Pokémon Sword/Shield (Switch): desbravando a Pokédex de Galar

Conhecendo um pouco mais sobre nossos futuros companheiros Pokémon.

Dia 15 de novembro de 2019 é certamente um dos dias do ano mais aguardados pela comunidade gamer, especialmente pelos fãs de Pokémon, que estarão recebendo o lançamento de Pokémon Sword/Shield (Switch). O jogo ainda não foi lançado, mas já representa um grande marco para a franquia, que chegará pela primeira vez com um jogo principal em um console de mesa da Big N.


Com um novo jogo principal, vem também uma nova região, novas histórias, novas aventuras e, principalmente, os novos monstrinhos que tanto adoramos e que dão nome à franquia.

Galar promete ser grandiosa em todos os aspectos. Para nos prepararmos para as aventuras que nos aguardam, nada como conhecermos um pouco mais dos monstrinhos que poderão se tornar nossos companheiros. Embarque conosco nesse expresso rumo à Galar:

Os iniciais

Carisma é algo que não falta aos iniciais de Galar. Scorbunny (tipo Fogo) é um saltitante e alegre coelho que, sempre que possível, está correndo e gerando energia nesse processo. Tem grande potencial de ser tornar o destaque entre os iniciais, principalmente no que depender da Game Freak, que, inclusive, deu um Pokémon desse a Gou, novo protagonista do anime.




Sempre muito tímido, o Pokémon lagarto Sobble (tipo Água) ataca seus inimigos e, logo após, se esconde, camuflando-se na água. Não se sabe muito sobre este monstrinho, apenas que  suas lágrimas podem fazer outros chorarem também e que ele possui um grande ar misterioso em torno de si. O que será que nos aguarda quando esse Pokémon evoluir?



Grookey (tipo Grama) é um macaquinho muito arteiro e curioso, que promete aprontar bastante durante sua jornada em Galar. Seu bastão possui efeitos especiais, podendo dar energia às plantas quando é batido perto delas.

 

Espada e Escudo: os heróis lendários

Portador da lendária espada que pode cortar tudo, Zacian é o lendário que ilustra a capa de Pokémon Sword, sendo exclusivo dessa versão. Pouco foi revelado oficialmente sobre este Pokémon, apenas que ele ataca graciosamente com a espada que carrega em sua boca, podendo cativar todos que o veem.


 
Portador do lendário escudo cintilante que pode refletir qualquer ataque, Zamazenta é o lendário que ilustra a capa de Pokémon Shield, sendo exclusivo dessa versão. Assim como Zacian, pouco se sabe oficialmente a seu respeito, apenas que seus movimentos majestosos podem dominar qualquer oponente que se atreva a enfrentá-lo.

Novas descobertas

Gossifleur (tipo Grama) é um Pokémon flor. Dizem que os habitats preferidos dos Gossifleur são os campos com água e ar puro. Comumente são utilizados pelos humanos no tratamento de enfermidades, especialmente em crianças, devido ao poder curativo de seu pólen, que é utilizado no preparo de chás medicinais. São tão leves que utilizam brisas de vento para percorrerem grandes distâncias, controlando a direção de voo com o movimento de suas pétalas e corpo.

Eldegoss (tipo Grama) é a forma evoluída de Gossifleur. Sua cabeça é recoberta por algodão que serve como almofada e protege esse Pokémon de danos. Possui sementes aderidas ao algodão que recobre sua cabeça. Dizem que estas sementes são altamente nutritivas, sendo os Eldegoss inclusive responsáveis por tornar o solo de Galar rico em nutrientes, ao distribuir suas sementes por todo o continente com o auxílio do vento.

Wooloo (tipo Normal) é o Pokémon ovelha de corpo extremamente fofinho graças à lã branca que o recobre. Sua lã é utilizada por seus treinadores na confecção de roupas e carpetes. Sempre muito amigáveis, os Wooloos vivem em rebanhos e imitam seu treinador ou o líder do rebanho.

Corviknight (tipos Voador/Metálico), considerado o senhor dos céus de Galar, é um Pokémon extremamente forte que amedronta oponentes apenas com seu olhar assustador. Por causa de sua inteligência e excelentes habilidades de voo, é utilizado como transporte em Galar, levando pessoas de cidade em cidade.


Drednaw (tipos Água/Pedra) é o Pokémon mordida, possuindo poderosas mandíbulas e músculos. Dizem que suas presas afiadas são capazes de despedaçar pedras e até mesmo aço com uma simples mordida. Mesmo com uma concha rochosa muito pesada, pode se movimentar rapidamente, devido aos músculos bem desenvolvidos que possui. Esse Pokémon é conhecido por ser extremamente cruel e colocará as habilidades de seu treinador à prova para ser domesticado.

Alcremie (tipo Fada) é o gracioso Pokémon creme, reverenciado pelos chefes confeiteiros de Galar. Pode produzir chantilly, que melhora em qualidade quanto mais feliz Alcremie estiver se sentindo. Quando atacado pelo oponente, lança um creme doce para distraí-lo ou cegá-lo temporariamente, ganhando tempo para escapar. Qualquer oponente que ingira esse creme perderá rapidamente a vontade de lutar.

Yamper (tipo Elétrico) é o Pokémon filhote. É atraído sempre por objetos em movimentos, sejam eles pessoas, outros Pokémon ou até mesmo carros! Não é raro ver este Pokémon perseguindo-os. Quando corre, seu corpo gera eletricidade, porém, essa eletricidade não pode ser armazenada por Yamper, que solta faíscas elétricas enquanto corre.

Rolycoly (tipo Pedra) é o Pokémon carvão. É muito útil para mineiros, uma vez que pode iluminar áreas escuras com seu olho vermelho. Antigamente, todos os lares de Galar possuíam um Rolycoly, que fornecia carvão para ser utilizado para cozinhar e aquecer as casas da região. Atualmente, continua sendo um Pokémon muito popular entre os habitantes de Galar.

Duraludon (tipos Metálico/Dragão) é o Pokémon liga metálica. Possui um corpo leve, porém resistente, o que permite-o movimentar-se rapidamente. Seus braços podem triturar pedregulhos, que ingere como alimento. Frequentemente é visto lutando com Tyranitar, uma vez que disputam os mesmos habitats montanhosos de Galar.


Obstagoon (tipos Sombrio/Normal) é a evolução do Linoone forma de Galar. Mesmo com a aparência hostil, não costuma lançar o primeiro ataque. Pelo contrário, provoca seus inimigos, incitando-os a atacar, para então cruzar os braços e desferir seu movimento de contra-ataque chamado Obstruct.


Morpeko (tipos Elétrico/Sombrio) constantemente gera eletricidade a partir dos sacos nas bochechas, fazendo com que esteja sempre faminto. Por isso, sempre carrega berries consigo, protegendo-as com muito cuidado. Quando fica com fome, sua aparência muda, inclusive fazendo surgir um comportamento mais agressivo e volátil que o normal. Além disso, a energia produzida em suas bochechas muda do tipo elétrico para tipo sombrio.

Cramorant (tipos Voador/Água) é um comedor voraz, de fome insaciável, que tentar engolir qualquer coisa que caiba na sua boca. Às vezes engole coisas que não são suas presas e as utiliza como armas contra seus inimigos, cuspindo-as. É um Pokémon extremamente leal a seu treinador, nunca esquecendo os laços compartilhados com este.



Polteageist (tipo Fantasma) é o Pokémon chá preto, com distintos aromas e sabores. Só permite que um treinador muito confiável prove de seu chá. Muitos destes Pokémon vivem dentro de hotéis e restaurantes, camuflando-se entre os utensílios de mesa. Podem despejar seu poder nos chás comuns deixados nestes locais e criar ainda mais do seu tipo, sendo tratados como pragas.

Sirfetch'd (tipo Lutador) é a forma evoluída de Farfetch'd, sendo exclusivo de Pokémon Sword. É considerado um cavaleiro nobre que luta com justiça e honestidade. São calmos e tranquilos, sempre fazendo questão de lutar de forma justa. Por serem tão nobres, frequentemente são retratados por artistas de Galar em pinturas. Inclusive, uma das obras de arte mais famosas de Galar retratam um duelo entre um Sirfetch’d e um Escavalier. Em batalha, usa o talo afiado de seu alho-poró como uma lança e as folhas como um escudo.

Formas regionais de Galar

Devidos às condições únicas de habitats existentes em Galar, alguns Pokémon já conhecidos pelos treinadores ganham novas formas e novos tipos, entre eles:
  • Weezing (tipos Venenoso/Fada);
  • Zigzagoon (tipos Sombrio/Normal);
  • Linoone (tipos Sombrio/Normal);
  • Ponyta (tipo Psíquico) – exclusivo de Pokémon Shield.

Gigantamax

Além das formas regionais de Galar, alguns Pokémon podem mudar de aparência ao ficarem gigantes, recebendo o nome de formas Gigantamax. Entre eles, se encontram:
  • Drednaw;
  • Corviknight;
  • Alcremie;
  • Pikachu;
  • Charizard;
  • Eevee;
  • Meowth;
  • Butterfree.

National Dex

Pouco se sabe sobre quais Pokémon farão parte da versão final da National Dex de Galar. O que é fato, até então, é que nem todos os monstrinhos retornarão para o primeiro game principal da franquia estreando em HD. Quem serão os eleitos? Somente o tempo poderá nos responder. Enquanto isso, estaremos torcendo para que os nossos Pokémon favoritos tenham sido selecionados.

Conte-nos abaixo quais são os monstrinhos que você está torcendo para que estejam presentes em Sword/Shield.

Revisão: Icaro Sousa

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google