Dicas e Truques

Fire Emblem Heroes (Mobile): saiba como montar um time de auto-battle (parte 2)

Na última parte do guia, serão apresentadas dicas para otimizar o time e algumas observações acerca da função Auto-Battle e do evento.



Na primeira parte do guia, explicamos sobre o evento Tempest Trials+, um dos mais aguardados em Fire Emblem Heroes, e começamos a construir um time de auto-battle para que você possa garantir prêmios sem a necessidade de se dedicar exclusivamente ao título mobile. Nesta segunda parte, explicaremos como deixar os heróis da equipe mais sinergéticos entre si e apresentaremos informações extras para que haja um melhor aproveitamento do evento como um todo.

Então, sem mais delongas, é hora de dar continuidade ao que começamos.

Otimizando o time

Nesta seção, apresentaremos sugestões de habilidades para os heróis do nosso time e, embora eles já contem com habilidades úteis, muitas delas acabam não sendo totalmente aproveitadas devido à composição da equipe. Graças ao sistema de skill inheritance que o jogo possui, é possível transferir habilidades de um herói para outro e, felizmente, muitas delas podem ser obtidas em personagens de raridade 3★ e 4★, ajudando a economizar recursos.

Ike

Como três-quartos do time é composto por unidades do tipo infantaria, a habilidade Def Tactics 3 só beneficiará Veronica, e não é isso o que buscamos. Portanto, para melhor suporte, o ideal é investir em habilidades do tipo Drive (Atk, Spd, Def ou Res), que garantem bônus passivos (isto é, durante o combate) em determinados parâmetros para seus aliados, ou Smoke (Spd, Res), que penalizam seus inimigos – estas últimas funcionam bem com Seal Atk/Def 2 nativa do mercenário. Vale lembrar que, no entanto, habilidades do tipo Seal só funcionam no alvo, diferentemente das do tipo Smoke.
Para Sacred Seal, a melhor opção é Quick Riposte 3, garantindo a Ike a possibilidade de atacar duas vezes durante a enemy phase (EP). Outras opções são as habilidades Stance e Posture, que, embora sejam efetivas apenas na EP, garantem melhor capacidade defensiva ao herói. Caso deseje, podem ser usadas, também, habilidades do tipo Wave e Drive, para garantir bônus para o time, ou, ainda, Smoke, para diminuir o potencial ofensivo dos inimigos.

Sothe

Diferentemente de Ike, Sothe possui melhor desempenho na player phase (PP) e, por isso, ele prefere habilidades voltadas à ofensiva. Fury é ligeiramente melhor que Life and Death, pois garante Atk/Spd/Def/Res +3 em troca de -6 HP após o combate, e tem ótima sinergia com Desperation, habilidade que garante a iniciativa de ataque duplo (follow-up), se este for possível, quando o herói se encontra com menos de 75% de seu HP inicial.

Não é necessário trocar Spur Atk/Spd, mas, se quiser, é possível investir em habilidades do tipo Smoke para aplicar penalidades em atributos de inimigos (a penalidade é maior que a oferecida pela Peshkatz, porém em apenas um único parâmetro) ou, ainda, em Savage Blow para garantir dano extra a unidades ao redor do alvo, ano final dos ataques de Sothe.

Para Sacred Seal, Sothe tem várias opções, entre elas, Darting Blow, Death Blow e Swift Sparrow, habilidades que bonificam determinados atributos do herói ao iniciar o ataque, aumentando seu potencial ofensivo de forma geral, então fica a seu critério escolher a que mais se adéqua ao seu estilo de jogo. Savage Blow e Brash Assault também são boas opções, mas vamos focar no potencial ofensivo de Sothe. 

Ninian

Trocamos a arma da dançarina por Lightning Breath+ (com refino em Spd, como opção defensiva geral) para que ela possa contra-atacar a distância usufruindo do dano adaptativo, e Triangle Adept serve para que ela resista a ataques de heróis da cor vermelho, especialmente dos usuários de Falchion; em contrapartida, ela fica mais suscetível a ataques de heróis da cor verde.

Optamos por Wings of Mercy, pois essa habilidade permite que Ninian se mova a um espaço adjacente a qualquer aliado que esteja com o HP ≤ 50%, seja para defendê-lo ou garantir a ele uma ação extra. Como a heroína é voltada exclusivamente ao suporte, escolhemos a combinação Drive + Chill, que auxiliam melhor durante o combate dos membros do time. Outra opção é Panic Ploy, mas sua ativação é bastante situacional e só tem uso efetivo quando Ninian está com HP total. 

Veronica

Seu cajado, Hliðskjálf, garante os mesmos benefícios que a Peshkatz de Sothe, com a adição de impedir o contra-ataque dos inimigos caso Veronica inicie o combate. Wrathful Staff permite que ela cause dano similar ao de outros tipos de heróis (healers têm ataque reduzido). Já Close Guard garante Def/Res extras aos aliados contra ataques de inimigos de curto alcance durante a EP.
Para Sacred Seal, habilidades como Atk, Spd e Atk/Spd são ótimas pedidas, mas para garantir a sobrevivência de Veronica, escolhemos Live to Serve, que cura a si mesma na mesma quantia de HP concedida a um aliado. Caso deseje que a healer desempenhe um papel mais voltado ao suporte, é possível trocar Wrathful Staff por Wings of Mercy.

Outras habilidades

O time ilustrativo apresenta um ótimo custo-benefício em termos de investimento. Ike conta com um poderoso especial, Radiant Aether, que recupera seu HP de acordo com o dano causado aos inimigos. Glimmer, de Sothe, combina com seu Atk elevado, mas pode-se optar por Moonbow, pois o dano final não é afetado caso o herói sofra penalidade em Atk.

Ninian possui duas opções, Moonbow e Sol. A primeira dá à dançarina uma opção ofensiva, enquanto a segunda converte 30% do dano causado ao inimigo em HP. Devido à penalidade do Lightning Breath+, os especiais terão +1 no valor de recarga (cooldown +1), ou seja, terão sua ativação atrasada em uma ação.

Tanto para Sothe quanto para Ike, a melhor habilidade de assistência é Reposition, que reposiciona um aliado para um espaço adjacente ao do usuário, afastando-o da zona de perigo na maioria das vezes. Outras opções são Draw Back, que move tanto o personagem que a ativa quanto o aliado alvo em um espaço para trás, e Swap, que inverte as posições entre os heróis aliados.

Não trocamos a habilidade de assistência de Veronica nem seu especial por dois motivos: Restore+ potencializa a cura concedida em um valor equivalente a 50% × (Atk+10), sendo o mínimo recuperado 15; já Windfire Balm+ garante Atk/Spd +6 a todos os aliados por um turno, independentemente do herói que Veronica curou.

Observações

Por mais que Warding Breath de Ike garanta Res extra quando ele é atacado por dano mágico (magos, healers e dragões), o mercenário não é tão resistente a magia. Além disso, inimigos podem vir equipados com habilidades do tipo Breaker, que podem prejudicar o potencial dos heróis, ou, ainda combinações como tomos Raven (Gronnraven, Rauðrraven e Blárraven) e Triangle Adept, que potencializam as vantagens do triângulo de armas.

Pontos negativos

Infelizmente, nem tudo são flores. A IA do jogo é imprecisa e não leva em consideração o básico de Fire Emblem, o triângulo de armas (weapon triangle). Isso significa que, muito provavelmente, você presenciará Ike atacando um inimigo da cor azul ou Ninian avançando em um inimigo verde, em vez de dar suporte a um aliado em posição de perigo.

Além disso, como o time de auto-battle é mais eficiente em uma dificuldade mais baixa (recomendamos Hard LV25), isso significa que a pontuação obtida será menor do que jogando manualmente em uma dificuldade mais alta (diferença de pouco mais de 100 entre o Hard LV25 e o Lunatic LV35); ou seja, é recomendável optar pelas batalhas automáticas apenas se tiver uma boa quantidade de Stamina Potion para usar.

Otimizando a função Auto-Battle

Antes de confirmar a ativação de auto-battle, verifique se as suas configurações estão da seguinte maneira (acesse Settings, no menu Misc.),
  • Combat Animations: Off
  • Support Animations: Off
  • Foe/Ally Auto-Battle Movement: Simple
  • Starting a Map: Go into Battle
  • Auto-Battle Button: In Button Bar
  • Auto-Battle Text: Auto-Advance
  • Continuous Auto: On
  • Auto: No Animation: On

Para aproveitar melhor o evento...

Se possível, jogue manualmente, durante os dois bônus de pontuação triplicada, nos mapas de dificuldade Lunatic LV35 ou Lunatic LV40, pois, dessa maneira, ficará mais fácil de atingir os 50.000 pontos mínimos para garantir todos os prêmios do evento. Caso não consiga manter uma performance satisfatória nessas dificuldades mais altas, experimente, pelo menos, a dificuldade Hard LV30, uma vez que a diferença de pontos para a dificuldade Lunatic LV35 é de apenas 60 pontos, em igualdade de multiplicadores de sobrevivência e número de mapas completos.

Além disso, recomendamos jogar no mínimo três vezes ao dia para garantir as recompensas das missões diárias referentes ao Tempest Trials+; afinal, ninguém quer perder a chance de estocar mais algumas Stamina Potions, Refine Stones e Hero Feathers, certo?

Se a premiação do ranking geral não for de tanta importância, o aconselhável é jogar as duas partidas bonificadas manualmente e gastar o resto da energia com as batalhas automáticas, deixando que o medidor seja recarregado sozinho, o que leva aproximadamente oito horas. Em uma jogatina de ritmo saudável, que garanta noites de sono completas, será possível esvaziar o medidor de energia até duas vezes ao dia (uma pela manhã e outra ao final da tarde, por exemplo), durante o período do evento. Acima de tudo, respeite sua saúde!

Considerações finais

De maneira geral, para um time eficientemente autônomo de inputs do jogador, o ideal é selecionar unidades de atributos defensivos equilibrados. Sempre que tiver opção, procure utilizar heróis que possam contra-atacar inimigos próximos e a distância simultaneamente, com habilidades ou armas que garantam efeitos de Close ou Distant Counter. Além disso, procure variedade de cores e tipos de armamento entre seus heróis, com o intuito de equilibrar suas forças e fraquezas como equipe.

Lembre-se de que este guia é apenas uma sugestão e não é necessário segui-lo à risca. Use-o como fonte de inspiração para criar seus próprios times e experimentar estratégias e heróis diferentes.

Por fim, divirta-se!

Revisão: Felipe Fina Franco

Também conhecida como Lilac, é fã de jogos de plataforma no geral, especialmente os da era 16-bits, com gosto adquirido por RPGs e visual novels ao longo dos anos. Fora os games, não dispensa livros e quadrinhos. Prefere ser chamada por Ju e não consegue viver sem música. Sempre de olho nas redes sociais, mas raramente postando nelas. Icon por 0range0ceans
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google