Dicas e Truques

Animal Crossing - New Horizons (Switch): conheça a terraformação e saiba como dar mais estilo à sua ilha

Este recurso avançado abrange os horizontes de personalização de sua ilha e te permite criar ambientes únicos e estilosos com comandos super simples.

em 14/05/2020

Animal Crossing: New Horizons dá ao jogador muitas ferramentas e opções de personalização do ambiente como nunca houvera em toda a franquia. Além de ser possível plantar árvores e flores, também podemos colocar milhares de objetos para decorar o ambiente e ainda modificá-lo por completo, construindo penhascos e rios com a nova mecânica de terraformação. As possibilidades são inúmeras e estão limitadas em grande parte à sua imaginação, portanto, vamos tratar sobre alguns desses recursos para que você possa criar seu paraíso particular da forma que quiser e impressionar os amigos na próxima visita.


Conheça sua ilha

Antes de tudo, precisamos saber mais sobre aspectos intrínsecos do jogo que delimitam a mecânica de construção e modificação do ambiente. O primeiro deles é a forma como o mapa da ilha está dividido em quadrantes, que por sua vez são divididos em unidades. Ao observar seu mapa (através do aplicativo Map, em seu NookPhone) você verá que este é composto por 42 quadrantes no total, sendo que os 20 quadrantes centrais são aqueles que você poderá modificar livremente. Já os outros 22 quadrantes externos apresentam alguma restrição quanto a essas modificações, pois são nesses quadrantes que estão elementos naturais do ambiente, como a linha da praia, formações rochosas, a praia isolada ao norte (onde o Redd atraca seu barco para vender as peças de arte), o pier, e as fozes dos rios. Esses elementos não podem ser modificados pelo jogador, mas certamente devem ser levados em consideração na hora de planejar as construções no interior da ilha.


Outro fator importante é que todos os itens, objetos decorativos, prédios e até rios e penhascos tomam as unidades dos quadrantes como base de referência em sua dimensão e no espaço que ocupam. Existem objetos que ocupam apenas uma unidade ou até dezenas delas. É preciso levar em conta tais dimensões na hora de planejar e decorar espaços e ambientes em sua ilha. Uma boa opção seria medir os objetos e prédios antes de mudá-los de local: vá até a área que deseja alocar aquele objeto e coloque designs no chão, cada figura tem o mesmo tamanho de uma unidade, e pode ser facilmente apagada ao pressionar o botão Y em cima do design. Fazendo essa medida você saberá o tamanho exato e o quanto de espaço precisará antes mesmo de fazer a mudança.


Além dos recursos de terraformação, agora também podemos realocar prédios. Com exceção da Prefeitura (ou Resident’s services se estiver no começo do jogo) e o Aeroporto, todos os outros prédios e casas podem ser realocados para um local de sua escolha, até para a areia da praia, se assim preferir. Isso adiciona um outro nível de possibilidades e te permitirá criar áreas únicas como um distrito comercial e outro residencial, por exemplo. E com as modificações do terreno, você pode elevar o nível dessas construções e deixá-las em pavimentos superiores da ilha, dando um maior destaque a elas, é você quem manda.

Adquirindo as ferramentas certas

Para começar a bancar o engenheiro + designer de ambientes, você precisará ter o app Island Designer desbloqueado em seu NookPhone. Para obtê-lo, é preciso ajudar Tom Nook a concretizar seu grande ‘Project K’, através da realização de missões que têm por objetivo atrair novos moradores para a ilha e aumentar a fama do local, reunindo empreendedores que queiram investir e abrir negócios ali. Desenvolva sua ilha até que ela receba uma avaliação de no mínimo 3 estrelas. Fazendo isso, Tom Nook irá te presentear com o aplicativo Island Designer, tornando-o apto a começar suas modificações e criar um lugar verdadeiramente único.

A versão inicial do aplicativo não estará completa. Serão poucas as opções de pavimentos e a construção de blocos de terra e corpos d’água estará ausente. Para adicionar novos recursos ao app, é preciso gastar Nook Miles no terminal de autoatendimento da Prefeitura, comprando esses recursos e incrementando seu aplicativo com várias novas opções de personalização.


Os recursos que irão turbinar seu App são chamados de permits (permissões) e cada um deles representa um elemento do ambiente que pode ser alterado por você. As permissões estão organizadas em 3 grandes grupo principais, são eles:
  • Path permits: Ao receber o aplicativo, você terá apenas a opção de criar caminhos de terra ou grama. No entanto, novos tipos de pavimento podem ser adquiridos ao custo de 2.000 Nook Miles cada. Há ainda a opção de colocar designs customizados pelo jogador, essa custa 2.300 Nook Miles e te permite colocar qualquer imagem salva em seu Design App no chão de sua ilha. Você só precisará comprar essas permissões uma vez cada e ela estará disponível em seu aplicativo para sempre. Com os paths, além de dar um ar totalmente novo ao ambiente de sua ilha, você poderá criar ambientes arrojados e até estampar imagens no chão como um azulejo personalizado. Utilizar os paths é bastante simples, basta ativar o App Island Design, depois pressionar o botão + (mais), escolher o pavimento que deseja e pressionar o botão A para imprimi-lo no terreno logo abaixo de seu personagem. Se pressionar o botão A novamente sobre um mesmo bloco, você poderá arredondar os cantos daquele pedaço de pavimento. Crie caminhos ligando casas e lojas ou faça desenhos especiais para ladrilhar uma praça, por exemplo. Com a possibilidade de se usar designs pessoais, as possibilidades são realmente infinitas.
  • Waterscaping permit: Ao custo de 6.000 Nook Miles, essa permissão te possibilita modificar o formato das bordas dos rios, seu curso, criar ou extinguir lagos e até fazer pontes de terra de uma margem à outra. É com ela também que podemos criar quedas d’água ao utilizá-la na borda de um penhasco. Utilizar a Waterscaping permit é feito da mesma forma: acesse o App Island Design, pressione +, escolha a Waterscaping Tool e pressione o botão A para quebrar um pequeno bloco de terra e fazer brotar água naquele local. Para desfazer, basta pressionar A no mesmo espaço, e seu personagem irá extinguir aquele corpo d’água. A Waterscaping permit é uma modificação muito interessante e com ela é possível criar ambientes naturais muito bonitos, desde grandes lagos e pequenos filetes de água corrente, até largas cachoeiras com várias quedas d’água.
  • Cliff Construction permit: também custando 6.000 Nook Miles, essa permissão te possibilita a criação ou a destruição de blocos de terra. Para isso, basta acessar o Island Design App, escolher a ferramenta Cliff Construction e pressionar o botão A em um local vazio para fazer surgir um pilar de terra e assim ir combinando esses pilares para criar um novo pavimento. Os usos para essa ferramenta, assim como das outras permissões, possuem modos avançados como o arredondamento dos cantos e também algumas restrições, como a impossibilidade de construir penhascos muito próximos a objetos, por exemplo. É preciso remover itens e plantas de uma área, deixá-la limpa, para poder utilizar de forma mais efetiva a construção de penhascos. Há também a limitação de apenas 4 níveis de relevo, sendo que o último é inacessível, você pode erguê-lo, mas não pode subir nele, nem adicionar plantas ou objetos sobre ele.

Do seu jeito, a seu tempo

Ter paciência e ir fazendo as modificações aos pouquinhos é a melhor maneira de ter um resultado prazeroso e não sofrer no processo de modificação do seu paraíso particular. Pense em um clima geral que gostaria de dar para sua ilha e vá buscando inspirações para isso. Seja algo mais natural, com rios e muitas árvores e flores, com pontes de madeira ligando porções de terra, cachoeiras como uma decoração natural; ou algo mais urbano e detalhado com pavimentação complexa, letreiros em neon, placas, iluminação pública abundante, cafés e academias ao ar livre. E por que não uma mistura dos dois? Você pode ir adicionando detalhes aos pouquinhos e retirando aquilo que pensa não ser adequado.

Vejo jogadores que modelaram sua ilha a partir de um parâmetro mais geral e que influenciou todos o restante do layout do lugar. Um bom começo pode ser a definição da nascente e o caminhos do leito do rio. Adapte em alguns pontos para caber prédios e casas e assim crie algo mais natural. Decidindo onde o rio nasce fica bem mais fácil delinear seu curso até o encontro com o mar e assim conectar áreas com pontes e rampas de acesso.

Tem aqueles jogadores mais radicais que decidiram deixar todo o terreno plano, eliminando qualquer relevo presente em seu mapa inicial e moldou tudo do zero, uma opção mais trabalhosa, mas que certamente resultará em algo único.


As inúmeras possibilidades de customização introduzidas em Animal Crossing: New Horizons são sem precedentes na franquia e podem até assustar ou causar um certo bloqueio por conta dessas disso. Mas o que se deve levar em consideração é que tudo pode ser feito à seu tempo e de acordo com o seu gosto. São infinitas as fontes de inspiração espalhadas pela internet, é preciso buscá-las como uma fonte de idéias e não como algo inalcançável como em uma competição. Você eventualmente irá criar um ambiente agradável e que o satisfaça, ao seu jeito e ao seu ritmo. Se quiser variar suas opções e aumentar seu catálogo de itens para decorar, peça ajuda aos amigos, procure grupos em redes sociais e compartilhe também as suas ideias.

Revisão: Icaro Sousa
Animal Crossing: New Horizons está disponível na Loja Nintendo

Estudante de Letras, apaixonado por vídeo-games e música. Gosta de conversar sobre hobbies em comum, receber dicas e recomendações e de capturar monstrinhos de bolso enquanto explora Hyrule.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.