Jogamos

Análise: Totally Reliable Delivery Service (Switch) prova que o pior das entregas é o caminho

Fazer entregas não é nada fácil, mas pode ser ainda pior.

em 09/04/2020

Totally Reliable Delivery Service é um jogo produzido pela We’re Five Games e publicado pela tinyBuild. Lançado recentemente para várias plataformas, a proposta do game é simplesmente coletar itens em determinados locais e levá-los até outro lugar dentro do mapa. É um serviço de entrega. Simples assim. Mas como nem tudo que é simples é fácil, a física e as mecânicas fazem o possível para tornar o seu caminho insuportável. E, sim, o que esse título tem de ruim é exatamente o que ele procura fazer de melhor.

A alegria de ser estraga-prazeres

O propósito de Totally Reliable Delivery Service não é ser um simulador realista da vida de entregadores. Longe disso. Na verdade, o game brinca com a física e impõe dificuldades para que as missões mais banais sejam quase impossíveis de serem realizadas. O personagem que controlamos se move de maneira estranha, meio mole, meio desengonçado, lembrando a movimentação de Human: Fall Flat. No entanto, ao contrário deste último jogo, em TRDS não conseguimos dominar por completo o ambiente ou a mecânica de movimentação.

No caso específico do Switch, usamos os analógicos para caminhar e ver ao redor, ZR e ZL para movimentar os braços, L e R para levantá-los e os botões A e B para saltos. Importante pontuar que apesar de permitir o uso dos Joy-Con isolados, eles não são adequados, porque a limitação fica ainda maior. Portanto, se for fazer uso do multiplayer, o melhor é ter mais pares de Joy-Con ou Pro Controllers extras. O jogo permite multiplayer para até quatro jogadores locais ou online, e é possível escolher colaborar ou seguir cada um fazendo o próprio caminho, ou tentando.



Quando iniciamos a primeira partida somos apresentados às mecânicas básicas, que envolvem ativar máquinas que liberam os itens, segurar esses objetos e localizar o ponto de entrega no mapa. Depois é sair procurando por mais entregas para realizar. O título apresenta um conjunto grande de veículos que podem ser utilizados: carros de vários tamanhos e formatos, aviões, helicópteros, barcos etc. Alguns pontos do mapa só podem ser acessados com veículos específicos e esse é um bom motivo para explorar o ambiente.

Claro que controlar essas máquinas não é nada fácil, e, às vezes, se a entrega não for muito longe, vale mais ir arrastando o pacote do que tentar dominar os controles. Fica claro, depois de algumas horas, que Totally Reliable Delivery Service busca criar situações de humor com sua física absurda e personagens toscos (aliás, é possível customizar a aparência deles desbloqueando novas entregas). No entanto, o jogo falha nesse objetivo porque o processo é cansativo e pouco divertido. No multiplayer é possível criar situações ainda mais caóticas, mas não o suficiente para entreter os jogadores por muito tempo, o que é uma pena.


Todos os jeitos de falhar

Totally Reliable Delivery Service é sobre tentar e tentar até conseguir, mesmo que não seja do jeito certo. A tentativa de criar situações de humor com uma física estranha e movimentação bizarra dos personagens é frustrante e a experiência é certamente mais cansativa do que deveria. Mesmo entendendo que o game não se leva a sério, é fácil constatar que ele deixa de alcançar a meta básica: divertir.

Prós

  • Grande variedade de itens e veículos no mundo;
  • Sistema de customização e conquistas a partir da realização das entregas.

Contras

  • Experiência cansativa;
  • Falha na tentativa de criar humor com situações bizarras;
  • Poucos momentos agradáveis, em meio a muita frustração.
Totally Reliable Delivery Service  — Switch — Nota: 5.0
 Análise produzida com cópia digital cedida pela tinyBuild

Pesquisador nas áreas de estética e cibercultura com Mestrado em Cultura e Sociedade (UFMA) e Doutorado em Comunicação (UnB). Além de escrever sobre jogos, produz o Podcast Ficções e tem um blog sobre literatura, filosofia e cotidiano.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.