Pokémon Blast

Pokémon Sword/Shield (Switch): O líder de ginásio mais forte de Galar

Vejamos se os líderes da oitava geração são realmente bons ou se dependem do Dynamax para saírem vitoriosos.

Chegou a hora de saber quem é, de fato, o líder de ginásio mais forte de Galar. Com a chegada do Dynamax, os ginásios foram preparados para receber essa nova transformação dos Pokémon e proporcionam embates memoráveis. Tem até plateia!

A oitava geração chegou e, com ela, novos Pokémon também são figuras importantes entre os líderes. Certamente teremos uma disputa acirrada e mesmo que alguns líderes não tenham Pokémon dessa geração em sua forma Gigantamax, podemos garantir que aqueles que foram escolhidos, dão conta do recado.

Sem mais delongas, fique agora com o líder de ginásio mais forte de Galar. Boa leitura!

Critérios

Para que a disputa entre os líderes seja a mais justa possível, montamos um grupo de regras para equilibrar os embates, são elas:
  • Consideramos as equipes utilizadas pelos líderes na Champions Cup. Assim, todos terão cinco Pokémon e sua forma Gigantamax característica;
  • Quanto ao ginásio DARK, consideramos Marnie ao invés de Piers, pois ele não pode usar a ferramenta de Dynamax em seus Pokémon;
  • Quanto ao ginásio FAIRY, consideramos Bede ao invés de Opal, pois ela se aposentou e não é mais a líder desse ginásio;
  • Os stats de cada Pokémon serão calculados com 31 pontos de IV e no nível 50, sem acréscimos de Effort Points e com a Nature neutra;
  • O moveset de cada Pokémon será o mesmo do utilizado pelos líderes no torneio, logo, não teremos todas as opções do movepool.

Apresentando os desafiantes líderes

A região de Galar é a sensação do momento e trouxe consigo uma revolução para a franquia. Uma delas são os ginásios, que agora se parecem com as grandes arenas que vemos nas ligas de futebol da Europa, especialmente a Premier League, da Inglaterra.

Ter uma plateia para incentivar os jogadores é algo que não tem explicação. Junto a isso, os líderes de ginásio dessa região também são um show à parte. Com a funcionalidade do Dynamax, podemos bater de frente contra eles e, nesse duelo de gigantes, nem sempre a melhor forma vence, mas a equipe que foi montada para isso. Sendo assim, as batalhas entre eles serão ferozes e tudo pode acontecer nos três turnos em que seus Pokémon passam pelo Dynamax. Bora ver quem leva essa então?

Milo

Equipe: Ludicolo, Eldegoss, Bellossom, Cherrim e Appletun

Todo o potencial apresentado no papel não justifica o fraco desempenho de Milo e sua equipe na prática. O tipo GRASS é conhecido por ser um dos melhores quando o assunto é suporte. Não importa qual a ocasião, esses Pokémon sempre estão prontos para ajudar seus colegas. Outra característica marcante é que as defesas são boas em geral e, com isso, podem aguentar alguns ataques e se regenerar com sua variada gama de golpes de recuperação.

Agora, uma equipe formada apenas por Pokémon desse tipo não é o melhor dos cenários e com Milo não foi diferente. Embora tenha os meios para chegar a uma final, a equipe de Milo é fraca, não possui uma cobertura de dano boa e é muito vulnerável devido às cinco fraquezas que o tipo GRASS possui em relação aos demais.

Nessa

Equipe: Golisopod, Pelipper, Quagsire, Toxapex e Drednaw

Considerado um dos melhores, o tipo WATER possui uma flexibilidade que, assim como a própria água, o torna muito completo, difícil de ser parado e com um potencial ofensivo e defensivo acima do normal. Ao olharmos para a equipe de Nessa, podemos ver essa premissa com clareza: todos os seus Pokémon possuem defesas altas — muitas delas maiores que o ataque — portanto, a combinação ofensiva e defensiva lhe rende alguma vantagem nos confrontos diretos.

Outro fator que contribui para essa estrutura dar certo é que todos os seus comandados possuem um segundo tipo, aumentando a cobertura de dano e aliviando algumas fraquezas. Porém, sua equipe é extremamente lenta e, ainda que tenha boas defesas, sofrer ataques repetidos quebram sua melhor barreira para conter seus adversários, saturando assim toda a sua vantagem sobre os demais tipos.

Kabu

Equipe: Torkoal, Ninetales, Arcanine, Salazzle e Centiskorch

As condições climáticas existem desde a segunda geração e, desde então, são utilizadas como armas poderosas tanto durante as batalhas do modo história quanto em partidas competitivas. Com Kabu e seus comandados não é diferente. Ao longo dos anos, o efeito do sol intenso não era tão atrativo, muito por conta dos tipos que se beneficiam dessa condição terem muitos pontos negativos e pouco atraentes para montar uma equipe com base neste clima. Com Kabu, a coisa muda um pouco de figura: sua equipe consegue extrair muito de seu potencial e joga com as chances a favor.

Como o sol intenso em campo, o dano dos golpes do tipo FIRE é aumentado enquanto reduz o dano dos do tipo WATER. Com ataques de cobertura, como Solar Beam, as fraquezas são mitigadas enquanto ainda consegue causar um bom dano. E por falar nele, com o aumento de força, o fogo é potencializado no calor, adicionando mais uma condição de vitória.

Bea

Equipe: Hawlucha, Grapploct, Sirfecht’d, Falinks e Machamp

Uma das líderes exclusivas da versão Sword, Bea é o exemplo de força bruta. O tipo FIGHTING é um dos mais ofensivos do jogo e é capaz de causar muito dano em todos os alvos que não possuem resistência ao seu STAB. Com essa equipe, o estrago é ainda maior, pois o Gigantamax Machamp aumenta as chances de causar danos críticos aos oponentes quando consegue acertar seu golpe Dynamax.

No geral, o time de Bea tem todas as armas para poder atacar os adversários, porém não tem defesas suficientes para suportar combates longos e contra os tipos que têm vantagem contra os lutadores. Mesmo com o golpe No Retreat no Falinks e após um boost em todos os stats, ele ainda não consegue causar um grande impacto, dependendo de algum efeito negativo para ativar sua habilidade, Defiant.

Allister

Equipe: Dusknoir, Chandelure, Cursola, Runerigus e Gengar

A princípio, a equipe de Allister não chama muita atenção pois seus Pokémon não parecem ter a força que realmente apresentam em batalha. A combinação de Chandelure e Runerigus lhe garante vantagem contra a maioria dos outros líderes, já que os tipos secundários de ambos são uma dor de cabeça para se lidar. Exclusivo da versão Shield esse garoto não está para brincadeiras e com certeza te fará repensar sobre o quão forte o tipo GHOST pode ser.

Agora, a cereja do bolo está em seu Pokémon preferido: Gengar. Sua forma Gigantamax não só aumenta suas capacidades como também pode ganhar alguns turnos com Hypnosis. No 1x1, o Gengar dificilmente irá perder para qualquer outra forma Gigantamax presente, muito por conta do aumento de Special Attack aplicado ao usar Max Ooze, que ainda conta com STAB POISON para causar toneladas de dano. Levitate faz falta? Sim. Só que esse Gengar não precisa levitar e sim destruir tudo em seu caminho.

Bede

Equipe: Mawile, Gardevoir, Rapidash, Sylveon e Hatterene
Outro líder que tem um potencial enorme no papel, mas que na prática não se paga. Três Pokémon de sua equipe possuem os mesmos tipos e, com isso, a defesa é completamente prejudicada, afinal, o tipo PSYCHIC tem resistências facilmente exploradas pelos outros líderes. Outro fator é a velocidade de sua equipe, muito baixa. Com isso, times mais ofensivos, como o do Kabu, dão trabalho para seus Pokémon.

O que “salva” essa equipe é o tipo FAIRY, considerado como um dos melhores desde o seu surgimento, em 2013, com Pokémon X/Y (3DS). A cobertura de dano pode não ser das melhores, porém ter um STAB capaz de causar dano neutro na maioria dos outros líderes é uma característica que merece atenção e não deve ser subestimada.

Gordie

Equipe: Barbaracle, Shuckle, Stonjourner, Tyranitar e Coalossal

Mais um líder exclusivo da versão Sword, Gordie é especialista no tipo ROCK, que sempre esteve presente em nossas vidas como treinadores. Ao todo, em oito gerações, esse tipo está presente em cinco delas. Sabemos que ele pode não atrair muitos treinadores pela forma como foi tratado ao longo dos anos, mas não podemos desmerecê-lo só por conta disso.

Gordie tem em suas mãos uma arma muito poderosa — e não estamos falando de seu Gigantamax Coalossal, mas de seu Barbaracle. Com a presença do golpe Shell Smash, as capacidades ofensivas deste Pokémon são elevadas ao extremo e, em conjunto de Stealth Rock e Sticky Web presentes no Shuckle, o convite para a derrota é feito sem nenhuma delicadeza. Porém, a falta de cobertura nos demais integrantes do time o torna muito vulnerável e alguns líderes podem se aproveitar dessa falha.

Melony

Equipe: Frosmoth, Mr.Rime, Eiscue, Darmanitan e Lapras

Antes de realizarmos os confrontos entre os líderes, parecia que a Melony iria se destacar entre os demais, pois o tipo ICE é muito bom ofensivamente e poucos conseguem sobreviver ao frio. Exclusiva da versão Shield,  a mãe de Gordie é muito carinhosa com seus Pokémon, mas não pense que ela é incapaz de acabar com outros times. A presença de Darmanitan Zen Mode é uma ameaça constante e basta um turno para que a besta seja acordada e comece a causar muito dano.

O ponto forte de seu time é a Gigantamax Lapras, uma das melhores dentre as disponíveis. Seu golpe característico, o G-Max Resonance, ativa o efeito de Aurora Veil, ou seja, aumenta sua Defense e Special Defense algo que, somado ao ganho de HP em virtude da forma Gigantamax, a torna Pokémon muito difícil de derrubar. Contudo, a equipe é frágil e não aguenta dois golpes da maioria dos outros líderes, já que seu tipo é um dos piores defensivamente.

Marnie

Equipe: Liepard, Toxicroak, Scrafty, Morpeko e Grimmsnarl

Substituindo Piers no comando do ginásio de Spikemuth, Marnie é uma das rivais do protagonista que, com seu carisma, conquistou os corações dos treinadores e inclusive ganhou uma torcida organizada, seguindo-a por toda a região de Galar. Contudo, não pense que Marnie está para brincadeira: seu time é bem competitivo e oferece muitas condições de vitória.

Ainda que ela seja uma especialista no tipo DARK, seu Toxicroak não é um de seus representante. Com isso, os Pokémon que vencem seu tipo dominante são ameaçados constantemente por ele. É legal ver que há um Pokémon diferente no time. Quem disse que para ser especialista em um tipo precisa ter uma equipe totalmente focada nele?

Seu principal Pokémon, Grimmsnarl, pode acumular boosts com Bulk Up, que será utilizado antes devido à sua habilidade, Prankster, conceder prioridade aos golpes passivos. Assim, ao assumir sua forma Gigantamax, termos um Pokémon com muito HP e, ao aumentar Attack e Defense, temos uma combinação mortal que poucos conseguem aguentar. Embora conte com todos esses pontos positivos, seu time é, de certa forma, frágil e suscetível ao dano de todos os outros líderes, pois suas resistências não são úteis nesse conjunto.

Raihan

Equipe: Torkoal, Goodra, Turtonator, Flygon e Duraludon

Da última vez que tivemos um líder de ginásio especialista no tipo DRAGON, não houve uma disputa justa. Drayden deu uma lavada nos outros 11 líderes de Unova, mas,  aqui, temos um cenário um pouco diferente. 

A equipe de Raihan tem como base as alterações climáticas, só que tem um problema nisso: cada Pokémon se beneficia do clima que ele mesmo ativa, ou seja, ao ativar Sunny Day com o Torkoal, o dano do Turtonator é aumentado, porém o dano causado pela Goodra é reduzido e ainda potencializa o dano causado contra seu próprio Duraludon, que recebe dano neutro do tipo FIRE em virtude do seu tipo STEEL.

Temos ainda uma segunda situação: seu time é lento e as defesas não são mistas. Com isso, outros líderes, como Melony e Kabu podem se aproveitar dessas condições para causar muito dano. Parece que falta algo nessa equipe. Talvez, se no lugar do Torkoal fosse um Hydreigon, Raihan não teria tantos problemas...

O Veredito

Com base nas estatísticas apresentadas acima, temos três candidatos ao título: Allister, Kabu e Melony. Quanto à líder da cidade de Circhester, seu forte time assusta no papel, porém o tipo ICE tem muitos problemas na defesa e há Pokémon em sua equipe que são totalmente inúteis em alguns confrontos, logo, sua chance de vitória está severamente comprometida.

Algo similar acontece com Kabu, pois sua equipe é totalmente unilateral, ou seja: ativar a Sunny Day e utilizar poderosos golpes do tipo FIRE. O problema disso tudo é que, assim que acaba o efeito do clima, seus Pokémon não possuem a cobertura necessária para “peitar” outros líderes. Logo, é extremamente dependente do Torkoal, que não é um dos melhores Pokémon que temos aqui.

Já Allister, se mostrou consistente contra todos os líderes, mesmo em desvantagem de tipos. Seu time possui dois pontos fortes com Runerigus e Chandelure, que sozinhos acabam com diversos líderes desse conjunto, sem falar na Cursola e no Dusknoir, que conseguem aguentar vários golpes. O ponto máximo fica para o Gengar: seu moveset é completo e com a capacidade de aumentar seu Special Attack e impedir uma troca do oponente ao utilizar G-Max Terror.
Portanto, o líder de ginásio mais forte de Galar é o Allister! O que achou do resultado? Será que outro líder, com as devidas condições podem desafiar Allister de igual para igual? Concorda com o resultado? Deixe nos comentários a sua opinião para debatermos sobre o tema.
Revisão: João Pedro Boaventura

Fã de carteirinha da franquia Pokémon desde os oito anos de idade, teve seu primeiro contato com os monstrinhos de bolso no Game Boy Color e de lá para cá, são mais de 25 anos de alegria. Fanático por vídeo-games, gostaria de poder jogar mais tempo do que trabalha.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google