalhas podem até parecer equilibradas, seja pelas bases de stats dos Pokémon adversários ou por suas combinações de golpes, porém na prática, o que acontece é o oposto.

Marlon

Equipe: Jellicent, Carracosta, Starmie, Alomomola, Mantine e Wailord
Eis aqui o segundo líder de ginásio de Unova que tem alguma chance de bater de frente com o Drayden. Mas não pensem que será uma tarefa fácil, pois mesmo o tipo WATER tendo golpes de cobertura para lidar com essas ameaças, tanto Mantine como Wailord não são os mais indicados para essa função, tendo em vista suas bases de stats medianas. 
 
O ponto chave da composição do Marlon é o Carracosta, que assim como o Crustle do Burgh pode usar Shell Smash, aumentando suas capacidades ofensivas e obliterando as equipes adversárias. Com um moveset misto, sua cobertura de dano é excelente com Hydro Pump e Stone Edge, seus dois golpes de STAB, e o clássico Earthquake, que dificilmente não será bem utilizado.

Outro Pokémon interessante na equipe é seu famoso Jellicent, podendo causar um bom estrago com Scald e Hex, que causa o dobro de dano caso o adversário esteja com condições negativas, como o BURN causado por Scald. Se receber muito dano, ele pode ainda se curar com Recover,tornando-se uma verdadeira pedra no sapato de equipes que não consigam causar dano super-efetivo na água-viva de bigodes.

O Veredito Final

Primeiramente, gostaríamos de ressaltar o quão divertido foi realizar esse embate entre os líderes da região de Unova, seja pela quantidade como pela qualidade das equipes. Diferente das demais, a quinta geração nos proporcionou combates mais equilibrados entre os líderes, com exceção daqueles em que o Drayden está envolvido. 
 
Dos 182 confrontos (para quem não entendeu o número, são 14 líderes e cada um batalha com outros 13, afinal, ele não batalha contra si mesmo), 169 são equilibrados e cada líder tem suas qualidades e defeitos, que podem ser explorados por uma ou mais equipes que estão no páreo.

Entretanto, o mesmo não acontece com o prefeito espartano da cidade de Opelucid, que atropela as equipes adversárias. Nem mesmo Marlon e Brycen, que em teoria podem vencer por conta da cobertura de dano que o tipo WATER tem, ou seja, golpes do tipo ICE, vencem o Drayden com facilidade. É preciso suar a camisa para vencer seu exército de dragões. 
 
Os outros líderes, como Burgh, Clay e até a Roxie, levam "vantagem" em certos momentos do confronto, porém a cobertura de dano é absurda. Há sempre uma resposta para cada Pokémon adversário. Não tem resistência ao tipo DRAGON? Outrage neles! É impressionante o poder do Drayden de virar as lutas a seu favor com Haxorus e companhia. Mesmo com golpes de boost , basta paralisar com Glare do Druddigon ou utilizar Sucker Punch caso o adversário esteja com pouca vida. Chega a ser frustrante quando isso acontece. 
Sendo assim, podemos dizer com certeza absoluta que o líder mais forte da região de Unova, tanto em Black e White como em Black e White 2, é o Drayden! E então, o que acharam? Tinham outro resultado em mente? Será que os vencedores dos outros confrontos teriam chances contra o Drayden? O mais certo é quem sabe.
Revisão: Davi Sousa

Fã de carteirinha da franquia Pokémon desde os oito anos de idade, teve seu primeiro contato com os monstrinhos de bolso no Game Boy Color e de lá para cá, são mais de 25 anos de alegria. Fanático por vídeo-games, gostaria de poder jogar mais tempo do que trabalha.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google