Perfil

Por que Tom Nook não deveria ser tão odiado

Vamos conhecer um pouco mais sobre a personalidade deste personagem tão famoso, mas que divide opiniões entre os fãs de Animal Crossing.

Sempre que Animal Crossing está de volta, também retorna o ser que mais tem gerado opiniões divergentes entre os fãs: Tom Nook. Ele já foi proprietário de uma pequena lojinha, de um grande supermercado, corretor de imóveis e agente de viagens, mas em todas as suas aparições, mostra o seu foco no dinheiro.


Por lidar com dinheiro e empréstimos, ele acaba sendo um pouco odiado pelo público geral, mas, no fundo, ele tem um bom coração. Na matéria de hoje, vamos conhecer um pouco sobre as aparições deste personagem e suas origens.

Sobre negócios

Se você procurar na internet os rankings de personagens mais populares de Animal Crossing, dificilmente encontrará Tom Nook em primeiro lugar — graças à querida Isabelle, é claro. O que esses rankings não sabem, porém, é que estão todos mentindo e dando vantagem à personagem mais carismática. Afinal, o guaxinim de negócios não é tão extrovertido e amado pelos fãs da franquia da Nintendo.

Não é uma questão pessoal, mas nenhum redator sensato irá exaltar o personagem que te leva para uma ilha deserta em Animal Crossing: New Horizons (Switch) e te deixa com uma dívida enorme. Não é incomum na série de simulação da Nintendo que Tom Nook te dê as boas-vindas com uma bela nota promissória de alguns milhares de Bells, até porque ele é um “animal de negócios”!

No lançamento mais recente da série para Nintendo Switch, ele assume o papel de um grande empresário, proprietário da Nook Inc. A empresa trabalha como uma agência de viagens e oferece o Deserted Island Getaway Package, que te leva a uma ilha deserta para uma chance de recomeçar a sua vida.


Esse não é só o pretexto para início da aventura em New Horizons, mas também mostra o enriquecimento de Tom Nook, que já aparece como proprietário de uma grande companhia de viagens, dona dos próprios aviões e de um programa de milhagem exclusivo, as Nook Miles.

O fato de ser dono de uma bem-sucedida empresa e agora atuar como planejador em um escritório mostram aos fãs de longa data como a trajetória do guaxinim é de enriquecimento e sucesso, visto que suas aparições anteriores eram em negócios de proporções muito menores.

Em Animal Crossing: New Leaf (3DS), por exemplo, Tom Nook era apenas um corretor de imóveis, gerenciando a construção de upgrades na casa do jogador e o pagamento das hipotecas, posição muito menos lucrativa que a original, mas que também era uma evolução, se comparada à sua primeira e mais conhecida ocupação.

Nas três primeiras grandes versões de Animal Crossing, lançadas para GameCube, DS e Wii, respectivamente, Tom Nook era o proprietário da principal loja da cidade e vendia a primeira casa para o jogador, sempre emprestando o dinheiro necessário e permitindo o pagamento posterior da dívida em pequenas parcelas. Enquanto quem joga está sempre lutando para coletar itens raros, vender seus colecionáveis ou até trabalhar na loja do guaxinim, o mesmo está sempre enriquecendo.

Conforme o jogador investe suas economias comprando itens disponíveis na loja de Tom Nook, ela vai passando por upgrades, evoluindo de uma simples cabana para uma grande loja de departamentos. Ou seja, mais parece que o esforço do jogador é todo convertido em lucros para o guaxinim e talvez esse seja o motivo de tanto desprezo recebido por ele.

Mesmo assim, o que poucos enxergam é que o guaxinim é uma das criaturas mais generosas em Animal Crossing — ou você também forneceria empréstimo para um desconhecido, novo na vizinhança e que não tem um tostão no bolso para pagar a sua nova residência? Vendo a oportunidade de negócio, o animal une o útil ao agradável, correndo um pouco de risco, mas também lucrando e dando apoio ao estrangeiro. Por isso, mesmo que tantos o odeiem, ele merece o devido respeito pelo papel que exerce na série.

A lenda do tanuki

Tom Nook pode ser um personagem generoso e interessado no seu enriquecimento, mas vamos rever um pouco de sua verdadeira origem, que vem da lenda do tanuki originada no folclore japonês. Não é mera coincidência que Tom Nook seja sonoramente tão semelhante ao nome do animal, não é mesmo?

Para os japoneses, os tanukis são colocados em frente às portas de estabelecimentos como representantes de prosperidade, sempre segurando um jarro de bebida e uma nota promissória em suas mãos, sinais de sua astúcia e sagacidade. São, porém, retratados como seres travessos, um dos fatos que não combina com Tom Nook, que é sério e focado.

Além disso, uma das principais características das histórias envolvendo os tanukis é sua capacidade de transformar folhas em outros objetos. Aqui, a alusão de Animal Crossing é clara, sendo as folhas a principal moeda de troca entre os bichos, e Tom Nook o principal representante da troca de folhas por outros objetos — o comércio.

Negócios de família

Depois que deixou o ramo de vendas em sua loja de departamentos para investir em projetos maiores, Tom Nook nunca deixou de pensar nos seus amigos e parentes para ajudá-lo, mais um sinal de seu espírito de generosidade. Agora, quem administra as lojas são seus antigos funcionários, Timmy e Tommy.

Os dois, também guaxinins, são bastante parecidos com Tom. Aliás, os rumores que correm entre os habitantes dizem que ambos são filhos ou sobrinhos do empresário, mas ninguém sabe a informação ao certo. Outra história, ainda mais obscura, diz que Tom os encontrou na rua abandonados e decidiu criá-los.


Se os rumores são verdade ou não, não sabemos. Mas podemos levar como verdade que, mesmo sendo um animal tão sério e que trata de assuntos tão desconfortáveis, como o dinheiro, ele tem um coração enorme e generoso pronto para nos ajudar. Por isso, que tal repensar sua posição sobre Tom Nook e adotar um pouco de carinho pelo magnata das ilhas desertas?

Revisão: Davi Sousa

É diretor de redação do Nintendo Blast e fã de games desde pequeno, quando começou sua jornada com Mario e Zelda lá no SNES. É formado na área das engenharias e trabalha com desenvolvimento de software. Quando sobra um tempinho entre as jogatinas e o dia a dia, aparece lá no Twitter como @niccomch.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google