Bayonetta 3 (Switch) e os segredos escondidos no teaser

Um compilado de informações de um título sem data.

Bayonetta 3 é um dos jogos mais aguardados do Nintendo Switch. Anunciado em dezembro de 2017, o título não recebeu mais nenhuma atualização, principalmente relacionada aos visuais e gameplay.


Esta matéria trará um histórico de todas as informações acerca do jogo, que será responsável por mudar as mecânicas de design que já conhecemos na série.

Bayonetta é uma franquia desenvolvida pela Platinum Games. O seu título original não é um exclusivo Nintendo, e em 2019 foi lançado para as plataformas da atual geração de consoles,  devido  à comemoração dos 10 anos de lançamento. Entretanto, os títulos seguintes possuem direitos de exclusividade com a Nintendo, e a própria Platinum Games afirmou que a continuação da franquia não seria possível sem o financiamento da  Big N.


Um passado misterioso

No primeiro capítulo, Cereza, mais conhecida como Bayonetta, está à procura de sua identidade. Suas memórias foram perdidas em seu despertar e tudo que sabemos é que há uma guerra entre os clãs das bruxas (Umbra Witches) e anjos (Lumen Sages).

Bayonetta 2, título originalmente desenvolvido para o Wii U, trouxe novamente a bruxa em ação, empunhando armas poderosas e executando uma combinação de golpes novos e estilosos, com a novidade do Umbran Climax, responsável por invocar criaturas poderosas para destruir os inimigos. A história circunda através do desequilíbrio entre os mundos. Demônios e anjos serão os seus novos inimigos, e Bayonetta terá que lutar contra e ao lado de seus parceiros demoníacos.

Bayonetta 1 e 2 foram relançados para o Nintendo Switch, trazendo todo o conteúdo exclusivo da Nintendo em apenas um pacote.


Let's Dance, Boys! 


Não sabemos exatamente qual será o rumo que a franquia irá tomar, mas podemos extrair do teaser e do histórico dos títulos anteriores que Bayonetta 3 possa ter um grande foco na personagem e nas descobertas de seus próprios limites, indicando uma lógica para a trilogia: Bayonetta sem memória (1), Bayonetta descobrindo os seus poderes (2) e Bayonetta descobrindo seus limites (3).

O teaser destaca uma personagem mais fraca e até mais "humana", ou talvez estejamos errados e a personagem principal não seja Bayonetta. É tudo especulação, e só nos resta aguardar os próximos capítulos.

É engraçado um jogo desse porte, com piadas sujas e sátiras, ter uma história tão profunda e complexa. Ele é realmente um título da Platinum Games, e o histórico da empresa não nega. É interessante dizer que existem muitos mistérios escondidos nos títulos anteriores e muitos easter eggs. Talvez essa matéria seja uma oportunidade para você revisitá-los.

A trilha sonora é um destaque peculiar em todos os títulos, porque registra a personagem. Quando ouvimos faixas como o clássico Moon River, já sabemos que a bruxa está vindo. Podemos aguardar uma banda sonora de qualidade!



O próximo Capítulo

Bayonetta 3 surge como exclusivo de Nintendo Switch, porém tudo o que nós temos é o teaser anunciado em dezembro de 2017. Os desenvolvedores já declararam que existem muitas informações escondidas e que apesar do silêncio no anúncio das informações, o desenvolvimento está indo bem. Tanto Hideki Kamiya como Atsushi Inaba afirmam:
"O desenvolvimento está a correr muito bem. Sim, será um jogo de alta qualidade e estamos dando tudo de nós. É isso que significa o silêncio." (Inaba Atsushi)
"A produção está avançando muito bem." (Kamiya Hideki)
Inaba afirmou também que o desenvolvimento seguirá um rumo diferente do habitual, que não haverão regras e que surgirão novidades em 2020. Porém, essas respostas vagas não são o que os fãs estão esperando.

Outra declaração de Kamiya foi extraída da campanha promocional de 10 anos de Bayonetta, na qual ele exprime sua gratidão pelos fãs:
"Eu trabalhei em muitos jogos até agora, mas Bayonetta é uma série rara na qual pude fazer parte e acompanhar até Bayonetta 3, na qual estamos trabalhando duro agora. Ainda espero poder continuar compartilhando mais da história de Bayonetta com você no futuro. Portanto, continue fornecendo seu suporte infinitamente"
Em entrevista ao site Gematsu, Inaba, ao lado de Takahisa Taura, afirmou que os fãs não devem ficar preocupados e que está tudo bem com o desenvolvimento. Veja na íntegra:

Você pode dizer qualquer coisa de Bayonetta 3, como quem será o diretor? 
Inaba: “(Olha para Taura.) O que você acha?”
Taura: “Não me pergunte (Risos.)”
Inaba: “Desculpe, novamente não podemos compartilhar essas informações. Embora eu possa assegurar a você que o desenvolvimento está indo suavemente. Então, por favor, aguarde as atualizações futuras.”
Hideki Kamiya confirmou ainda que Jeanne poderá usar outro estilo de cabelo em Bayonetta 3. Ela é conhecida por ter diferentes penteados  na franquia. Em Bayonetta 1, ela utiliza cabelo curto, e na sequência, aparece de cabelos longos.


Análise do teaser:



Nos primeiros segundos temos a Lua, que é símbolo de todos os jogos. Pouco a pouco ela se torna sangrenta.


Na próxima cena, temos a lua completamente sangrenta, e o laço que Bayonetta usa em seu cabelo se parte. Podemos concluir que a personagem não está mais tão poderosa como nos títulos anteriores e que finalmente temos um inimigo páreo para tamanha força.

Há um close bastante interessante nas pistolas utilizadas por Bayonetta, que são bem parecidas com a Scarborough Fair, arma utilizada no primeiro título da série. Porém, elas estão com um outro nome, indicando uma possível upgrade, já que na próxima imagem de close das armas, podemos ver o "Fair" ao final. 

Whittingham Fair, que é o nome das armas, é uma balada relacionada à balada original da Scarborough Fair. O restante das inscrições de armas, que descrevem as quatro ervas da balada, permanece inalterado.

Scarborough Fair, arma utilizada em Bayonetta 1.

No final das armas, temos o "Fair" e a inscrição dizendo que elas foram feitas por Rodin, indicando que o personagem possa aparecer novamente. As armas de Bayonetta têm seu nome nelas, com um ditado. Em cada arma, está escrito "Scarborough Fair, feita por Rodin" e, embaixo, o nome da arma. 

Na mão direita, a joia verde é Parsley, que diz "Pasley, sempre alegre". Na mão esquerda, com jóias vermelhas, está Sage, dizendo "Sage, sempre forte". Seu pé direito tem Rosemary, com jóias azuis, dizendo "Rosemary, sempre remanescente", e o pé esquerdo com Thyme, em jóias brancas, dizendo "Thyme, sempre corajoso". "Scarborough Fair" é uma referência a uma antiga balada inglesa que se concentra em quatro ervas; salsa (Parsley), sálvia (Sage), alecrim (Rosemary) e tomilho (Thyme). As ervas tornaram-se os nomes de cada pistola individual, com a ideia de que bruxas e ervas estão intimamente ligadas.

Bayonetta atira em sequência, em uma possível confirmação de que o Witch Time estará de volta. Ela também tem alguns aspectos em sua aparência que diferem de seu design original, como a ausência de brincos e as mangas de cabelo de seu traje sem medalhões ou correntes. Ela está usando apenas uma fita no cabelo, a que podemos deduzir que está no começo do teaser é a que ela perdeu.

Vemos que as balas estão todas destruídas. Esse é um oponente capaz de inibir o Witch Time, assim como o Balder (Sage). Ainda assim, podemos deduzir que o inimigo está associado a algum poder envolvendo raios ou algo elétrico.

Esse é o inimigo. Porém, não dá para distinguir com exatidão o que ele é.

Nessa parte, Bayonetta é totalmente destruída. O chão parece nos dizer que já houve várias tentativas de destruição desse inimigo.

Na última cena, aparece o número três como se fosse em formato de um relâmpago.

Bayonetta 3 é um título em desenvolvimento que será lançado exclusivamente para o Nintendo Switch. O jogo estará disponível em dois idiomas: japonês e inglês. Atsuko Tanaka será a voz de Cereza na versão em japonês, enquanto que a versão em inglês, contará com a dublagem de Hellena Taylor. Aguardem mais novidades na Nintendo Blast!

Revisão: Davi Sousa

Sou fã de videogames desde pequena, adoro Zelda, Tomb Raider, Resident Evil e Bayonetta. Sou colecionadora de videogames e a Nintendo é a minha paixão, desde o Super Famicom. Exponho estas e outras paixões em meu Instagram (@jess_saturn).
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google