Jogamos

Análise: Jisei: The First Case HD (Switch) — mistério e uma pitada de sobrenatural em uma breve visual novel

No papel do protagonista sem nome com o poder de vivenciar os momentos antes da morte de qualquer um, você descobrirá — ou não — o assassino da cafeteria.

A publicadora Ratalaika Games, em sua iniciativa de explorar diferentes visual novels e trazê-las aos consoles, apresenta ao Switch Jisei: The First Case HD (Switch), o primeiro caso de uma franquia criada pela sakevisual em 2010 para PC. Além do console híbrido, a aventura investigativa chegou simultaneamente para os consoles da atual geração. Se você, assim como eu, sempre teve o desejo de conhecer o gênero, este será um belo pontapé inicial.

Mistério, investigação, e uma pitada de sobrenatural

Jisei: The First Case começa misterioso e envolvente. Em uma cutscene no maior estilo abertura de anime, uma reflexão sobre as sensações provocadas pela morte prende o jogador, mas também o deixa sem entender o que está acontecendo. Afinal, na sequência, ele está acordando de um cochilo em uma cafeteria qualquer. O jogo não toma muito tempo para explicar, porém, que o protagonista sem nome — referido em toda a novel como “???” — tem a habilidade especial de vivenciar os últimos momentos de cadáveres ao tocá-los.

Logo após acordar do sono na mesa da cafeteria, o protagonista estranha a sonolência, já que havia acabado de beber seu café triplo. Ao conversar com a balconista Chance, ele começa a passar mal, um indicativo de que a morte está por perto (não a sua, claro). Sentindo o enjoo, o rapaz dispara para o banheiro e encontra o corpo de uma mulher esfaqueada; ao tocá-la, além de não conseguir visualizar a cena da morte, ele retorna ao mundo real sendo acusado por uma outra moça presente — a Sra. Bergstrom — pelo assassinato.


É nessa premissa que se desenvolve a visual novel de investigação e mistério. Com a chegada do detetive Gurski, que considera todos os presentes suspeitos, você passa a ajudá-lo nas investigações como tentativa de se provar inocente. A partir daí começam as interações com os quatro personagens disponíveis — o detetive Gurski; a Sra. Bergstrom, funcionária de uma grande empresa; o estudante dedicado Kisaki e a balconista Chance — e os quatro ambientes da cafeteria — a área principal, o corredor e os banheiros masculino e feminino.

São várias opções de diálogo e alguns caminhos a serem tomados, incluindo um vai e volta entre os cenários para identificar algumas pistas e conseguir uma brecha para visualizar o corpo novamente, agora bloqueado pelo detetive. O grande leque de escolhas e diálogos dá a impressão que existem muitas rotas alternativas no enredo, mas não é verdade. Você entenderá que o caminho é restrito quando tiver que executar todos os diálogos com todos os personagens para disparar algum evento no ambiente, fato que ocorre duas ou três vezes até o final.

Ainda assim, o início misterioso se torna envolvente já nos primeiros dez minutos, dando a abertura para que você prossiga até o final em uma única sessão de jogo. Entenda: esta é uma visual novel bem curta, podendo ser finalizada em cerca de uma hora. Se você quiser explorar todos os poucos finais, a opção de saves intermediários permite alcançá-los em mais alguns minutos.

É uma boa visual novel?

Não desanime com a rapidez do enredo, pois um jogo curto não é um demérito nesse caso. Afinal, Jisei: The First Case HD se apresenta em artes de alta qualidade, com variadas expressões para cada um dos personagens, unida às excelentes representações gráficas dos ambientes. A todo momento, ficam bem claras a personalidade e as sutilezas de cada suspeito com suas expressões visuais e a dublagem em inglês.

Mesmo com a voz em uma língua estrangeira, todos os textos são apresentados em português do Brasil, o que é uma porta de entrada ao gênero para jogadores que não tenham domínio da língua inglesa. Há ressalvas, porém, no desempenho da tradução que, para um jogo tão simples e curto, não poderia admitir erros de digitação frequentes.

É... Alguns erros de digitação são inacreditáveis.
A trilha sonora não se faz memorável, atuando como coadjuvante na forma de músicas de ambientação ou mistério. Entre os temas, destaca-se o da abertura, que ajuda a construir o clima inicial sobre toda a franquia e a história do protagonista. Não é apenas um mérito das faixas disponíveis, mas de toda a aventura: você terminará esta VN com um desejo de “quero mais”.

Sendo uma excelente porta de entrada ao gênero das visual novels, Jisei: The First Case HD remasteriza um título da década passada em uma experiência curta, mas muito interessante. Essa porta se torna ainda mais convidativa com as legendas em português do Brasil e a excelente dublagem. Você irá esbarrar em alguns pequenos problemas e desejará ter encontrado mais alternativas na história, mas ainda assim sairá satisfeito.

Prós

  • Enredo de mistério envolvente e bem executado;
  • Disponibilidade de legendas em português do Brasil;
  • Qualidade gráfica.

Contras

  • História amarrada e com poucas opções além do desfecho principal;
  • Pouco conteúdo, podendo ser finalizado em cerca de 1h;
  • Erros de tradução inadmissíveis.
Jisei: The First Case HD — Switch/PS4/XBO — Nota: 7,0
Versão utilizada para análise: Switch
Revisão: Davi Sousa 
Análise produzida com cópia digital cedida pela Ratalaika Games 

É diretor de redação do Nintendo Blast e fã de games desde pequeno, quando começou sua jornada com Mario e Zelda lá no SNES. É formado na área das engenharias e trabalha com desenvolvimento de software. Quando sobra um tempinho entre as jogatinas e o dia a dia, aparece lá no Twitter como @niccomch.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google