Reggie Fils-Aimé detalha em podcast como foi o seu primeiro encontro com Shigeru Miyamoto

"Meus joelhos começaram a tremer", recordou o ex-presidente da Nintendo of America.



Reggie Fils-Aimé, ex-presidente da Nintendo of America, divulgou recentemente o capítulo de estreia de seu podcast. O programa, apresentando em conjunto com o jornalista Harold Goldberg, foi disponibilizado no Soundcloud e receberá doações que serão revertidas ao New York Videogame Critics Circle. Durante este episódio inicial, Reggie relembrou como foi o seu primeiro encontro com Shigeru Miyamoto.


Na ocasião, ele havia assumido há pouco tempo o cargo de chefe de vendas e marketing e viajou para o Japão para participar da reunião em que o conceito do portátil DS foi apresentado. Durante as conversas, Reggie fez um comentário sobre a tela sensível ao toque sem perceber que Miyamoto tinha entrado na sala. Quando notou que o "pai" do Mario ouviu a frase, Aimé conta que seus joelhos começaram a tremer.

Confira a história completa e com mais detalhes:
Eu tinha tomado posse no novo cargo há pouco tempo — foram apenas algumas semanas comigo na função. Estava viajando com outro executivo sênior, um cavalheiro chamado Don James. Don é lendário na Nintendo. Acho que ele é o funcionário número três ou quatro, continua fazendo parte da empresa e hoje dirige a equipe de operações. Historicamente, ele tinha a responsabilidade de desenvolver as atividades que a Nintendo realizava em feiras.

Don e eu viajamos para o Japão. Uma das coisas que fomos fazer era ver um protótipo inicial do Nintendo DS e parte do conteúdo pensado para a plataforma. E quando digo um protótipo inicial, quero dizer literalmente que eram circuitos em uma placa-mãe com duas telas mostrando o software em execução, além de os desenvolvedores nos descrevendo o que seria esse produto. Don ainda não tinha visto, claramente também era a minha primeira vez. Imagine que estamos em uma reunião com todas essas pessoas, Don me apresentou e começamos. Eles estão fazendo esta demonstração, estão detalhando algum conteúdo. Então, pedem a nossa opinião e perspectiva. E uma das coisas que eles estavam mostrando era um protótipo muito antigo do que se tornaria o Nintendogs e que seria realmente um dos primeiros jogos que fizeram uso da tela sensível ao toque.

Então, eu lembro que eles se voltaram para mim — o novo cara, o novo chefe de vendas e marketing — disseram que precisvam de minha opinião. Recordo de fazer um comentário sobre a tela sensível ao toque e como esse seria realmente o primeiro dispositivo de mercado de massa de eletrônicos de consumo que utilizaria essa tecnologia. Isso foi muito antes do iPhone existir. As telas sensíveis ao toque estavam sendo usadas apenas para alguns PDAs sofisticados — assistentes digitais pessoais que as pessoas estavam utilizando.

Esse seria o primeiro dispositivo de tela sensível ao toque do mercado de massa e eu fiz um comentário sobre como precisaríamos aproveitar isso, comunicar isso e que esse jogo seria uma maneira importante de transmitir essa mensagem. Nisso, houve uma pressão em meu ombro, era o senhor Miyamoto. Ele entrou na sala após o início da reunião e estava ao meu lado. Eu não sabia que ele estava por lá quando fazia o meu comentário. Agora, fiz meu comentário e me viro para essa presença, é o senhor Miyamoto. E literalmente meus joelhos começaram a tremer, porque obviamente eu sabia quem era o senhor Miyamoto. Eu não havia o conhecido anteriormente. Então, ele começa a falar em japonês e a equipe fez a tradução. Ele disse: "Sabe, esse é um comentário muito bom. Isso é muito perspicaz. Sim, precisamos aproveitar a tela de toque e este jogo será uma ótima maneira de fazer isso. E, a propósito, quem é essa pessoa?". Eles então me apresentaram e apertamos as mãos. Essa foi minha introdução - minha primeira reunião - com o senhor Miyamoto. Ele se aproximou de mim, me ouviu fazer um comentário e, felizmente, concordou com o que eu disse. Então, acho que comecei com o pé direito.

É jornalista e obcecado por games (não necessariamente nessa ordem). Seu vício começou com uma primeira dose de Super Mario World e, desde então, não consegue mais ficar muito tempo sem se aventurar em um bom jogo. Diretor de Redação do Nintendo Blast.


Disqus
Facebook
Google