Resumo do Pokémon Direct: novas expansões para Sword/Shield, remake de Mystery Dungeon e mais

A oitava geração dos monstrinhos de bolso receberá uma grande atualização paga e dividida em duas partes.

A Nintendo deu o pontapé inicial para o ano de 2020 com uma nova edição do Direct. A transmissão teve cerca de 20 minutos e foi completamente focada na franquia Pokémon. Tivemos a divulgação de dois pacotes de expansão para Sword/Shield, o anúncio do remake de Mystery Dungeon, a revelação da data de lançamento do serviço Pokémon Home e muito mais. Confira, logo abaixo, o resumo de tudo o que rolou.

Voltando a ser um Pokémon

A grande expectativa dos fãs para esse Direct era o anúncio de algum remake de títulos da série principal. O desejo será atendido em parte, já que quem realmente ganhará uma nova versão é o spin-off Pokémon Mystery Dungeon: Red Rescue Team/Blue Rescue Team, lançado inicialmente em 2006 para Nintendo DS e Game Boy Advance. Com visual que se assemelha a ilustrações de um livro, Pokémon Mystery Dungeon: Rescue Team DX chega ao Switch no próximo dia 06 de março.

Uma demo está disponível na eShop e quem experimentá-la poderá guardar o arquivo de save para continuar do ponto em que parou ao adquirir o game completo.


A jornada por Galar continua

A Game Freak decidiu mudar a estratégia nesta oitava geração dos monstrinhos de bolso. Ao invés de produzir um terceiro jogo que se passa na mesma região, o estúdio optou por apostar no conteúdo adicional via DLC. O expasion pass de Sword/Shield, que custará US$ 30 e está em pré-venda, será dividido em duas partes. A primeira, chamada The Isle of Armor, tem lançamento previsto para o próximo mês de junho. Já a segunda, batizada de The Crown Tundra, está programada para a primavera (entre setembro e dezembro).

Após adquirir a atualização, todos os treinadores poderão acessar as áreas inéditas, independentemente se estiverem apenas iniciando a aventura por Galar ou se já se aproximam da batalha pelo título de campeão. Os DLCs ainda trarão criaturinhas novas e outras provenientes de regiões anteriores, aumento nas opções de personalização para seu personagem, ampliação na quantidade de formas Gigantamax e muito mais.

Quem comprar o conteúdo no período de pré-venda receberá como brinde dois uniformes, um do Pikachu e o outro do Eevee. As expansões não poderão ser compradas de maneira separada.




The Isle of Armor

A Isle of Armor terá como tema o crescimento, nela há um dojo dedicado ao treinamento Pokémon. O local é comandado por Mustard, antigo campeão de Galar que topará ser o seu mentor e no passado também ajudou no desenvolvimento de Leon. Apesar de ser bem recebido pelo professor, você acabará despertando o espírito de competição em alguns dos alunos. Em Pokémon Sword, seu rival dentro do dojo será Klara, que usa criaturinhas do tipo Veneno. Por outro lado, em Shield, esse papel será de Avery, que domina o tipo Psíquico.

Além desse centro de treinamento, a paisagem da Isle of Armor é composta por praias, pântanos, florestas, grutas e dunas — todas áreas habitadas por criaturinhas que não são encontradas no continente principal de Galar. A história dessa primeira parte da expansão também será protagonizada por Kubfu, Pokémon que mantem uma preparação intensa e constante. Quando ele sente que está pronto, evolui para Urshifu e é capaz de adotar dois estilos distintos de batalha.

No Single Strike Style, ataca furiosamente os oponentes e não faz questão de segurar as forças, já no Rapid Strike Style demonstra um comportamento calmo, observando os inimigos e calculando friamente a maneira de agir. Além de alterar o modo como o Pokémon luta, o estilo também influencia no tipo de Urshifu. No Single Strike Style ele é Lutador e Sombrio, e no Rapid Strike Style se torna Lutador e Água. Durante a estadia na Isle of Armor você terá a oportunidade de escolher o estilo de seu Urshifu.



Essa parte do DLC trará ainda as Gigantamax das evoluções finais dos iniciais de Galar (Rillaboom, Inteleon e Cinderace); o Tutor Moves, que adicionará ataques totalmente novos; Apricorns, que podem ser transformados em Poké Balls; e um Exp. Charm que dará mais pontos de experiência para a sua equipe. Por fim, estão incluídos no pacote novas roupas e modelos para a bicicleta.




The Crown Tundra

Se tivemos muitos detalhes sobre a Isle of Armor, o mesmo não pode ser dito da Crown Tundra. O Direct apenas informou que na região o nosso personagem será nomeado líder de uma equipe de exploração. Durante esse trabalho, você vai se deparar com a lenda de Calyrex, Pokémon que costumava reinar sobre a parte de Galar onde está a Crown Tundra. Outra novidade interessante dessa segunda parte da expansão é um novo modo multiplayer cooperativo, em que será possível visitar Pokémon Dens para encontrar criaturinhas lendárias de todas as regiões anteriores. Além de todas elas passarem pelo Dynamax, algumas terão formas únicas.


Mais detalhes

Os dois mapas adicionados pelos DLCs serão completamente abertos e apresentarão a mesma mecânica da Wild Area, permitindo que o jogador se movimente e controle livremente a câmera. Também existirão diversas Pokémon Dens que te transportarão para Max Raid Battles contra monstrinhos que ainda não tinham aparecido em Galar. Para cutucar com a nostalgia, o Direct usou de exemplo as Gigantamax de Venusaur e Blastoise. Durante a apresentação, foi confirmado que o expasion pass trará mais de 200 Pokémon das gerações anteriores.

Pokémon Home

Mesmo quem optar por não comprar os pacotes de expansão poderá ter acesso aos novos monstrinhos que estão chegando ao game. Serão disponibilizadas atualizações gratuitas que permitirão que as criaturinhas capturadas em Isle of Armor e Crown Tundra possam ser trocadas até mesmo com treinadores que não adquiriram os DLCs.

Outra maneira de completar a Pokédex sem investir nas atualizações será por meio do Pokémon Home. Esse serviço que havia sido anunciado no ano passado será pago, funcionará baseado na nuvem e poderá ser instalado no Switch ou em smartphones. Ele se conectará com o Pokémon Bank e com os games Let’s Go, Pikachu!/Eevee!, Sword/Shield e Pokémon GO, além de permitir trocas entre os usurários.

No Direct foi confirmado que o Pokémon Home será lançado em fevereiro.


Presentes para os jogadores

Para fechar a apresentação, há um presente para os jogadores. Está disponível atualização gratuita para Sword/Shield, que depois de instalada permite encontrar Klara ou Averym na Wedgehurst Station. Quem também estará na estação é um Slowpoke de Galar, vindo diretamente de Isle of Armor e que pode ser capturado. Além de usá-lo na sua equipe, você poderá guardá-lo para quando os DLCs forem lançados. Isso porque ao utilizar um item encontrado somente na Isle of Armor ele evolui para o Slowbro de Galar, mas se for utilizado um item que está na Crown Tundra, ele vai virar o Slowking de Galar.

Também está sendo realizado um novo evento na Wild Area, com maior frequência de encontros com as Gigantamax de Coalossal, Lapras, Appletun e Flappe.


Assista logo abaixo a íntegra do Pokémon Direct:


É jornalista e obcecado por games (não necessariamente nessa ordem). Seu vício começou com uma primeira dose de Super Mario World e, desde então, não consegue mais ficar muito tempo sem se aventurar em um bom jogo. Diretor de Redação do Nintendo Blast.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google