Guia de higienização do Nintendo Switch em tempos de COVID-19

Como manter o console e os controles limpos e longe de agentes transmissores de doenças.

O Nintendo Switch completou no mês de março seus três anos de vida, porém, esse talvez seja o momento em que mais nos preocupamos com sua integridade física. A COVID-19 assola o mundo com sua alta periculosidade, somando milhares de casos de infecção e mortes. É preciso apenas um contato, distribuído por gotículas de saliva, espirro ou tosse para contaminar superfícies, como a tela de um celular, por exemplo. Infelizmente, nosso querido console híbrido não escapa dessa. De acordo com a pesquisa do periódico médico The New England Journal of Medicine, o novo coronavírus sobrevive por algumas horas em suspensão no ar e dias em superfícies. Outro estudo, do The Journal of Hospital Infection, um pouco mais focado na questão de superfícies, mostra que, em objetos e superfícies inanimadas, como metal, vidro e plástico, o vírus pode ficar por mais de 9 dias. Esses materiais estão presentes na estrutura do Switch, como sua tela de plástico, e alguns adicionais, como a tradicional película de vidro que pode ser colocada. Porém, mantenha a calma, que a situação pode ser controlada com um pouco de limpeza. Os estudos também comprovam a efetividade de alguns agentes como antivirais e bactericidas. O álcool, em determinados volumes de substância, é um deles, inclusive recomendado pela Organização Mundial da Saúde e mais artigos.


Embora não seja objeto de muito compartilhamento entre pessoas, devemos mesmo assim tomar cuidado com a tela e os controles do Switch. Afinal, como visto em estudos, agentes como bactérias e vírus, como é o caso atual, podem se alojar no console e contaminar pessoas que interagirem com ele nas próximas horas.

Pensando na saúde de todos, decidimos montar um especial de como higienizar o Switch. Algumas práticas levantadas são recomendadas inclusive pela Nintendo, mas lembre-se de não exagerar em produtos, pois, em excesso, o contato com a umidade e o líquido pode comprometer o funcionamento do console.

  • Informações prévias
Lembre-se de desligar o aparelho e desconectar os Joy-Cons ou controles adicionais. Retire também os jogos e cartões de dentro do console. Ao longo do guia, você verá o uso dos seguintes componentes:
  • Panos macios, preferencialmente de algodão, ou flanelas
  • Álcool isopropílico em concentração de 70% 
  • Hastes com algodão na ponta e algodão

Nos testes do tipo de pano que será usado — item importante em todas fases do tutorial — encontramos alguns modelos que se saíram melhores. Um dos panos usados e que funcionou bem foi o de algodão, que foi simples de achar e fazer: foi recortado um retalho de uma camiseta de algodão antiga. Outros materiais que se saíram bem foram o “paninho” de limpar óculos ou de microfibra e as ditas “flanelinhas”. O principal é conferir se o pano é macio e está limpo. Deve ser lavado antes e depois de usar.

A escolha pelo álcool isopropílico a 70% se deve por esse produto ter uma baixa quantidade de água e ser conhecido por não estragar componentes eletrônicos. Foi o material recomendado por empresas como Apple e Samsung. Por ter pouca água, ele não irá encharcar o pano e, por consequência, molhará tanto o console.
  • Como limpar a tela do Nintendo Switch
Uma das principais superfícies que poderiam gerar contaminação é a tela. Embora o touchscreen não seja usado em todos os jogos e aplicativos, é preciso entender que ele é tocado ao segurarmos o console. Podemos ver que o seu funcionamento e os seus procedimentos de higiene são como em um smartphone ou tablet. A princípio, uma limpeza com um pano seco e macio seria suficiente para limpar as digitais que deixamos no console em si. Para algumas sujeiras em questão, um pano úmido (úmido, não molhado) funcionaria.

Contudo, o agravante da COVID-19 está mudando as percepções de higiene na indústria. O coronavírus está fazendo empresas, como a Apple, rever seus manuais de limpeza. A companhia indicava o pano úmido e um pouco ensaboado e mais nada. Agora, em meio à pandemia, para a limpeza dos produtos como iPhone e iPad, diz: “A limpeza e desinfecção pode ser feita com álcool isopropílico a 70% ou com lenços/toalhas desinfetantes nas superfícies como a tela”. A empresa deixa claro também que não devemos usar alvejante e devemos evitar a umidade no aparelho, principalmente próximo das aberturas.

Sendo uma estrutura semelhante a um celular, a limpeza da tela do Nintendo Switch visando a desinfecção pode ser feita com o álcool isopropílico de 70% e um pano ou algodão, até mesmo com uma haste de plástico com algodão nas pontas (aquele lá, sabe?). Todo cuidado possível com a aplicação do álcool líquido. Primeiro, umedeça o pano com álcool e depois, calmamente, espalhe o produto pela tela e deixe-o evaporar. NÃO exagere com o álcool para não comprometer o aparelho. A solução que encontrei para não deixar o pano completamente molhado de álcool foi mergulhar suavemente a ponta do lenço em um copo com um pouco do líquido. Não é necessário molhar diretamente a tela, algumas gotas no lenço são suficientes para garantir a limpeza. Pode ser interessante manter ao lado um pano seco para finalizar a limpeza se achar necessário.


  • Como limpar a parte traseira do console e a dock 
As costas da parte tátil do console também devem ser limpadas utilizando os ingredientes citados até agora no tutorial, como o álcool. Nesse momento, detenha-se na estrutura em si, deixe as entradas para depois pois explicaremos melhor.

A dock, se achar necessário, pode ser limpa com um pano umedecido. Não é a parte mais manuseada do console mas, se quiser, pode limpar com um lenço com poucas gotas de álcool também, cuidando para não molhar e nem interagir diretamente com as entradas, como a do carregador e do HDMI.
  • Como limpar os Joy-Cons e outros controles
A região dos Joy-Cons é, de longe, a parte mais tocada do Nintendo Switch. Ela sofre principalmente com o suor e óleo dos dedos de quem joga. Para remoção dessa gordura, um pano úmido — não molhado — pode dar conta. Após aplicar este pano, a sugestão é finalizar com um pano seco mesmo. Repita esse processo de intercalar os lenços o quanto achar necessário. Limpe entre os botões do Joy-Con com uma haste de plástico com a ponta de algodão. Essas partes, por serem superfícies de tamanhos variáveis, acabam acumulado um pouco mais de sujeira. Isso pode fazer com que alguns botões fiquem um pouco trancados e difíceis de pressionar. É possível corrigir essas falhas com a ponta do algodão. As partes de transmissão e conexão dos Joy-Cons serão explicadas depois, por serem mais frágeis que o resto do material.

Agora, para desinfetar mesmo a área, precisamos voltar para produtos como o álcool 70%. A limpeza é parecida com a da tela, com os mesmos cuidados para não exagerar e não molhar o produto. Ela pode ser feita com o próprio pano úmido de álcool ou com a haste e algodão. Mergulhe-as no álcool suavemente. O algodão tem uma vantagem pois pode alcançar entre os botões dos controles. Limpe bem na parte de cima e as costas do Joy-Con e deixe os detalhes — nas partes onde conectamos o Joy-Con ao Switch — para depois, pois ele irá aparecer no tutorial. Deixe o álcool evaporar ou, se preferir, passe um pano seco.

  • Como limpar os detalhes do console e do Joy-Con
Cuidado especial nas entradas do Switch e dos Joy-Cons, como a entrada do carregador e dos cartões, tanto de memória como os jogos. Uma haste de plástico com algodão SECA deve fazer o serviço para retirar poeiras e sujeiras que se acumulam na área. Não se deve molhar para não prejudicar as partes de conexão e eletrônicas.




Cuidado também para não forçar as entradas. O movimento deve ser suave com o intuito de resgatar a sujeira e poeira que está ali. Após esses passos, seu console e controles estarão quase novos.
  • Reforços adicionais:  
  • Lavem bem as mãos ao chegar em casa e antes de usar o Switch. É através desse contato com o mundo exterior que podemos infectar o console, se tornando um risco para qualquer um que tocar. Lembrem-se sempre de fazer a própria higiene, não adianta somente fazer a do videogame :)
  • Escolham o multiplayer online ao multiplayer local por um tempo. Estamos vivendo um estado de isolamento, precisamos evitar possíveis transmissões. Sabemos que jogar com amigos ao lado é sempre divertido, mas, dessa vez, escolham uma partida ou corrida online! Uma chamada em grupo pode ajudar na aproximação.
  • Permaneçam em casa! O Nintendo Switch é uma maravilha, podemos jogar em qualquer lugar e quando quisermos, não é mesmo? Contudo, com essa pandemia, o pedido é para que fiquem em casa. Que tal rever aquele jogo que você virou no modo portátil dessa vez em uma tela maior? Aproveitem todos os jeitos do híbrido e divirtam-se.
  • Fiquem atentos aos seus sintomas e de quem está por perto.
Caros, com a ajuda de todos, vamos superar esse momento. Sigam as dicas e levem a sério esse árduo período que estamos vivendo.  Mesmo não sendo um período de férias, aproveitem para jogar nossos games mais queridos. Mantenham-se saudáveis, tanto mentalmente como fisicamente, que essa quarentena logo irá acabar.

Revisão: Jorge Neto


Jornalista, colaborador no Nintendo Blast e doutorando em Comunicação Social.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google