Dicas e Truques

Fire Emblem Heroes (Mobile): saiba como montar um time de Galeforce sem gastar muito

Conheça os principais heróis que melhor fazem uso da habilidade sem exigir muitos recursos.

em 26/07/2020
Galeforce é uma habilidade que surgiu em Emblem Awakening (3DS), o 13º jogo da franquia, podendo ser aprendida por personagens da classe Dark Flier. Contudo, o acesso à Galeforce é extremamente limitado, uma vez que Dark Flier é uma classe restrita a mulheres.


Felizmente, em Fire Emblem Heroes, é uma habilidade acessível a qualquer herói de ataque corpo a corpo (melee), sem restrição de gênero ou tipo de movimento. Mesmo assim, apenas cinco personagens no spin-off possuem Galeforce até o momento, sendo apenas um deles acessível por invocação nas raridades 3★ e 4★: Cordelia: Knight Paragon.

O propósito deste guia é apresentar personagens disponíveis nas raridades 3★ e 4★ que podem fazer bom uso de Galeforce sem que exista a necessidade de investir em muitos recursos, tais como habilidades consideradas “premium”. A existência de manuais de combate (combat manuals), tanto permanentes quanto temporários, facilitam o acesso a muitas dessas habilidades.

Além dos heróis, também daremos dicas de habilidades fáceis de se obter e quais natures são as mais recomendadas. Separamos os personagens de acordo com os tipos de movimento, a fim de facilitar a visualização. Vamos lá?

O que é Galeforce? Por que usá-la?

Galeforce é uma habilidade que permite que o personagem possa realizar outra ação no mesmo turno. Em Awakening e Fates, ela só é ativada ao derrotar um inimigo, porém, em Heroes, ela pode ser utilizada assim que o cooldown estiver pronto. No entanto, seu uso continua restrito a uma vez por turno.

No título mobile, Galeforce ganhou notória popularidade para as modalidades com características PVP, como Arena e Aether Raids – sobretudo em times de defesa neste último. A habilidade carrega consigo o elemento surpresa e, em combinação com um ou mais refreshers, os resultados podem ser catastróficos se o jogador não estiver preparado para enfrentar um time de Galeforce.

Isso não quer dizer, contudo, que a habilidade não seja útil em modos PVE: Galeforce é uma das queridinhas em Rival Domains e Røkkr Sieges. No primeiro, pode ser sinônimo de abater mais inimigos ou conquistar as fortalezas em um único turno; no segundo, por causar mais danos ao Røkkr e, dessa maneira, obter mais pontos.


Infelizmente, nem tudo são flores. Uma tática voltada para Galeforce nem sempre é confiável, especialmente se o oponente tiver habilidades como Guard, Pulse Smoke, Steady Posture 3, entre outras, já que são capazes de bloquear ou retardar a ativação do especial. Além disso, Galeforce raramente poderá ser aproveitada no mais novo modo, Resonant Battles, pois os inimigos são capazes de aumentar o cooldown das habilidades dos seus heróis.

No mais, recomenda-se o uso de Galeforce para um estilo de jogo mais ofensivo no geral, visto que é uma habilidade que só pode ser usada durante a player phase.

Principais heróis

Quando se pensa em Galeforce, também se pensa em mobilidade. Sendo assim, a categoria cavalaria (cavalry) se sobressai, seguida por voadores (flying) e, por fim, infantaria (infantry). É muito difícil usar Galeforce em unidades de armadura pesada (armored), visto que dependem de muito investimento para um bom aproveitamento do especial. Além disso, esse tipo de unidade anda apenas um espaço por vez e está longe de ser um dos mais móveis do jogo.

Uma exceção à última categoria é Edelgard: Flame Emperor, devido à combinação de suas habilidades nativas (base kit), mas ela não é uma heroína acessível a todos e só está disponível em eventos de invocação especiais (Mythic e Legendary Heroes) na raridade 5★.


Sendo assim, focaremos apenas em cavalaria, voadores e infantaria, nesta ordem. Os heróis apresentados a seguir não possuem prioridade em relação a outros dentro das suas categorias, dado que este guia não se trata de um ranking.

Cavalaria

Unidades de cavalaria podem andar até três espaços em terreno plano, mas não podem atravessar florestas e montanhas. Além disso, demoram dois turnos para passar sobre trincheiras.

Os personagens dessa categoria que se destacam em um time de Galeforce são Eliwood: Knight of Lycia e Peri: Playful Slayer.

Eliwood

Um herói que adora aparecer durante as invocações, principalmente quando o invocador está tentando um personagem exclusivo 5★, se tornou um grande destaque devido à sua arma exclusiva, Blazing Durandal. Quando refinada, garante efeitos de cooldown reduzido para si mesmo enquanto penaliza o inimigo com atraso no especial. Além disso, se estiver iniciando um ataque, Eliwood ganha Spd +7 e Def +10 durante o combate e o inimigo não pode executar um ataque duplo (follow-up).

Devido aos efeitos de cooldown e bônus recebidos graças à sua arma, Eliwood se destaca como um potencial usuário de Galeforce.


IVs sugeridos: +Spd ou +Atk

Peri

Outra heroína que adora atormentar os invocadores, possui bons parâmetros ofensivos e sua lança, quando refinada, garante +4 em Atk/Spd/Def/Res durante o combate caso o HP de Peri esteja abaixo de 100%. Por isso, é muito comum investir em construções com Fury.

Com Galeforce, Peri tem a chance de abater até dois inimigos de uma só vez, o que a torna uma boa adição em times de Aether Raids.


IVs sugeridos: +Spd ou +Atk

Voadores

Heróis voadores, embora comumente fracos a arqueiros, podem se mover até dois espaços e ignoram terrenos como montanhas e florestas. No entanto, não podem sobrevoar pilares e paredes.

Nesta categoria, destacam-se Cordelia: Knight Paragon, Cherche: Wyvern Friend e Caeda: Talys’s Heart.

Cordelia

A única personagem com Galeforce que pode ser invocada nas raridades 3★ e 4★, Cordelia é uma das queridinhas tanto para transferir a habilidade a outros heróis quanto para fazer uso dela. Sua arma exclusiva, Cordelia’s Lance, embora tenha a penalidade de Spd -2, permite que a cavaleira ataque duas vezes ao iniciar o combate e o refinamento ainda garante Atk/Spd +4 durante a luta caso o HP de Cordelia seja igual ou maior que 70%.

A heroína funciona com Galeforce tanto por motivos de economia, tendo em vista que é uma usuária que possui a habilidade por padrão, quanto por seu potencial para abater dois inimigos seguidamente.
 


IVs sugeridos: +Spd ou +Atk

Cherche

Esta usuária de machado ganhou popularidade quando sua arma exclusiva foi anunciada. Cherche’s Axe tem uma penalidade de Spd -5, mas permite que a personagem ataque duas vezes ao iniciar o combate. Além disso, o machado tem como efeito secundário a habilidade Panic Ploy, que converte os bônus de todos os inimigos em direções cardinais em relação a Cherche em penalidades, desde que eles tenham HP menor que o dela.

Possuidora de um ótimo ataque para uma personagem nas raridades 3★ e 4★, a ativação de Galeforce é praticamente garantida caso Cherche esteja equipada com o Sacred Seal Heavy Blade 3.



IV sugerido: +Atk

Caeda

Embora seu ataque não seja um dos melhores do jogo, Caeda se destaca em times de Galeforce graças à sua arma exclusiva, Wing Sword. Além de ser efetiva contra unidades de cavalaria e de armadura pesada, caso sua Spd seja maior que a do inimigo, acelera a ativação do especial em uma ação por ataque.

O uso da Wing Sword é um diferencial, pois unidades voadoras não têm acesso à habilidade Flashing Blade, nem mesmo como Sacred Seal. Mesmo priorizando Atk, Caeda destaca-se até hoje por sua alta velocidade.



IV sugerido: +Atk

Outras sugestões: Clair: Highborn Flier, Naesala: Sky’s Shadow, Minerva: Princess-Knight

Infantaria

Heróis de infantaria podem se mover em até dois espaços por turno, mas demoram dois turnos para atravessar florestas. Não podem atravessar montanhas.

Dos heróis nas raridades 3★ e 4★, destacam-se Raven: Peerless Fighter, Donnel: Village Hero e Navarre: Scarlet Sword.

Raven

Diretamente de Fire Emblem: The Blazing Blade, Raven e seu machado, Basilikos, são sinônimo de Galeforce. Com parâmetros ofensivos excelentes, o herói conta com aceleração permanente no cooldown dos especiais, além de o refinamento do Basilikos contar com o efeito da habilidade Life and Death 3, aumentando ainda mais sua ofensiva e facilitando a ativação de Galeforce.


IVs sugeridos: +Spd ou +Atk

Alternativamente, pode-se utilizar Linus com uma construção similar, já que o herói compartilha a mesma arma com Raven. O único porém é que o Mad Dog de The Blazing Blade não tem acesso a IVs, uma vez que é premiação de Grand Hero Battle (GHB) e pode ser invocado por meio de Heroic Grails.

Donnel

Embora não tenha recebido o mesmo tratamento em Heroes se comparado com seu jogo de origem, Donnel também tem uma Brave Weapon própria, a Hewn Lance. Além de garantir dois ataques ao fazendeiro quando ele inicia o combate, garante também Atk/Def +4 e impede que o inimigo execute um ataque duplo, tudo isso pela penalidade de Spd -5.

Donnel se mostra uma boa opção como herdeiro de Galeforce, pois, com a ajuda de habilidades como Heavy Blade, sua lança garante que o especial ative rapidamente, resultando em grandes danos para o time inimigo sem que tenham chance de representar grandes perigos para o simpático fazendeiro.



IV sugerido: +Atk

Navarre

Navarre é outro herói cuja arma exclusiva acelera a ativação do especial ao garantir uma redução no cooldown. Além disso, a Scarlet Sword conta com efeito adicional de cooldown -2 ao início do primeiro turno, fazendo com que Galeforce precise de apenas dois ataques para ter carga completa.


Em termos de velocidade, Navarre é um dos espadachins mais rápidos do jogo. Devido a isso, com Galeforce com cooldown 2 ao início do turno, não é difícil que o herói ative o especial com facilidade e faça grandes estragos no time adversário.

Outro destaque para Navarre é sua acessibilidade: por ser um herói de GHB, pode ser facilmente obtido na raridade 4★ por meio dos Heroic Grails, sem depender de Orbs. Em contrapartida, não tem acesso a IVs, podendo ter um desempenho inferior se comparado a outros personagens que podem ser invocados normalmente.

Habilidades sugeridas

Existem inúmeras habilidades que podem ser utilizadas e abaixo listamos as mais comuns para construções voltadas para Galeforce. Note que as sinalizadas podem ser obtidas mais facilmente, seja por meio de heróis de raridades mais baixas, Heroic Grails ou manuais de combate (até o momento de publicação deste guia).

Considerações finais

Galeforce é uma habilidade que funciona bem com heróis mais ofensivos. A maioria dos personagens mostrados no guia possui, além de bons parâmetros para personagens que já foram considerados “esquecidos”, armas exclusivas que, quando refinadas, garantem ainda mais poder destrutivo.

Assim sendo, quando Galeforce é ativada por esse tipo de personagem, há muito potencial para causar perdas significativas ao time adversário nos campos de batalha. Alternativamente, como alguns personagens que fazem melhor uso de Galeforce possuem possuem menos defesas, a ação extra pode ser utilizada para posicioná-los em locais seguros, longe dos inimigos.

Por fim, vale lembrar que tudo mostrado neste guia tratam-se de sugestões. Existem inúmeros outros heróis na raridade 5★ que também fazem ótimo uso de Galeforce. Utilize as informações apresentadas nesta matéria para explorar o potencial dos seus personagens.


Revisão: Vladimir Machado

Também conhecida como Lilac, é fã de jogos de plataforma no geral, especialmente os da era 16-bits, com gosto adquirido por RPGs e visual novels ao longo dos anos. Fora os games, não dispensa livros e quadrinhos. Prefere ser chamada por Ju e não consegue viver sem música. Sempre de olho nas redes sociais, mas raramente postando nelas. Icon por 0range0ceans
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.