Dicas e Truques

Pokémon Mystery Dungeon: Rescue Team DX (Switch): dicas para iniciantes

Reunimos algumas dicas básicas para aproveitar a nova jornada por Pokémon Mystery Dungeon.


Apesar de Pokémon Mystery Dungeon: Rescue Team DX ser mais acessível do que o usual da franquia de RPGs dungeon crawlers, quem está tendo contato com o jogo pela primeira vez, ainda pode precisar de ajuda para perceber as melhores práticas para ter sucesso no jogo. Separei algumas dicas realmente básicas que podem ser vantajosas no decorrer da jornada pelo mundo de Pokémon Mystery Dungeon.

Junte várias quests em uma mesma dungeon

A dica mais óbvia da lista, provavelmente. Ao abrir a lista de quests, o jogador pode pegar várias de uma vez. Especialmente vantajoso é reunir aquelas que são em uma mesma dungeon, para poder completá-las todas de uma vez só. Assim, o jogador consegue vários pontos em uma só ida, além de poder aumentar o rank do seu time, o que em troca também aumenta a quantidade de quests que o jogador pode manter simultaneamente.

O que talvez possa gerar dúvida é o fato de que, ao sair para a exploração, uma outra dungeon pode estar com uma taxa maior de tesouros. Isso é indicado pelo brilho no menu e um símbolo de tesouro. Honestamente, isso é uma decisão do jogador sobre o que é mais importante e não há uma única opção correta. Focar em seu rank de explorador é aconselhável, mas também é uma estratégia razoável acumular tesouros (por exemplo, para comprar Camps).

Compre Rescue Team Camps

Antes conhecidos como Friend Areas, os Rescue Team Camps são lotes de terra que funcionam como refúgio para os aliados do jogador. Sem o acampamento correto, um Pokémon pode se juntar ao time temporariamente na dungeon, mas abandona a equipe ao final da expedição. Idealmente, o jogador quer ter todos os Camps o mais rápido possível e, para isso, precisará comprar vários deles no Wigglytuff's Camp Corner.

No entanto, há um truque que pode ser interessante para reduzir o custo. Existe uma qualidade rara chamada Bargain, que corta o preço de qualquer coisa comprada na dungeon. É possível comprar Camps durante a exploração usando uma orbe chamada Wigglytuff Orb.  Essa combinação pode ajudar a economizar um pouco a longo prazo. No entanto, é necessário estar com o dinheiro adequado dentro da dungeon, um risco que usualmente o jogador deveria evitar.

Guarde dinheiro e itens importantes


Assim como em outros Mystery Dungeons, uma parte importante de quando o jogador volta para a cidade é guardar o dinheiro e itens de valor que não serão usados em breve. Terminada uma expedição, o ideal é sempre visitar Felicity Bank e Kangaskhan Storage. O jogo inclusive incentiva isso dando um item por dia (do jogo, não dia do tempo real) caso o jogador utilize o serviço do banco.

Resgate a si mesmo


Caso o jogador tenha a infelicidade de morrer na dungeon, assim como em outros jogos da série, é possível pedir ajuda a outros jogadores para poder voltar à vida, online ou através do Wonder Mail (um código que pode ser compartilhado, por exemplo, em redes sociais). Em algumas ocasiões isso pode ser bem importante, como em uma exploração particularmente produtiva com a obtenção de muitos tesouros e itens raros. Mas também é possível resgatar a si mesmo.

Após morrer, o jogador tem a opção de enviar uma equipe de seus Pokémon de reserva para a dungeon. Ao chegar no andar em que seu grupo estava, o jogador pode então resgatá-lo. No entanto, vale destacar que essa equipe reserva não pode ser resgatada caso ela também sucumba.

Treine no Makuhita Dojo

Para evitar o tipo de situação da dica anterior, é importante manter os personagens bem treinados. Especialmente o protagonista e seu parceiro, visto que, em alguns momentos da aventura, eles são indispensáveis. Para isso, um local importante é o Makuhita Dojo, um conjunto de dungeons que serve apenas para treinamento individual. Para acessá-lo, o jogador precisa de tickets, que são bem fáceis de conseguir realizando quests. São três tipos de ticket, baseados na quantidade de experiência e tempo que o jogador receberá: bronze, prata e ouro.

Ao contrário do original, os personagens só podem acessar áreas que são adequadas ao seu tipo. Um Machop, por exemplo, só poderá lutar contra inimigos fracos contra lutador no dojô. Além disso, o ideal é jogá-las de forma automática, ou seja, apertando L para se aproximar rapidamente dos inimigos que aparecem e depois A para usar o melhor golpe disponível. Afinal, trata-se de uma área com um desafio cronometrado de derrotar vários inimigos. Inclusive, mesmo se o jogador morrer nessa dungeon, ele será ressuscitado, mas perderá um pouco de tempo no processo.

Obtenha qualidades raras e fortaleça seus personagens com gummies


Gummies retornam a Pokémon Mystery Dungeon e têm um efeito bem peculiar. Mais raros do que antes, esses itens agora podem abrir o potencial de um Pokémon, despertando neles qualidades raras, além de aumentar atributos aleatórios do bicho (como ataque ou velocidade).

Qualidades raras são habilidades passivas que podem ter efeitos como descontos em compras a um aumento de ataque da equipe inteira, maior chance de recrutar novos aliados ou até encher a Belly com qualquer comida, entre outros. Elas mudam fundamentalmente o jogo e são muito importantes. Mas vale destacar que a obtenção delas é aleatória e os gummies são bem raros, então vale ter cautela no uso.

Não se preocupe com shinies antes do pós-game

Apesar do jogo contar com shinies como uma novidade, é importante que o jogador termine a história primeiro antes de preocupar com isso. No pós-game, o jogador pode obter um item chamado Friend Bow, que aumenta consideravelmente a chance de recrutá-los. Outras formas de aumentar as chances são com a técnica False Swipe, e as qualidades raras Friendly e Squad Up.

Todas as dicas acima são passos bem simples, mas espero que sejam úteis na sua jornada. Também tem suas próprias recomendações para outros jogadores? Aproveite para deixar o seu comentário.

Revisão: Felipe Fina Franco

é formado em Comunicação Social pela UFMG e costumava trabalhar numa equipe de desenvolvimento de jogos. Obcecado por jogos japoneses, é raro que ele não tenha em mãos um videogame portátil, sua principal paixão desde a infância.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google