Teoria: Seriam os Campeões da Liga Pokémon de Unova e Galar a mesma pessoa?

Além da cor do cabelo, ou da pose, os campeões de Unova e Galar aparentam ter muitas coisas mais em comum. Seriam ambos uma pessoa só?



Sim, o título parece meio estranho, e obviamente vai ter uma certa zoeira, mas antes de mais nada, é só uma teoria, então não levem nada a sério aqui. Muita gente teorizou durante a chegada da Gen 8 que provavelmente exista sim um parentesco entre os campeões de Galar e Unova. E se fosse algo mais próximo que isso? Seria Leon, o campeão de Galar, a Iris no passado?

Nessa teoria eu vou tentar explicar os pontos que eu juntei pra chegar nessa conclusão. Muito mais que só olhar a cor do cabelo, pose ou coisa do tipo. As coincidências vão muito além disso. Então, bora lá?

1º ponto: Tempo

Para começar, vamos lembrar dos jogos da 5ª geração. Entre os lançamentos de Pokémon Black/White e BW2 se reforça a todo o momento uma passagem de tempo similar à do nosso mundo entre os jogos. Em BW2 é ressaltada em várias partes, direta ou indiretamente, a evolução dos personagens em relação ao jogo anterior, como Cheren, que vira líder de ginásio, Bianca, que passa a ser assistente de Juniper, e a própria Iris, que deixa de ser líder do ginásio de Opelucid para assumir o posto mais alto na Liga Pokémon de Unova.

Agora, levando isso ao contexto da teoria. Assim como o tempo passou na mesma velocidade do nosso mundo em Unova, dá pra imaginar que o mesmo tenha acontecido em Galar. Dessa forma, Iris, que tinha uma idade entre 12 e 14 anos, agora teria por volta de 21 a 23 anos, que aparentemente também é a idade de Leon.

2° ponto: Família

Agora indo para a parte mais imaginativa dessa teoria. BW2 tem uma feature chamada Memory Link, na qual você pode, de acordo com o seu progresso em Black/White, ver os acontecimentos que levaram os personagens a chegar em seus patamares nos jogos finais da 5ª geração. Entre eles, há a história da própria Iris, e como ela se tornou campeã de Unova. Segundo essa feature, ela não nasceu em Opelucid, e sim na Dragon Village, local fora da área principal de Unova. Quando criança, ela se mudou pra Opelucid para ficar sob a tutela de Drayden, onde desenvolveu um vínculo maior com os Pokémon do tipo Dragão.

Ok, mas agora você pode estar pensando “isso não tem nexo. Se a Iris não tem irmãos, e o Leon tem, como que eles poderiam ser a mesma pessoa então?”. É exatamente isso que eu vou explicar agora.

Todo fã de Pokémon que esteve no planeta Terra nos últimos meses sabe que Leon tem um irmão mais novo. Sim, o Hop. Ele é um treinador com mais ou menos a mesma idade do protagonista. Caso o Hop tenha por volta de 10 anos, mais uma parte da teoria faria sentido.

Se Unova e Galar compartilharem da mesma progressão de tempo, entre 9 e 11 anos se passaram entre o lançamento de BW e Sword/Shield. Com a margem de erro, isso é tempo suficiente para Iris ter ganho um irmão após ir para Opelucid, isso se ela já não tivesse tido antes. Isso reforça a parte que uma boa parte da família do Leon e do Hop mora junta. E se todo mundo tivesse se mudado pra Galar junto com a Iris?
















3º ponto: O Trainer Card

Essa sem dúvida é a posição de xeque nessa teoria. No primeiro trainer card de Leon (que por coincidência também é o primeiro que você recebe em Sword e Shield), é evidenciado que ele tomou parte no Gym Challenge com 10 anos. Logo, como seria possível que a Iris tivesse supostamente "ido" a Galar com essa idade?

Trabalhando com suposições e teorias (bem, eu acho que isso tudo é uma teoria), vencer o Gym Challenge não necessariamente significa ser o campeão, já que mesmo depois de coletar as 8 insígnias você ainda disputa um “mata-mata”. Vencer esse mata-mata significa vencer o Gym Challenge, não se tornar o campeão. Ou seja, é plenamente possível que de alguma maneira não referenciada nos jogos, o Drayden tivesse levado a Iris pra fazer o Gym Challenge em Galar, sendo que logo após isso ela teria se tornado Gym Leader em Unova, já que não existe algo que define idade mínima para participação no Gym Challenge. E isso também reforça o ponto do “campeão imbatível”. Nunca ter perdido uma batalha é algo um tanto vago e relativo, dado que não tem nenhuma especificação a mais sobre isso. Leon nunca perdeu uma batalha em Galar? Nunca perdeu depois de assumir o posto de Campeão? As variáveis são muitas.

4º ponto: O Axew crescido

Durante a batalha pelo título de Galar, você enfrenta Leon. Isso é o óbvio. Mas tem aí uma coisa: na equipe dele, um dos Pokémon é ninguém menos que um Haxorus! E o que isso teria a ver com a teoria? Simples: mesmo que seja um consenso que o ás do Leon é o Charizard, qualquer um que conheça Unova sabe que o Pokémon principal da Iris era o Haxorus nos jogos e o Axew no anime. Não suficiente, ambas (sim, as duas são fêmeas) as Haxorus tinham a Habilidade Mold Breaker. E a Haxorus é a única fêmea na equipe de Leon. A não ser que seja uma coincidência enorme da parte da Game Freak, isso só pode ser um ponto a mais pra teoria.


Essas Haxorus... Será que...

5º ponto: A frase fake

Esse ponto se baseia mais em algo que nunca foi do que realmente um provável fato. No caso, eu me refiro ao Pokémon Masters. Há alguns meses, circulou um print com uma suposta fala da Iris dizendo que ela seria prima do Leon. Esse mesma foto foi confirmada como fake um tempo depois. E aí que tá: é oficial que eles não são primos. Quanto a serem a mesma pessoa, ainda não tem nada que desconfirme.
A suposta fala de Iris em Pokémon Masters na qual ela alega ser prima de Leon

6º ponto: Alola explica

Obviamente, o último ponto tinha uma certa contradição. Tipo, se o Leon seria a Iris, como a própria poderia estar ali no Masters? Alola explica.

Durante a 7ª geração, todo aquele lance de multiversos, realidades alternativas e tal foi explorado quase que ao máximo. Não à toa, em USUM você pode enfrentar a Rainbow Rocket, com integrantes que não tinham nenhuma explicação para estar lá, como o Cyrus e Lysandre. Ou seja, a realidade de Galar, que por tabela também seria a de Unova e a de Masters, seriam provavelmente duas realidades alternativas. Na primeira essa teoria é verdadeira e tudo isso faz sentido, e na outra não. Não se descarta nenhuma possibilidade.
Cyrus, tu não estava preso em uma dimensão paralela no colinho do Giratina?











Por outro lado...

Mesmo com todos esses argumentos, nunca é demais lembrar que enquanto não há confirmação oficial, isso é uma teoria. Logo, dizer que Iris e Leon são a mesma pessoa é algo tão certeiro quanto dizer que o Giovanni é o pai do Ash, que os acontecimentos de Pokémon se passam depois de uma guerra, ou que os Pokémon são armas biológicas. Em outras palavras, não tem nada de canon ou oficial nisso.

E vocês? Acham que o Leon realmente possa ter sido a Iris no passado? Ou não? Comenta aqui! Até a próxima!

Revisão: Davi Sousa

Estudante de História, "nascida" em Johto, é fã da Altaria e de Galar. Pokétuber e futura professora de História, nas horas vagas treina seus monstrinhos. Benfiquista e boleira, pode ser achada enquanto cria algo pelo Twitter: @gabsjohto
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google