Jogamos

Análise: ibb & obb (Switch) promove o encontro entre amigos

Um jogo exclusivamente multiplayer para quem gosta de resolver puzzles em dupla.


Jogos de puzzles que forçam o jogador a encontrar soluções dentro de um level design bem ajustado podem ser desafiadores. Mas quando o game depende de ações coordenadas entre dois jogadores, as coisas podem ficar ainda mais complicadas — e não necessariamente de um jeito ruim. Esse é exatamente o caso de ibb & obb. Publicado pela Sparpweed e lançado originalmente em 2013, o jogo chega agora ao Switch, trazendo um ambiente carismático repleto de desafios para serem resolvidos em conjunto.

Jogue junto

ibb & obb parece, inicialmente, um jogo extremamente simples. Os dois jogadores controlam dois personagens (ibb e obb, obviamente), que são praticamente idênticos a não ser pela cor e pelo tamanho. O menor é verde e o outro, rosa, e eles não possuem mãos, apenas andam pelos cenários e podem saltar, tornando a forma de controlá-los bem intuitiva. O objetivo é avançar na fase resolvendo pequenos problemas. Por exemplo, às vezes um deles pode seguir um caminho de cabeça para baixo, e nesse sentido ele poderá realizar uma tarefa que permitirá que o companheiro avance em conjunto. Em outros momentos, haverá uma plataforma alta demais para os dois passarem. Assim, um utilizará o outro como suporte e será necessário descobrir um modo de fazer com que o outro também siga.

É importante dizer que é impossível completar os desafios sozinho. ibb & obb é um jogo que precisa ser jogado em um esquema colaborativo, em todas as suas instâncias. Se um dos personagens morrer, por exemplo, os dois voltam até o checkpoint mais próximo (que é marcado automaticamente durante o percurso). A cada fase, novos elementos surgem: alguns inimigos, plataformas móveis, mecanismos que permitem saltar mais alto de forma combinada, entradas que só podem ser acessadas por um dos dois etc.





No entanto, de uma sensação de jogo simples e fácil, ibb & obb vai se transformando em uma experiência realmente desafiadora. Muitos puzzles parecem impossíveis, até descobrirmos que na verdade era absurdamente fáceis e intuitivos. E essa é a beleza do bom level design e construção da dificuldade do game: nada parece aleatório ou feito para irritar o jogador. São propostas que nos forçam a pensar em soluções criativas, inclusive permitindo formas alternativas de se passar pelos mesmos enigmas.

Para aqueles que possuem espírito de colecionadores, o jogo possui itens que podem ser pegos durante os estágios. Eles não são obrigatórios para seguir para as fases seguintes, mas ajudam a montar um ranking de pontuação ao final de cada desafio.

Sendo exclusivamente multiplayer, seria importante a opção de um modo online. E ele existe, em duas versões: jogar com amigos ou jogar com desconhecidos. Para realizar esta análise, não foi possível testar esses modos. O modo de jogo com desconhecidos não conecta, o que pode acontecer por falta de jogadores ativos no momento (o mais provável, já que o game acabou de ser lançado no Switch), ou porque existe algum problema de otimização. De qualquer maneira, dado que é estritamente impossível avançar sozinho — o que só seria viável controlando os dois personagens, algo que eu tentei e não funciona nada bem — a opção do online é realmente importante e será uma pena se a base de jogadores não for grande o suficiente para permitir um bom matchmaking.


Em busca da sincronia

O mais difícil em ibb & obb é obter a sincronia de movimentos necessária para realizar os puzzles com eficiência. Mas, se no começo tudo parece caótico em um ambiente em que vale o “cada por si”, aos poucos é fácil pegar o jeito e entender as contribuições que cada jogador pode oferecer. Para quem gosta de desafios e de um boa experiência colaborativa para passar o tempo, ibb & obb é uma ótima opção.

Prós

  • Multiplayer cooperativo bem estruturado;
  • Muito carisma nos gráficos e ambientação;
  • Puzzles bem elaborados com nível de dificuldade crescente.

Contras

  • Dificuldade para organizar partidas no modo online.
ibb & obb  — Switch — Nota: 9.0
Análise produzida com cópia digital cedida pela Sparpweed

Pesquisador nas áreas de estética e cibercultura com Mestrado em Cultura e Sociedade (UFMA) e Doutorado em Comunicação (UnB). Além de escrever sobre jogos, produz o Podcast Ficções e tem um blog sobre literatura, filosofia e cotidiano.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google