Review: GXT 404R Rana Gaming Headset for Nintendo Switch expande o potencial do console

Dispositivo contribui para tornar as jogatinas no modo portátil mais imersivas.



O principal diferencial do Switch é a possibilidade de levar para qualquer lugar games que anteriormente só eram aproveitados dentro de casa. No entanto, a mobilidade faz com que detalhes da experiência sonora oferecida por esses títulos sejam desperdiçados, principalmente, quando o console híbrido é utilizado em locais com altos níveis de ruído. Fones de ouvido comuns contornam o problema em parte, porém, para extrair o máximo dos jogos, um headset acaba sendo sempre a melhor alternativa.


Novidade neste mercado é o GXT 404R Rana Gaming Headset for Nintendo Switch, produto comercializado no território nacional pela Trust Gaming. A empresa, que foi fundada na Holanda em 1983, está presente em mais de 50 países e chegou há pouco tempo no Brasil. Os equipamentos oferecidos por ela podem ser encontrados em lojas como Pichau, Amazon e Kabum, além de contarem com três anos de garantia.

O GXT 404R, apesar de levar o nome do mais recente console da Big N, não funciona exclusivamente na plataforma. O conector padrão do tipo P3 permite que o headset seja utilizado em qualquer outro aparelho, como PCs ou smartphones. Porém, algumas de suas características — como o tamanho do cabo — fazem com que o Switch seja o dispositivo onde o periférico alcança o seu melhor desempenho.


Primeira impressão não é a que fica

Logo ao retirar o GXT 404R de sua embalagem, a primeira impressão foi que se tratava de um produto um tanto quanto frágil e que poderia se partir ao meio com qualquer movimento brusco. Entretanto, bastaram poucos dias de utilização para que eu constatasse que estava completamente errado. O headset é bastante resistente, inclusive, tendo sobrevivido sem problemas a testes de quedas de alturas de um e dois metros.

Existem três pontos móveis no periférico: em cada um dos lados há hastes para ajuste do tamanho, além do microfone que pode permanecer em duas posições (uma quando está em uso e outra acoplada próxima do alto-falante esquerdo). Nesses locais, realizei dezenas de movimentos repetitivos para verificar a qualidade do material. A rigidez permaneceu inalterada, ou seja, a utilização constante não os torna frouxos facilmente.
Conector do tipo P3
A estrutura do produto é bastante leve, sendo esse um dos pontos que mais se destacou. Particularmente, estou acostumado a utilizar um modelo de headset bem maior. Após algumas horas com ele, é comum sentir o peso sobre a cabeça e esse desconforto somente aumenta conforme o tempo avança. Já com o GXT 404R a sensação foi completamente oposta. Mesmo ouvindo música o dia inteiro com o produto, eu nunca senti o mesmo tipo de pressão.

O único elemento do headset que continuou aparentando ser mais frágil do que deveria é o cabo. Todo ele é comum e não conta com nenhum tipo de reforço, sendo que o ponto mais crítico é justamente próximo do plugue P3. A sensação que fica é que movimentos muito descuidados e constantes para conectar e desconectar o GXT 404R de qualquer aparelho pode resultar em problemas de mau contato.
Estruturas móveis do GXT 404R

Koji Kondo agradece

Em sua embalagem e manual, o GXT 404R promete reproduzir frequências que variam de 20 a 20.000 Hz. Porém, ao realizar testes em alguns sites é possível constatar que a frequência mínima real reproduzida pelo headset é de 30 Hz. Essa diferença mínima acaba nem sendo percebida no uso cotidiano e não tem grandes impactos na qualidade final do áudio reproduzido pelos alto-falantes.

Já em todos os outros testes, o GXT 404R se saiu bem. As faixas disponíveis no site foram tocadas sem nenhum tipo de zumbido ou chiado, oferecendo sempre um som bastante cristalino. Os canais direito e esquerdo também tiveram respostas muito boas, com os ruídos sendo reproduzidos somente do lado que realmente deveriam tocar e sem nenhum dos dois alto-falantes “estourar” antes do outro. Há sempre um equilíbrio adequado em ambos os lados.

Essa correta distribuição dos sons se tornou ainda mais aparente para mim ao jogar Pokémon Sword/Shield. Dentro dos Pokémon Den, o headset cria um clima completamente diferente, com uma espécie de perturbação no som que fica rodando ao redor da sua cabeça. Essa sensibilidade fez com que eu realmente me sentisse dentro da dimensão habitada pelas Dynamax e Gigantamax. Mesmo já tendo mais de 50 horas no game, com o GXT 404R foi a primeira vez que tive essa experiência.

Já o microfone não faz tanta diferença quando o produto é usado no Switch. Afinal, boa parte dos jogos que permite chat por voz faz isso através do aplicativo que deve ser instalado em smartphones. Como não é possível conectar o headset ao console e celular simultaneamente, a escolha fica entre um bom som ou a conversa com os amigos — decisão que nem se precisa ponderar muito para ficar com a melhor qualidade de áudio.

Alto ou baixo

O volume do GXT 404R atinge níveis realmente altos e foram pouquíssimos os momentos que o deixei no máximo. Em um dos testes, aumentei o quanto foi possível, deixei uma música tocando e saí da sala onde o aparelho estava. Com a porta aberta e no corredor era possível escutar perfeitamente o que era reproduzido. Assim, caberá a quem o está utilizando saber ajustar o volume ideal para não prejudicar a audição.

Para essa regulagem, existe no cabo um dispositivo que permite o aumento ou diminuição do volume, além de ligar ou desligar o microfone. É uma solução que está presente em praticamente qualquer headset, mas que não deixa de ser muito útil. Por mencionar o cabo, ele tem apenas 1 m de comprimento. Esse tamanho é mais do que suficiente para jogar no Switch em seu modo portátil, mas limita bastante qualquer outro uso. No meu caso, ao utilizá-lo no PC, fiquei com minha movimentação bastante limitada.
Controle do volume e microfone

Visual discreto

O GXT 404R Rana Gaming Headset for Nintendo Switch está disponível somente na cor preta com detalhes em vermelho. Não há nenhum led ou qualquer outro tipo de luz, deixando o visual bastante discreto. Tanto nas orelhas quanto em sua parte superior, o produto é acolchoado e com costuras que demonstram ser resistentes. Linhas essas que não são nada aparentes e não interferem no design final.

O fone cobre toda a orelha e se adéqua muito bem aos óculos. Quando estive com o headset, consegui colocar e retirar os meus óculos sem que o aparelho se movimentasse. Além disso, mesmo após períodos prolongados de uso, não houve qualquer incômodo. O GXT 404R só deixa a desejar no quesito isolamento, mesmo com ele na cabeça é possível perceber com exatidão qualquer ruído externo se nenhum som estiver sendo reproduzido. Além disso, quando há algo sendo reproduzido nos alto-falantes, é possível ouvir barulhos vindos do “mundo de fora” dependendo da intensidade.

Ótimo custo x benefício

Colocando na balança todos os pontos positivos e negativos do produto, é possível afirmar que ele oferece um excelente custo x benefício. O investimento é válido, principalmente, para quem procura um headset resistente que possa ser levado na mochila juntamente com o console da Big N. O GXT 404R Rana Gaming Headset for Nintendo Switch realmente consegue expandir o potencial sonoro da plataforma híbrida e é um periférico que vale a pena. No entanto, seu cabo de tamanho reduzido faz com que ele não seja a melhor opção para quem procura um aparelho para usar tanto no Switch quanto em outros dispositivos.

Prós

  • Bastante resistente e leve;
  • Mesmo após muito tempo de uso, não fica pesado na cabeça;
  • Ótima qualidade sonora;
  • Visual bastante discreto e elegante.

Contras

  • Cabo de apenas 1 m e sem nenhum tipo de reforço;
  • Isolamento de ruídos externos não é muito bom.
GXT 404R Rana Gaming Headset for Nintendo Switch — Nota: 8.5
Análise produzida com equipamento cedido pela Trust Gaming

É jornalista e obcecado por games (não necessariamente nessa ordem). Seu vício começou com uma primeira dose de Super Mario World e, desde então, não consegue mais ficar muito tempo sem se aventurar em um bom jogo. Diretor de Redação do Nintendo Blast.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google