Jogamos

Análise: FoxyLand (Switch) é simples, carismático e desafiador

Teste suas habilidades e paciência em fases instigantes enquanto ajuda Foxy a resgatar sua amada.






FoxyLand é um simpático jogo de plataforma onde precisamos ajudar nosso amigo Foxy a salvar sua namorada Jennie, que fora raptada por um falcão. As fases são desafiadoras e contam com segredos e alguns puzzles. Também são rápidas e exigem certa precisão e paciência para superar seus desafios. Colete cerejas - que funcionam como moeda de troca - e cristais para liberar passagem para o próximo estágio.

Perturbação no paraíso

Foxy precisa vencer um total de 36 estágios para enfim resgatar sua amada. Nesses estágios encontramos obstáculos como inimigos, armadilhas, espinhos no chão e paredes, poços sem fundo, deslizamentos de rochas, entre outros. FoxyLand exige cuidado nos comandos executados pelo jogador pois, na maioria das vezes, qualquer erro será punido com morte certa e dolorosa, te fazendo recomeçar a fase do início.


Em cada estágio existem cristais que precisam ser coletados para que a passagem se abra no fim da fase e possamos progredir. O número de cristais varia, assim como sua localização e dificuldade envolvidas na busca. Alguns deles são recompensas de puzzles ou são descobertos em locais secretos depois que outro objetivo do estágio é cumprido. Há também cerejas espalhadas pelo cenário para serem coletadas e trocadas por figurinos e acessórios para nosso amigo raposa na lojinha do menu principal. Essas cerejas também podem ser obtidas ao matar os inimigos pulando sobre eles. Quando somos acertados por um monstro ou caímos em espinhos perdemos todas as cerejas que carregamos, fazendo com que elas fiquem caídas pelo chão, de forma bastante similar ao que acontecia com as argolas nos jogos clássicos do Sonic.


Ao final de cada fase você receberá estrelas de acordo com a quantidade total de cerejas coletadas durante o estágio, o que pode atrair jogadores que gostam de dar o melhor de si e completar o jogo conseguindo a classificação máxima em todos os 36 estágios.

Jogo de um homem só

FoxyLand tem enormes limitações nos quesitos ambientação e trilha sonora. Os cenários do jogo variam pouquíssimo e os elementos gráficos são os mesmos do início ao fim do jogo, o que nesse caso não chega a ser tão ruim, pois ele conta com uma pixel art muito bem feita, apesar de simples. A trilha sonora é irrelevante: o jogo conta apenas com uma música tema na tela de título e outra que se repete por todos os quase 40 estágios... ela é divertida, mas é claro que depois de ouvi-la inúmeras vezes não tem como não enjoar.


Acredito que tais limitações se devem ao fato de o jogo ser uma produção independente e com baixo orçamento, sendo que apenas uma pessoa foi responsável pelo desenvolvimento, uma pelos gráficos e outra pelas músicas.

Diverte na medida

FoxyLand nos lembra daqueles platformers 16-bits que conseguiam oferecer diversão e desafio com o mínimo de recursos em relação à mecânicas e características visuais. FoxyLand certamente é curto, mas sua jogatina pode ser estendida por mais algumas horas caso o jogador queira completar todos os estágios com 3 estrelas e comprar todas os acessórios para mudar o visual de Foxy. O jogo ainda conta com 3 fases bônus com a temática Halloween, o que pode indicar que ele pode receber mais conteúdo no futuro.


FoxyLand é simpático, desafiador e pode valer a pena caso esteja procurando algo simples e divertido por um precinho baixo. Sua mecânica simples é atraente, assim como certamente divertirá jogadores mais comprometidos.

Prós

  • Fases desafiadoras;
  • Mecânica simples;
  • Visuais simpáticos;
  • Desafios extras e colecionáveis opcionais.

Contras

  • Trilha sonora repetitiva;
  • Cenários pouco variados;
  • Inimigos repetitivos;
  • Baixa quantidade de fases.
FoxyLand — Switch/PC — Nota: 6.5
Versão utilizada para análise: Switch
Revisão: Ícaro Sousa
Análise produzida com cópia digital cedida pela Ratalaika Games

Estudante de Letras, apaixonado por vídeo-games e música. Gosta de conversar sobre hobbies em comum, receber dicas e recomendações e de capturar monstrinhos de bolso enquanto explora Hyrule.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google